segunda-feira, 10 de agosto de 2015

10 apontamentos sobre o jogo de ontem

1. Alguém se lembrou de que ontem jogámos sem William Carvalho e sem Nani?

2. Agora imaginem quando tivermos William no meio-campo.

3. Entrámos em campo com 7 titulares da época passada e com 4 reforços. Ruiz > Nani? Naldo > Ewerton? João Pereira > Cédric? Teo > Montero? Para já, e apesar dos excelentes indicadores dados pelos reforços, a diferença de qualidade individual não é assim tão grande que justifique por si só a melhoria do futebol praticado. Isto é sobretudo mão do treinador. E é tão evidente que é mão do treinador, que quem disser o contrário só pode ser desonesto - por motivos de azia ou de agenda. Aguardo com curiosidade as intervenções de certos comentadores nos próximos dias.

4. Mas as melhorias também são devidas a outro fator: não há nada como ter concorrência séria no plantel para elevar o rendimento dos jogadores. João Mário, depois de uma pré-temporada frouxa, reagiu da melhor forma possível à chegada de Aquilani com um jogo estrondoso.

5. O que estão à espera para comprar a vossa Gamebox? A escolha já não é muita, o momento para se tratar disso é agora.

6. Afinal a nossa pré-temporada foi bem planeada: o jogo com o Crystal Palace foi excelente para ensaiar a partida de ontem com o Benfica. O estilo do jogo não diferiu muito.

7. Octávio a fazer marcação cerrada ao 4º árbitro e ao fiscal-de-linha após o golo mal anulado. A mandar recados no final. Jesus a mesma coisa. Alguém imagina isto acontecer na época passada? Era uma evolução que se impunha. Nem Leonardo Jardim, nem Marco Silva, nem Inácio tinham perfil para isso, pelo que o peso acabava por ter que ser carregado sempre pelo presidente - com o conhecido desgaste de imagem que daí resultou.

8.

9. O Benfica perdeu, e quem deu a cara pela derrota? Rui Costa. Vieira, como é habitual, a esconder-se quando as coisas não correm bem.

10. Admito que é engraçado ver malhar em Rui #NotVitória, mas a verdade é que treinador precisa que lhe dêem jogadores que se enquadrem nas suas ideias de jogo. E Vieira não terá outro remédio senão abrir os cordões à bolsa, porque está à vista de todos a completa falência da estrutura sem o tal cérebro à volta do qual tudo funcionava. O betão não marca golos.

42 comentários :

  1. Exelente post MdC.

    Contudo será de interrogar quem irá sair do meio campo para a entrada do William Carvalho, é que depois do jogo de ontem as duvidas aumentaram sem qualquer duvida.

    A renovação de Carrillo deverá ficar para depois da entrada ou não na liga milionária, que ao não se confirmar a mesma, dificilmente se conseguira chegar para os valores pretendidos pelo jogador.

    Deu gosto ver que mesmo após nos terem anulado um golo " limpinho", de estarmos na frente do marcador, o desenrolar do jogo demonstrava sempre um Sporting mais perto do 2-0 do que o Benfica da respetiva igualdade no marcador, que apenas poderia acontecer como na época passada fruto de uma bola bombiada para a área e de um segundo ressalto.

    De realçar que o Sporting também quebra um enguiço, uma vez que já tinham passado 4 anos desde a ultima vitoria ao grande rival de lisboa, e que o JJ mantenha essa sua boa performance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que seja Adrien, AO... mas a verdade é que ainda é possível que haja uma venda de um jogador do meio-campo. Neste momento temos WC, Adrien, JM, André Martins, Wallyson, Palhinha, Rúben Semedo, Bruno Paulista e Aquilani para 2 posições.

      E de facto é um excelente sinal ter visto a equipa superar a adversidade da arbitragem. Revela uma solidez psicológica assinalável.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Acho que tudo se vai tudo compôr... Parece que o Wallyson vai ser emprestado a uma equipa da I liga. Faz sentido; o Semedo só conta circunstancialmente para 6 enquanto não houver mais ninguém. Com William, Paulista e Palhinha não deve contar para o meio-campo; o Palhinha deve treinar na A e jogar na B. Ficam 6 para 2 posições, mas pelo que se viu no final do jogo de ontem, pode haver jogos em que o 442 passa para 433.

      Mesmo assim acredito que saia alguém do meio-campo, ou por necessidade de encaixe (Adrien) ou porque está em final de contrato e não conta para o totobola (A. Martins).

      Eliminar
    3. Férenc, suponho que faça sentido colocar o Rúben Semedo no final do mês, a partir do momento que Palhinha ou Paulista estejam prontos para entrar na equipa. E Wallyson, estando tapado, precisa de facto de uma equipa de I Liga que no mínimo lute para ficar no meio da tabela.

