segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Benfica e a regra dos 15

Foi ontem publicado mais um artigo tremendamente oportuno de Pippo Russo, para o Calciomercato, que vem na sequência das recentes vendas de Cancelo e Cavaleiro e que usa como ponto de partida a ridícula capa do jornal A Bola de ontem. O artigo original pode ser lido aqui: LINK.

Sinto vergonha alheia pelo que o jornal A Bola já foi no passado. Quanto ao resto da imprensa, referirem que os dados aqui identificados já eram conhecidos do público não é desculpa para não falarem no assunto. Mesmo não havendo provas, há certamente as conclusões que podem ser retiradas usando o bom senso de quem conhece como funciona o futebol e alguns dos seus atores. E o facto de esta ser uma situação em que ninguém minimamente esclarecido porá a mão no fogo pela veracidade dos números anunciados, será certamente motivo suficiente para quem de direito debater e investigar estas relações tão estranhas e convenientes.

Deixo de seguida o artigo traduzido (admito algumas falhas pois o meu italiano é fraco, mas tive muito cuidado para tentar capturar o sentido das palavras). Para ler, reler e refletir - começando pelos benfiquistas.



Sistema Mendes: o Benfica e a regra dos 15

O toque de Midas. A primeira página da edição desta manhã de A Bola não deixa margem para dúvidas sobre a capacidade do Benfica em formar e vender os seus próprios talentos. Uma caprichosa montagem fotográfica mete em primeiro plano o presidente encarnado Luís Filipe Vieira e algumas das figuras produzidas no Seixal, o centro desportivo do Benfica também conhecido como Caixa Futebol Campus. Essa academia, segundo a história contada pelo mais benfiquista dos três diários desportivos portugueses, tornou-se numa espécie de reserva dourada para o clube, que de há um ano para cá esteve ocupado a vender os melhores produtos do viveiro. Daqui vem a explicação para o "toque de Midas" de que A Bola fala, apregoando na primeira página os nomes e os valores desta suposta bonança e, como se tivesse necessidade de cair no exagero, afirma ainda que "o Benfica é um caso de estudo mundial".

E aqui os colegas portugueses meteram verdadeiramente os pés pelas mãos, porque preferiram passar a mão pelo pelo à nação benfiquista e ao Estado Maior encarnado, mas deviam também ter mantido uma certa moderação ao representarem a realidade das coisas. Especialmente quando se faz referência a metade da verdade e se omite a outra metade da história. É certo que ninguém pode contestar o que uma das legendas refere ("Diamantes do Seixal já renderam mais de 75 milhões de euros"), mas não se olha para a outra parte da história e às perguntas que se impõem: por que motivo, sem exceção, os nomes e os valores envolvidos nestas transferências são sempre os mesmos? E os mais de 75 milhões recebidos serão realmente o melhor que conseguiram arranjar? 

É precisamente olhando para o outro lado desta questão que os recentes negócios do Benfica assumem realmente o título de "caso de estudo mundial". Um pouco como aquilo que aconteceu com o Porto há três meses, cuja propaganda exaltava os 700 milhões de receitas encaixadas nos últimos onze anos graças à venda de jogadores. Felizmente existiram análises oportunas como a que foi feita por Enrico Turcato para o site da Eurosport a contar o outro lado da história (LER AQUI). Ou, para aproveitar os mesmos termos já usados aqui, para revelar a outra metade da verdade. No que diz respeito ao Benfica, o outro lado da história nem necessita de um grande trabalho de investigação. Em vez disso, basta referir dois elementos: a presença pouco discreta de Jorge Mendes e dos seus clubes de confiança, e a bizarra utilização do montante de 15 milhões (ou o quer que seja) como o preço que fechou as transações. 

E daqui voltamos ao nosso Midas: o presidente Vieira. Ou seja, o presidente de um clube que, segundo o que foi revelado no início de junho pelo Jornal de Negócios, é o "campeão da dívida". Uma crise que se tornou mais séria desde o verão de 2014, com o colapso do Banco Espírito Santo, que para além de ter constituído o Benfica Stars Fund (fundo de investimento a quem o Benfica cedia percentagens dos direitos económicos dos seus jogadores) era também acionista do clube. E na verdade continua a ser acionista enquanto Novo Banco, que é a entidade renascida das cinzas do BES graças a uma vigorosa injeção de dinheiros públicos. Há que acrescentar que alguns dos problemas dos incidentes do BES também envolveram o presidente Vieira, exposto pela sua empresa Promovalor. É neste contexto que Jorge Mendes aparece e coloca à disposição a sua rede de clubes e alianças. A primeira fase ocorre em janeiro de 2014, numa altura em que o BES ainda não tinha declarado bancarrota, e como tal as finanças do Benfica eram consideradas "dores normais". Nos últimos dias do mercado de inverno de 2014 o clube encarnado cedeu o atacante brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno e o jovem médio André Gomes (um dos "diamantes do Seixal"). O comprador é o fundo de investimento Meriton Capital, propriedade do singapurense Peter Lim, que negociava a compra do Valência e, sobretudo, sócio de Jorge Mendes no fundo Quality Sports Investment (LER AQUI). Curiosamente, os dois jogadores acabaram por ficar até ao final da época no Benfica. Viriam a ser transferidos para o Valência ainda antes de Peter Lim ter concluido a sua ascensão no clube espanhol: uma cedência dos "seus" jogadores como prova de confiança, quase como se fosse uma garantia. Quanto aos valores, 15 milhões foi o custo de André Gomes, enquanto Rodrigo custou 30 milhões. O total foi 45 milhões, ou seja, 15 milhões por 3. Este último cálculo não é nenhum pretensiosismo da minha parte, mas apenas uma recorrência curiosa. 

