quinta-feira, 21 de maio de 2015

Überlampião

Muito interessante o vídeo feito pelo @captomente a partir das declarações de Rui Gomes da Silva no último Dia Seguinte:

vídeo retirado do blogue Com quem joga o Sporting

Afinal a responsabilidade é toda da polícia. É extraordinária a forma como o vice-presidente do clube - repito, o VICE-PRESIDENTE DO CLUBE - sacode a água do capote com tanta facilidade. Aliás, toda a argumentação de Rui Gomes da Silva é absurda, mas justificar tudo o que aconteceu pela hora e meia em que os adeptos foram deixados à espera na bancada ultrapassa todos os limites da razoabilidade e do bom-senso. 

Se a moda pega vou passar a ter mais cuidado quando usufruir de serviços públicos como urgências hospitalares ou conservatórias do registo civil para renovação do cartão de cidadão. Atendendo aos tempos médios de espera, será um milagre se não me vir envolvido no meio de um motim. 

A determinada altura Rui Gomes da Silva usa como termo de comparação a forma como se processam as saídas dos adeptos adversários em Alvalade, Luz e Dragão. Mas lembro-me pelo menos de uma situação em que essa saída não se processou de forma assim tão rápida:


Sim, é verdade: num dia em que a cobertura do Estádio da Luz se desfazia aos olhos de todos, em que foi dada ordem de evacuação de toda a assistência por motivos de segurança, os adeptos sportinguistas ficaram mais de uma hora à espera para poderem abandonar as bancadas. E tanto quanto me lembro não houve relatos de casas-de-banho vandalizadas ou bares saqueados.

Mas a cereja no topo do bolo do raciocínio de Rui Gomes da Silva foi a forma como se referiu aos roubos ao armazém da loja do Estádio D. Afonso Henriques. Pelos vistos agora as pilhagens passam a ser definidas como acontecimentos urbanamente desaconselháveis. Alguém devia ter avisado as autoridades de Baltimore para abrandar a perseguição aos desordeiros -- perdão, aos cidadãos menos urbanos. Há realmente quem decrete estados de emergência por muito pouco. (relaxem, estou a exagerar propositadamente - os acontecimentos de Guimarães e Baltimore não são comparáveis, como é óbvio)

Não compreendo: custava-lhe assim tanto condenar uma atitude claramente reprovável de uma pequena minoria dos milhares de adeptos benfiquistas que estavam naquela bancada? Ainda para mais quando tantos benfiquistas tiveram o carácter de se demarcarem dessa gente e desses acontecimentos? 

Há os benfiquistas. Depois há os lampiões. E depois ainda há Rui Gomes da Silva.

P.S.: aplicando o raciocínio de Rui Gomes da Silva a outros episódios de vandalismo, podemos então assumir que o fogo posto por sportinguistas no Estádio da Luz em 2012 afinal foi responsabilidade da polícia?

20 comentários :

  1. Caro Mestre,

    Gostei especialmente da parte em que eles diz que a responsabilidade TODA é de quem deixou 6,500 pessoas durante uma hora e meia 'sem água, sem casas de banho num sítio onde JÁ NÃO HAVIA condições'. Ora, se já não havia condições é porque alguém andou a partir aquilo tudo, não?

    Segundo o intelectualmente desonesto RGS, o que a polícia devia ter feito é tirar os benfiquistas todos urgentemente pela saída de emergência porque os fofinhos e urbanos benfiquistas tinham partidos as casas de banho todas e agora não tinham sítio onde fazer xixi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férenc, precisamente. O vídeo do Captomente está fenomenal porque desmascara em tempo real a banha da cobra que o RGS tenta vender. Um abraço.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Isto é tudo tão triste e ridiculo que nem vale a pena comentar. O mais grave é que nos blogues benfiquistas de "referência" (está na moda) esta posição já foi também assumida. É o Mundo e o Universo. e arredores claro, contra eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já começou o spin de meterem adeptos do Sporting ao barulho, Francis... enfim.

