quinta-feira, 2 de julho de 2015

O dia do Sporting Clube de Portugal

À semelhança do que tinha acontecido no ano passado, o aniversário do Sporting foi muito bem aproveitado para enaltecer e difundir o sportinguismo e a grandeza do clube. 

Começou pela apoteótica apresentação de Jorge Jesus em pleno estádio. Bancada cheia de adeptos para aplaudir o novo treinador, que não escondeu a emoção após a homenagem feita ao seu pai e pareceu genuinamente satisfeito por estar a pisar aquele relvado (que, a propósito, precisa de trabalhos urgentes). Excelentes sinais, no sentido em que revelam um Jorge Jesus que vem motivadíssimo para continuar a deixar a sua marca no futebol português.

Pela noite dentro tivemos a II Gala Honoris, que apesar de não ter incluído nenhuma surpresa de última hora de grande dimensão, consolida-se como um evento que dignifica o nome do Sporting Clube de Portugal. É de realçar o facto de ser uma cerimónia que encoraja a presença de sócios anónimos. Respira-se sportinguismo, premeiam-se os heróis do ano do universo sportinguista, relembram-se figuras da nossa história - com destaque para a comovente homenagem a Miguel Galvão Teles -, e dão-se a conhecer nomes menos conhecidos das modalidades. E o momento dedicado a Martunis também foi emocionante.

Em relação às categorias mais mediáticas, aqui fica um breve comentário:

  • Jogador do Ano: Rui Patrício - foi a minha escolha, mas não sei se teria escolhido o guarda-redes caso Paulo Oliveira e Carrillo estivessem incluídos nos nomeados.
  • Revelação do Ano: Tobias Figueiredo - justíssimo. Foi o único dos quatro nomeados que foi testado ao mais alto nível, e os outros terão outras oportunidades de vencer o prémio num futuro próximo. É preciso não esquecer que Tobias foi lançado às feras e portou-se de forma brilhante numa fase complicadíssima da época que incluiu os jogos com Benfica e Wolfsburgo. O nível exibicional descresceu a partir da derrota no Dragão e perdeu a titularidade após a expulsão, mas o balanço geral é muito positivo.
  • Treinador do Ano: João de Deus - a categoria mais polémica foi também a mais divertida (com um alguma vergonha também à mistura) graças a uma gaffe causada por uma troca de envelopes. A escolha aceita-se. João de Deus pegou numa equipa psicologicamente de rastos e levou-a a uma segunda volta notável. A arrumação do plantel ajudou, mas há muito mérito do treinador. Se a ausência de Marco Silva dos nomeados se aceita devido aos regulamentos, não percebo a ausência de Luís Boa Morte - mesmo considerando as declarações que fez após a sua saída.
  • Equipa de Formação do Ano: Juniores C (Iniciados) - escolha natural em função do título nacional que conquistaram.
  • Modalidades: Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Atleta do Ano e Equipa do Ano: respetivamente para Gilberto Borges, Nuno Lopes, Ângelo Girão e equipa de hóquei em patins - um poker da modalidade inteiramente justo pela notável conquista da Taça CERS e uma época em crescendo que acabou por ficar bem mais próxima dos objetivos do que inicialmente se esperaria, dado ser o 1º ano do projeto.
  • Iniciativa do Ano: Sporting TV - um prémio que fica bem entregue a um projeto importantíssimo para o clube. No entanto, eu teria escolhido a iniciativa Sócio num Minuto, um gigantesco sucesso que recuperou dezenas de milhares de sportinguistas para o seio do clube. A Sporting TV teria muitas oportunidades de vencer no futuro. Gostaria também de ter visto nos nomeados a iniciativa das redes sociais do Sporting #VocêsSabemLá - a melhor hashtag de sempre.

54 comentários :

  1. Mestre, concordo com praticamente tudo no teu texto.
    Fazes uma pequena referencia ao relvado. Eu, 12 anos depois e após vários procedimentos falhados para fazer daquilo um relvado, já não tenho grandes esperanças que aquilo algum dia ok.



    Eu sei que este tipo já enjoa, mas para começar bem a manhã, nada como um video do Captomente sobre a apresentação do JJ:


    https://www.youtube.com/watch?v=UmNRIEdfvQs

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado que eu nunca vi um único programa desse gajo e nem sei como é que alguém perde tempo a ver isso para apanhar esses tesouros televisivos da treta. É de louvar a paciência de algumas pessoas

      Eliminar
    2. Eu também não costumo ver programas desse gajo e até quando ele comenta jogos de futebol como no caso da copa america, tento colocar o som o mais baixo possível.
      É mau demais, mas estes vídeos dão um certo gozo.

      Eliminar
    3. Eu vi esse momento do Rui Pedro Braz em direto... que aziado. O vídeo está fenomenal... vi-o ontem três ou quatro vezes enquanto dava a gala... :) Estou só à espera para ver se o Captomente o põe no blogue dele para fazer um post a apontar para lá. Um abraço.