Depois chegou o verão de 2014, altura em que o estouro do BES coloca o Benfica e Vieira em estado de emergência. E quem chega para resolver o problema? Jorge Mendes, obviamente, que facilita a transferência de um dos "diamantes do Seixal", o guarda-redes Jan Oblak, para o Atlético Madrid (LER AQUI). Este é um dos clubes campeões do mundo em TPOs. O preço é 16 milhões, o valor da cláusula de rescisão. E mais uma vez estamos muito próximos da tal cifra fatídica. O mais estranho na transferência de Oblak é que, poucos dias depois da venda, Luís Filipe Vieira vê-o ser oferecido de volta (LER AQUI). Oblak devia ter mesmo muita utilidade para os colchoneros. De qualquer forma, depois de um começo lento, o guarda-redes esloveno acabaria por conquistar a titularidade no Atlético. Mas as manobras feitas por Mendes na zona do Seixal no verão de 2014 não se ficaram por aqui. O super-agente conseguiu de facto pôr as mãos em três dos jovens mais promissores: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro. Os três foram emprestados com uma cláusula de compra já fixada. Conseguem adivinhar o valor? Exatamente, 15 milhões de euros cada. Os três são enviados para clubes de chancela mendesiana: Bernardo Silva para o Mónaco, Ivan Cavaleiro para o Deportivo La Coruña e João Cancelo para o Valência. De notar que os treinadores de Mónaco e Valência têm como agente Jorge Mendes: tratam-se dos portugueses Leonardo Jardim e Nuno Espírito Santo. Este último não tem nada a ver com o banco falido, apesar de a coincidência de nomes ser curiosa. Como se saíram os três jogadores emprestados? Muito bem, Bernardo Silva. Suficiente para alimentar a dúvida sobre se o Benfica não o terá dispensado demasiado cedo e a um preço bem inferior daquilo que poderiam ter obtido se o tivessem deixado amadurecer na sua equipa. Os outros dois ainda não se revelaram ao nível do seu colega, mas também no seu caso a pergunta se aplica: o brilho do ouro de Midas é realmente tudo aquilo que conseguiram arranjar? Ou não ficaria melhor descrever-se como um anúncio de "compro ouro", com um vendedor aflito e um comprador capaz de fazer o preço pretendido? Falta dizer que no final da época o Benfica viu os três saírem definitivamente. O Mónaco acionou a opção por Bernardo Silva e levou também Ivan Cavaleiro, enquanto que o Valência acionou a opção por João Cancelo. Os valores? O que podemos ver na primeira página de A Bola são respetivamente: 15,75 milhões, 15 milhões e 15 milhões. Um disco riscado. Que promete continuar tocar a mesma música durante muito tempo. É que o Mónaco já recebeu por empréstimo outro "diamante do Seixal", Hélder Costa. A cláusula de compra já está definida. Por quanto? Vamos ver se adivinhamos. 

E não vai acabar aqui, porque o Benfica já contratou três jogadores ao Rio Ave, o clube mais mendesiano de todos (LER AQUI). Tratam-se de Ederson, Diego Lopes e Hassan. Todos da zona Mendes. Hassan foi devolvido devido a problemas cardíacos, enquanto os outros dois não são propriamente reforços indispensáveis ao Benfica.

P.S.: nas últimas semanas o Mónaco foi protagonista de uma transferência muito desagradável para o Milan: aquela que levou Geoffrey Kondogbia para o Inter. Uma leitura credível dessa história fala numa desfeita de Jorge Mendes aos seus inimigos da Doyen Sports Investment. Mas sabemos como é, o Milan é sempre um clube com quem devemos manter boas relações diplomáticas, coisa que Mendes tem bem presente. Daí que nas últimas horas se tenha concluído uma negociação reparadora: os monegascos compraram El Shaarawy, apesar do seu desastroso currículo recente. Valor do negócio: 2 milhões pelo primeiro ano de empréstimo e opção de compra para o próximo ano de 14. 16 no total, dos quais 15 vêm da venda de Ferreira Carrasco do Mónaco ao Atlético. Será que na Liga TPO roda sempre o mesmo dinheiro?  

79 comentários :

  1. +1 um dado sobre as supostas vendas do Cancelas e do Cavaleiro não temos nenhum comunicado à CMVM que comprove esses valores, do Mónaco também não embora do Valência na altura tenha havido uns zunzuns acerca do valor da aquisição (os tais 15 M€).

    A questão que deixo é não teria o SLB de comunicar à CMVM as vendas !? O valor de 15M€ pelo que sei é superior a 5% do capital da SAD do SLB como tal de acordo com o artigo 248º, n.º. 1, do CVM as mesmas deveriam ser alvo de um comunicado.

    Não havendo comunicado não percebo que se dê como certo estes valores e deles se façam capas de jornais .... mas isso sou eu :).

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Grande serviço publico, primeiro os jornalistas italianos que fazem o jornalismo que por cá se recusam a fazer, preferem bater punhetas ao querido líder Kim Orelhas II, e segundo ao MdC que nos brinda uma vez mais com um excelente serviço de tradução.

    PS: Pena é que o Cherba na sua tasca tenha copiado todo o texto ao invés de colocar um link para mais um post magnifico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está lá o link.. bem como o texto integral, para os preguiçosos !