      Eliminar
  4. Este deficiente começou a sua críticar o facto dos adeptos do clube dele incluindo os VIPS de merda como ele terem de estar fechados durante 1,30H no estádio !...só um deficiente deste tamanho é que poderia dizer uma barbaridade destas ,seria o bom e o bonito se todos os adeptos que estavam no estádio saíssem ao mesmo tempo !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não deve ter sido 1h30 impacientemente à espera, King Lion. Durante esse tempo também estiveram a festejar com a equipa no relvado.

      Eliminar
  5. Que ser rastejante.

    Ele e um ou outro que passam por aqui.

    Primeiro tentaram assacar responsabilidades a alguns do Sporting. Agora a culpa é das forças de segurança...

    E dos adeptos do Benfica que vemos nas imagens? São inimputáveis...

    É isso, o adepto lampião é inimputável. Tanto os do Marquês, como os de Guimarães.

    É por causa destes branqueamentos, estes maus exemplos que são dados de cima, do presidente, do treinador, do capitão, agora do vice-presidente, que se transmite uma aura de inimputabilidade que se estende ao adepto comum em momentos como os que as imagens mostram.

    Eles bem podem ter o exemplo perfeito de desportivismo e cultura cívica no desporto lá na TV deles sob a forma do campeonato inglês, que não retiram nada disso. Nem querem.

    É por causa disso que a alcunha é orcs. Não todos, que também há benfiquistas por lá, como é óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são os infalíveis, Valdemar. Incapazes de admitir um erro.

      Eliminar
  6. Uma palavra Inadmíssivel. Mas também não é nada que me surpreenda com esta direcção.

    É lamentável é que alguém com responsabilidade pública não tenha o mínimo de responsabilidade nas palavras que profere.

    Bem apanhada a comparação com os adeptos do Sporting. O que é mais grave reter milhares de adeptos do Sporting, dentro de um estádio que estava a cair aos bocados e as condições de segurança eram duvidosas. Ou reter num estádio milhares de adeptos que vinham eufóricos (normal depois de uma vitoria do campeonato) e pelos vistos prontos para destruir qualquer coisa.

    Enfim, não confundo esta direcção com os benfiquistas, mas não deixa de ser lamentável esta direcção assim como quem tenta dar recobro a estas situações, seja em que clube for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Pedro, estas situações são bastante boas para perceber quem são os adeptos sérios e os que não são, de tão óbvias que são.

      Eliminar
  7. Este exemplo demonstra claramente que é possível um gajo tão letrado, com titulos e tantos cargos de responsabilidade, poder ser ao mesmo tempo um cabraozão estupido, demagogo e mal formado como poucos !!! e ele gosta de ser assim e acha convictamente que tem razão no seu ponto de vista ! Como eu compreendo respeito e admiro aqueles nortenhos que uma noite lhe mostraram uma rua no Porto !.

    ResponderEliminar
  8. olha... eu vi o Sporting no Estádio do Algarve contra o Olhanense... venderam 4 mil bilhetes para a bancada norte - os mais baratos - e só cabiam 2 mil pessoas.

    Resultado: depois de «moi meme» em chinelinho de praia saltar a vedação com 2 metros de altura e sentar-me nos bancos cá atrás... toda a gente começou a partir a vedação improvisada. Estamos todos enlatados.

    Cenas destas acontencem em quase todos os jogos com o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ninguém partiu casas de banho nem destruiu o recheio da bancada... Entramos, saímos, ninguém bateu em ninguém.

      Eliminar
    2. aminhatvpifou, que as pessoas fiquem impacientes, é legítimo... mas isso não justifica as cenas de destruição e pilhagem que se sucederam.

      Eliminar
  9. Esse gajo foi Ministro de Portugal...
    É verdade, M-I-N-I-S-T-R-O D-A R-E-P-U-B-L-I-C-A P-O-R-T-U-G-U-E-S-A !!

    Isso diz muito de PT ser a merda que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costa, se serve de consolo foi ministro-adjunto do Santana Lopes. Olha que dupla... :)

      Eliminar
    2. Foi por coisas dessas que esse governo durou tão pouco tempo...

      Eliminar
  10. Os animais invertebrados, pertencentes ao reino animália, correspondem aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal.

    ResponderEliminar