segunda-feira, 29 de junho de 2015

Capas que não fizeram história, nº 50: 35 milhões limpinhos

9 de junho de 2015

Há menos de 20 dias, o mundo pintado a cor-de-rosa e azul em que vive o jornal O Jogo acordava com a notícia de que o Porto iria encaixar 35 milhões limpinhos de percentagens de vendas cedidas a terceiros, comissões e outras despesas pela venda do craque Jackson Martinez. Palavras de Henrique Pompeo, empresário do jogador, que assim anunciava a quebra de uma tradição tão portista de pagamento de generosas comissões aos diversos intervenientes no processo de uma transferência - independentemente de serem os compradores ou os vendedores.

Estranhei de imediato estas palavras, pois lembrava-me de que no R&C do final de 2013/14 o Porto anunciou o seguinte: 

Fonte: R&C da Porto, SAD, do exercício de 2013/14

Portanto, ou houve na capa de O Jogo algum erro de interpretação das palavras do agente, ou o jornal anda a tentar enganar o seu público. Nunca vi nenhum agente de jogador que abdicasse das suas comissões ou, pior, de um direito conquistado num processo de renovação que, neste caso, valeria 1,75M.

Relembro que esta capa de O Jogo aconteceu um dia depois de Galliani e Nélio Lucas se terem deslocado ao Porto negociar a transferência de Jackson.

Entretanto o negócio com o Milan abortou. O Porto queria Jackson no Milan, mas aparentemente Jackson não quer ir para Itália, preferindo o Atlético Madrid. Entretanto o Milan contratou Bacca ao Sevilha por 25M, o que significa que essa porta se fechou, deixando o Porto com um problema nas mãos: um jogador publicamente descontente e zero clubes dispostos a bater a cláusula a pronto.

E para compor o ramalhete, no passado sábado o empresário disse as seguintes palavras:

(obrigado @captomente)

Foi um choque para mim, que na minha ingenuidade acreditava que decorria no Porto a era do capitalismo romântico, em que fundos, clubes e agentes vivem para servir o clube de Pinto da Costa - preocupando-se mais com a posição negocial do Porto do que com os seus próprios interesses.

É claro que o spin habitual já começou nos comentários dos nossos experts: Henrique Pompeo é um bandido oportunista que está a tratar mal o clube, que é a vítima no meio desta novela. Aliás, à semelhança do que se diz de Paco Casal, o empresário de Maxi Pereira. O único empresário honesto que existe para a CS portuguesa deve ser mesmo Catió Baldé.

Não sabei que combinações foram feitas entre Jackson e o Porto há um ano, mas lembro-me que Jackson não era obrigado a renovar e poderia sair hoje a custo zero. O Porto baixou-lhe a cláusula de rescisão e deu uma percentagem da venda ao agente, num sinal indicativo de que era o jogador que tinha a vantagem negocial. Duvido que Jackson alguma vez tenha acordado que seria o Porto a escolher-lhe o clube de destino.

Enfim, o que se pode concluir de tudo isto é que a palavra do Papa já não é o que era...


Vindo do homem que convenceu um dia Futre a ir para o Atlético de Madrid com as famosas palavras "O carro é muito bonito, não é Paulinho?" sobre o Porsche amarelo que lhe queriam oferecer, estamos perante mais um bom exemplo de que, definitivamente, o tempo não volta para trás.

29 comentários :

  1. Já tinha lido sobre as declarações.
    So agora ouvi.
    Já percebo. Quando dizem que deviam ser investigadas !

    ResponderEliminar
  2. o fcporto é neste momento um clube ingovernável. Com 3-4 jovens de bom nível na formação, não tem estratégia. Está entregue aos fundos e às comissões.

    Pra mim Lichnovsky, Podstawski, Paciência, Ricardo Pereira seriam titulares de caretas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Sporting seriam titulares de caretas, obviamente! Mas no Benfica e Porto lutam-se por titulos, por campeonatos, e sendo assim não são titulares! Ninguêm vai ao céu sem escada...

      Eliminar
    2. Muito bem, a falar pelo próprio clube e pelo do dono!

      Eliminar
    3. Muito bem. A defender o dono. É de homem.

      Eliminar
    4. A tua escada não é pra subir... é pra descer...

      O Lyon de frança a quem o Sporting contratou o Sarr... joga com vários jovens e mete o teu benfiquinha na valeta. Ficou à frente do bernardo silva no campeonato.