      Eliminar
    4. Às vezes ele apenas carrega vídeos no youtube dele e nem faz posts sobre isso

      Eliminar
    5. Delicioso ! obrigado Captomente
      Ps : Ontem ainda ouvi uma teoria muito gira : "o guião de JJ foi mau, especialmente porque falar no leão adormecido, sem ver que tinha BdC nas costas" eheh.o que eles inventam !

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Nós talvez não vemos os programas desse lampião aziado mas há muitos sportinguistas que vêem e que de tanto levaram com estes martelos da propaganda das nádegas rubro-castanhas acabam por se convencer que estes fantoches é que estão certos.

      Eliminar
  2. Segundo o que vi algumas pessoas dizerem no forumscp, o relvado está naquele estado porque foi adicionada areia exactamente para reforçar e melhorar o relvado. Portanto acho que foi planeado que estivesse assim. No entanto não vi fontes que o confirmassem, embora também não as tivesse procurado. Mas foram várias pessoas a dizê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, kazylax, obrigado pela informação! Um abraço.

      Eliminar
  3. Porque e que voces nao festejam a verdadeira data de fundacao 8-5-1906?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Por causa disto:
      "
      Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal.

      Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade."

      Eliminar
    3. Nonamecoiso, porque é que VOCÊS n festejam a vossa verdadeira data de fundacao?

      Eliminar
    4. De facto, segundo o critério benfiquista e portista deveríamos festejar em maio... mas assim faz muito mais sentido.

      Eliminar
    5. Porque é que não pedes desculpa ao Álamo do Leoninamente por o teres ameaçado de morte?

      Eliminar
    6. Fogo... o homem faz uma pergunta lógica e sem segundas intenções e é logo atacado! Que complexo de perseguição.

      Eliminar
    7. Olha a cabeça, olha a cabeça, olha a cabeça do LAMPIÃO CONTINUA A INCHAR, CONTINUA A INCHAR….

      Eliminar
    8. O F. C. do Porto foi fundado em 1893, não existiam era adversários...

      http://paulobizarro.blogspot.pt/2012/09/1893-ou-1906.html

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. também gostei da gala mas a produção tem que ser muito,muito, muito melhorada.

    - troca de envelopes
    - microfones que não funcionam durante o início de uma música (em que o cantor não pode parar)
    - pessoas a desmontar o palco no fundo com um vencedor a agradecer (na televisão ficou péssimo)
    - a música que tocavam sempre que o vencedor acabava de falar parecia uma marcha fúnebre e que ao fim de 10 vezes já enervava)
    - o som dos instrumentos e do microfone de uma forma geral muito deficiente
    - a saída dos vencedores pouco organizada
    - alguma confusão nas pessoas sobre que espaço ocupavam nos pins de 75 anos (produção também é isto). a certa altura o presidente quase choca com a menina dos pins


    no entanto, um ponto muito positivo :

    a liberdade que os humoristas tiveram (incluindo apresentador) para fazer piadas com assuntos delicados e mesmo a "meterem-se" com o presidente e com o jesus
    - a melhor : Ppara o ano vai haver o prémio "sócio expulso do ano"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, do ponto de vista técnico houve de facto demasiadas coisas a falhar. Aquela dos envelopes foi engraçada mas é de um amadorismo que não se compreende.

      Mas aquilo é um evento de sportinguistas para sportinguistas, por isso está tudo bem! Que aprendam com os erros para não acontecer o mesmo para o ano. :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Não consegui assistir à gala mas já me disseram que aquele vídeo do João de Deus é montagem. Aconteceu mesmo aquela broa?

      Eliminar
  6. MdC

    Tenho uma pergunta a fazer a todos os sportinguistas,o que acham da entrada do Octávio Machado e do Manuel Fernandes para estrutura profissional do futebol ?.Com Vírgilios,Inácios a coisa não vai ser complicada ?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, vou tentar escrever sobre isso ainda hoje. Um abraço.

      Eliminar
    2. Acho que vamos ter muitas conferencias de imprensa deliciosas ;-)

      Eliminar
    3. Os benfiquistas acham que vai ser uma risada! É só o mdc ir buscar o otavio a falar do bdc na cmtv e irem reler o que escreveram a cerca de 10 meses sobre a vossa maior gloria viva que só queria mamar á pala do sporting (eu sei que vocês trocam de opinião de acordo com o que o bdc diz, mas... convém ter memoria).

      Eliminar
    4. Estou me cagando para os benfiquistas e outras espécies ....

      Eliminar
    5. O Sporting transformou-se num clube de pensamento único a imagem do contumil.
      Parabéns ao novo desputa esclarecido.

      Eliminar
    6. O que é que é um "desputa"?

      Eliminar
    7. Sim, sim. É tipo a Coreia do Norte...Até foi o nosso presidente, sócio dos três grandes, que alterou os estatutos para se eternizar no poder... E usurpou um número de sócio para se candidatar... Que vos manda para o caralho nas assembleias gerais... Que tem listas infindáveis de promessas demagógicas por cumprir...

