quinta-feira, 2 de julho de 2015

Só para esclarecer

Não há problema nenhum no facto de Rui Pedro Braz ser benfiquista. Antes assumir isso do que dizer que são do Casa Pia, Salgueiros ou do Carcavelinhos. É normal que alguém que goste de futebol cresça a apoiar um clube. O meu problema tem exclusivamente a ver com o facto de ser evidente a falta de isenção dos seus comentários. Posso dar outro exemplo semelhante: Ribeiro Cristóvão, que é do Sporting. Para mim estão ambos na mesma categoria.

Em contrapartida, por exemplo, penso que Rui Costa poderia dar um excelente comentador. Tenho uma vaga memória de o ouvir no passado e de ter ficado com uma boa opinião dele. Se calhar é disso que o comentário desportivo português precisa: mais antigos jogadores de prestígio que façam disso carreira, com preferências clubísticas bem definidas mas sem estarem preocupados com o facto das suas críticas ou elogios fecharem ou abrirem portas a oportunidades futuras. Pessoas cuja seriedade não se mede pelo ar convicto e circunspeto com que falam, mas pelo percurso que os levou até ali e pelo distanciamento que conseguem manter ao dar as suas opiniões. Aquilo que se vê tanto em Inglaterra, por exemplo.


20 comentários :

  1. tenho gostado do jorge andrade... a passagem pelo atlético deu pra descer à terra.

    ResponderEliminar
  2. Pois é Mestre e hoje assistimos a mais um decadente episódio de jornalixo nas nossas tv's e a uma grande classe de Bruno de Carvalho a responder às questões, aposto que se este género de questões fossem colocadas a dirigentes de outros clubes, esta "jornalista" provavelmente saía de lá com uns dentes a menos.

    Uma jornalista com uma folha cheia de questões de mera provocação redigidas por alguém com uma classe jornalistica à la Rui Pedro Braz em que serviu basicamente para esclarecer "nada" a quem viu a entrevista.

    "Jorge Dzejesus" e "Marcos Silva", por amor de santa..., a senhora percebe tanto de assuntos de futebol como eu de fisica quantica.

    Enquanto numa estação de tv fazem propaganda por um criminoso(Luis Filipe Vieira - https://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/10/luis-filipe-vieira-julgado-e-condenado-por-roubo/), na outra tanta-se rebaixar o Presidente do Sporting.

    E é isto o nosso Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Profundo....e verdadeiro. Detergente SIC, lava mais branco...

      Eliminar
    2. Esteve bem Bruno de Carvalho. Atento e sereno. A Judite enquanto entrevistadora esteve mal. Preocupou-se com assuntos demasiado batidos, podia ter perguntado pelo patrocinador...

      Eliminar
    3. Que mania da perseguição... Uma entrevista suave... Questões diretas sobre temas sem debate. Apenas a 1a questão e a do Otávio podiam ser entendidas como a pedir polémica. Parecia a medida para explicar com calma os temas que que convinha. Na 1a engoliu em seco, revirou os olhos e deu a resposta preparada... Aliás nem parece o mesmo... Não mandar nada e ter quem controle a sua forma de comunicar faz com que o bdc perca a piada. Nem sequer perguntou pela origem do dinheiro (não estou a afirmar nada mas a dizer que era uma pergunta pertinente)... Nem do patrocinador... Doyen, somague, Godinho tanto caso em tribunal e nem uma menção! Deixem lá a mania da perseguição...

      Eliminar
    4. Mdc em simultâneo com a mesma opinião... Só lhe falta mudar. Uma pergunta gira era quando o bdc estava a louvar o palmares do jj perguntar... Mas então o jj não ganhava só pelo colinho? E devolver a partir daí.
      Mas a moça está acabada... Os problemas pessoais 'acabaram" com ela.

      Eliminar
    5. Eu preferia que ela tivesse perguntado isso tudo- a Doyen, os processos em tribunal (mesmo que ele se fosse refugiar na necessidade de sigilo), o patrocinador - em vez das perguntas de merda com aquele ar provocador de quem está à procura da intriga. Porque isso sim teria interesse e não o 'então contratou o Manuel Fernandes depois de ter dito que foi o pior funcionário da história do Sporting?'

      Eliminar
    6. "Nem sequer perguntou pela origem do dinheiro (não estou a afirmar nada mas a dizer que era uma pergunta pertinente)... Nem do patrocinador... Doyen, somague, Godinho tanto caso em tribunal e nem uma menção! Deixem lá a mania da perseguição..."