      Eliminar
  3. Mestre, agradeço a tradução do texto.
    A capa de ontem da Bola é das coisas mais ridículas de smp. Que elogio tão bacoco e despropositado...o nível a que se desce.

    Como parece claro, isto anda tudo à volta do Jorge Mendes, dos clubes que ele patrocina e dos treinadores que lá coloca.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia... As farmácias tratam de vocês. O Sporting tem cláusulas de rescisão modelo e o Benfica tem cláusulas de venda modelo. 15M...Quem quer quer... Quem não quer não leva.
    Ps. Claro que sei que foi um empréstimo do Mendes... Que foi de 30,45,60 e agora é de 75...Vai atualizando a vontade de freguês. Aziados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes a realidade vai apanhar-te a ti e aos teus camaradas encarnados.

      Ainda vamos ver um clube recém-criado, o Benfica 1904, a pedir o relvado de Alcochete para disputar os distritais.

      E será que servem maçã hidratada na Carregueira?

      Eliminar
    2. Eu só não percebo porque é que contínuas a vir aqui. É que eu por exemplo estou me a cagar para os blogs do Benfica.

      Essas posições básicas hão de encontrar muitos defensores nos blogs das papoilas. Não estarás lá melhor enquadrado?

      Eliminar
    3. Os aziados não somos nós, são vocês, porque é que vens para aqui mandar postas? Não te deram atenção quando eras criança, foi?

      Eliminar
    4. Este Troll profissional não desgruda.
      Baza....

      Eliminar
    5. Sim valdemar... essa corversa já a ouço a muito tempo e no entanto quem chegou ao ponto de não conseguir pagar nós sabemos quem foi!
      PM: este blog é sobre o benfica. A prova: 2 posts lançados as 08:00 am... o post sobre o sporting tem 0 (ZERO) comentários! ZEEEERRRRROOOOO.

      Eliminar
    6. Se estás perfeitamente tranquilo com as contas do teu clube, então porque é que sentes necessidade de vir aqui auxiliar a realidade (ou o que tu consideras ser) com argumentação?

      Eliminar
    7. Porque o post é sobre o Benfica e convém desmontar argumentações falaciosas. Caso não tenhas dado conta eu comento aqui todos os dias, logo não tenho necessidade... tenho gosto em comentar aqui, sendo que considero este um dos melhores blogs sobre futebol (pelo autor).
      O post das 08:00 am sobre o sporting foi apagado? Ninguém se interessou? E é isto um blog sobre o sporting?

      Eliminar
    8. nuninho martins Já andas por aqui vermelhudo FDP ? Trata-te BURRO VERMELHO FDP

      Eliminar
    9. LOL

      "Porque o post é sobre o Benfica e convém desmontar argumentações falaciosas. "

      Com esta argumentação queres convencer quem !?

      "Bom dia... As farmácias tratam de vocês. O Sporting tem cláusulas de rescisão modelo e o Benfica tem cláusulas de venda modelo. 15M...Quem quer quer... Quem não quer não leva. "

      "Sim valdemar... essa corversa já a ouço a muito tempo e no entanto quem chegou ao ponto de não conseguir pagar nós sabemos quem foi!"

      "Markovic foi para onde? Matic foi para onde? Só as vendas para Inglaterra é que contam? O mangala ri-se de ti..."

      "Um pseudo trabalho que apenas versa sobre o valor das claúsulas. Mas o Benfica não é livre de colocar as cláusulas que quiser? Vocês não colocam 60M no tanaka etc...?"

      Esquece lá isso de "desmontar" responde só a esta pergunta que é clara penso eu:

      "A questão que deixo é não teria o SLB de comunicar à CMVM as vendas !? O valor de 15M€ pelo que sei é superior a 5% do capital da SAD do SLB como tal de acordo com o artigo 248º, n.º. 1, do CVM as mesmas deveriam ser alvo de um comunicado."

      Aguardo pacientemente ... queixas-te sempre de o pessoal não discutir, tens aqui a tua última oportunidade da minha parte obviamente.

      Eliminar
    10. Essa questão dos 5% já foi aqui debatida imensas vezes e já todos chegaram a conclusão da inexistência desse limite de 5%. É possível consultar o Código dos Valores Mobiliários na seguinte página: http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legislacaonacional/CodigodosValoresMobiliarios/Pages/T%C3%ADtulo-IV-Negocia%C3%A7%C3%A3o.aspx?v=
      em sitio nenhum do artigo 248 fla em 5% de alguma coisa.

      Está desmontado... os 5% são má informação de quem neles fala! Já sei que como não é a resposta que gostava de ler vai tentar dar a volta, mas o link está ai... quem quiser consultar que consulte...

      Eliminar
    11. Nuno e Sergio então têm que ir olhar os dois para a ultima entrevista do director Financeiro do Benfica (Domingos soares de oliveira) onde refere explicitamente que o Benfica apenas têm de informar transferências superiores a 5% por cento do Activo da SAD , 20 MILHÕES. E que abaixo deste valor o Benfica apenas o faz quando quer.

      Nuno já aqui tivemos esta discussão e na altura te tinha dito isto dos 20. Ora agora foi confirmado pelo nosso Director Financeiro não sei achas isso má informação.

      Eliminar
    12. Ok Tiago tinha a ideia que seria o capital social (que é de 115M€).

      Obrigado pela informação.

      Nuno,

      Já tinha lido em vários sitios a questão dos 5% mesmo em alguns documentos relativos a comunicados de SADs (as SADs têm regulamentação própria) se voltar a encontrar a lei especifica que define o "limite" terei todo o gosto de a referir.

