terça-feira, 16 de junho de 2015

Um mistério de nome Doyen: o desfile dos honoráveis perante o TAS

Enorme artigo de Pippo Russo para o Calciomercato, em destaque hoje no site. É isto que eu gostaria de ver escrito ou dito em Portugal, mas infelizmente nenhum jornalista tem coragem ou vontade para o fazer.

Traduzi o melhor que consegui, porque deve ser lido, relido e divulgado por todos os sportinguistas. O artigo original pode ser lido aqui: LINK

Nota: os negritos e as partes em maiúsculas foram colocados pelo próprio autor.



Começaram ontem no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), em Lausanne, as audiências sobre o caso que opõe o Sporting de Lisboa (Sporting Clube de Portugal, para os seus adeptos) e a Doyen Sports Investments. Um conflito que se arrasta desde agosto do ano passado e que envolve as receitas de um negócio de 20 milhões de euros. O assunto em causa é a transferência do defesa argentino Marcos Rojo do Sporting para o Manchester United, realizada no ano passado. A operação teve lugar na sequência de um conflito entre o clube e o jogador que, após se sagrar vice-campeão mundial, decidiu forçar a sua saída para uma liga mais rica e mais apelativa.

Num momento inicial o Sporting decidiu afastar o jogador da equipa, mas imediatamente voltou atrás com a decisão para não o desvalorizar. Acabaram por aceitar vendê-lo, contra a sua própria vontade. Uma venda que segundo Bruno de Carvalho, na altura presidente dos Leões há pouco mais de um ano, se realizou por um valor inferior aos 30 milhões que o clube queria receber, por ter sido colocado sob pressão. E o presidente sportinguista acredita que na origem dessa pressão esteve um sujeito bem identificado: a Doyen Sports Investments, que dois anos antes tinha financiado a compra de 75% de Rojo (vindo do Spartak Moscovo), em conjunto com 35% de Zakaria Labyad. Bruno de Carvalho considerou que estes factos justificavam a quebra do contrato da redistribuição dos rendimentos dos direitos económicos com a Doyen. Dos 20 milhões de receitas provenientes da venda do argentino, 3 foram entregues ao fundo para pagar o investimento inicial. E assim começou a polémica que ontem chegou ao TAS em Lausanne. O processo terá características muito particulares. 

A Doyen chamou uma série de dirigentes de clubes para testemunhar em favor de sua própria honorabilidade. Na realidade todos eles vão testemunhar CONTRA o Sporting CP. Não me parece algo muito respeitável. Mas cada um sabe de si, e os aliados da Doyen não parecem incomodados por se alinharem contra um clube e os seus adeptos a fim de defenderem os interesses de uma entidade financeira. A lista de testemunhas pro Doyen é longa, e é composta por personagens que pertencem a clubes que têm relações negociais com a Doyen. Os negócios antes de tudo. Mas isso não é o verdadeiro elemento de originalidade do processo que tem lugar no TAS. A lista daqueles que vão testemunhar em favor da honorabilidade da Doyen é embelezada com alguns nomes cuja boa reputação no futebol ninguém deve contestar. Há obviamente o caso de Adriano Galliani, que nas últimas semanas tem viajado de mãos dadas com o CEO da Doyen, Nélio Lucas. 

Outra testemunha abonatória da Doyen é o presidente do Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Ou seja, a figura de maior relevo entre os envolvidos no escândalo "Apito Dourado", que deu um duro golpe na credibilidade do futebol português. Uma história de tráfico de influências e árbitros amaciados através do uso de prostitutas. Durante essa época ficaram célebres as revelações feitas na autobiografia de Carolina Salgado, companheira de Pinto da Costa, sobre o dia em que o presidente portista deveria ter sido preso, mas em que acabou por evitar tal vergonha por providencialmente se encontrar em Espanha. 

