sexta-feira, 10 de julho de 2015

Desconstruindo uma notícia desestabilizadora

No momento em que escrevo este texto ainda não vi a capa d' A Bola para sexta-feira, mas José Manuel Delgado revelou o conteúdo no programa A Quinta da Bola:


Não sei se a notícia terá ou não um grande destaque na capa - calculo que sim -, mas tem todo o aspeto de ser uma notícia sem fundamento, e que tem como objetivo desestabilizar o jogador. É muito pouco provável que o Real Madrid esteja interessado em William Carvalho. E um dos participantes no programa, o jornalista André Pipa, acabou por explicar por que motivo essa transferência não faz sentido:


E pergunta quem me lê: mas por que motivo é que se trata de uma notícia para desestabilizar? Não poderá haver um fundo de verdade? Bem, o mesmo André Pipa já tinha explicado, com a ajuda de António Simões - também jornalista de A Bola -, os méritos subjacentes à bomba que Delgado revelaria minutos depois:


Deve ser inédito: o diretor adjunto anuncia uma notícia cuja sustentação é colocada em causa por dois jornalistas da casa no próprio programa...