quinta-feira, 18 de junho de 2015

A despromoção de Marco Ferreira

in zerozero.pt

Que Marco Ferreira teve uma época pouco feliz, já todos tinham percebido. Esteve seguramente muito longe da qualidade que revelou na época de 2014/15, em que foi na minha opinião o melhor árbitro da época. Mas nunca calculei que fosse suficiente para descer de categoria, atendendo ao calibre de outros árbitros como Bruno Paixão, João Capela ou Olegário Benquerença, que tiveram (mais uma vez) uma época tenebrosa.

Mas a despromoção não é o único problema de Marco Ferreira, que foi acusado de tentar condicionar um observador da Liga para não incluir no relatório um erro grave que cometeu no Setúbal - Porto.

in rr.pt

Se o facto de ter ficado em último lugar na classificação se deve exclusivamente às más prestações dentro das quatro linhas ao longo da época, então podemos todos concluir que o árbitro não estava numa forma compatível com um jogo com a importância de uma final da Taça.

Se o facto de ter ficado em último lugar na classificação se deve também ao caso com o observador - ou seja, se o Conselho de Arbitragem leva a sério as acusações que foram feitas a Marco Ferreira -, parece-me óbvio que o árbitro não tinhas condições psicológicas para poder apitar um jogo com a importância de uma final da Taça.

Todos vimos o que aconteceu. Uma dualidade de critérios gritante que só não influenciou o resultado final porque o Sporting conseguiu uma reviravolta milagrosa. 

À luz de tudo isto, seria interessante que Vítor Pereira explicasse o motivo pelo qual nomeou Marco Ferreira para o final da Taça. Conforme escreveu o blogue A Insustentável Leveza de Liedson neste TEXTO, se é para termos nomeações sem qualquer sentido ou critério, mais vale implementar de uma vez por todas o sorteio sem restrições.

34 comentários :

  1. gostava que estivessem disponíveis as escutas telefonicas que levaram à escolha de um árbitro tão mal classificado e cuja prestação na importante final da taça de portugal certamente já não ia alterar o cenário de despromoção. Se condicionou o jogo setubal-porto que é bastante anterior devia era estar suspenso.

    Uma falta de respeito, uma vergonha e um gozo aos clubes que disputaram a final. Mas vergonha é tudo o que esta gente não tem. Estão alinhados com outros interesses.

    ResponderEliminar
  2. Falta ai nesses links a parte que esse observador estava a discutir com alguem que via o jogo na televisão o tal penalti que ficou por marcar e Marco Ferreira ficou justamente indignado por tal acontecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, mas suponho que os observadores costumem ver pela televisão aquilo que acontece para avaliarem melhor, não? (ou é mesmo proibido?)

      Eliminar
    2. Li algures que isso era proibido mas posso estar enganado

      Eliminar
  3. A nomeação para a final da Taça passa de tal forma ao nível de ridículo quando já se sabiam os resultados das classificações de toda uma época, mesmo que as ditas 4 avaliações tenham sido os ultimos 4 jogos... mas para variar a culpa vai morrer solteira.

    Quer parecer que se o Sporting tem perdido a final da taça ele teria ficado não tão mal classificado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não devem ter sido os últimos 4 jogos... um deve ter sido o Braga - Benfica (8ª J), outro o Setúbal - Porto (31ª J). Os outros não sei...

      Eliminar
  4. A ideia com que eu fico ( posso estar equivocado...e a ver um filme diferente ...) é que foi dado a Marco Ferreira uma derradeira oportunidade de evitar a despromoção na final da Taça de Portugal : entalar o Sporting ! E quase o conseguiu. O sistema "transparente" do nosso futebol fez mais uma vitima . Tenho pena de Marco Ferreira, porque mesmo com uma época menos conseguida, parece me um arbitro de elevada qualidade. Pode ser que ele nos queira dar a sua versão dos acontecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QT, espero que sim, que o deixem falar... Um abraço.

      Eliminar
  5. Se não for dada nenhuma explicação(duvido que venha a ser), o que vai ficar no ar é:
    "Tens uma oportunidade para te redimires na final da taça" caso contrário, despromoção. A arbitragem dele na taça foi má e em desfavor do Sporting.

    Ainda assim acho Marco Ferreira um dos melhores árbitros a apitar em Portugal, assim de repente julgo que teve uma má exibição num Boavista-Rio Ave com influencia no resultado devido a um suposto penalti para lá dos 90 a favor do Boavista, de resto não me lembro de mais nenhum jogo em que tenha tido direta influencia no resultado. Relembro que no Braga-Benfica, ambas as equipas foram prejudicadas.


    Mas comparando isto com arbitragens de João Capela(4º classificado), Bruno Paixão e por exemplo Olegario Benquerença, não há nada que justifique este árbitro ter ficado em último.

    Notem também no mediatismo deste caso, há muita gente a pedir explicações.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ambas foram prejudicadas foi uma má arbitragem... Um equilíbrio nos erros não faz com que os erros não existam. Mas 3 penaltis e 2 expulsões poupadas x 1 penalti é um grande equilíbrio nos erros.

