segunda-feira, 13 de julho de 2015

O milagre financeiro do Sporting

Muitos falam num all-in do Sporting em função do investimento feito em Jorge Jesus e no reforço do plantel, o que me parece ser um perfeito disparate. E isso é facilmente comprovável pelo que o Cafageste escreveu na caixa de comentários do post de sábado:



Não existem milagres financeiros. Nem aqui, nem na China. Nem no outro lado da estrada ou ao pé da VCI!

O que houve no Sporting foi um investimento num treinador que se considera que poderá valorizar jogadores. Porque se o Sporting pudesse e andasse a esbanjar dinheiro:
  • cobria a proposta do fóculporto pelo Danilo
  • não andava vários dias a tentar contratar o Bryan Ruiz pelo menor preço possível, falando-se de um valor inferior a 2M de euros, quando o Fulham pedia 4M.
  • aceitaria sem problemas as exigências do Ricky
  • já teria fechado o Teo Gutierrez e o Douglas.

Dizer que o Sporting está cheio de dinheiro é falso. Investiu de forma diferente o pouco que tem. E o Jesus só ganhará os 6M se atingir os objectivos. E isso representará um encaixe superior para o clube!



Haverá no Sporting um efetivo aumento do orçamento, assumido pela direção, ditado pela inesperada oportunidade de contar com o melhor treinador que um clube português pode aspirar no momento. É evidente que existem riscos inerentes ao aumento do orçamento, mas avaliando pelas negociações prolongadas que têm havido para contratar os jogadores em que estamos interessados, esses riscos desaparecerão se o Sporting se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Falhando o apuramento, parece-me muito provável que o Sporting terá que vender alguém no mercado de inverno - como, aliás, o Benfica fez com Matic, Rodrigo, André Gomes e Enzo nas últimas duas janelas de transferências de inverno. A diferença é que ao Sporting bastará efetuar uma boa venda para voltar a equilibrar as finanças (e a tesouraria) da época.