quarta-feira, 3 de junho de 2015

A profecia de Prata

Outubro de 2014, 7ª jornada. O Braga tinha acabado de perder no Dragão por 2-1. O Benfica liderava, o Porto seguia a 4 pontos. A 2 pontos do Porto estava o Sporting. E a 2 pontos do Sporting estava o Braga. Nesta altura do campeonato o Sporting somava um total de 3 vitórias e 4 empates, dois dos quais contra Benfica e Porto, realizando boas exibições. Tinha perdido com o Chelsea, mas realizando uma segunda parte de grande nível. O Braga teve um calendário bastante favorável no começo do campeonato, mas os resultados ficaram aquém do que se esperaria atendendo aos nomes de peso que Jorge Mendes tinha colocado no plantel - o melhor que à data tinha para apresentar era uma vitória de 3-0 sobre o Rio Ave, mas com a benesse de ter alinhado em vantagem numérica durante 80 minutos.

Vale a pena recordar umas certas palavras de Bruno Prata na altura:


"Em termos futebolísticos o Braga estará eventualmente mais perto do Sporting do que muita gente admite". De Bruno Prata não seria de esperar outra coisa. Não só pertence a uma classe de jornalistas que parece ter prazer em menorizar tudo o que é feito no Sporting - nomeadamente se estiver relacionado com o seu presidente, uma vez denominado de chefe de claque pelo próprio Prata -, como também está umbilicalmente ligado à Gestifute, empresa que usa o Braga como plataforma de lançamento de jogadores para o continente europeu.

Frases destas, mandadas para o ar por gente que tem audiência e que ajuda a formar opiniões, merecem ser recuperadas - para percebermos até que ponto é que merecem ou não serem levados a sério. E hoje já temos elementos suficientes para podermos avaliar devidamente a profecia de Prata. 

De facto, Sporting e Braga acabaram o campeonato classificados em posições contíguas (3º e 4º), mas:
  • Acabando com 18 pontos de diferença
  • Ao longo das 34 jornadas, o Sporting teve 2 derrotas contra 10 do Braga
  • O Sporting teve um calendário bem mais preenchido
  • No confronto direto o Sporting venceu os 2 jogos para o campeonato (uma vitória tirada a ferros em Braga, é certo, e uma vitória confortável em Alvalade)
  • E, para terminar, o Sporting conquistou a Taça de Portugal nas circunstâncias mais desfavoráveis que alguém poderia imaginar

Eu, que não percebo nada disto, que sou um indivíduo parcial - e aos olhos desta gente serei mesmo um adepto faccioso incapaz de olhar com um mínimo de racionalidade e objetividade para qualquer assunto relacionado com futebol -, diria que Bruno Prata subavaliou de forma grosseira a capacidade do Sporting. Se por falta de capacidade analítica ou para fazer algum frete aos amigos, ele lá saberá.

24 comentários :

  1. Mais um paineleiro de merda ... o menino dos broches do JM & companhia!

    ResponderEliminar
  2. Engraçado que a Cofina agora já colabora com a direcção no processo de preparar o despedimento de Marco Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião eles deviam trabalhar mais no sentido de despedir o lotopegui... claramente o treinador mais fraco dos 3, muitos milhões para ganhar 0 titulos

      Eliminar
    2. Hugo, se (e é um grande SE) essa notícia do CM for verdadeira e tiver como fonte alguém do Sporting, admito que isso me daria uma certa volta ao estômago.

      Eliminar
  3. Este prata é um autentico case study, como é que uma pessoa que não percebe nada de futebol e nem sequer sabe falar se mantém tanto tempo numa instituição paga por nós, na maior parte das suas intervenções desrespeita um clube que já deu tanto a Portugal.

    ResponderEliminar
  4. O Prata é gozado nas suas análises por toda a gente. Ninguém o leva a sério, nem os seus parceiros de estúdio (o Daniel e o Manuel José, sobretudo).
    Faltou só um dado: nos últimos 12 jogos entre Braga e Sporting, ou seja, desde que o Salvador começou a por-se em bicos de pés, o Braga leva 10 derrotas, 1 empate e uma vitória contra o Sporting. O melhor, às vezes, é mesmo estar calado para não dizer merda: "3º grande, 6 milhões, blá, blá, blá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Miguel. O historial recente do Sporting contra o Braga é arrasador. Mesmo naquela tenebrosa época de 2012/13 ganhámos os dois jogos... Um abraço.