Uma feliz coincidência. No final do processo judicial, em 2009, Pinto da Costa foi considerado ilibado das acusações. Mas para o resultado do processo contribuiu decisivamente a não aceitação das escutas telefónicas realizadas pela polícia judiciária. Algumas dessas escutas são muito instrutivas. Por exemplo, a chamada entre Pinto da Costa e o empresário António Araújo (preso enquanto Pinto da Costa estava em Espanha, e libertado mediante o pagamento de uma caução de €100.000), em que se falava de "caixas de fruta para enviar à noite para JP". Mas não menos importante é a chamada que existe entre o mesmo Pinto da Costa o super agente Jorge Mendes. O assunto do telefonema era um jovem guarda-redes do Fão, equipa da III Divisão (quarto escalão do futebol português), cujo irmão era comissário da polícia. Este último queria que o irmão desse um salto na carreira e recorreu aos dois homens do futebol. Apesar de o guarda-redes não ser grande coisa, tentaram satisfazer o pedido. Sabe-se como é, convém manter um polícia contente. "E se nós o enviarmos para a II B?", é a solução que os dois arquitetam. 

Mas acima de tudo, no rol de testemunhas honrosas pro Doyen, destaca-se a figura de Luís Godinho Lopes, o antecessor de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting CP. Godinho Lopes, que foi considerado até pelo seu ex-vice Carlos Barbosa como "o pior presidente da história do Sporting". Mas nem é este o elemento mais estranho. Merecem ainda mais destaque outros dois elementos bizarros. O primeiro: oito meses atrás, a Assembleia Geral do Sporting SAD (Sociedade Anónima Desportiva) votou a favor da execução de uma acção de indemnização contra Godinho Lopes, pela gestão danosa que causou prejuízos à saúde financeira dessa mesma SAD. Também acusados nessa ação, a par de Godinho Lopes, estão Carlos Freitas, Luís Duque e José Filipe Nobre Guedes. Vale a pena salientar que, menos de um mês depois de o Sporting ter anunciado a abertura destes processos de indemnização, Luís Duque foi eleito presidente da Liga portuguesa. Esta escolha foi um claro ato de hostilidade contra o Sporting e Bruno de Carvalho. 

Quanto a Nobre Guedes, o seu nome também pode ser encontrado entre aqueles que vão testemunhar em favor da reputação da Doyen, bem como a de outro ex-executivo sportinguista: Pedro Sousa. Ex-dirigentes proeminentes do Sporting vão testemunhar contra o Sporting. Honorabilíssimo. O segundo elemento bizarro que pode ser identificado à margem do testemunho pró Doyen por Godinho Lopes é ainda mais saboroso. Godinho Lopes era, de facto, o presidente em exercício quando o Sporting acordou com o fundo Doyen a aquisição de Rojo e Labyad. É admissível um testemunho destas características? É uma pergunta mais que legítima, porque o efeito seria o mesmo que ver o gato a testemunhar a favor da raposa numa disputa com o Pinóquio. Senhoras e senhores, este é o espectáculo que será encenado durante estes dias no TAS em Lausanne. Uma história de honra e personagens ilustres. Onde a única, verdadeira honra em jogo é para o futebol: acabar com os ataques dos especuladores. Vamos desejar que os juízes saibam identificar a honra, e decidam em favor do verdadeiro futebol e da paixão de uma base de adeptos.

43 comentários :

  1. Muito bom artigo, obrigado!!!

    https://frenteleoninaacredita.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Epah muito bom mestre. Eu já tinha aberto esse artigo, mas como sou preguiçoso não me apeteceu ler em italiano.

    Depois disto fui aos 3 pasquins e nem uma referência. Depois fui ao google e nada em português.

    Incrível como quando se toca em assuntos sensíveis para o lado lampião ou fruteiro as pessoas nem lhe tocam.

    É isto que me causa um nojo indescritível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu italiano também é muito fraquinho, Diogo... Ainda consumi bastante tempo a traduzir o que foi escrito... mas entre o google translate e um dicionário online italiano/inglês, penso que consegui fazer uma tradução minimamente fiel... :)

      Eliminar
  3. Nem o visao de mercado, que está na linha da frente da "imparcialidade" e da chico espertice, consegue tocar neste assunto. Quando é para malhar no Bruno fazem posts de 20 parágrafos, agora que é para desmascarar o lixo que por cá anda nem lhe tocam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não leio o Visão de Mercado com tanto seriedade de outrora. Viu-se bem que também destilam uma espécie de ódio contra o nosso Presidente. Não se entende, tendo em conta que este tem lutado pela transparência e contra a corrupção. Depois acho engraçado de que eles são super "imparciais" mas é como dizes, para malhar no BdC não há mãos a medir. Cada transferência, cada contrato, cada acção da SAD, põem tudo em causa. E que é sempre "um tiro no escuro". O que é curioso é que na verdade o BdC têm acertado em muita coisa, muita coisa mesmo. Mas disso, onde deveria ser dada alguma credibilidade, já não falam. Se formos a ver outros presidentes, igualmente com carisma popular (ou não), nem se pia. Depois uma coisa que me irrita pessoalmente são os comentadores, cegos só dizem o que lhes convém. E depois temos os moderadores que também vão censurando o que lhes convém. Lembro-me de ter tentado postar cerca de 2 ou 3 comentários, um deles deveria falar disso mesmo, da imparcialidade, e não autorizaram. Enfim, tá como tudo em Portugal.

      E por isso meu amigo, para mim, a Visão de Mercado deixou de ter credibilidade. Só há uma coisa que lhes reconheço competência, a rapidez no anúncio de notícias, e a verdade é que nunca falham!

      Continuação de um EXCELENTE trabalho MdC.

      Deveria (obviamente) de ter uma coluna no jornal do nosso Sporting

      Eliminar
    2. a mim aconteceu a mesma coisa, até comentava regularmente, mas desde a entrada do Bruno eles mudaram o tom. Deixei de comentar porque me censuravam comentários a meio de discussões sem qualquer tipo de insulto ou provocação e aos outros passavam alguns muito mais ofensivos. Eles gostam é do "continuem o grande trabalho, são os melhores, sem vocês não conseguia viver". Caguei para aquilo e comecei a mandá-los para o caralho.

      Houve uma situação em que me censuraram um comentário neste post http://visaodemercado.blogspot.pt/2014/11/nani-nao-fiz-mal-ninguem.html e depois vem um anónimo (assinou como silvarinni) responder de forma retardada (não sensurada) ao mesmo comentário que não passou mas que pela resposta eu vi que ele tinha lido. Até mandei um email para eles a perguntar que merda foi aquela, ao que eles me responderam para não lhes fazer perder tempo.

      Nunca mais comentei e vou lá ler aquilo quando o rei faz anos

      Eliminar
    3. Só vai lá quem quer. Para mim continuarão a ser um bando de ressabiados anti-Sporting. Só falta mesmo é o "cli na pu"; os primeiros comentários são sempre incendiários e os textos, para além de por vezes não terem pés nem cabeça, são muito mal escritos.
      Há muito tempo que não visito esses azeiteiros e ainda estou são.

      Eliminar
    4. Obviamente e tudo uma cabala contra o bruno. Na tasca do cherba e que a serio

      Eliminar
    5. O visão de mercado já era...tal como alguns aqui disseram só la vou ver as noticias!
      Nisso ainda são bons no entanto destilam um ódio visceral a BdC!
      Nunca lá faltei ao respeito a ninguém e já fui censurado ene vezes sem razão aparente! No entanto permitem comentários incendiários aos meninos bonitos de lá!
      É lixo!

      Eliminar
    6. O Visão de Mercado é obviamente um blog de benfiquistas...

      Mantém uma clara postura de ataque ao Sporting, criticando fortemente tudo o que faça Bruno de Carvalho, tenta manter a todo o custo a ideia viva que o Sporting é inferior a Benfica e Porto, (tudo atitude de lampião ressabiado) e depois há também outro indício que é a forma hipocrita com que censuram comentários bem elaborados e depois permitem outros comentários que possam provocar a clubite de outras pessoas...

      usam a conversa de terem que censurar comentários por faltarem ao respeito, mas não passa de conversa, eles censuram todos os comentários que destruam a argumentação que venha num artigo, ou até comentários bem elaborados que possam causar ataques de nervos a auto-estima do clube deles (o Benfica)

      È proíbido elogiar-se a formação do Sporting, experimentem fazer comentários a elogiar a formação do Sporting, vão ser censurados!

