segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ponto de situação do plantel

Depois de terem sido fechadas três contratações nos últimos dias e após ter sido feito o anúncio dos convocados para o estágio na África do Sul, parece-me um bom momento para fazermos um ponto de situação do plantel do Sporting.

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Azbe Jug

Partindo do princípio que Rui Patrício não sairá, a incógnita em relação aos guarda-redes passa por saber qual será o papel que Azbe Jug terá no plantel. Será que está pronto para ser o nº 2 após três anos e meio de utilização quase nula em França? O mais provável é que o esloveno acabe por transitar para a equipa B no final da pré-época. Depois de um ano a jogar, estará seguramente pronto para assumir o lugar de nº 2 - não esquecer que o contrato de Marcelo termina no final desta época.

Defesas direitos: João Pereira, Esgaio

A ausência de Miguel Lopes acaba por não surpreender atendendo às notícias insistentes de um possível empréstimo. Quer João Pereira quer Esgaio parecem-me dois jogadores que têm mais para oferecer ofensivamente do que defensivamente, o que faz sentido atendendo ao papel que Jorge Jesus gosta de atribuir aos seus laterais. Creio que estaremos um pouco pior do que estávamos com Cédric.

Defesas centrais: Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo, Naldo e Ciani

A lesão de Ewerton e a pouca experiência das alternativas levaram à contratação de Naldo e Ciani. Não conheço os jogadores nem faço ideia de quais serão os seus pontos fortes e fraquezas, mas se Jorge Jesus conseguiu fazer de Jardel um parceiro de defesa fiável para Luisão, estamos conversados em relação à capacidade que tem para criar centrais competentes - nomeadamente para o nível de competição que encontrarão em Portugal.

Espero que Tobias Figueiredo seja emprestado a outro clube da I Liga poucos dias antes de a janela de transferências fechar.

Rúben Semedo foi incluído na convocatória, mas segundo o que se tem escrito estará a ser testado mais para a posição de médio defensivo. Como defesa central, sendo tantas as alternativas, parece ter o caminho completamente bloqueado.

Defesas esquerdos: Jefferson e Jonathan Silva

Aqui estamos bem servidos e não há motivos para mexer. Será o ano da explosão de Jonathan?

Médios defensivos: William e Rosell

Com a lesão de William, arranjámos um problema para esta posição. Não me parece que se justifique a contratação de um jogador para os dois meses de competição em que William estará ausente, pelo que entre Rosell, Adrien, Wallyson ou - quem sabe? - Rúben Semedo terá que se arranjar uma alternativa que dê para os gastos.

Médios centro: Adrien, João Mário, Wallyson e André Martins

Assumindo que Adrien não será vendido, esta posição tem bastantes alternativas de qualidade. André Martins poderá não ficar no plantel, já que está a entrar no último ano de contrato.

Extremos: Carrillo, Capel, Gélson Martins, Carlos Mané e Iuri Medeiros

A renovação de Carrillo é para mim a primeira prioridade dos assuntos a resolver. Depois da esperada saída de Nani, seria preocupante não podermos continuar a contar com o peruano. Gélson parece estar a ser a revelação da pré-época. A permanência de Capel surpreende-me, já que me parece que não tem muito mais para oferecer à equipa e tem um salário demasiado elevado para o rendimento dos últimos dois anos.

Pontas-de-lança: Slimani, Montero, Tanaka, Bryan Ruiz e Teo Gutierrez

Cinco jogadores, dos quais apenas o argelino é um verdadeiro 9. Seria importante ter outro jogador com características semelhantes às de Slimani no plantel. Em relação ao lugar de segundo ponta-de-lança, não faltam alternativas. Aliás, são tantas que faz com que seja provável que Tanaka acabe por não ficar no plantel.

De fora: Miguel Lopes, Sarr, Slavchev, Labyad, Viola, Wilson Eduardo

Se a ausência da convocatória de Sarr, Slavchev e Wilson Eduardo não surpreendem, havia alguma expetativa em relação ao que Labyad e Viola poderiam mostrar a Jorge Jesus. Miguel Lopes e Viola já tinham o handicap de serem jogadores caros cuja eventual venda terá que ser repartida com outras entidades. Labyad será a maior desilusão, caso a sua ausência da convocatória não tenha a ver com questões físicas.

Aposta na formação?

Até ver, Esgaio, Rúben Semedo, Wallyson, Iuri Medeiros e Gélson Martins estão na luta por um lugar no plantel. Palhinha lesionou-se mas estava a ser uma das figuras da pré-época. E não faltará muito tempo até que Matheus Pereira tenha a sua oportunidade. A aposta na formação está boa e recomenda-se.