quinta-feira, 18 de junho de 2015

Arrepiante

"Arrepiante" é o sentimento mais forte que me ocorre ao olhar para a classificação dos árbitros em 2014/15. E não é "arrepiante" num sentido bom.

in Record (obrigado, Belfodil)

Jorge Sousa em 1º parece-me indiscutível. 

Agora: Artur Soares Dias em 2º? Relembremos algumas arbitragens que fez ao longo da época:

  • Académica - Sporting (1ª J): 1 penálti por assinalar a favor da Académica, 1 penálti por assinalar a favor do Sporting
  • Estoril - Porto (10ª J): 1 penálti por assinalar a favor do Estoril, 1 penálti por assinalar a favor do Porto
  • Sporting - Estoril (15ª J): 1 penálti por assinalar a favor do Sporting, 1 vermelho por mostrar a um jogador do Estoril nessa mesma falta
  • Penafiel - Porto (17ª J): os 3 golos do Porto foram muito contestados, na minha opinião (que vale o que vale já que a posição das câmaras não facilitam a clarificação das jogadas), houve 2 golos que deviam ter sido anulados - num deles não há dúvida absolutamente nenhuma
  • Benfica - Braga (25ª J): 1 penálti por assinalar a favor do Benfica
  • Guimarães - Benfica (33ª J): 1 golo mal anulado ao Benfica, 1 penálti por assinalar a favor do Benfica


Parecem-me erros a mais para justificar um 2º lugar na classificação. E estes foram apenas os erros em jogos em que entraram os grandes - que são os que registo. Sabe-se lá que erros poderá ter cometido noutros jogos.

Continuando. Como é que Olegário Benquerença, que fez a pior arbitragem de toda a época no Porto - Rio Ave (em que cometeu 5 erros críticos a favor do Porto com o resultado em aberto), para além de uma má arbitragem no Sporting - Porto, e uma expulsão inacreditável de Ewerton no Setúbal - Sporting, fica em 3º?

Depois João Capela, Manuel Mota e Bruno Paixão. Não discuto a classificação de Manuel Mota. Pelo menos a avaliar pelos jogos dos grandes que arbitrou, esteve em bom plano. 

Quanto a Bruno Paixão e João Capela, ambos cometeram erros graves em 2 jogos que favoreceram claramente o Benfica: Paixão ao invalidar um golo limpo ao Nacional, que daria o empate, e ao marcar um penálti inexistente a favor do Benfica em Paços de Ferreira; Capela anulou um golo limpo ao Setúbal que daria o empate e validou um golo irregular que deu a vitória sobre o Paços de Ferreira.

Isto não é, obviamente, uma análise completa. Não faço ideia da qualidade das arbitragens de todos os árbitros em todos os jogos. Mas que cheira que determinados árbitros estão a ser puxados para cima e outros empurrados para baixo, lá isso cheira. Aliás, tresanda...

21 comentários :

  1. o jorge ferreira ficou em 7º... considero-o mais arrogante até que o paixão.

    5 árbitros do porto.
    4 árbitros de braga
    4 árbitros de lisboa

    a arbitragem ainda é um poder, 13 dos 20 são de 3 associações.

    ResponderEliminar
  2. É a "estrutura" a trabalhar.

    A "estrutura" é que ganha cãopeonatos. Até no discurso adoptam os velhos hábitos dos irmãos gémeos. A "estrutura", lol!

    Aqui está a verdadeira aposta na formação do beifica-lab feita pela "estrutura". Mais 4 da formação para a equipa principal da apaf no próximo ano.

    Porque se deixarmos de lado as coisas que são feitas "por outro lado" pela "estrutura", a "aposta na formação" e a "redução de custos" está clara e à vista de todos:

    Carcela; Tarabt; Francisco Vera; Murillo; Diego Lopez; Ederson; Hassan; Dálcio; Pelé... e vamos a meio de Junho.

    O Carlos Daniel, do alto da sua sapiência e omnisciência, ainda não comentou esta clara aposta na formação? Ou a culpa será do JJ e do anti-cristo BdC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podias ao menos ler o que o Mestre escreveu.
      Curioso que o Arbitro que o Mestre mais chama atenção, devido ao numero de erros e estar em segundo, Artur Soares Dias Tem :

      2 erros CONTRA o Benfica e 0 a FAVOR.... nessa lista.

      Deve ter sido a estrutura do Benfica que o quis colocar em segundo .................

      E já agora Ederson (3 anos) e Diego Lopez (5 anos no Benfica) até contam como formados no Benfica. Mas vale o que vale até porque misturas pessoal que quanto muito vem para a B em apostas de baixo risco (muito pouco investimento) Murrilo e Vera com jogadores de equipa A muitos nem confirmados.

