domingo, 28 de junho de 2015

Dia de desmistificações

Não pude comparecer na AG mas tenho acompanhado através dos relatos de sócios nos vários espaços sportinguistas e redes sociais. O meu agradecimento em particular ao Lourenço (não sei se é o mesmo Lourenço que comenta aqui) e ao Vasco Mendes, que o têm feito detalhadamente na Tasca do Cherba, e ao Miguel Graça (@felyduw) que, via Twitter, colocou as fotos que estão em baixo.

Estou certo que mais pormenores serão conhecidos amanhã, mas por aquilo que já se sabe não há qualquer dúvida que cai em definitivo o mito da dinastia roquetista. O Sporting foi conduzido durante quase duas décadas por gente que nunca colocou o Sporting no topo das prioridades, e o resultado está à vista:



Quase acabaram com o clube.

Pelo meio ainda houve lugar para uma nova surpresa: uma quebra de contrato da GALP desenterrada pela auditoria que os antigos dirigentes esconderam e que se preparava agora para explodir nas mãos dos dirigentes atuais - e que pode envolver o pagamento de mais de 5 milhões de euros. Pelo que percebi, Fernando Gomes (atual administrador da SAD do Porto e ex-administrador da GALP) está metido ao barulho, bem como um antigo dirigente do próprio Sporting. Será um assunto que certamente será notícia nos próximos dias.

Outro mito que caiu foi o das eleições antecipadas. Ao contrário dos rumores que andaram a circular, o mandato desta direção será para levar até ao fim. Ainda bem que é assim.

Mas outra conclusão que se pode tirar de tudo isto é que nós, os sócios e adeptos sportinguistas, também falhámos ao não fazer o escrutínio que se impunha do trabalho das nossas direções. Presumimos que colocavam os interesses do clube em primeiro lugar, aceitámos tudo sem questionar. Acredito que o movimento que forçou a demissão da direção de Godinho Lopes representou um virar de página no envolvimento dos sócios na vida do clube. Tenho a opinião, com base nas muitas impressões que vou trocando com muitos outros sportinguistas, de que existe de facto uma consciencialização diferente pelos assuntos do clube, bem para lá do que está diretamente relacionado com futebol. Saibamos manter esse espírito crítico para ajudarmos também a direção a manter-se no rumo que defende os melhores interesses do clube. Um escrutínio diário, com memória do passado recente e distante, sem conclusões precipitadas nem preconceitos. Se o fizermos, dificilmente voltaremos a passar por uma situação tão aflitiva como a de 2013.

33 comentários :

  1. Sporting ao verdadeiro estilo de Pyongyang. Mas em cada casa mandam os seus e terá que ser considerada uma medida legitima ao abrigo da lei de BdC (adoro como ele cada vez está mais gordinho...bendito croquete)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto que os adversários não gostem do presidente.

      É a mais determinante prova que o caminho certo a seguir é com essa pessoa.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Os mais de 1000 sócios presentes na AG talvez possam desmentir essa afirmação de Pyongyang, João...

      Eliminar
    4. Concordo Valdemar. Adoro quando o comparam ao Vale e Azevedo, só porque sim! Quando se pergunta "porquê?" a essas pessoas, é só argumentos da treta. BdC incomoda muita gente

      Eliminar
    5. Sem duvida mestre...mas havia condições para alguem da antiga direcção ir a Alvalade defender-se? O debate aberto desapareceu para os lados de Alvalade. Mas como disse qualquer decisão tomada foi claramente legítima

      Agora falemos de Bruno de Carvalho. Shikabalas/Oriel Roseu possiveis condenações com encargos acrescidos no caso Doyen, Somague, Marco Silva etc. Os efeitos estarão aí....e as futuras auditorias o dirão.

      Já referi neste blogue também que acredito que a atitude belicista contra forças poderosas do futebol do Sporting criou dificuldades acrescidas para contratar jogadores de qualidade inegável. Com as devidas comparações parece que BdC prejudicou neste aspecto o Goodwill da marca do Sporting. No final do Verão cá estarei para dizer o contrário se tal não acontecer.

      Outra questão foi o saneamento financeiro excelente que BdC fez diminuindo a folha salarial do Sporting e não aumentando jogadores de classe para níveis salariais condizentes com o seu valor. Como reagirá o plantel do Sporting sabendo que o Salario de Jesus é 3 vezes superior ao melhor jogador da equipa? Como reagirão caso o Sporting consiga contratar jogadores experientes e de qualidade (não acredito!!!) e pagos a peso de luxo? Não poderá ser esta situação um motivo de tensão dentro do balneário?