      Eliminar
  5. A única coisa que o Braga tem de grande é Sporting no nome. Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito bem dito.

      Hoje já vi uma dezena de vezes o golo do Montero.Aquelas centenas que mesmo depois do 2-1 estavam a sair na maratona e regressaram a correr é que me dão vontade de rir.Imagino a sua incredulidade e a sua alegria.

      Tal como eu que de tanto emoção até chorei.Incrível o que aconteceu,não há palavras para descrever toda a mistura de sentimentos que tive ao minuto 92.Mesmo agora quando vejo as imagens me dá uma vontade de saltar para festejar o golo.

      Eliminar
    2. King, eu vi muita gente a puxar pela equipa quando o sporting marca o 1-2 e depois vi muita gente a chorar(eu fui um deles), quando o sporting faz 2-2. Depois, foi ver como somos muito grandes, realmente temos uns grandes adeptos.

      Eliminar
    3. Eu não crítico aqueles que estavam a sair a partir do minuto 70 porque de facto a desolação era total mas depois a vitória acabou por ser mais saborosa e emotiva.Eu até acredito que alguns desses adeptos já tinham pegado nos seus carros e ido embora mas o Sporting pregou-lhes uma grande partida.

      Carlos sem dúvida que o golo do Slimani despertou os adeptos do Sporting e depois houve apoio até ao fim.De salientar que afinal 2/3 do estádio eram de adeptos do Sporting.O Vitória levou mais gente na final que o Braga pois encheu todo o seu sector.Por falar em Vitória acredito que também houve muita alegria em Guimarães.

      Fou uma festa bonita em que os adeptos do Sporting e Braga participaram em que acabou por vencer aquele que mais mereceu.

      Eliminar
    4. Eu não crítico aqueles que estavam a sair a partir do minuto 70 porque de facto a desolação era total mas depois a vitória acabou por ser mais saborosa e emotiva.Eu até acredito que alguns desses adeptos já tinham pegado nos seus carros e ido embora mas o Sporting pregou-lhes uma grande partida.

      Carlos sem dúvida que o golo do Slimani despertou os adeptos do Sporting e depois houve apoio até ao fim.De salientar que afinal 2/3 do estádio eram de adeptos do Sporting.O Vitória levou mais gente na final que o Braga pois encheu todo o seu sector.Por falar em Vitória acredito que também houve muita alegria em Guimarães.

      Fou uma festa bonita em que os adeptos do Sporting e Braga participaram em que acabou por vencer aquele que mais mereceu.

      Eliminar
    5. Eu fiquei à beira das lágrimas quando empatámos. Se tivéssemos virado o resultado ainda nos 90 minutos acho que não me conteria. Depois o prolongamento deu para acalmar... :)

      Eliminar
  6. Para um clube com uma taça de portugal e uma taça lucílio no currículo, a bazófia dos gajos é impressionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serão aprendizes dos parceiros dos "6 milhões" ?

      Eliminar
    2. "3ª força desportiva nacional", disse uma vez Salvador. A única coisa boa que o GL fez foi dar-lhe aquela visita guiada ao museu.

      Eliminar
  7. Continua o bombardeamento da Bola e do Record ao Sporting.Se o Sporting perdesse a taça neste momento o Sporting nem funcionários para regar a relva tinha !...era a implosão total.

    ResponderEliminar
  8. Mestre, se fosse só esse estaríamos bem, a verdade é que 90% dos paineleiros e comentadores não respeita o Sporting e neste lote estão incluídos pessoas que supostamente se dizem do Sporting.

    ResponderEliminar
  9. Como não emprenho pelos olhos nem pelos ouvidos (e ainda acredito no que o Presidente diz). a minha teoria sobre os braços de ferro LFV/JJ e BdC/MS (a ordem não é arbitrária...) é que se refere a um único braço de ferro: BdC/LFV (a ordem não é arbitrária...).
    Mestre, terei razão?
    (Acho que é cedo para desenvolver a ideia, apenas e só porque posso ter razão e...não quero levantar a lebre).

    ResponderEliminar
  10. Isso é tudo mentira ! MENTIRA !

    Terceiro grande é o Belenenses...

    ResponderEliminar
  11. Mestre, dando-se o caso de Pratas não passar por aqui, é de fazer chegar-lhe este post!

    ResponderEliminar