      Eliminar
    2. Sim, também sou da mesma opinião, penso que o Braga acabou por ser mais prejudicado.

      Eliminar
  6. O pior é que este era dos menos maus e agora será substituído na 1ª categoria por mais 1 saído do benfica lab.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, curiosamente arbitrou 2 das 3 derrotas do Benfica no campeonato...

      Eliminar
    2. Vocês não sei mas deixei de acreditar em coincidências há já algum tempo!

      Eliminar
    3. Marco Ferreira foi o árbitro 2º classificado o ano passado. LOL

      Eliminar
  7. Já agora aqui fica a classificação detalhada:

    http://i.imgur.com/9O4WTpd.jpg

    MdC, uma dúvida, sabes se o nome dos "avaliadores", notas e respectivos jogos são tornados públicos? temos acesso essa informação?

    É que olhando para aquela tabela... MEDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa classificação é uma vergonha...

      Eliminar
    2. Belfodil, o Sporting quer tornar os relatórios de avaliação aos árbitros públicos, mas atualmente não são...

      Eliminar
  8. A outra parte:

    http://i.imgur.com/m50minp.jpg

    ResponderEliminar
  9. Embora cometa erros pontualmente, é um dos melhores (ou menos maus) árbitros.

    Raramente se descontrola e permite conversas aos jogadores e protestos, não dá muitos amarelos nessas situações. Mesmo na final da Taça os jogadores do Sporting fartaram-se de protestar com ele e nem um amarelo. Gosto do estilo.

    Parece-me um caso parecido com o Pedro Henriques: um gajo não alinhado com os restantes árbitros, com um estilo mais britânico (com o bom e mau) e como não é da corporação que vai ser afastado.

    Acresce que é da AF da Madeira, que presumo que tenha influência 0 na FPF...

    Apesar da Final da Taça, continuo a achar que é dos "melhores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto do estilo, Duarte. Esteve muito mal na final da Taça, teve uma época má, mas também me parece que só é penalizado por não estar alinhado com os outros. O Pedro Henriques é uma boa comparação.

      Depois das péssimas épocas sucessivas de Capela e Paixão, é ridículo que desçam Marco Ferreira. Isto é para ver se ele abandona, com certeza.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Em relação ao sorteio puro ele nunca poderá voltar. Salvo algum equívoco da minha parte, nos anos em que houve sorteio as nádegas não ganharam um único campeonato. Alguém, os está a ver a aceitar essa situação? As "estruturas" das nádegas não estão preparadas para tal lidar com esses "imprevistos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Dash, deixar determinadas coisas à sorte não é nada conveniente... :)

      Eliminar
    2. Alías os dois últimos anos de sorteio só houve um campeão. Sabem quem foi? Pois...

      Eliminar
    3. existiu sorteio, se não me engano, entre 1999/2000 e 2002/2003. Entre esses anos o Sporting tirou 2 campeonatos, o boavista 1 e o porto 1.

      http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=744127

      Coincidências?

      Eliminar
    4. Diogo, não posso precisar. Mas a ideia que tenho é em 99/00 houve sorteio- Sporting campeão. Depois meteram nomeações - Boavista campeão. Em 01/02 voltou-se ao sorteio e - Sporting campeão. Voltou-se às nomeações e assim ficou - nesse primeiro ano o Porto é então campeão.

      Eliminar
    5. pois André, talvez tenhas razão, é que as épocas que mencionei foram quando começou e, segundo a tsf acabou

      Eliminar
  11. Viva,

    MdC, está aí um ano errado:

    "Que Marco Ferreira teve uma época pouco feliz, já todos tinham percebido. Esteve seguramente muito longe da qualidade que revelou na época de 2014/15, em que foi na minha opinião o melhor árbitro da época."
    Seria 2013/14, certo?

    Olho para a lista de arbitros disponíveis e fico assusto, como em cada jogo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. É dos que não inclina o campo a favor do Benfica...e por isso é conveniente eliminar. A caminho do TRI limpinho.....não pode haver pedras destas .

    ResponderEliminar
  13. Escandaloso. O Orelhas como não tem equipa reforça a "estrutura". Continua a "fazer a coisa coisa pelo outro lado". Mais importante que ter um bom treinador e bons jogadores é "ter as pessoas certas na Liga". Estes cabrões dos nomeadores e dos observadores têm que levar uns cadulços bem dados que esta vergonha não pode continuar. Um dos melhores árbitros portugueses, como não é alinhado, desce de divisão. E o homem até faz parte do lote de internacionais, com condições piores que a dos outros, porque é da Madeira e os centros de treinos dos árbitros só existem em Lisboa e no Porto. Muito, muito injusto para os árbitros de todas as outras associações.

    ResponderEliminar
  14. onde se lê internacionais deve ler-se profssionais.

    ResponderEliminar
  15. As pessoas certas na Liga e na Federação agora, não é caro Orelhas?E para abafar tudo nada como uma comissão de honra à altura.

    ResponderEliminar