      Eliminar
    5. Estas duas nalgas vivem uma para a outra.

      Eliminar
  3. E a notícia de que eles vão espetar 25M de euros num jogador? Como é que eles vão fazer isto sem ajudas? Cheira muito a ajuda de fundos... O controlo da FIFA e da UEFA é uma anedota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão recorrer aos fundos, claro... mais uma negociata tipo Herrera, em que pagam uma taxa de juros variável em função das condições de venda do jogador...

      Vamos ver se a UEFA faz alguma coisa...

      Eliminar
    2. fala-se num empréstimo... nunca de compra.

      Eliminar
    3. No calciomercato falam em 25M. Não li nada sobre empréstimos! Eu acho bem que estoirem 25M num jogador. Mas que sejam deles. Porque se não forem deles é apenas ilegal!

      Eliminar
    4. Duvido que emprestem. O Inter já fez uma oferta mais baixa e foi recusada...

      Eliminar
    5. Com a proibição fifeira resta a via do empréstimo, ficando eles à espera que, até final da época, o TAS (ou quem quer que seja que vai julgar o diferendo) decida contra a proibição dos fundos.

      Eliminar
    6. É completamente impossível um clube português pagar 25 milhões por alguém. E o Porto tb tem as contas do Fairplay financeiro no vermelho precisa de vender para equilibrar. Nunca na vida dá 25 por alguém. Ou então tá tudo maluco.

      Eliminar
  4. Mestre, olhando para a capa desse jornal, só dá mesmo para rir, acho que a única coisa que se pode considerar "noticia" é a renovação do Helton. Tudo o resto é para rir. Ao ponto que chegou o jornalismo em Portugal, ou jornalixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tinha reparado no calibre das notícias que acompanhavam a do Pompeo... fantástico!

      Eliminar
  5. Sim, sim.....repare-se bem: o Benfica segura Maxi, o Porto vende Jackson por 35 milhões e o Sporting está em guerra civil.
    Fantástico!!!
    Entretanto, nem o Benfica segurou o Maxi, nem o Porto vendeu Jackson e como se pode ver ontem, nem o Sporting está em Guerra Civil.

    Além do mais, acho muito estranho que em Portugal ninguém queira pegar nas declarações do empresário de Jackson e tentar saber um pouco mais o que ele queria dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E outras "Conceição acusado de ser conflituoso", pelos visto treinadores "santos" só há um.
      E o habitual "Vieira garante 5 miúdos no plantel", se fosse Bruno de Carvalho a obrigar jogadores a ficar no plantel principal havia de ser o bonito, mas como é o rei sol e as suas habituais demagogias, é considerado um mestre.

      Eliminar
    2. Propaganda. É nisto que a comunicação social se tornou... Esses exemplos são excelentes.

      Eliminar
  6. Mestre já viste esta que anda ai a circular:

    http://i.imgur.com/Hf1Z7Rm.png

    Aquilo será a lista do Rui Pedro Braz?

    Como é que é possivel


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o Braz fez esta lista depois de almoço.

      Eliminar
    2. Hahaha. Essa é mais a lista do roc. O Gelson Fernandes...

      Eliminar
    3. Já tinha visto, Belfodil... o programa de ontem foi uma mina, tenho assuntos para posts para o resto da semana! :) Um abraço.

      Eliminar
    4. Por vezes é muito ténue a linha que separa a ignorância da estupidez...
      Quem fica mal numa situação destas é quem dá a notícia -a própria TVI24, em última análise. Mas eles devem gostar...
      A minha teoria é que cada paineleiro tinha que indicar, oficialmente, 2 nomes...e deu no que deu e ficou à vista de todos. Mas podiam ter sido menos burros, não precisavam exagerar.

      Eliminar
  7. Fico contente de saber que voces continuam a viver no Pais da Alice.#35

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sentimento é mutúo caro terrorista

      Eliminar
    2. NN, com menos texto já orientavas era ai umas camisolas do Guimarães.

      Eliminar
  8. Quanto ao tema ao tenho a dizer que o Jackson tem de sair antes do fim do mês para o porto post apresentar lucro... Senão é outro ano com prejuízo mesmo contando com 2 prémios de champions, 4os da champions e vendas. O danilo vou vendido 1h antes do final do mês para entrar no 3o trimestre e antes de entrar em vigor o novo regulamento de transferências e o Jackson também vai ser agora à pressão.

    ResponderEliminar