sexta-feira, 12 de junho de 2015

LOBOtomias seletivas



Pois é. O Benfica tem a equipa principal indisponível para a Taça de Honra e Nuno Lobo, revelando grande iniciativa, propôs cancelar o torneio. Não falamos de antecipar nem de adiar. Cancelar.

Aparentemente os restantes clubes (Sporting incluído) concordaram com a decisão de não realizar o torneio, pelo que qualquer eventual polémica nasce e morre aqui. Aliás, até compreendo que para o Sporting não haja grande interesse em disputar a Taça de Honra, em virtude da grande quantidade de jogadores que chegarão atrasados ao arranque dos trabalhos:

  • Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, João Mário, Carlos Mané, Ricardo Esgaio e Iuri Medeiros estão no europeu sub-21 que termina a 30 de junho; 
  • Rui Patrício, Cédric e Adrien estão com a seleção A até 16 de junho; 
  • Mauro Riquicho e Gelson Martins (que têm hipóteses de participar na pré-época) estão no mundial sub-20 até dia 20 de junho).
Como tal, encaixar estes dois jogos em meados de julho não seria provavelmente a forma mais conveniente de preparar os importantíssimos embates que teremos na segunda quinzena de agosto.

Mas há uma questão que me intriga: se fosse o Sporting a estar indisponível devido a uma digressão no estrangeiro, será que Nuno Lobo tomaria a mesma iniciativa?

Bem, existe um precedente que ajuda a responder a essa pergunta: há dois anos o Sporting estava a fazer uma digressão nos EUA e Canadá, mas não foi por isso que se deixou de realizar a Taça de Honra. O Sporting não tinha jogadores nem equipa técnica do plantel principal disponíveis, pelo que apareceu com a equipa B. E até ganhou a competição, batendo na final o Estoril e eliminando nas meias-finais uma segunda linha do plantel principal do Benfica:


Relembro ainda um outro episódio de contornos menos claros relacionado com a Taça de Honra. No ano passado Nuno Lobo decidiu vender (ceder?) os direitos da competição à Benfica TV, apesar de haver interesse por parte da Sporting TV em transmitir também os jogos. A Benfica TV levou tão a sério a cobertura da competição enquanto canal oficial, que nem sequer mostrou a entrega do troféu ao Sporting, vencedor da competição. As imagens também foram cedidas com horas de atraso, pelo que os sportinguistas que não recorreram a streams da internet para ver em direto tiveram que se contentar em assistir ao jogo já de madrugada.

É isto que temos a presidir a AF Lisboa. Por isso perdoem-me se não confiar nas boas intenções do presidente Nuno Lobo.