sábado, 6 de junho de 2015

Entretanto, pela calada da noite...

Muito se tem falado da capacidade financeira do Sporting em suportar o salário de Jorge Jesus. Mentiria se dissesse que não é um assunto que me preocupa. Bruno de Carvalho assumiu o aumento do orçamento do futebol, o que olhando para as contas apresentadas no 3º trimestre parece ser sustentável. Mas há um (grande) problema, ainda não sabemos se teremos Champions para o ano.

Uma coisa é certa: assumindo um aumento de €5M no orçamento, se não houver Champions bastam as mais valias de um jogador bem vendido para assegurar um exercício com lucro. Se ao investimento no treinador acrescentarem-se contratações de jogadores com salários elevados, o risco aumenta. É um assunto que teremos que acompanhar atentamente. Para já tenho confiança na equipa que gere as contas do Sporting: merecem-no depois do trabalho excecional de recuperação que fizeram.

Em relação à notícia do dia (do jornal O Jogo, que vale o que vale), fica já aqui declarado que sou completamente contra eleições antecipadas. Bruno de Carvalho foi eleito para quatro anos e é ao fim desses quatro anos que o seu trabalho deve ser avaliado. Eleições antecipadas só mesmo em situações de tragédia iminente, como foi o caso das últimas. Andar a antecipar eleições só porque a popularidade está em alta e até dá jeito, não é um ato democrático. Mas tenho imensas dúvidas que essa notícia seja verdadeira. Nem é nova, devo relembrar: em dezembro, quando explodiu o conflito entre presidente e treinador, também se falou em eleições. Portanto, por aí até estou tranquilo.

De qualquer forma, é dever de todos os sportinguistas estarem atentos às decisões que serão tomadas.

Entretanto, num outro clube lisboeta, onde os patrocínios milionários se acumulam, as receitas televisivas atingem valores recorde e onde as vendas de jogadores realizadas ao longo dos últimos 18 meses atingem a casa das centenas de milhões de euros, uma notícia passou mais ou menos entre os pingos da chuva: 


Uma AG com um ponto único: aprovar um empréstimo obrigacionista. Está visto que vai ser uma afluência tal que provavelmente os sócios nem caberão no pavilhão. É melhor abrirem o estádio nesse dia. 

Isto é tão democrático quanto fazer uma AG para mudar estatutos em vésperas de um título nacional, ou quanto marcar eleições logo após a conquista de uma Taça de Portugal que põe fim a um jejum de 7 anos.

Vamos ver quais destas iniciativas se vão realmente realizar. Daí poderemos ver quem é que são realmente os coreanos.

EDIT: se a AG for da SAD não se aplica a questão da democracia por haver um único ponto em discussão. Mas gostava de saber se alguma vez este tema foi levado a discussão com os sócios. Se alguém souber diga, sff.

24 comentários :

  1. Eu já assinei e voçês?

    http://peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=marcosilvamisterslb&pg=1

    http://i.imgur.com/6STWQaM.png

    ResponderEliminar
  2. de facto... 55 milhões será o maior montante de obrigações vendido. O benfica lucra como ninguém em vendas de jogadores que nem sequer têm visibilidade na equipa principal.

    vendas que simulam pagamento de empréstimos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nahhh... isso é tudo imaginação tua... só nessa tua cabeçinha é que o cançelo não vale 15 milhões, rodrigo 30, andre "sem calçar" almeida 15, eu acho que eles foram mal vendidos, valiam claramente mais.
      Se o ivan cavaleiro não for vendido por mais 25 milhões é claramente uma má venda, é claramente um produto made in benfica e o valor de venda deve refletir isso. Já que falo no cavaleiro, ele deveria ser o ponta de lança da nossa selecção, sei que não vai ser fácil devido à qualidade do éder do braga, de qualquer forma, tenho esperança.

      Eliminar
  3. Isso é uma AG da SAD, como é que iam aprovar isso de outra forma? O orçamento do clube é votado em AG ordinária dia 15.
    Longe de mim defender contas do Vieira, mas o propósito do empréstimo deve ser o mesmo dos outros clubes: aproveitar juros baixos para reduzir encargos de dívida e chutar alguma dívida de curto prazo para a frente. Ou pelo menos espero que seja isso e não ir enterrar dinheiro em cromos do Mendes para fazer esquecer a borrada com o JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da SAD? Pensei que os sócios do Benfica tivessem que aprovar. Se for assim, aqui fica a minha admissão de erro.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Reduzir encargos? Talvez, só fazendo contas ao empréstimo de 50 M que vai ser pago.

      Eliminar
    3. Pelo texto parece ser do clube...
      Tem de se aproveitar os juros em mínimos históricos...

      Eliminar
    4. http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV56081.pdf

      Se é aprovado directamente pelos sócios em AGs do clube, não sei mas duvido muito.

      Eliminar
  4. Entretanto algures a gozar umas belas férias nos EUA, encontra-se o nosso treinador.....JORGE JESUS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, a comunicação social ainda há-de dizer que foi para os EUA porque já se fartou do Bruno... :)

      Eliminar
  5. Desculpa o off-topic:

    Alguém sabe porquê que o programa "Futebol de Perdição" não foi transmitido?
    Infelizmente não é a primeira vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luke, ver um comentário que José de Pina fez no Twitter: LINK

      Eliminar
    2. Brutal! É por estas que eu não perco um episódio.

