sábado, 20 de junho de 2015

Sorteio de árbitros, limitação de empréstimos, redução da II Liga e o relvado do Boavista

Várias decisões de relevo foram tomadas ontem no conselho de presidentes da Liga, aqui ficam algumas observações sobre quatro delas:

Sorteio dos árbitros

A partir do momento em que um Conselho de Arbitragem nomeia um árbitro que está em último lugar na classificado para a final da Taça de Portugal, está tudo dito em relação à competência (ou boa-fé) da equipa de Vítor Pereira. O problema é que as nomeações polémicas não terminariam com o afastamento de Vítor Pereira e dos restantes elementos do CA. Rapidamente seriam colocados nos seus lugares outros dirigentes demasiado prestáveis para determinados clubes. O problema está mais a montante, ou seja, em quem tem poder para preencher as posições do CA: os presidentes das associações - como Nuno Lobo ou Lourenço Pinto - e em última análise aqueles que os patrocinam - Vieira e Pinto da Costa.

Não consigo ver o sorteio como uma medida boa, é apenas um mal menor perante a falta de transparência e coerência das nomeações. De qualquer forma o sorteio ainda está longe de ser uma realidade, pois ainda será discutido na especialidade pelos clubes e, no fim, terá que passar pela AG da FPF.

É sabido que Porto e Benfica se opuseram ao sorteio (surprise, surprise), pelo que podemos esperar que as próximas semanas estejam repletas de promessas para ajudar a mudar as ideias de certos presidentes de clubes. Isto não vai ficar por aqui.


Limitação de empréstimos

Péssimas notícias nesta frente de batalha. O facto de se impedir a utilização de emprestados contra os clubes de origem não é mais que uma forma de legalizar aquilo que Porto e Benfica já faziam. Moralmente, o correto era permitir que as equipas se pudessem apresentar na máxima força em TODOS os jogos.

Mas o mais ridículo foi a limitação de 3 jogadores emprestados de um clube para outro emblema da mesma divisão. Isto significa que no limite um clube grande poderá emprestar 45 jogadores. Era preciso uma medida de alcance bastante superior, mas faltou interesse para o fazer.

Atendendo aos camiões de jogadores que Benfica e Porto já contrataram, esperem um recorde de empréstimos na próxima época.


Redução da II Liga

Foi decidido que a partir de 2016/17 a II Liga passará a ter 22 clubes, no lugar dos atuais 24. Continuam a ser demasiados, assim como continuam a ser demasiados os 18 clubes da I Liga.


Relvado do Boavista

E de um momento para o outro decidiram forçar o Boavista a colocar um relvado natural. Concordo com a medida, pois dava-lhes uma vantagem competitiva em relação aos outros clubes que lutavam pela permanência. Mas devia ter sido dado mais tempo ao Boavista para efetuar a mudança. À semelhança da redução da II Liga, deveriam ter estendido o prazo até 2016/17.

Aproveitando a boleia da troca de relvado do Bessa, deixo aqui a minha primeira previsão para o sorteio do calendário da liga de 2015/16: o Porto vai visitar o Boavista nas 4 primeiras jornadas da competição.