      SL,

      Eliminar
    13. Tiago... acho! Eu sei o que leio e entre algo que é dito por alguém ou o regulamento que eu consigo ler acredito no regulamento e não em palavras. Quando escrevi que era má informação estava a pensar nessas palavras do dso... não que eu saiba mais que ele, mas enquanto não vir um regulamento em que esse valor dos 5% esteja expresso vou pelo regulamento que consigo ler. Se alguém me mostrar que estou errado trocarei nesse mesmo instante de opinião, pois eu não tenho opinião segundo as cores mas de acordo com princípios e um deles é respeitar as leis e regulamentos (não as inventar).
      Sérgio... ok... pelos vistos você não é daqueles que afirma só porque afirma. Conforme disse ao Tiago, quando me mostrarem um regulamento que diga isso eu troco imediatamente de posição, porque a minha posição é fundamentada no regulamento! O pessoal não discute... tem crenças fundamentadas grande parte das vezes no que dizem os seus clubes e tornam isso dogmas! Basta ver a troca de opiniões acerca do jj e do maxi... trocam de cor e as opiniões mudam!

      Eliminar
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. com as receitas a 200 milhões ano podem contornar a divulgação pública da rede jorge mendes.

    As receitas são inflacionadas pelas vendas ficíticias de jogadores sem mercado e por isso pode-se continuar a negociar na sombra.

    Que um clube portugues 2 vezes campeão nacional não consiga vender os seus melhores jogadores nos melhores clubes de inglaterra só tem uma explicação: há aldrabice e das grandes!

    JMendes é acionista, avalista, investidor, credor, assessor da SAD? Tem a palavra a CMVM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Markovic foi para onde? Matic foi para onde? Só as vendas para Inglaterra é que contam? O mangala ri-se de ti...

      Eliminar
    2. acho muito bem... continuem a acreditar nessa mentiras todas.

      Eliminar
    3. Noticia de ontem da marca, hoje divulgada nos jornais pt... Benfica maior abastecedor da liga espanhola! onde encaixas isso na tua teoria? Só para Inglaterra é que conta? Mangala continua a rir... e aparece fernando!

      Eliminar
    4. Nuninho,

      Um dia vais ter uma desilusão (ou não, depende se estás aqui em plena inocência ou em plena campanha).
      Clubes que vendem bem e por muito dinheiro não têm por hábito ter de vender os seus melhores activos para pagar as contas, ter de pedir empréstimos obrigacionistas, avançar VMOC's...são coisas que, como dizer, são antagónicas.

      Como falo também com benfiquistas inteligentes e que sabem questionar e que percebem que tais coisas não colam, o tema deste assunto não é o teu benfica mas a sim a instrumentação que uma direcção faz apenas em seu proveito de organismos e comunicação social. Isso devia-te preocupar, mas desde que vão ganhando uns campeonatos a coisa disfarça.

      Eliminar
    5. Digo te o mesmo que ao Valdemar... essa conversa já ouço há muito tempo e no entanto quem não conseguia pagar era o clube dos gestores de top e honestos. Benfica e vmoc's? tem juizo. Empréstimo obrigacionista foi para pagar um emprestimo do novo banco com taxas superiores... já te disse tantas vezes o mesmo e tu insistes! Melhores activos para pagar contas? Estás a falar do liedson? O Benfica tem de vender para pagar o investimento em jogadores e os juros dos empréstimos... mas paga! As vendas não fazem parte do negócio do futebol? Mais uma vez... tem juizo e arranja novos argumentos porque esses não têm ponta por onde pegar.

      Eliminar
    6. Não tenho percebido estes comentários que referem o Benfica e VMOC´s, quando o único clube com VMOC´s é precisamente o Sporting.
      Devem saber de alguma coisa que o resto da malta não sabe.

      Eliminar
    7. Deve ser a proxima fantasia que o sporting vai tentar passar acerca do benfica. Mas depois quem é desonesto intelectualmente são os benfiquistas que passam aqui.

      Eliminar
  6. não faz nenhum sentido os clubes cotados em bolsa não divulgarem as transferencias de ativos que fazem... espero que o Sporting não o faça.

    ResponderEliminar
  7. MdC gosto muito do teu trabalho, devo dizer que fazes um excelente trabalho todos os dias mas tens aqui um grande handicap nos comentários, podia haver mais discussão se fizesse uma limpeza. Acredita que perdes muito por teres sempre aqui os mesmos palhaços. Os que querem discutir coisas sérias aqui ficam de pé atrás porque normalmente aparecem os mesmos de sempre para sabotar a conversa.
    Espero que alteres este pormenor, vais ver que terás uma maior afluência à caixa de comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discutir coisas sérias seria mandar postas de pescada sem contraditório? Sabotar a conversa não... as teorias do mundo da fantasia!

      Eliminar
    2. +1 Estou farto destas personagens que aqui vêm aqui parar!

      Não se tratam de ser do benfica ou do porto (porque também há os que saibam discutir e acrescentar algo à discussão)...já não paciência para estes doentes que vêm para aqui grunhir!

      Eliminar
    3. Desculpa lá mas discordo.

      O mestre tem a tenda aberta para todos.

      Cabe-nos a nós não dar troco aos verme-lhuxos.

      Que pouco a pouco até afastam os poucos benfiquistas e portistas que aqui apareciam.

      Eliminar
    4. São os profissionais de serviço nos blogues sportinguistas.

      Uns duplicam comentários consecutivamente tal é a vontade de serem o centro das atenções, como um tal de Pedro Nuno, enquanto outros, como este Nuno Martins tem já 18 comentários apenas neste post.