      Eliminar
  6. O sr, não é o mestre de cerimónias. É mesmo o artista do mês. Dois dias depois do seu presidente despedir um treinador alegando justa causa pelo simples motivo que este não usou o fato do clube, é de um descaramento, só ao alcance dos mais cegos lagartos, vir para aqui falar em falta de democracia no SLB. Mas mais, consegue vir mandar umas bocas sobre um empréstimo obrigacionista, quando à menos de 15 dias o seu clube lançou um de 30 milhões, e para seu espanto aprovado também numa pouco democrática AG da Sad do SCP.
    Deixo-lhe um conselho, eu sei que não havendo jogos é mais dificil criticar as arbitragens, no entanto acho que com um pouco de imaginação o sr consegue. Em alternativa pode sempre ser agradável com o seu magnifico presidente, escrevendo um texto a bajula-lo um pouco. Até lhe posso dizer que podia agarrar no inicio do seu texto e avançar com os valores sustentáveis para o próximo orçamento. É que os lucros de 24 milhões (onde se inclui a verba do Rojo, que vai ter que ser paga ou a valorização do plantel em 21 milhões), podem e devem, ser investidos no reforço do plantel.
    Cumprimentos... para o artista do mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro César, não vale a pena o Mestre estar a comentar mais do que aquilo que já foi dito. A verdade é que Bruno de Carvalho, apenas quis judiar com Marco Silva antes de o mandar embora, tudo o que anda ai a ser dito é falso, a versão correta é:

      "BDC: vais pó olho da rua porque não apareceste com o casaco do clube, mas para aprenderes levas aqui com esta resma de 400 páginas que é para te fazer bem às costas"

      O resto já todos sabemos, Marco Silva, ia acompanhado dos advogados sendo que eles é que tiveram que carregar com aquilo, assim também eu saia de lá a rir e dar abraços e beijos.

      Também não vejo razão para o Mestre ter que em alternativa escrever um texto a bajular Bruno de Carvalho. Bruno de Carvalho tem feito bastante mal a este Sporting. O Sporting vive atualmente uma profunda crise desportiva e financeira, resultado de 2 anos de uma fraca gestão a todos os niveis. Depois de anos e anos de vários sucessos desportivos e financeiros, que tiveram o seu auge no mandato de José Eduardo Bettencourt, o auge era para ser na presidencia do Sr Eng. Godinho Lopes, mas como todos sabemos, este mandato foi precocemente interrompido, aquilo que se esperava era que Bruno de Carvalho desse continuidade a este excelente trabalho, mas infelizmente todos sabemos que não foi isso que aconteceu.

      Eliminar
    2. Caro Belfodil, isso é o que vamos ver, não vai ser hoje nem amanhã nem depois. Tal como JEB ou GL, só se vai saber qual a realidade do clube quando a direção mudar. O mesmo acontece com SLB e FCP.
      Se quer que lhe seja sincero, pouco ou nada me interessa os destinos do seu clube, no entanto as vitórias do meu, sabem melhor quando se tem adversários à altura, se eu lhe disser que tenho 39 anos, facilmente conclui que não acho o seu clube um rival do meu. É antes aquele clube da mesma cidade do meu e cujos adeptos são em primeira instância, anti-benfica.
      De qualquer uma das formas, a minha critica dizia respeito à lata que é preciso ter para criticar uma coisa, quando no mês de maio o clube de v.as ex.as, pela calada da noite, fez exactamente o mesmo.
      Já agora e antes que digam o que faz um lampião aqui, eu explico. Não costumo ler blogs sobre futebol, mas já vim aqui parar duas ou três vezes, todas elas com algumas coisas em comum:
      1º Partilhadas no facebook por amigos
      2º Todos os textos eram anti-SLB

      Já agora arautos da verdade desportiva, o vosso grande e iluminado presidente, faz-me lembrar um ex vice-presidente vosso. Um tal de Paulo Pereira Cristóvão, mas pode ser que esteja enganado.
      Abraço e falem mais do vosso clube e menos dos outros, que o vosso até merece que os seus próprios adeptos falem dele.

      Eliminar
    3. Abraço e falem mais do vosso clube e menos dos outros, que o vosso até merece que os seus próprios adeptos falem dele.

      Isso seria totalmente redundante, já temos canais generalistas a dedicar 20 horas de programação a falar de Jorge Jesus, Marco Silva e Bruno de Carvalho, com alguns toques de Luis Filipe Viera, já para não falar da blogoesfera portista e benfiquista.
      Portanto é perfeitamente aceitavel que o Mestre vá buscar estes assuntos de menor importancia que ninguem pega, para variar um bocadinho a coisa. Na minha modesta opinião 55 milhões são "peaners" para um clube como a dimensão do Benfica, o valor apenas peca por curto. Normalmente estas coisas têm sempre uma procura de 2 x e tal a oferta, 100 milhões era mais em conta. Tenho pena de ser um gajo sem cheta, senão também lá ia investir uns cobres.

      Eliminar
    4. Coitadinho do CÉSAR de ROMA se o Sporting em vendas fizesse um encaixe de 200 e tal milhões de euros e depois fosse fazer um empréstimo obrigacionista FICAVA MUITO PREOCUPADO. MOSTRAS AQUI UMA GRANDE CONFUSÃO DE IDEIAS, VAI DORMIR E ACORDA PARA A REALIDADE JESUS JÁ ERA.

      Eliminar
    5. Mas se nada te interessa sobre os destinos do Sporting, o que é que estás aqui a fazer, a comentar num blogue sportinguista?

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar