sexta-feira, 26 de junho de 2015

Angelino Ferreira e o estado das finanças do futebol português

Vale a pena ouvir o que Angelino Ferreira, ex-administrador da SAD do Porto para a área financeira, disse ontem sobre o estado das finanças do futebol português - e dos grandes em particular - no Quinta da Bola de ontem.

Deixou também uma curta e interessante explicação sobre o que são verdadeiramente os fundos de investimento - que pode ser que sirva para abrir os olhos a muita gente, visto que são palavras que vêm de uma figura insuspeita em relação ao tema.




35 comentários :

  1. Mais claro é impossível, seja na questão dos fundos, seja na gestão das sad. Está explicada, pelo menos uma parte, a saída do Angelino da sad do fcp.

    ResponderEliminar
  2. Off-topic:

    http://oi60.tinypic.com/1zokj6a.jpg

    Mestre, acrescenta aí mais este, em as viagens ao "mundo do seixal".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, mais uma. Os tipos d' A Bola já devem ser considerados como fazendo parte da mobília! Um abraço.

      Eliminar
  3. Notícia da Bola:

    Cavaleiro e H. Costa a caminho do Mónaco por uma surpreendente verba....15 milhões de euros.

    Jorge Mendes - Benfica - Mónaco - At. MAdrid - Valência - Orelhas.

    Ninguém mete mão nisto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá...deve haver mais um buraco a precisar de ser tapado !

      Eliminar
    2. Espera aí que a (de)PUTA(da) Ana Gomes, uma das responsáveis e colaboradoras activas na falência de Portugal, já vai mandar investigar.

      Oh wait:

      http://www.anagomes.eu/PublicDocs/6063874a-d51f-4d71-9b7e-d3c024590a99.pdf

      LOL

      Eliminar
    3. A Gorda mal dizente e cobardolas que se esconde atrás da imunidade parlamentar também é do Benfas ? eheh

      Eliminar
    4. Acho que o próximo pedido de esclarecimentos da Ana Gomes (ou é o Herman José mascarado de mulher? Nunca sei...) são estes aqui:

      http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/general_angolano_bento_kangamba_diz_confiar_na_justica_portuguesa.html

      http://visao.sapo.pt/bibi-do-benfica-julgado-por-fraude-de-8-milhoes-de-euros=f804235


      É importante Portugal ter pessoas que se preocupam com o país.

      Eliminar
  4. Os milionários do galinheiro já tem autorização para mais um empréstimo obrigacionista até 55 milhões de euros...depois do patrocínio da Fly Emirates,depois das vendas milagrosas que a sociedade da lavandaria Orelhas e Mendes tem feito,aliás hoje na Bola parece que o Cavaleiro e o Hélder Costa vão para onde ,para onde ?,Mónaco claro,o Benfica únicamente por vaidade vai encaixar mais 55 milhões de euros!...ahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma negociata... Trocar dívida de curto prazo por um valor menor e com juros menores... É a falência! Só pode!

      Eliminar
    2. Então? a politica de vendas que rendeu 400/500 milhões nos ultimos 6 anos com um saldo positivo de cerca de 250 milhões não dá para cobrir isso? tem que pedir mais?

      Eliminar
    3. A arte de querer extremar argumentos de modo a ficarem ridículos... Algum benfiquista alguma vez falou em 500M em vendas?
      A política de vendas rendeu acima de 200M com saldo positivo de 50 a 100M... Dá para abater o passivo 40M num ano e para ter um pavilhão... Não pode dar para tudo.

      Eliminar
    4. Vai ver lá no site do transfermarket, tinhas lá 400 milhões há pouco tempo, nº1 e tudo, entretanto já vendeste mais uns pernetas a 15 milhões cada, já deve dar os 500, portanto o saldo positivo já deve de andar perto dos 250.

      Eliminar
    5. Mas informação de sites vale o que? Pf...

      Eliminar
    6. Olha, atão agora não vale nada?
      Os teus camaradas orgulham-se muito dela:

      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/05/a-politica-dos-225-milhoes-de-lucro-que.html

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. o downsizing...

    emagrecimento, empobrecimento era demasiado evidente... assim vai downsizing que o idiota de bancada não consegue acompanhar.

    mesmo assim lá apareceu o caso do Sporting que é diferente dos outros porque fez uma reestruturação. O que os outros queriam era uma reestruturação sem "downsizing"...

    ResponderEliminar
  7. Interessante e realista. Os clubes principalmente Porto e Benfica não vão aguentar muito mais tempo a empurrar a divida com a barriga. Espero que pelo menos no meu Benfica tudo corra pelo melhor.
    Sempre fui mais ou menos contra os fundos mas durante muito tempo não tive noção desta parte do "sem risco" e realmente assim é um negócio muito bom para os fundos.

    O Benfica neste aspecto penso que tem vindo a tomar medidas sendo neste momento apenas não tem 100% do passe do Olá Jhon, e por aqui se explica tb a necessidade de o vender este ano pois pelo que ouvi caso contrario temos de comprar o resto do passe.

    Uma questão que deixo aqui para quem souber responder penso que nos outros clubes existe muito mais passes partilhados, ora quem tem as outras partes dos passes? Se são fundos têm de ser todos comprados ?