      É obra!
      E de trolls profissionais sem dúvida.

      Eliminar
    5. Lourenço este Nuno Martins por exemplo é um king troll, ele torna-se sempre o centro das atenções, desvirtua constantemente o tema de conversa e manda larachas de trolha sem qualquer conteudo. Acho que se devia repensar esta situação. Este tipo de trolls não merece estar num blog onde o conteúdo da informação é verdadeiramente discutida.

      Eliminar
  8. Um pseudo trabalho que apenas versa sobre o valor das claúsulas. Mas o Benfica não é livre de colocar as cláusulas que quiser? Vocês não colocam 60M no tanaka etc...? Ora vejamos o raciocínio:
    "Os valores? O que podemos ver na primeira página de A Bola são respectivamente: 15,75 milhões, 15 milhões e 15 milhões. Um disco riscado." Quando umas linhas acima tinha dito "Os três foram emprestados com uma cláusula de compra já fixada. Conseguem adivinhar o valor? Exactamente, 15 milhões de euros cada. " Realmente está tudo provado... é um esquema... empresta com clausulas de 15M e vende por 15M... é negociata... é o mendes!
    "O preço é 16 milhões, o valor da cláusula de rescisão. E mais uma vez estamos muito próximos da tal cifra fatídica." Agora o Benfica vai começar a colocar clausulas de acordo com a vontade desse jornalista! 60M serve? ou então 45M "15 milhões por 3". Parece mesmo que não pode "É que o Mónaco já recebeu por empréstimo outro "diamante do Seixal", Hélder Costa. A cláusula de compra já está definida. Por quanto? Vamos ver se adivinhamos. " LFV cuidado, não ponhas clausulas de 15M, porque se for 15M é negociata.
    ó pá... tenham paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, acho estranho ainda ter que explicar a diferença entre uma cláusula de rescisão e uma venda efetiva. Uma cláusula de rescisão não tem qualquer ligação com o valor da venda de um jogador, é apenas um mecanismo que permite ao clube ter um controlo adicional do momento de saída do atleta.

      O valor da venda de um jogador é aquilo que um clube está disposto a pagar por ele. Não funciona por escalões nem por tabela. Depende de inúmeros fatores, entre os quais o desempenho desportivo é o principal. O potencial é outro. E a força negocial de cada uma das partes.

      Eliminar
    2. Mestre, não gozes com o autismo, que é uma doença.

      Eliminar
    3. nuninho martins FDP Já andas por aqui vermelhudo FDP ? Trata-te BURRO VERMELHO FDP

      Eliminar
    4. Mdc não sei onde falei em clausulas de rescisão neste comentário? Falei acima comparando clausulas de compra em empréstimo e clausulas de rescisão no sentido de quem quiser comprar ou rescindir... paga! Quem falou nisso foi o jornalista ao querer colar também o oblak (que rescindiu com clausula paga e não com irá pagar a clausula) ao tema. Mdc agora não convém lembrar as palavras do lfv "há para lá umas clausulas"? Se é emprestado com clausula de venda de 15M?
      Repare que até o único jornalista honesto do mundo diz "A cláusula de compra já está definida. Por quanto?"! Ora se já se sabe até qual a clausula qual será o valor que será comprado caso o seja? O valor da clausula! Qual é a duvida tão grande? Depois se quiser compra, se não quiser não compra, sempre de acordo com o que você refere sobre o mercado... mas o artigo nem discute se são valores justos ou não, e até defende que o bs vale mais "Muito bem, Bernardo Silva. Suficiente para alimentar a dúvida sobre se o Benfica não o terá dispensado demasiado cedo e a um preço bem inferior daquilo que poderiam ter obtido se o tivessem deixado amadurecer na sua equipa."
      Tudo que o artigo ataca é o facto de ser sempre 15M... mas simultaneamente diz que as clausulas são desse valor!

      Eliminar
  9. Parabéns, adeptos do circo do mestre.
    Por ajudarem os coitados.

    Já deram, pelo menos, 4 € ao troll (acho que são 50 cêntimos por resposta)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo, Lourenço. Há uma diferença em relação a outros como aquele triste que ameaça de morte bloggers do Sporting, esse sim, que não merece respostas. Estes merdas, trolls profissionais ou não, vêm para aqui com uma agenda que passa por branquear tudo o que eles vêem como crítica ao benfica e minorizar e ridicularizar tudo o que tem a ver com o Sporting. Se deixamos passar as mentiras e manipulações que vão fazendo, estão a conseguir o que pretendem. É a tal história da mentira muitas vezes repetida, o B-A-BA da propaganda. Vê a quantidade industrial de meias verdades, branqueamento e desonestidade intelectual que este merdas infeliz do Martins vomitou nos últimos comentários. Mesmo que deteste dar-lhe troco (a minha filha de 5 anos tem uma argumentação mais inteligente e intelectualmente desafiadora) acho que não podemos deixar passar. SL.

      Eliminar
    2. Sim... eu é que debito meias verdades. Alguém que questiona transferências apenas pelo valor é que está certo!

      Eliminar
    3. Pois, ferenc. Tenho ideia completamente contrária.

      Acho que o Mestre tem direito a ter tenda aberta para todos

      A merda que os idiotas debitam cheira menos mal se não lhe mexermos.
      E sem resposta cansar-se-ao mais depressa..

      E nós, adultos (SCPguistas) temos de fazer o que normalmente se faz às criancinhas parvas (carnidenses) que só querem atenção (ou cães) que é ignorar.

      O que está, infelizmente a começar a ocorrer, é o mesmo que aconteceu na tasca.
      Por bom que seja o Mestre ter muitas visualizações e comentários, porque o seu trabalho e este blogue merecem-no, posts com 100 comentários em que mais de metade não é discussão válida verdadeira é apenas contra argumento idiota não são bons.

      O que vai acontecer é o pessoal começa a fartar-se e deixa de comentar.
      Alternativamente, o mestre pode usar lápis azul mas além de lhe dar mais trabalho, parece-me que vai contra o ideia que tem.

      Cabe-nos, a nós pais (SCPguistas), fazer alguma coisa, que é não fazer nada. Fazer um esforço de não dar troco.

      Não é fácil. A. Prova vê se aqui todos os dias.

      Fica à consciência de cada um.
      A mim, a merda que eles debitam já nem me incomoda o cheiro,pois soa pagos ou apenas idiotas. E eu com Idiotas não discuto, eles ganham sempre.
      Se são pagos, também não interessa discutir, eles ganham sempre pois o objectivo deles não é o debate mas sim a provocação

      Eliminar
    4. Não estou a falar contigo, mas só para mostrar ao que vens:

      Branqueamento: 'Essa questão dos 5% já foi aqui debatida imensas vezes e já todos chegaram a conclusão da inexistência desse limite de 5%'. Mas quem disse isso não foi uma fonte ligada ao benfica? E não te perguntas porque se informou da venda do Bernardo Silva e não do Cancelo ou do Cavaleiro?

      Desviar as atenções para o Sporting: 'essa conversa já ouço há muito tempo e no entanto quem não conseguia pagar era o clube dos gestores de top e honestos'.

      Tentativa patética de manipulação: 'O post das 08:00 am sobre o sporting foi apagado? Ninguém se interessou? E é isto um blog sobre o sporting?' Queres que o pessoal questione o dono do blog por fazer o que entende? Vai mas é pró caralho (pardon my french, MdC). Ele que apague o que quiser que ninguém tem nada a ver com isso...

      I rest my case. Não vales um caracol...

      Eliminar
    5. Lourenço,

      Concordamos em discordar. A decisão de moderar comentários é do MdC, que na casa dele faz o que entende. Nem a minha opinião sobre isso é relevante.

      Pessoalmente, não me faz sentido deixar esta gente reles perpetuar a sua propaganda e desonestidade de forma impune (leia-se, resposta). Quem cala, consente, e se há alturas, em que não merece resposta ou o silêncio fala mais alto, outras há em que é obrigatória.

      SL.

      Eliminar
    6. Se leres o meu comentário sobre essas palavras do dso vês que eu tenho opinião diferente da dele. E isso seria branqueamento em quê?
      Desviar atenções... então vocês estão cheios de moral armados em conselheiros que o benfica vai acabar e que os benfiquistas tem de abrir os olhos e não querem ser confrontados com a realidade? Se houve alguém que esteve perto de entregar a chave foi o sporting, apesar desse discurso paternalista de os outros terem de abrir os olhos! Mostrar a realidade é desviar atencões... ok.
      Vocês acusam nos de vir cá quando os posts com comentários são sobre o nosso clube? Dois posts colocados a mesma hora e qual é que teve comentários? O sobre o benfica! Depois acusam nos de virmos ate ao blog!!! e constatar isso é manipulação! Tal como termos uma besta que só sabe insultar mas como é lagarto tá tudo ok... os benfiquistas porque não dizem amén as vossas teorias da conspiração e fantasias devem ser moderados! à la coreia do norte! mas eu é que manipulo.

      Eliminar
    7. Blá blá blá whiskas saquetas. 'E não te perguntas porque se informou da venda do Bernardo Silva e não do Cancelo ou do Cavaleiro?' Deve-te ter passado esta...

      'Se houve alguém que esteve perto de entregar a chave foi o sporting, apesar desse discurso paternalista de os outros terem de abrir os olhos'. Nós abrimos, tu só não abres porque não queres.

      Vocês só não desceram de divisões porque a Ministra das Finanças da altura aceitou acções não quotadas em bola para garantia de pagamento a dívidas ao fisco e segurança social. Que tal esta para 'entregar a chave'? Tens um ex-presidente na cadeia. Tens outro presidente criminoso condenado. Que tem uma dívida de 600M € a um banco intervencionado pelo Estado. Que bloqueou estatutos para se eternizar no clube. Que enriqueceu durante o seu mandato como presidente até se tornar um dos homens mais ricos do país. Os sócios do Sporting expulsaram a antiga direcção, no fundo, por incompetência. Qual é a tua realidade, ò merda?

      O meu problema é tipos como tu, que atacam/ contra-atacam por defeito, manipulando e mentindo sem piedade e sem qualquer sentido crítico para o que se passa no benfica. Seja por estupidez ou submissão, gajos como tu não são benfiquistas. São os cães de guarda de um sujeito que (e volto a repetir) é um criminoso condenado. Que tem uma dívida de 600M € a um banco intervencionado pelo Estado. Que bloqueou estatutos para se eternizar no clube. Que enriqueceu durante o seu mandato como presidente até se tornar um dos homens mais ricos do país. Que te enfia mentiras pelo cu acima e tu curtes.

      Já te disse uma vez: Insultos fazes tu à inteligência dos outros, permanentemente. Se parares, seguramente os outros também param. Mas és demasiado estúpido (e queixinhas e manipulador) para entenderes isto. Oops, mais um insulto...

      Eliminar
    8. Sim... Passou me... Respondi ao inicio do parágrafo... Ja tive essa discussão contigo. Queres voltar ao mesmo?
      Essa da ministra das finanças é bastante próxima do entregar a chave... Felizmente já não estamos assim. Aliás esse exemplo só me dá razão... Ao tempo que vocês andam com esse tom paternalista de nos termos de abrir os olhos e vê se o nosso ponto de partida e de chegada... E vê se o vosso.
      Já te disse que a vida privada do lfv não me interessa. E vocês com o sobrinho até deviam ter vergonha de falar do lfv. Achas que o Benfica chegou ao ponto que chegou por incompetência (partindo de não fechar por ministra aceitar ações para pagar dívidas)? Será que não dá para reconhecer que o Benfica está acima dos adversários de não em tudo em quase tudo? Só não está no vosso mundo em que os outros são todos mafiosos e estão todos contra o Sporting... Há algum ponto de vista que consigas dizer que o teu clube está melhor que o Benfica? algo concreto? Ui... Se calhar estou a manipular ao não aceitar fantasias.
      Eu não minto!! Pode custar ler uma opinião que não te diz que sim... Mas não me apontas uma mentira. Uma. Para ti insultar a inteligência é não concordar com as vossas teorias fantasiosas. Vocês pegam em 2 ou 3 factos e tiram conclusões que vos agradam para justificar o insucesso... Depois aparece alguém que diz que não é assim... Como não dá para defender a teoria diz se que insulta a inteligência.

      Eliminar
    9. Parei de ler quando comparaste um presidente eleito um sem número de vezes com um accionista minoritário da SAD do Sporting. Ou és estúpido, ou pensas que os outros o são. Em qualquer dos casos, só dizes merda.

      Eliminar
    10. Exatamente... Sem argumentos vem essa conversa.

      Eliminar
  10. Viera nosso

    Vieira nosso que estais no topo
    Glorificado seja o teu nome
    Venham a nós as tuas balelas
    Rouba à tua vontade
    Aqui em carnide, no Mónaco ou Milão
    cada dia, o circo e o pão
    Nos vais dando
    Perdoa as nossas desconfianças
    Que nós comemos tudo
    Não nos deixes cair na tentação
    E livrai-nos do bruno de carvalho

    ResponderEliminar
  11. Voces estao a ficar pior que os tripeiros.Agora quem esta obessecado sao voces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andas por aqui vermelhudo FDP ? Trata-te BURRO VERMELHO FDP

      Eliminar
    2. Carissimo Lampião,
      Primeiro queria chamar-lhe a atenção para o facto de ninguém estar "obessecado" com nada. Nem você, que tanto esforço faz por vir a um blog do Sporting todos os dias (só lhe faz é bem, é uma espécie de detox da sórdida condição lampiónica). "Obessecado", não é português, será talvez carnidense, mas português não é certamente. Chamo-lhe a atenção para o facto de que esse sublinhado a vermelho nas palavras, quando escreve no computador, não é um sinal de benfiquismo, é sinal de erro ortográfico (que, pensando bem, são quase sinónimos).
      Segundo, o meu caro lampião tem por certo uma obsessão (é assim que se escreve, voilá! Caso esteja a coçar a sua pequena e vácua cabeça, obcecado escreve-se como vê aqui) sobre este tema por parte dos Sportinguistas. No entanto, não me parece que nem o Pippo Russo, nem o Calcio Mercato, tenham uma agenda leonina ou anti-lampiã, aliás, e ao contrário da crença mítica e serôdia da grande nação encornada, o mundo está-se a marimbar para o Carnide. O que o mundo não se está a marimbar é para o tipo de negócios que estão a destruir o futebol e para o quais o Carnide e o Presidente Dumbo têm sido figuras de cartaz. Bem sei que isto é difícil de perceber para o meu caro amigo (afinal a sua dislexia não ajuda, como revelam esses ridículos NN invertidos), mas o facto é que um jornalista (que não é bem a mesma coisa que aqueles gordos de merda do panfleto publicitário EBola) italiano, que como se sabe vivem obcecados (viu como é fácil?) com o Carnide, achou que esta gestão genial, este toque de Midas, eram capazes de ser um intrujice. Até porque envolvem o JMendes e o Dumbo de bigode que, como se sabe, são garante de transparência e honestidade. Ou então em Itália eles nem dormem a pensar no Carnide, de tão obcecados (viu, viu?) que estão.
      Terceiro, tente perceber isto, grunhir, como vossa excelência faz diariamente aqui, uma série de alarvidades repetidas "ad nauseum" (desculpe estar a tornar isto tão difícil para si, é uma expressão em latim que quer dizer "até enjoar", como aquele cheiro fétido que sai da etar a que vocês chamam catedral. Aliás, catedral é um nome apropriado para um sitio onde se enganam muitas pessoas com histórias da carochinha) não faz com que a verdade deixe de ser esta. Mas há gente que acredita que é do maior clube do mundo, porque não iriam acreditar nesta patranha?
      Passar bem Sr.Lampião, deve ser triste, mas ao mesmo tempo uma tranquilidade viver assim, com meio cérebro funcional. Afinal Ignorance is Bliss (procure no google).

      Eliminar
  12. Muito bem Mr. GS, bem explanado

    mas lamento dizer, infrutifera..

    das duas uma, o NN invertido apenas houve bla bla bla de tudo o que nao seja propaganda dumbica ou , simplesmente, é pago para fazer estas tristes figuras...
    e nós ao responder-lhe directamente estamos a fazer duas coisas:
    - dar cabo de um post
    - dar $ à maquina propagandistica gabrielana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourenço o mdc fez um post sobre o teu clube e teve de apagar porque ninguém comenta! Porque não foste lá abrilhantar o post sobre o teu clube?