      Eliminar
  2. Até o Rudolf do play-off já elogia o presidente do Sporting. As voltas que isto dá.

    ResponderEliminar
  3. nº6 - "vocês sabem do que é que eu estou a falar" :D

    ResponderEliminar
  4. Boas mestre esqueçeu se de um promenor JJ apesar dos poucos segundos lançou gelson Martins e ruben semedo e mane 3 substituiçoes feitase lançou 3 da formação pra pre epoca nao é mau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha feito referência a isso no post anterior, ballak. Um abraço.

      Eliminar
  5. No ponto 8, imaginem que estamos na época passada. O que faria Carrillo em vez de ir segurar a bola para o canto? Ia correr para a baliza, desesperado por marcar o 2º golo. Perdia a bola, contra-ataque, balão, confusão na área, golo às 3 tabelas dum central do benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Tiago. Quantas vezes desesperei no ano passado em jogos que ganhávamos por 1 golo e ainda tentávamos procurar o golo em vez de pararmos o jogo e segurarmos a bola...

      Eliminar
  6. Boas,
    Gostei do jogo, e gostei também de novamente, e desde que o Bruno de Carvalho foi para presidente do Sporting, de ver com outra expectativa (que não a derrota) os embates contra os rivais directos do Sporting.

    Abraços,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Filipe... penso que todos sentimos um outro tipo de tranquilidade ao vermos que a equipa a jogar de forma tão inteligente e coesa. Um abraço.

      Eliminar
  7. Gostei do comunicado(sob a forma de recado)do Bruno de Carvalho para os lampiões e para a comunicação social,falou curto mas grosso !...

    Temos o Octávio e o Jesus para falar dos bastidores e das arbitragens o que deixa o Bruno de Carvalho mais protegido.

    Ao Orelhas também não lhe deve interessar muito a supertaça uma vez que continuamos na pré-época !...o Rei Orelhas só fala à comunicação social quando ganha,é claro que os jornaleiros de serviço também o protegem pois viu-se alguém a tentar fazer-lhe alguma pergunta?,ou alguém mostrou interesse em fazer-lhe perguntas ?.

    Hoje temos 14 milhões mas é de melões quee esgotaram o Rennie nas farmácias!...é a vida e que se vão habituando !..hehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 14 milhões é um mito... a primeira página do correio da manha avança com o número real

      Eliminar
    2. Mestre

      Comunicado entre aspas,estou a referir-me de forma irónica aos lampiões que estão sempre a críticar os comunicados do Bruno de Carvalho...ontem também saiu um "comunicado" do Bruno e foi entregue pelo Carrillo na baliza do Júlio César.

      De resto nota-se uma diferença na política de comunicação por parte do Bruno de Carvalho.Ontem respondeu aos jornalistas com o resultado que tinha acontecido "o caminho faz-se caminhando" e os resultados da sua política estão a ser visíveis.

      Eliminar
  8. Boa tarde.
    Ponto 3... fundamental. Pena que ainda alguns benfiquistas não tenham dado conta... mas quem não vê futebol e só vê cores fica difícil explicar! Já perceberam agora como se dão as vendas milionárias? Quando começar o campeonato vão perceber como acontecem aqueles jogos em que parece que os outros não dão luta e como aparecem as expulsões contra os adversários e penaltis...Já há benfiquistas que falam em jogadores a correrem demais, conforme os outros andaram a falar 6 anos... quando não se percebe não se percebe!
    Ponto 10... a culpa é obviamente do treinador, em sentido contrário ao vencedor. Um treinador num mês faz melhorar os jogadores todos, outro faz piorar todos! Quais ideias? chutar para longe? Está lá o ederson!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, eu compreendo as vendas milionárias de jogadores como Matic, Enzo, Fábio Coentrão e Markovic, como me parece natural que façam bom dinheiro com Gaitan e Sálvio no futuro. Não compreendo as de Cancelo, Bernardo, Cavaleiro e até Rodrigo e André Gomes.

      Em relação às responsabilidades do treinador, com certeza que as há, mas ainda merece o benefício da dúvida. Não foi ele que definiu a pré-temporada (nomeadamente terem que estar a inaugurar um estádio num fuso horário muito diferente a 6 dias da Supertaça), tiraram-lhe Lima há uma semana e Mitroglou chegou apenas há dois dias...

      É verdade que o Benfica foi uma nulidade comparado com o que fazia no passado, mas não tenho grandes dúvidas que irá melhorar. Resta saber o tempo que demorará esse processo de melhoria...