      Eliminar
    6. possiveis, possiveis, possiveis, são os argumentos usados... Triste sina ver benfiquistas preocupados com a mudança dos outros,,,, porque será? entretanto a tao falada aposta na formação resume-se a 10 contratações, algumas delas a lembrar as de Godinho flopes...

      Eliminar
    7. Shikabala contratação falhada de um jogador promissor e barato
      Oriel Roseu contratação falhada de um jogador promissor e barato
      possiveis condenações com encargos acrescidos no caso Doyen, - só se for pagar o que o valor acordado pela direcção anterior, não há nenhum acréscimo.
      Somague, quem queria não cumprir o contrato era Somague, se queria mudar as condições o Sporting tem o direito de rescindir o contrato, BABA do direito!
      Marco Silva etc. única opção polémica real

      Eliminar
  2. Tem muita coisa que não gosto no BDC (principalmente o tempo que passa a falar do meu Benfica) mas o mérito tb tem de lhe ser dado quando merece. A auditoria apresentada hoje deve ter sido das melhores coisas que já vi um presidente fazer.
    Tive um grade amigo que quando saiu de lá me ligou e disse que vinha doente com tudo o que tinha visto. Curiosamente umas das coisas que mais falou tb foi do assunto GALP, isto porque ele não quis acreditar quando lhe falei há uns tempos atrás.

    Isto que se passou no Sporting é muito grave, foi o completo e total roubo.
    Espero não vir a descobrir isto um dia no meu ...............

    Agora aproveito para te fazer uma pergunta Mestre nesse quadro o Sporting 487 milhões de passivo, hoje em dia penso que tem 235 (não sei se tá certo este valor) + 135 VMOC =370 como é que foi abatido 100 milhões assim de repente?

    Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom post Tiago.

      Eu como sportinguista sinto vergonha do que foi feito ao meu clube. Muito do que foi feito de mal, teve a conivência dos sócios, mas também sabemos que basta um discurso bonito e meia duzia de imagens de power point para serem enganados. Espero que aquele video da AG de 1999 foi que foi apresentado hoje na AG tenha servido para avivar a memória daqueles que emprenham pelos ouvidos com os soundbytes da CS.
      No entanto, como o Mestre diz, acredito que haja hoje uma nova consciencialização por parte da massa associativa e muito mais interesse pelos assuntos do Sporting e isso é muito bom para o futuro do meu clube.

      O Sporting continua com muitos problemas por resolver, mas consegue respirar e lutar, coisa que era impossivel há 2 anos.

      Em relação ao passivo, julgo que os 235 são da SAD, ou seja, não é o passivo consolidado, esse provavelmente andará entre os 350 e os 400 milhões, no entanto penso que o Mestre poderá esclarecer melhor.

      Eliminar
    2. Tiago, não tenho os números consolidados pós-reestruturação para responder a essa pergunta. 80M da dívida foram convertidas em VMOCs. Na SAD a diminuição da dívida bancária foi de 60M (de 180M para 120M). É preciso considerar que pelo meio entrou o estádio - com todos os ativos e passivos associados, e não sei quais eram os valores de dívida em finais de 2014 (eram de certeza muito mais que 20M)...

      20M do passivo da SAD (dívida à Holdimo pelos 20M em passes recuperados) desapareceram como contrapartida dos 20M de capital social adquiridos pela Holdimo.

      E é preciso considerar que existiam valores em dívida entre sociedades, que foram anulados pela fusão.

      Ou seja, só com números consolidados recentes poderemos tirar as dúvidas.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Pois tb já me esclareceram que os 235 mais as VMOCs é só SAD e que os 487 era o passivo do Grupo Sporting no total (em 2013 pelo menos).
      É que eu achava que agora já eram sempre valores do consolidado.