      Eliminar
    2. Não apaguei, já o tinha escrito antes e não me lembrei de o adiar para mais tarde quando acabei a tradução deste. Será novamente colocado às 14h.

      Eliminar
    3. Mdc não tem de dar explicações... qualquer que seja o motivo! Agora virem com essa estoria que os benfiquistas é que dão cabo dos posts... só se o seu blog fosse a coreia do norte... alguns gostariam.
      Um Abraço!

      Eliminar
    4. Nuninho martins filho de putanice...ainda cá estás meu grande FDP ?não nos largas a braguilha seu FDP vermelhudo .

      Eliminar
    5. Nuninho martins filho de putanice...ainda cá estás meu grande FDP ?não nos largas a braguilha seu FDP vermelhudo .

      Eliminar
    6. Grande abraço gurl... bicampeão!

      Eliminar
  13. "Mdc não tem de dar explicações... qualquer que seja o motivo! Agora virem com essa estoria que os benfiquistas é que dão cabo dos posts... só se o seu blog fosse a coreia do norte... alguns gostariam.
    Um Abraço!"

    Traduzindo, não me tirem o emprego

    ResponderEliminar
  14. Mais um excelente trabalho de investigação e divulgaçao, Mestre!

    Pesem os ceguinhos que não querem ver e teimam em estragar as caixas de comentários, e também pela paciência que tem para "os" aturar, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  15. Mestre, moderação nos comentários, pf. A poluição de comentários é tal que se perde a verdadeira opinião de cada um no assunto em questão, dois ou três page dw e desligo do post.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Mestre por mais um excelente post e pela tradução do artigo do Pippo Russo.

    É uma pena que não surjam jornalistas independentes em Portugal que façam este trabalho de pesquisa profundo.

    Além do Rui Santos, que de vez em quando se lembra de chamar a atenção para certos assuntos, abordando-os no entanto de forma muito superficial, não temos mais ninguém que queira confrontar os interesses instituídos.

    Que falta fazem uns wikileaks ao futebol português.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  17. Não ficaria nada surpreendido se daqui a uns 5/10 anos o Jorge Mendes, ou uma das suas empresas, fosse acionista de referência na Benfica SAD. É que por mais que tente entender estes negócios, não consigo perceber como é que o Benfica conseguiu vender todos estes jogadores por valores muito superiores aos preços praticados no mercado. Cavaleiro 15€? Cancelo 15€? Mas como? Isto não faz nenhum sentido. Então, numa altura em que o Benfica estava numa posição negocial enfraquecida porque precisava de dinheiro como de pão para a boca, o Mendes chega à Luz e empresta 45€ em troca de 3 jogadores da equipa B? Mas isto faz sentido na cabeça de alguém? 45€ é muito dinheiro! Há aqui algumas alguma coisa que não bate certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pelos vistos começa-se a descobrir a careca, Gustavo... o L' Equipe deu uma boa ajuda mesmo há pouco. Um abraço.

      Eliminar
  18. Pippo Russo deixa uma pista do que é o esquema dos 15 milhões na última frase. É sempre o mesmo dinheiro? É. Entra sujo e sai limpo. No benfica este esquema serve, além do propósito de lavagem, oculta temporariamente dívida e prejuízos, permitindo também dar uma imagem menos catastrófica da realidade. À semelhança do que se faz no porto nos últimos 15 anos, o dinheiro circula e volta a circular, mas o passivo não reduz e os lucros são raros. O esquema é simples: vende-se por 15, mas depois a diferença para a realidade (serão 50%, 75%, não sei) sai em serviços prestados por "empresas amigas", comissões a empresários em centenas de outras transferências e em todo o tipo de expedientes para pôr o dinheiro a cheirar a novo, fora do clube e na mão dos seus donos originais. Isto é tão simples que só não vê quem não quer. A melhor maneira de pôr o dinheiro a cheira a ariel é fazê-lo mexer, é um clássico. O futebol devido aos elevados valores que faz circular, com a agravante dos valores não obedecerem a critérios de mercado objectivos, é excelente para este fim. Um cancelo valer 15 milhões em futebol pode fazer sentido em muitas cabeças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dash, não tenho dúvidas que com a redução das comissões dos agentes para um máximo de 3%, essa "técnica" irá ser muito utilizada por determinados clubes. Em relação a este tipo de transferências, não sei se é possível. Falamos de valores demasiado altos para não levantarem suspeitas em rubricas de FSE's...

      De qualquer forma não devemos menosprezar a criatividade de certas pessoas...

      Um abraço.

      Eliminar
  19. Não ficaria nada surpreendido se daqui a uns 5/10 anos o Jorge Mendes, ou uma das suas empresas, fosse acionista de referência na Benfica SAD. É que por mais que tente entender estes negócios, não consigo perceber como é que o Benfica conseguiu vender todos estes jogadores por valores muito superiores aos preços praticados no mercado. Cavaleiro 15€? Cancelo 15€? Mas como? Isto não faz nenhum sentido. Então, numa altura em que o Benfica estava numa posição negocial enfraquecida porque precisava de dinheiro como de pão para a boca, o Mendes chega à Luz e empresta 45€ em troca de 3 jogadores da equipa B? Mas isto faz sentido na cabeça de alguém? 45€ é muito dinheiro! Há aqui algumas alguma coisa que não bate certo.

    ResponderEliminar