      E por outro lado torna-se ridículo quando frequentemente fazem artigos especializados a falar de jogadores da formação do Benfica como sendo grandes jogadores do futuro etc etc..

      Desconfio que muitos dos utilizadores patéticos que por la andam são eles apenas disfarçados, não se deve ligar muito, porque obviamente há pessoas que tentam usar os blogs para descarregar toda a sua frustração, e note-se o Benfica é bi-campeão, mas é um bi-campeão de tal forma "forjado" e fraco, que isso não lhes atenua o sub-consciente e por isso sentem a necessidade de atacar muito o Sporting e principalmente BdC

      A contratação de Jesus foi uma paulada que levaram...

      Eliminar
    7. Se e um bi-campeao assim tao fraco por que a razao a contratacao do jesus e uma paulada?
      Curem-se la dessa mania da perseguicao ou limitem-se a tasca do cherba

      Eliminar
  4. «Siamo tutti sportinguisti. Dobbiamo esserlo»
    in http://www.calciomercato.com/news/lo-sporting-elogia-il-nostro-pippo-russo-948394

    Parece que a admiração é reciproca...

    Mas estão com medo da justiça ?! Ou será que temem que a justiça não seja 'justa' ?!

    Wait and see ou se preferirem...
    Aspetta e vedrai !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oporto&Doyen FC fan boy?

      Vou "esperar para ver" todos estes adeptos dos (A)fundos de investimento a rabiar no dia em que os Nélitos abalarem e lhes deixarem os Clubes (ou o que sobrar) e as dívidas.

      Olhando para o percurso financeiro do Oporto, não falta muito.

      Wait & see!

      Eliminar
    2. Olha o Costa, esse exímio comentador de outros blogs.
      Curioso que quando é para falar mal, o Costa aparece. Seja bem vindo.

      Eliminar
    3. Costa, eu acho que é refrescante ver alguém a escrever qualquer coisa que fuja às doutrinas dos Delgados, dos Josés Manuéis Ribeiros, dos Ribeiros Cristóvãos, dos Ritas, dos Daniéis e dos Pratas. Pena que tenha que ser alguém lá de fora... Mas quem não gostar do que foi aqui escrito tem IMENSAS opiniões por onde escolher.

      Eliminar
  5. Seria interessante que a pretexto de uma qualquer circunstância do processo, por ex. questionar a credibilidade das testemunhas, se conseguisse obrigar à divulgação dos investidores por trás do testa de ferro da doyen. Creio que ficávamos a perceber melhor porque é que godinho, pinto da costa e vieira são tão lestos a testemunhar contra o SCP, directamente ou através dos seus lacaios.

    ResponderEliminar
  6. Excelente artigo é pena que por cá não se leia nada semelhante, à CS portuguesa só interessa listar o nome de todos os que vão testemunhar contra o Sporting … nada sobre o processo e as reais razões de tudo isto!

    É bem mais fácil apontar o dedo a Bruno Carvalho, e pintar a imagem de conflituoso quando na realidade o que se pretende é defender o Sporting, e um futebol mais limpo de certos interesses dúbios. Houve por exemplo tanta curiosidade em saber de onde veio o dinheiro para contratar Jesus e não há nenhuma curiosidade em saber quem é a Doyen, de onde vem o dinheiro deste fundo e quais as suas ramificações pela Europa.

    Passam completamente á margem um processo que poderá ter impactos profundos no futebol mundial, tal como aconteceu por exemplo com a “Lei Bosman”.
    Tal como é dito no artigo “Vamos desejar que os juízes saibam identificar a honra, e decidam em favor do verdadeiro futebol e da paixão de uma base de adeptos”.

    ResponderEliminar
  7. Fantástico, MdC. É partilhar até à exaustão...

    ResponderEliminar
  8. O Sporting vai perder este caso no tribunal e tudo o resto interessa pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juiz do TAS com premonições?

      Ou simplesmente lã-pião Belfodido?

