segunda-feira, 18 de maio de 2015

Parabéns aos vencedores e considerações sobre os episódios de violência de ontem

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns aos adeptos benfiquistas - e em particular aos que passam por aqui - pela conquista do campeonato. Independentemente de podermos contestar como determinadas coisas se passaram neste campeonato, do outro lado estão adeptos como nós, que sofrem pelo seu clube, muitos dos quais estão sempre presentes nos bons e nos maus momentos, e como tal merecem festejar com alegria a obtenção deste título.

Por falar em festejos, é muito triste que a festa de milhares seja estragada por meia-dúzia de bestas sem capacidade de viver em sociedade. Gente que se lembra de começar a atirar garrafas de vidro para cima de outras pessoas (onde também há crianças) não pode ser, e muito menos serem autorizados a deslocarem-se a eventos relacionados com futebol. Não é uma questão clubística - alguém coloca as mãos no fogo em como episódios destes não se podem passar com qualquer outro clube? -, mas sim algo que nos deveria preocupar (e muito) enquanto sociedade.

E já que falamos em crianças, é completamente repugnante e inqualificável a forma como a polícia agrediu aquele adepto benfiquista (em Guimarães, creio) à frente dos filhos. Não há nada que o agredido possa ter dito que justifique uma utilização de força tão desproporcionada como aquela. É por estas e por outras que escolho muito bem os jogos em que levo os meus filhos ao estádio. Não devia ser assim, mas é este o futebol e o país que temos.

24 comentários :

  1. Espere que o polícia envolvido na triste cena de Guimarães seja severamente punido. Se houve algum tipo de ofensas poderia fazer a detenção, mas a agressão não tem qualquer tipo de justificação.

    ResponderEliminar
  2. Grande post e boa sorte para a Taca,sinceramente prefiro que venha para Lisboa para um clube que recuperou a sua dignidade depois de muitos anos a ser o satelite dos corruptos,do que ir para um dos actuais satelites.Em relacao ao que se passou no Marques,nunca eu tinha visto nada assim em Portugal,sao atitudes lamentaveis por parte dos adeptos do meu clube, que so prejudicam e envergonham o clube.Ja em Guimaraes e mais do mesmo,a Policia pensa que um adepto de futebol durante o tempo de jogo deixa de ser cidadao e passa a ser um criminoso, e isto e igual para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'atitudes lamentaveis por parte dos adeptos do meu clube, que so prejudicam e envergonham o clube'.

      Isto vindo de um gajo que anda a ameaçar de morte bloggers de outros clubes...

      Eliminar
    2. Um adepto dos biladrões a falar em corrupção e mais um adepto de uma claque criminosa a condenar a violência...

      Eliminar
    3. Sem falar que é o energúmeno que ameaçou de porrada o Álamo do Leoninamente...

      "Não se enxerga o home"

      Eliminar
  3. A polícia em Portugal está ao nível dos 6 milhões de adeptos benfiquistas que libertaram ontem todas as frustrações acumuladas ao longo desta época de colinho. Há algumas excepções que até são tanto bons adeptos, como polícias; mas a grande maioria é como as imagens e os actos demonstram: básicos.

    ResponderEliminar
  4. Mestre, assino por baixo.

    Parabéns aos vencedores. Lamentáveis os excessos de alguns nos festejos. Completamente exagerada a repressão policial sobre a família benfiquista em Guimarães.

    ResponderEliminar
  5. Caro Mestre,

    Admiro o teu desportivismo. Pelo meu lado sou incapaz de dar parabéns aos adeptos de um clube ao qual o único 'mérito' que reconheço é ter sido ajudado de forma descarada e despudorada durante parte do campeonato. É o mesmo que felicitar a família de um assaltante de bancos (ou, mais apropriado, de camiões) por se terem tornado ricos, mesmo que o assalto tenha dado em directo na televisão e toda a gente o tenha visto.

    Sobre as agressões gratuitas daquelas bestas de farda: Tão revoltante como as agressões, é saber que, muito possivelmente, aqueles animais vão ter o proteccionismo da classe e do poder político, nada lhes vai acontecer, e amanhã vão continuar a fingir que, afinal, protegem os cidadãos.

    Sobre a violência no Marquês: É certo que não está livre de acontecer em qualquer outro clube, mas não foi neste mesmo clube que, há uns anos, quando estavam a fazer a festa no estádio, os jogadores e as suas famílias tiveram que fugir por causa da guerra que os adeptos estavam a armar?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. MdC

    Eu desta vez discordo de si ao dar os parabéns porque este campeonato acabou como começou,isto é,com situações graves que ferem de morte a verdade desportiva.

    Ontem e só poderia acontecer num campeonato roubado e aldrabado a segunda parte em Guimarães começou mais tarde pelo menos 5 minutos.Todos sabemos que este jogos tem de começar e acabar ao mesmo tempo mas para os gatunos tudo é permitido.Pelos vistos a CS deu o argumento que houve problemas de comunicação !....Temos pois em Portugal não um bicampeão mas sim um biladrão.

    No fim do mês estarei no Jamor.Espero assistir a um bom espectáculo de futebol num jogo em que o adversário de ontem será o mesmo mas só no nome.Não tenho dúvidas dos problemas que o Braga vai criar ao Sporting por isso os 4-1de ontem não me dizem nada.

    Mais um penálty cometido pelo Tobias.Embora não seja um penálty muito claro é óbvio que no futuro vai ser um jogador bastante útil ao Sporting mas o seu querer e a sua vontade de demonstrar o seu valor por vezes levam-no a cometer erros.