    No Sporting por exemplo Viola, Carrilho são jogadores que penso que o Sporting tem menos de 40% do passe. Como ficam estas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Viola(37%) e o Carrilho(50%), acho que são estas as percentagens que pertencem ao Sporting, julgo que o restante estará na posse dos respectivos empresários, no entanto não tenho a certeza. Nos outros clubes não sei.

      Em relação aos fundos, neste momento já me parece uma questão relativa, apesar de terem acabado, os intervenientes continuam lá(Mendes em força no Benfica e Nélio Lucas em força no Porto), não há fundos mas arranja-se outras formas de financiar os clubes. Enquanto houver margem para lucrar com futebol, eles não vão embora.



      Eliminar
    2. os contratos que existem ficam até se extinguirem... não é possível registar novos contratos partilhados com terceiras pessoas.

      Eliminar
    3. Por acaso tb acabei de ver no relatório das obrigações que o Benfica tem 5 jogadores com o passe partilhado.

      Eliminar
  8. Anda para ai um ruido qualquer de um pais africano a patrocinar um clube portugues, já mete deputados colegas do grande benfiquista prisioneiro 44 ao barulho, no entanto não consigo encontrar nada net, será isto?

    http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=4400488

    ResponderEliminar
  9. Quando ele refere qualquer coisa como ganha 100 e gasta 200 fez-me lembrar isto: https://www.youtube.com/watch?v=0TUvo1ldQUM. eheheheheheh

    Concordo com quase tudo o que Angelino Ferreira disse. O paradigma está, de facto, a mudar. Ele refere que sem este mecanismo de investimento, como ele lhe chama, o futebol português irá perder competitividade na Europa e com isto tendo a discordar. Os grandes feitos dos clubes portugueses na Europa, à excepção da Liga Europa que o Futebol Clube do Porto venceu com André Villas-Boas ao leme, foram todos conseguidos com aposta maioritária no mercado interno, O segredo está em scouting, scouting, scouting e depois na competência técnica, área onde estamos extremamente bem cotados, embora não nos possamos deixar ultrapassar, tal como a escola holandesa iniciada por Cruyff o foi. A única coisa que me mete impressão nos fundos é o facto de estes não partilharem, também, o risco. É coisa que não me entra na cabeça. Se não fosse este pequeno pormenor, não via mal nenhum se se soubessem quem são os proprietários. Mas este é um problema que ultrapassa, e muito, o futebol, mas se este ajudar a levantar o véu sobre esta vergonha que sufoca a economia mundial, tanto melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão, escola holandesa iniciada por Rinus Michel, continuada por Cruyff...

      Eliminar
  10. Vai agir, diz a vaca:

    http://i.imgur.com/8oGUnbd.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa que a sra faz é ser contra a Guiné equatorial... Chama se coerência! Mas como vos toca é uma vaca. Quando escrever a pedir esclarecimentos sobre essa notícia do Benfica já vai ser uma democrata e só o pedido de esclarecimentos (de uma ex vaca) já vai ser mais uma prova das negociatas do Benfica.

      Eliminar
    2. Se pedir esclarecimentos sobre a visita do teu presidente ao presidente da ditadura da Guiné Equatorial relacionado com parcerias com o teu clube, então passará a ser uma vaca coerente, até lá não passa de uma vaca.

      Eliminar
    3. Já foi contra a entrada na CPLP... Ou seja já é coerente. Pelo que você apresenta na imagem ela diz que não denunciar a notícia... Logo coerente. Mas para vocês os únicos honrados e honestos são vocês e ninguém pode questionar a vossa honradez e honestidade que é logo vaca... Isto apesar das noticias que vão saindo sobre a vossa gestão!

      Eliminar
    4. Volto a repetir:
      "Se pedir esclarecimentos sobre a visita do teu presidente ao presidente da ditadura da Guiné Equatorial relacionado com parcerias com o teu clube, então passará a ser uma vaca coerente, até lá não passa de uma vaca."

      Eliminar
  11. Para essa senhora o melhor tratamento é o desprezo. O que ela quer é publicidade para ver se alguém se lembra dela depois de Outubro para ir tomar conta dum palácio perto da Lapa. O melhor que tem a fazer, tendo em conta a carreira diplomática que teve, é continuar a aproveitar a reforma dourada em Bruxelas e começar a pensar antes de abrir a boca pois a imunidade parlamentar não é vitalícia.

    ResponderEliminar
  12. falam muito da Guiné Equatorial e do seu regime, mas do outro lado da 2.ª circular ninguém fala do regime dos Emiratos Árabes Unidos. Porque será? De qualquer modo o regime da Guiné Equatorial não impediu votação favorável para que aderisse à CPLP. No momento, estes "amigos" boifiquistas nada disseram e agora já são todos democratas e ai Jesus que vão financiar o SCP. Que tristeza de galináceos!

    ResponderEliminar
  13. Essa puta desde que levou aquela ensaboadela da deputada do PP nunca mais ficou boa da cabeça se algum dia o foi !...
    https://www.youtube.com/watch?v=mU-Hx1tG0K0

    ResponderEliminar