quarta-feira, 3 de junho de 2015

A profecia de Prata

Outubro de 2014, 7ª jornada. O Braga tinha acabado de perder no Dragão por 2-1. O Benfica liderava, o Porto seguia a 4 pontos. A 2 pontos do Porto estava o Sporting. E a 2 pontos do Sporting estava o Braga. Nesta altura do campeonato o Sporting somava um total de 3 vitórias e 4 empates, dois dos quais contra Benfica e Porto, realizando boas exibições. Tinha perdido com o Chelsea, mas realizando uma segunda parte de grande nível. O Braga teve um calendário bastante favorável no começo do campeonato, mas os resultados ficaram aquém do que se esperaria atendendo aos nomes de peso que Jorge Mendes tinha colocado no plantel - o melhor que à data tinha para apresentar era uma vitória de 3-0 sobre o Rio Ave, mas com a benesse de ter alinhado em vantagem numérica durante 80 minutos.

Vale a pena recordar umas certas palavras de Bruno Prata na altura:


"Em termos futebolísticos o Braga estará eventualmente mais perto do Sporting do que muita gente admite". De Bruno Prata não seria de esperar outra coisa. Não só pertence a uma classe de jornalistas que parece ter prazer em menorizar tudo o que é feito no Sporting - nomeadamente se estiver relacionado com o seu presidente, uma vez denominado de chefe de claque pelo próprio Prata -, como também está umbilicalmente ligado à Gestifute, empresa que usa o Braga como plataforma de lançamento de jogadores para o continente europeu.

Frases destas, mandadas para o ar por gente que tem audiência e que ajuda a formar opiniões, merecem ser recuperadas - para percebermos até que ponto é que merecem ou não serem levados a sério. E hoje já temos elementos suficientes para podermos avaliar devidamente a profecia de Prata. 

De facto, Sporting e Braga acabaram o campeonato classificados em posições contíguas (3º e 4º), mas:
  • Acabando com 18 pontos de diferença
  • Ao longo das 34 jornadas, o Sporting teve 2 derrotas contra 10 do Braga
  • O Sporting teve um calendário bem mais preenchido
  • No confronto direto o Sporting venceu os 2 jogos para o campeonato (uma vitória tirada a ferros em Braga, é certo, e uma vitória confortável em Alvalade)
  • E, para terminar, o Sporting conquistou a Taça de Portugal nas circunstâncias mais desfavoráveis que alguém poderia imaginar

Eu, que não percebo nada disto, que sou um indivíduo parcial - e aos olhos desta gente serei mesmo um adepto faccioso incapaz de olhar com um mínimo de racionalidade e objetividade para qualquer assunto relacionado com futebol -, diria que Bruno Prata subavaliou de forma grosseira a capacidade do Sporting. Se por falta de capacidade analítica ou para fazer algum frete aos amigos, ele lá saberá.