      Eheheh

      Eliminar
  7. o Slimani devia ter ganho.

    A equipa de formação do ano podia ter sido os juniores do andebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aminhatvpifou, desportivamente concordo com a nomeação do Slimani, mas na minha opinião ele não merecia ganhar por causa da birra que fez no início do ano. Em função dos nomeados, fiquei contente por ter ganho o Rui. Um abraço.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Sim,é melhor descerem a terra.

      Eliminar
    2. Diverte te agora... quando começar a rolar voltas a hibernar como fazes todos os anos. Ate dava os parabéns pelo campeonato da pré época mas depois ainda o contabilizavas como titulo.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Tenham cuidado com as cossas cabeças lampiões.

      Btw, o maxi ainda ta desempregado?

      Eliminar
    5. Este nuno BOBBY TARECO é só AZIAAAAAA . Olha lá doente mental, perdes muito tempo com o Sporting ainda não viste que estás a ser GOZADO ? Coitadinho, nem tem tempo para ir a Praia. Espero que de vez em quando, tomes banho em casa….ou será que o ódio ao Sporting faz com que nem tempo tenhas para tomar banho…..É SÓ AZIA!

      Eliminar
  9. blá, blá, blá, blá.

    Com todo o tempo do mundo que vocêss têm para andar a comentar blogs alheios, sou levada a pensar que os lã-piões não passam, de facto, de parasitas que - ou vivem de biscates, esquemas e rendimentos mínimos ou não passam duns calões que não fazem nada durante o horário de trabalho...

    Tendo em conta a maturidade demonstrada nas vossas patacuadas, também se pode especular sobre a vossa idade (diria que, em média, terão uns 12 anitos) e assim já se justifica que, com as férias grandes, não tenham nada melhor para fazer (o que já de si revela um grande vazio existencial, mesmo na pré-adolescência) do que andar a mandar as bocas estafadas do costume...

    Sois uns tristes...

    ResponderEliminar
  10. Rute Rockabilly passas a vida no novo geração Benfica.
    Grande lata que tu tens fds!

    ResponderEliminar
  11. Rute Rockabilly passas a vida no novo geração Benfica.
    Grande lata que tu tens fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em NGB, o "postadeiro" Benfica by GB ainda continua com o rabinho assado. Dá-lhe as melhoras quando lá fores ;)

      Eliminar
    2. Mete-lhe halibut com a lingua pedro nuno.

      Eliminar
  12. podes crer que sim: gosto sempre de ler coisas novas sobre o técnico do MEU clube! É que caso não se apercebam do rídiculo... vocês passam mais tempo a analisar o Jesus do que o Rui Bitória... Engraçade, né?

    ResponderEliminar
  13. Mestre, foi uma festa bonita.
    Quanto ao #VocêsSabemLá, merecia ter estado presente nas nomeações, sobretudo por ser uma ideia brilhante (na qual tive o gosto de participar com o meu modesto contributo) de uma das pessoas que fez com que as redes sociais do Sporting sejam aquilo que hoje são.
    Parabéns para ele!

    ResponderEliminar
  14. Nuno Martins, então mas tu não eras o tipo que apenas defendias os ataques ao Benfica ou algo do género aqui no blog do Mestre quando te questionavam por estares sempre a intervir? Não me apetece agora estar a vasculhar no blog do Mestre qual Ricardo mas tinha ficado com essa sensação.

    Estas tuas respostas nada têm a haver com o Benfica:

    "Diverte te agora... quando começar a rolar voltas a hibernar como fazes todos os anos. Ate dava os parabéns pelo campeonato da pré época mas depois ainda o contabilizavas como titulo."

    "Os benfiquistas acham que vai ser uma risada! É só o mdc ir buscar o otavio a falar do bdc na cmtv e irem reler o que escreveram a cerca de 10 meses sobre a vossa maior gloria viva que só queria mamar á pala do sporting (eu sei que vocês trocam de opinião de acordo com o que o bdc diz, mas... convém ter memoria)."

    Para além disso comentários desprovidos de conteúdo que não acrescentam nada ao post que foi colocado e ao qual tu respondes, portanto respostas mais identificáveis como SPAM.








    ResponderEliminar
  15. Mestre, isto é off, mas aparentemente alguém se bufou:

    http://i.imgur.com/BoXfpwK.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já é interessante termos ficado a saber que o Antero é dono da empresa que fornece os serviços de segurança ao Estádio do Dragão... O Godinho Lopes aprova! :)

      Eliminar
    2. Será desta que engavetam o guarda Abel ? ou aquele segurança que em directo na TV empurrou um policia nas Antas ?

      Eliminar
  16. Diga-se que o apresentador da cerimonia no estadio e um velho conhecido meu

    ResponderEliminar
  17. Chama-se Sergio Tavares. O Jorge Botas nao faco ideia quem seja

    ResponderEliminar