    É verdade ontem pelos vistos houve festa em todo o país menos numa cidade que foi Guimarães.Fiz a minha corrida no parque da cidade, depois de jantar dei uma volta pelo Toural e sinal de lampiões zero.Pelo contrário o que vi foi a festa dos jogadores do Vitória no Toural.Não eram eles que queriam festejar no Toural ?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comenta os 5 minutos mas o golo mal anulado ao Benfica logo no inicio do jogo nada...
      Foi um jogo roubadissimo não há duvida.
      Defensores de uma verdade selectiva como sempre.

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Mestre, vi agora as imagens do que aconteceu em Guimarães foi inacreditável. Como foi possível o policia perder a cabeça e agredir Pai e Avô perante o olhar do filho. Neste caso o policia deveria ser punido e mando um grande abraço a estes benfiquistas em sinal do meu profundo desagrado pelo que aconteceu.
    Quanto aos outros acontecimentos em Guimarães e Lisboa é mais do mesmo destes selvagens. Espero bem que o Nuno Paixão martins não esteja metido nestes atos selvagens…..
    Ainda estou a espera dos resultados do inquérito que o presidente orelhas disse que estava a decorrer aos acontecimentos no pavilhão da luz e no estádio de Alvalade…NÃO EXISTE NENHUM INQUERITO MENTIROSO!
    Mais uma vez se prova que estes selvagens estão prontos para voltar a qualquer momento cometer mais crimes. Quem vier a Lisboa, pode verificar que os caixotes de lixo na avenida da republica estão todos queimados… e não fui lá mais a baixo……

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente já vivi uma situação dessas em Penafiel.Era eu miudo e generalizou-se uma situação de violência ao longo das bancadas e o meu pai foi separar pois viu pessoas conhecidas na confusão.É claro que fiquei em pânico mas tudo pelo menos para nós acabou bem.

      Por isso pelos miudos lamento o que se passou pois foi realmente uma situação chocante e pelo senhor de mais idade que tentava apaziguar,agora o pai dos miudos foi claramente o causador da confusão e como tal para a próxima já deve saber quem semeia ventos pode colher tempestades.



      Eliminar
    2. Carlos como sabes há quem tenha de trabalhar...

      Eliminar
    3. Então não respondes aos meus comentários???? Ai,ai realmente há quem trabalhe em Lisboa. Vou ter que cortar na ração Bobby.

      Eliminar
  9. Mdc um abraço em nome dos benfiquistas que frequentam e abrilhantam :) este seu espaço.
    Acho que essa conversa de contratar coisas que se passaram já devia ter sido esquecida pois já foi debatida e consecutivamente refutada... Resume se objectivamente a um golo fora de jogo em casa com o último a 60' do fim do jogo... Ainda nestas 3 últimas jornadas foram 2 penaltis a favorecer o Porto, expulsão do Jackson e golo mal anulado ao Benfica ontem... Tudo para adiar o título o mais que deu... Mas o lotopegui é tão mau que nem as ajudas dos árbitros aproveita.
    Abraço bicampeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lata. E é só porque já se sabe que ninguém vai olhar mais para trás, nem comentar, portanto fica sempre bem babar essas coisas. Limpa a imagem...

      Eliminar
    2. https://www.facebook.com/sportingcomfiltro/photos/a.691440260909852.1073741828.675393252514553/832141283506415/?type=1&theater

      Eliminar
    3. Ai fiquei todo babado com o post do mestre que até escreve em nome de todos os benfiquistas...PAROLO.

      Eliminar
  10. Mestre,

    Saúdo, enquanto sportinguista, a sua postura desportivista. Ao mesmo tempo não consigo deixar de ficar envergonhado com todos aqueles que na caixa de comentários tratam de apelidar os benfiquistas na generalidade como animais, como se aqueles que lhes estragaram a festa significassem o todo dos benfiquistas.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Mestre! Continuação de um bom trabalho aqui no blog. Abraço e que o Sporting........ ganhe a taça!

    ResponderEliminar
  12. Primeiro Obrigado. Segundo lamentável o que aconteceu ontem mas pior do que os que mandavam garrafas foi atitude da policia. Onde me encontrava não tinha chegado nenhuma garrafa e estava toda a gente a cantar o Hino sem qq desacato quando somos literalmente varridos a bastonada por policias que gritavam "hoje comem todos seus filhos da ...". Ao meu lado um pai com o filho de 4/5/6 anos as cavalitas levou durante uns 20 segundos enquanto tentava proteger o filho e gritava para pararem. Depois disto quando apenas havia confusão na zona que vem das Fontes Pereira de Melo a policia resolve carregar até a frente da Avenida da Liberdade.
    Ao vir para a casa a constatação era igual entre toda a gente, todos ficaram com medo foi da Policia e não dos arruaceiro.
    Ontem tive duvidas sobre quem era policia e ladrão...

    ResponderEliminar
  13. Pois é os policias são um bando de marginais ...coitados dos funcionários do Vitória que foram agredidos e as instalações todas destruidas por esse bando de malfeitores !..

    ResponderEliminar
  14. A cena do polícia em Guimarães não foi muito dignificante (não só, mas também) pelo miúdo que lá estava.

    Mas o que ouvi na TV foi que o tipo cuspiu no polícia (só assim se justifica a reação que este teve).

    E se foi assim...

    ResponderEliminar