      Lá está, estás a dar-me razão, uma entrevista mediocre e em que tinha como unico objetivo menorizar o Presidente do Sporting. Eram questões pertinentes mas que não foram colocadas.

      As que foram colocadas, não foram aprofundadas, demonstrando assim o total desconhecimento da jornalista por assuntos relacionados com futebol.

      Volto a dizer, BdC mostrou uma grande postura e respeito pela senhora, que na minha opnião não deveria estar a executar esta função devido aos tais problemas familiares que praticamente acabaram com ela.

      Eliminar
    7. Nuno, o Bruno de Carvalho não fez qualquer tipo de referência às arbitragens do Benfica este ano. Falou no ano anterior, nas arbitragens que prejudicaram o Sporting diretamente. Não está a ser incoerente.

      Eliminar
  3. Enquanto o Rui Pedro Braz não comemorar um golo do benfica em directo, continuará como comentador 'isento'. Quando for apanhado, a hipocrisia de quem o lá deixa estar acaba. E recompensa-o com um 'Trio d'ataque' qualquer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zona Mista com o Gobern e o Prata também não enganava ninguém...

      Eliminar
    2. Mas o Gobern ainda não tinha saído do armário. O Prata também precisa de se assumir. Nota-se que o rapaz está em tensão, em conflito entre o que é e o que quer mostrar à sociedade...

      Eliminar
    3. Realmente só falta exigirem um artigo no código a criminalizar quem seja do glorioso Benfica

      Eliminar
    4. Realmente só falta exigirem um artigo no código a criminalizar quem seja do glorioso Benfica

      Eliminar
  4. Estou compleatamente de acordo. Temos um bom exemplo em Portugal naquele programa em que estavam o Manuel Fernandes, o Simões e o Oliveira. Agora perdeu qualidade porque o Rodolfo é absolutamente insuportável.

    O problema é mesmo esse. ou se fazem programas convidando ex-jogadores ou até mesmo ex-dirgentes claramente ligados aos clubes ou então deixemo-nos de falsos independentes que mais não fazem que usar o seu tempo de antena para promover as agendas dos clubes ou empresários que lhes pagam debaixo da mesa.

    ResponderEliminar
  5. Voces nao gostam mesmo de nomeacoes,esta semana ja sao duas vezes,primeiro foi na Liga e ontem foi na gala o Treinador do Ano nao estava nomeado.Estao voces a fazer um pe de vento por Rui Pedro Braz quando teem a anos um Rui Santos que e o comentador mais lagarto da tv em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João de Deus estava nomeado, só que se enganaram no envelope e leram o nome dele numa outra categoria. De qualquer forma é inressante, e sintomático, que em vez de estares a ver o fellatio televisivo da SIC ao teu presidente tenhas preferido ver a Grande Gala do Sporting no nosso querido canal.

      O Rui Santos é um caso interessante. Muitos benfiquistas dizem que ele é lagarto, muitos de nós sportinguistas dizemos que ele é lampião. Uma coisa é certa: portista é que ele não é e isso, convenhamos, já lhe dá uma certa credibilidade.

      Eliminar
  6. Sobre a entrevista na TVI, teria sido uma boa oportunidade para Rui Pedro Braz brilhar :-)

    ResponderEliminar
  7. a judite nunca valeu a ponta de um corno como entrevistadora. não é de agora.

    mesmo nas entrevistas políticas, supostamente mais à vontade, fica-se sempre por questões de lana caprina.

    com tanta coisa pertinente e de resposta difícil para perguntar, optou por :

    - postura trucolenta
    - vai para o banco
    - os adjuntos foram proibidos de entrar
    - o sporting tem dois treinadores
    - a frase do octávio
    - a frase sobre o manuel fernandes
    - quanto é que ganha o jesus (esta merecia a resposta do futre - e tu manela ? quanto é que ganhas ?)
    - qual o presidente que vai ser expulso (a minha preferida)

    ResponderEliminar
  8. sobre a questão do post.

    concordo com o mestre. pode ter clube mas tem de o assumir.

    e são muito raros os casos de jornalismo imparcial.

    o freitas lobo, custos relatos de futebol não aprecio muito pois é muito lírico, foi dos únicos que eu não vi renegar o jesus.

    o carlos daniel, que eu até gostava e deixei de gostar depois de um post aqui (acho que foi aqui) a mostrar a dualidade de opinião sobre dois lances parecidos em jogos diferentes do sporting e do benfica, foi um dos que renegou o jesus.

    ResponderEliminar