      Em relação aos sócios é um situação lixada a informação é muito pouca as formas de controlar tb. Depois mexe uma questão sentimental um gajo fica meio parvo.
      Eu era criança no tempo do Vale e Azevedo mas bem me lembro de como fiquei maluco quando ele falou da divida do Benfica por causa dos charutos do Damásio. Apoiava nessa altura o Vale forte e feito e depois .......... foi o que se viu. Daqui a 10 anos sei lá o que me vão tar a dizer sobre o Vieria. E a mesma coisa para o Bruno quem garante que ele agora faz isto e depois não fica tudo pior.
      Ser sócio é lixado é muito difícil destingir o que de bom ou mau é feito. Tudo pode ser mascarado.
      E ainda podemos levar isto para outros lados maiores o BES, as coitadas das pessoas que lá perderam dinheiro tb eram uma espécie de sócios que foram levados na conversa.

      Não tou a dizer com isto que devemos ser cegos. Uma das coisas que menos tenho gostado no Benfica dos últimos tempos é que se perdeu o espírito critico. Mas no geral se eles quiserem enganar o pessoal tb não é muito difícil.

      Eliminar
    4. Eu não percebo a referencia "Vale e Azevedo", tudo o que é feito de mal a nivel de gestão de clubes, tem como referencia Vale e Azevedo. Terá sido VeA o pior presidente de sempre de um clube em Portugal? VeA foi um ladrãozeco comparado com alguns que já foram presidentes e outros que ainda são, é a minha opinião mas acredito que o tempo o dirá e mais cedo do que nós pensamos.





      Eliminar
    5. A referencia é fácil. É o único gajo que ficou provado que roubou o clube. Por isso vai sempre bater lá.
      Até prova em contrario até pior que o Godinho é, mesmo que o Godinho tenha prejudicado em mais milhões o Sporting (provável porque no tempo do Vale isto ainda não era assim as dezenas de milhões). Até provarem que ele o fez em Beneficio próprio acho que o Vale continua a ser a referencia porque esse ficou provado que meteu o dinheiro para o Bolso.

      Eliminar
    6. Tiago, era fácil as pessoas serem iludidas por um tipo como o Vale e Azevedo. A informação que existia era muito inferior ao que há hoje em dia.

      Muitas anos mais tarde aconteceu-me o mesmo. Não tendo votado nas eleições, quis que GL ganhasse em 2011. Vi as trutas chegarem e não questionei nada. Estava entusiasmado porque prometia ser uma grande época. Quando acordei já era tarde demais.

      Depois do que aconteceu, há-de tardar que deixe de questionar tudo o que se passa. E isso vale tanto para BdC como para outro presidente que eventualmente lhe suceda... o susto foi demasiado grande.

      Eliminar
    7. Acho que fazes muito bem em ter essa atitude. Apenas não concordo quando das a entender que hoje temos mais informação e por isso mais dificilmente se cai nessa esparrela.
      Isto quando eles querem tá tudo bem escondido como comprova ai o vosso caso GALP que tava tão enterrado que ao fim de 2 anos o Bruno ainda não o tinha descoberto.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Com esses numeros pornograficos preparam-se para pagar 6 milhoes brutos anuais a um treinador. Os valdemares desta vida ainda acreditam que não há investimentos das guinés e dos sobrinhos com o dinheiro dos credores do BES....

    ResponderEliminar
  5. não vai ser fácil sair daqui... estamos condenados a apresentar uns 10 milhões positivos em todos os exercícios até chegarem as vmocs... e isto mantendo a equipa competitiva a disputar o 1º lugar.

    O que nos vale é que a nossa academia vai gerando excelentes valores. E os nossos adeptos que são os melhores do país.

    Só um louco é que ia para presidente... os 5 mil euros mensais que lhe pagam, são poucos. O rendimento tem sido altíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não queria o trabalho de BdC era eu. Nem imagino o que terá passado ele durante os primeiros meses de mandato...

      Eliminar
  6. 2 pts.
    1.Afinal o lfv tinha razão quando dizia que havia quem tivesse um passivo maior. Na altura foi tanto alarido e afinal era verdade. Tal como a tentativa de despedimento do ms que também era mentira e afinal era verdade. Tal como o telefonema das nomeações que foi contado e afinal era ironia. Mas depois quem anda enganado são os outros... Lol.
    2. Relativamente a questão do Tiago... Houve alguma redução de passivo pois os resultados não eram consolidados e havia dívidas entre empresas do grupo que ao consolidar se anulam... Por este motivo e pelas vmocs acho que o mérito financeiro desta gestão não é assim tanto... Mas conseguiram reduzir custos sem perder competitividade o que é difícil e mérito do bdc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=-c9vvl14iaY

      Nem digo mais nada

      Eliminar
    2. " Por este motivo e pelas vmocs acho que o mérito financeiro desta gestão não é assim tanto... Mas conseguiram reduzir custos sem perder competitividade o que é difícil e mérito do bdc"

      No minimo nos 2 ultimos gánhamos competitividade não? Com menos conseguiu-se fazer muito mais e não venhas com as desculpas do não ganhar nada, que pelo menos uma TP já está no bucho.

