quarta-feira, 3 de junho de 2015

Notas soltas sobre a notícia do momento

Assumindo que se confirma a ida de Jesus para o Sporting e de Rui Vitória para o Benfica, gostaria de deixar aqui alguns pensamentos breves e preliminares sobre o assunto:
  • Falando exclusivamente em competências técnicas e implicações desportivas, Jesus é o único treinador que pode tornar a saída de Marco Silva praticamente um não-assunto. Se se confirmar será (mais) um golpe de génio de Bruno de Carvalho. Repito, falando exclusivamente em competências técnicas e implicações desportivas.
  • O salário de que se fala 3 milhões fixos + 3 milhões por objetivos tem que ser MUITO bem explicado. Num clube que tem um orçamento entre os 20 e os 25 milhões, em que a contenção financeira é uma necessidade, reservar uma fatia destas para um treinador é um risco tremendo. E se por acaso as coisas não correm bem? O Sporting não terá dinheiro para pagar a indemnização e ficará refém da vontade do treinador.
  • Suponho no entanto que o problema dos patrocínios esteja resolvido com esta movimentação.
  • Independentemente de ser Jesus ou outro o futuro treinador do Sporting, espero que Marco Silva tenha direito a uma saída digna do clube. Foi um treinador competente, foi o treinador que terminou com um jejum de 7 anos, e por isso merece um tratamento condigno.
  • Jorge Jesus, ao longo destes tempos, criou muitos anticorpos entre os sportinguistas. Não creio que isso seja um problema, pois não haverá quem não lhe reconheça uma competência muito acima da média.
  • Se isto se verificar, Inácio deverá estar mesmo na porta de saída.
  • Luís Filipe Vieira endoideceu? Depois de contratar (ao que se diz) Pelé, Dálcio, Marçal, Murillo, Diego Lopes, Ederson (e quase Hassan), já pagou muito mais do que os 2 milhões que quis poupar com Jesus. Falamos de jogadores que dificilmente terão um papel relevante na próxima época.
  • Os riscos que Vieira corre são... imensos. Deve sentir-se seguro que tem uma estrutura que ganhe independentemente do treinador. Não sou a melhor pessoa para falar do assunto, mas tenho muitas dúvidas em relação a isso.
  • Já que parece que é Natal, posso também pedir que em vez de Rui Vitória o Benfica contrate Paulo Bento?

Se e quando se oficializar esta mudança, voltarei a falar sobre o assunto.