      Eliminar
    2. os neo-corruptos estão de pito aos saltos à espera da decisão a favor dos donos

      Eliminar
    3. Errado. O que verdadeiramente interessa é que andas nos blogs do Sporting a ameaçar bloggers de morte.

      Eliminar
    4. Nonameslb Cão que ladra não morde!

      Eliminar
    5. Mas isso resolve se bem!
      Ameaçar alguém de morte é crime!
      Basta o dono do blog " Leoninamente querer apresentar queixa e este miserável está bem lixado!
      Da minha parte ajudo o nosso camarada no que for preciso e posso servir de testemunha!

      Eliminar
    6. Vais enfiar a cabeça onde quando o Sporting vencer esta disputa

      ou pelo menos ter que indemnizar a Doyen num valor muito mais baixo que os 20 milhões que eles pretendem? vais enfiar a cabeça onde?

      Eliminar
    7. Veremos. Não será por falta de apoio do Porto e do Benfica, isso é certo. De mãos dadas até aqui.

      Eliminar
  9. Verdadeiro serviço público leonino!!!
    Parabéns MdC pelo excelente blog e pela pertinência dos textos e abordagens aqui feitos.
    Já partilhei no meu FB, pois isto tem de ser lido pelo maior nº de pessoas possível.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Excelente trabalho mais uma vez!

    Assim se vê como o Sporting vai sendo visto lá fora, por quem não tem interesses em ser a favor deste ou daquele. Foram os ingleses, agora são os italianos e vai-se continuar a arrastar, até fazerem ver a este país de atrasados de merda, que o que realmente importa no futebol é o espectáculo... transparente!

    ResponderEliminar
  11. Grande MdC.... esta foi de mestre :)!

    Brutal era sabermos quem são as testemunhas do SCP.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, não podemos saber porque a Doyen quis que as audiências não fossem públicas. Transparência é mesmo algo que não lhes assiste. De qualquer forma têm andado a mandar cá para fora quem são os seus honrados defensores. Incoerências...

      Eliminar
  12. olha parece que em Espanha começam acordar .....http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=955807

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de rir ler os comentários a essa notícia!

      SL

      Eliminar
    2. Os comentários no site do Record são de utilizadores de pessoas que trabalham lá. Reparem que são sempre os mesmos. Aquele sistema de "likes" também está aldrabado. Existe uma clara manipulação de opinião em favor de um certo clube que todos sabemos qual é.
      Vivemos na era podre da informação. Blogs como este do MdC valem ouro.

      Eliminar
    3. Já tinha lido, Carlos. Tema para post de amanhã. Um abraço.

      Eliminar
  13. Artigo que apenas conta factos, neste artigo não existe nenhum facto que seja mentira, e no entanto aqui em Portugal ninguém teria coragem de fazer um artigo destes porque as verdades apesar de escancaradas a frente de todas as pessoas "Doyen" a 2/3 da população...

    A imprensa em Portugal está corrompida da cabeça aos pés, pertence a grupos de capital e de informação e que estão ao serviço de grupos de interesse nas quais se inclui naturalmente os grandes "players" do futebol em Portugal, Vieira, Pinto da Costa, Jorge Mendes, Joaquim Oliveira, enfim toda um conjunto de mafiosos que montaram "estruturas" de influência ao longo dos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade, Ricciardo... Um abraço.

      Eliminar
    2. Os Sobrinhos e que sao serios. 5,7 mil milhoes desviados do bes angola

      Eliminar
  14. Vejam isto, é de virem lágrimas aos olhos
    https://www.facebook.com/1501739620037662/videos/1630318623846427/

    Espero que este senhor regresse um dia ao clube para ensinar os putos a jogar à bola dentro de pouco tempo

    ResponderEliminar
  15. Tenho que mandar um mail ao Pippo Russo para lhe explicar direito o apito dourado. Acusar somente um clube, num ano em que o FCP foi campeão europeu e que os jogos pelos quais é acusado resultaram em dois empates, sabendo nós que vários outros presidentes e dirigentes também foram apanhados a escolher árbitros, é injusto.

    ResponderEliminar