      Mas fazer um gestão especial é fazer crescer um passivo de 80 milhões(à saida de Vale e Azevedo) para mais de 400 à lá croquete e continuar a ser um grande lider.

      Eliminar
    3. LFV não tinha razão, porque:

      1. Estava a incluir nas contas uma provisão (passivo) de 300M no clube referente a prejuízos das empresas do grupo Sporting, que não se consideraria numa consolidação de contas

      2. Nas contas consolidadas do Benfica não está incluído o clube, o que significa que o passivo ainda seria superior ao que a SAD apresentava na altura

      Eliminar
    4. Belfodil... Não é isso que está escrito? Que a nível desportivo conseguiram cortar sem perder competitividade! Óbvio que quem tem o mérito é quem lidera... Está aí escrito. O défice aumentou isso tudo devido ao investimento em infraestruturas... O grande aumento foi quando se consolidou o estádio e seixal nas contas da sad... Aquele artigo do fórum Sporting mostra bem essa evidência (acho que até foi você que o citou aqui). Chega a um ponto em que determinados assuntos deturpados já foram tantas vezes debatidos que voltar a falar do mesmo com o mesmo interlocutor fica cansativo.
      Mdc... Mas se ainda não estava consolidado tinha razão! Não quero falar sem certeza mas penso que a sad consolida as contas de todo o grupo Benfica.

      Eliminar
    5. Diogo isso tem o que a haver com o tema? Quer o link da Sporting tv com os locutores a afirmarem que o árbitro da final da taça do escolhido tal como esse? Igualzinho! Só não arranja é vices do Benfica a depositar dinheiro na conta de Árbitros.
      Um abraço de um bicampeão.

      Eliminar
  7. Já tinha saudades de ver e ouvir a lampionagem preocupada com o Presidente do Sporting, e com a sua falta de qualidade (na gestão, no discurso, no belicismo, na falta de visão, ...).

    Finalmente, já posso dormir mais descansado!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Os anormais do NGB até aproveitam este post para fazer o deles a falar mais uma vez do Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se esperava outra coisa por lá, daqueles que há muito tempo deixaram de fazer perguntas.

      Eliminar
  9. https://www.youtube.com/watch?v=VqxVVm4ZQ14

    Depois de ver os dados da auditoria encontrei este video sobre como Nojinho Lopes chegou à presidencia.
    Ainda estou de queixo caído com isto tudo... Na altura não acompanhei tão atentamente as eleições, por isso só agora percebo o quão enterrado esse nojento esteve em esquemas para sacar dinheiro ao Sporting.

    Mas a pergunta que não me sai da cabeça é: sendo BdC como é, porque é que não tentou impugnar as eleições?
    É que segundo isto era tudo demasiado óbvio e até fácil de provar…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque, se calhar não é o garoto estouvado e impulsivo de que querem passar a imagem.
      Se calhar é um grande estratega, nada impulsivo. Ponderado e de visão alargada.
      As pessoas confundem ímpeto com impulso.

      Estou convicto , que A chamada atitude belicista, é, neste momento e no entender de BdC, fundamental.
      Acredito que trava guerras que daqui a um par de anos não travaria.
      Quando conseguir recuperar o respeito ao SCP.
      Ninguém respeitava o SCP, jogadores, treinadores, empresários, fornecedores, etc.... adversários....etc
      E esse " legado" croquette é, talvez Pior que o passivo.

      BdC tentar impugnar iria desgastar-se, seria difícil de provar... entraria sempre, caso ganhasse, com grande desconfiança, seria o triste que arrastou o nome do SCP para o chão, com denúncias, suspeitas.... bla bla...
      Se ainda hoje há quem não perceba a gravidade do que a corja Fez, como seria quatro anos atrás ?

      BdC fez um recuo estratégico, esperou pelos tiros nos pés, melhorou o seu " exército" (e como lhe deve ter custado estar à espera) e voltou para a batalha final.

      Acho que foi isto.

      Eliminar