segunda-feira, 6 de julho de 2015

A entrevista de Jorge Jesus

Muito boa a prestação de Jorge Jesus na entrevista à SIC Notícias. A qualidade da entrevista em si foi fraca - há que dizer que a presença de Manuel Fernandes, António Simões e Rodolfo Reis apenas atrapalharam -, mas não deixaram de ser reveladas algumas informações interessantes:
  • Pelo menos 2 jogadores da equipa B do ano passado farão parte do plantel principal
  • Serão contratados entre 3 a 5 jogadores
  • O Sporting jogará em 4-4-2, à semelhança do Benfica, mas com os devidos ajustes em função das características dos jogadores
  • Danilo Pereira era um jogador efetivamente pretendido por Jesus, mas a sua perda não é crítica por se tratar de uma contratação para precaver uma futura saída de William no futuro (subentende-se portanto que o plano passa por William permanecer esta época)
  • Bryan Ruiz já estava a ser negociado pelo Sporting quando Jesus entrou
  • Gostava de ter Van Wolfswinkel, mas há outros pontas-de-lança à sua frente na lista de prioridades
  • William tem características que lhe permitirão render mais em campo já esta época

Mas aquilo que mais me satisfez na entrevista foi a forma como Jesus se posicionou face às perguntas que lhe iam sendo feitas - algumas claramente com o objetivo de encontrar divergências entre treinador e presidente. Jesus não fugiu a nenhuma pergunta incómoda e em todas revelou-se 100% comprometido com a estratégia do clube: avaliará todos os jogadores disponíveis, defendeu a posição do Sporting em relação ao sorteio dos árbitros, referiu que cabe apenas a Bruno de Carvalho decidir se quer ir ou não para o banco de suplentes, indicou que as principais decisões relativas à formação do plantel e estrutura passam por ele, mas que a palavra do presidente é soberana, e que o historial do clube obriga a que o Sporting se assuma sempre como candidato ao título.

Resumindo: Jesus comportou-se como jogador de equipa (ou seja, como elemento de uma estrutura), sempre defendendo a posição e interesses do Sporting nos mais diversos assuntos. E fê-lo sempre com naturalidade e convicção - nenhuma das suas declarações pareceram forçadas.

Curiosamente, esta entrevista aconteceu poucas horas depois de o Sporting confirmar a rescisão de Marco Silva por mútuo acordo. Espero que o nosso ex-treinador tenha tomado notas em como deve ser a postura de um técnico face a perguntas incómodas: deve responder sempre de acordo com os interesses do clube.

Independentemente disso, espero sinceramente que Marco Silva tenha todo o sucesso nesta nova etapa da sua carreira.

via canal de YouTube Fernanndo00