      Eliminar
  3. Mestre arrepiante é olhar para essa lista de árbitros. Ponto. 90% dos árbitros são de qualidade baixíssima...

    Mas o mais curioso é, como referiste, o que ficou em 23º ser nomeado para a final da Taça de Portugal, 2ª competição nacional mais importante.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. É inconcebível que, em pleno séc. XXI, as notas sejam dadas por observadores que em muitas das vezes nem recorrem a imagens televisivas mas sim ao que viram na bancada, a 80 metros, e que dão mais valor a coisas como um amarelo mostrado ao jogador que levantou a camisola após o golo, ou ao árbitro que impôs respeito numa situação de escaramuças( adoro especialmente a postura teatral de certos árbitros nestas situações, nota-se que é claramente que que vejam bem na bancada do observador), do que ao árbitro que não marcou um pénalti escandaloso, ou que mostra um dualidade de critérios gritante( isto porque, segundo o observador é subjectivo, e depende da interpretação do árbitro, e errar é humano, logo não se pode penalizar o senhor em coisas destas...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Hugo
      Não se deixe enganar os observadores sabem muito bem aquilo que estão a fazer e para quem trabalham...pode ter a certeza que são um dos cancros do futebol nacional.

      Eliminar
  6. Saem mais duas caixas de supositórios Belfodil!

    https://pbs.twimg.com/media/CHxjmCsWcAAkiTc.png

    Que azia e ressabianço! Que fronhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. o gosma da silva parece que quer comer o Bruno

      boa fotografia. Será que ele aproveitou a ocasião para dizer as barbaridades que diz quanto tá lá com o pessoal dos painéis? Duvido, ele só deve falar quando a audiência dele são 10 autistas

      Eliminar
    3. Eheheh. E pelos vistos ainda não se conseguem sentar. Deve ter doy doy e não havia almofadas... :)

      Eliminar
    4. já agora sar, quem é o velhinho?

      Eliminar
    5. Não sei, mas pela companhia e pelas trombas diria que pertence à "estrutura" nadegál.

      Eliminar
  7. 5,5 milhoes? Abriu os saldos de verao em Alvalade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê lá se o teu lateral direito não sai por 0...há quem o dê já muito próximo do FCP.

      Eliminar
    2. Esta vai de borla. Se o sujeito está no plural, o verbo também deve estar. Portanto, é "abriram os saldos" e não "abriu os saldos" ó labrego.

      E agora respondo à tua curiosidade - mas o que é que um lampião de merda tem a ver com o que se passa grande Sporting Clube de Portugal?

      Eliminar
    3. Em relação ao Maxi, há noticias a avançar que renova por 3 anos por 1.5 milhões limpos/ano, cerca de 3 milhões brutos/ 9 milhões brutos nos 3 anos. Também há rumores que vá para o Porto.

      Em relação ao Cédric, foi o negócio possível, estava no ultimo ano de contrato e possivelmente se renovasse seria por valores que não justificam o seu valor.
      A confirmar-se a noticia, 5.5 milhões(o SCP detém 100% do passe) directamente do Southampton para os cofres do Sporting parece-me bem.

      Eliminar
    4. Ó Animal sem nome estavas tão bem caladinho,ainda hoje o Jucicicicic foi recambiado,nem o Koeman vos safou !....ahahahaha

      Eliminar
  8. Curiosamente Marco Ferreira apitou 2 das 3 derrotas do SLB no campeonato, num dos jogos teve a insolência de expulsar Luisão e incrivelmente não expulsou nenhum jogador da equipa adversária...teve a final da Taça para se redimir, tinha objectivos para cumprir, não conseguiu, guia de marcha. Há que marcar o poder e mostrar a todos os outros o que acontece com quem desafiar o poder vigente.

    ResponderEliminar
  9. Os lampiões todos na frente.Os ladrões do orelhas estão todos seguidinhos nos primeiros lugares.De resto o Orelhas nunca perdoou a derrota em Braga e toca a despromovê-lo !...

    ResponderEliminar
  10. Os observadores e os nomeadores têm que levar uns cadulços. Isto é inadmissível. Já chega. Isto está a chegar a um ponto que eles vão ter que ir todos ao mesmo dentista do Proença. Esta do Marco Ferreira despromovido está ao nível do Pedro Henriques, A esse deram-lhe um tacho na TVI para se calar. Será que o Marco Ferreira vai colocar a boca no trombone?

    ResponderEliminar