terça-feira, 30 de junho de 2015

Um desafio para Rui Pedro Braz

Agora que estamos no defeso, a TVI24 substituiu o programa Contragolpe por outro chamado Mais Transferências, nome que não deixa grandes dúvidas em relação aos temas debatidos: análise das movimentações de mercado de jogadores, sejam elas reais ou virtuais, suportadas em comunicados oficiais ou simples rumores. 

Tratando-se então de um programa de transferências de jogadores, nada como iniciar o debate analisando a transferência de Godinho Lopes do Sócios do Sporting CP para o FC Sócios Expulsos. Justifica-se esta polémica venda do Sporting? Tem a palavra Rui Pedro Braz:


Começou bem. Dar como primeiro exemplo de más decisões de Bruno de Carvalho a venda de Daniel Carriço que, só por acaso, até foi vendido durante o mandato de Godinho Lopes, é um belo cartão de visita para a qualidade da análise que foi preparada e apresentada aos espectadores do programa. 

Depois seguiu para a venda de Arias - jogador que ganhava um salário exageradamente alto para o seu rendimento desportivo, que tinha passado uma época a jogar na II Liga - e não foi Bruno de Carvalho que o colocou no Sporting B, pois foi relegado durante a presidência de Godinho Lopes - e dificilmente poderia ser vendido por valores significativos. Como é evidente, numa época em que o clube foi forçado a cortar custos de forma radical perante o sério risco de ter que ABRIR FALÊNCIA, compreende-se a opção de vender - mesmo que por valores baixos - um jogador com um salário elevado que oferecia poucas garantias de poder devolver um rendimento desportivo proporcional.

E finalmente Shikabala. Este sim, indiscutivelmente um mau negócio de Bruno de Carvalho, que custou... €180.000. Estamos a falar num valor na casa das poucas centenas de milhares de euros, que - todos concordarão - estão um pouco distantes do buraco de €115.000.000 (cento e quinze milhões de Euros) que a gestão de Godinho Lopes ofereceu ao Grupo Sporting graças à sua competência, boa vontade e defesa intransigente dos interesses do clube.

Portanto, por cada Euro desbaratado por Bruno de Carvalho em Shikabala, Godinho Lopes queimou... 639.

Não sei se Rui Pedro Braz é casado, mas sugiro-lhe o seguinte exercício: um dia compre uma televisão LED de marca branca para colocar no quarto no valor de 200 Euros (aproximadamente o equivalente doméstico a 1 Shikabala para uma família de classe média) e avalie a reação da esposa. Se o relacionamento estiver a atravessar uma fase positiva, certamente que se mostrará compreensiva com o investimento. No dia seguinte, vá ao mercado negro comprar uma televisão, um leitor bluray e um sistema de som, tudo topo-de-gama da Bang & Olufsen, e mobília de designers de prestígio a condizer para enquadrar os novos equipamentos, pelo valor total de 127.800 Euros (o equivalente doméstico da gestão de Godinho Lopes). Depois de levar as coisas para casa e instalá-las, apercebe-se que NADA FUNCIONA. Dê a notícia à sua mulher e diga-me como foi a reação...