      Eliminar
    2. Mdc todos esses a chegada foram acusados de algo... o matic chegou como negociata para reduzir o preço do luiz e encher os bolsos...enzo era para fazer equipa com 11 extremos e que não merecia hipótese de redenção... Coentrao era uma invenção e nem no Saragoça era jogador... Markovic vinha tirar o lugar a um português... E todos saíram como grandes vendas (claro que com acusações de lfv estar a encher os bolsos).
      Bernardo renovou e o Mónaco esta satisfeito... Cavaleiro é titular sentando el sharawy, cancelo titular, André Gomes titular... Todos bons negocios desportivamente para quem comprou! O que vou vendido por mais até é o que joga menos... Rodrigo. Se começarem a vender jogadores de qualidade o preço dos outros também irá aumentar. Ainda há dias o mancini falava de um jogador qualquer que dizia ele que se fosse só Porto custaria 35M... Ao final de um certo tempo os jogadores começam a ter um selo de qualidade... Aconteceu com vocês com algumas vendas após cr e nani... Depois as vendas principais começaram a falhar e as outras vieram por aí abaixo tipo bola de neve.
      Esteve num curso horário diferente? Ok... Mas esteve sempre nesse disso horário... Podia trabalhar o que quisesse. Não se dar 2 passes é do fuso horário? Meter um jogador que chega a 2 dias mostra bem que não tem ideias para treinar.. Se tivesse qualquer um estaria mais dentro das ideias e seria melhor opção.
      Vocês melhoraram com vercauteren? Domingos? Paulo Sérgio? Acho que depois de verem o que jj fez na era tempo de deixar de cair nessas esparrelas! Ou há ideias ou não. O jc ir bater livres ao meio campo após mês e meio? Se não treinassem não desaprendiam tanto.
      E há quem ponha as culpas em não haver reforços? Desaprenderam todos e a culpa é de quem?
      Pelo menos não questionou a parte dos penaltis e expulsões... Ja percebeu que o verdadeiro colinho eram os massacres.

      Eliminar
    3. Mdc este gajo vai continuar nisto? É preciso voltar a descer o nível?

      Eliminar
    4. Gozar com deficientes pode ser. Chamar 'trol' é que não...

      Eliminar
    5. J., se discordar do Nuno, mais vale ignorar ou contrapôr com outros argumentos...

      Eliminar
    6. Nuno, não me parece que iremos concordar na questão do Bernardo, Cancelo e Cavaleiro. Uma coisa é aquilo que rendem depois de contratados, outra é aquilo que já tinham provado antes. E ainda é cedo para sabermos se o Cavaleiro vai ter sucesso. Até o Postiga teve uma fase no Valência em que marcava golos a torto e a direito. :)

      Em relação à questão das melhorias, é evidente que nunca se sabe se um treinador será um flop ou não, e o Rui Vitória não está livre de ser um desses casos. É uma questão de esperarmos para ver... mas penso que ainda é cedo para tirar conclusões.

      Eliminar
  9. https://www.youtube.com/watch?v=7Lxqsu-7t1c&list=PLFtGl8pKKM7uFRYhCgXClLWuy1rbz3N67&index=54

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://atascadocherba.com/2015/08/10/imagens-que-dispensam-palavras/#comment-432351

      #nemcomcolinho

      Eliminar
  10. Cada vez que mostravam o banco do Benfica, via-se um indivíduo ao telemóvel, para quem é que ele estaria a telefonar, para Deus, a fazer queixa do seu filho, Jesus? Agora mais a sério, se o Benfica vender o Gaitan, e não se reforçar (e percebe-se os adeptos a gritarem para ficar), penso (e sem ponta de ironia), o Benfica é uma equipa muito debilitada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estavam em contacto com alguém numa zona do estádio com visibilidade diferente para o jogo.

      Uma espécie de torre do Lopetegui, vá.

      Resultou em pleno, como se vê.

      Eliminar
    2. Falava com o chefe da estrutura, como é óbvio.

      Eliminar
    3. O Raul José no Benfica andava sempre de auricular. Suponho que faça o mesmo agora.

      Eliminar
    4. Estão em contacto com elementos da equipa técnica com acesso a outro ângulo de visão e aos dados recolhidos informaticamente.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Estou a ver... pobre Eduardo Barroso... não vai aguentar 3 programas.

      Eliminar
    2. Acho que até o Serrão vai bazar

      Eliminar
    3. Os deficientes andam à solta.Para o deficiente Rui Gomes da Silva o Jorge Jesus já não presta pois nunca ganhou nada a não ser no Benfica.Agora o Eduardo Barroso vai ter de aturar aquela baleia.O Serrão ainda lhe vai dar uns cascos.Os dois suinos estão com a cabeça do tamanho de uma melancia.

      Eliminar
    4. Como qualquer não-benfiquista, abomino o RGS, mas o Pedro Guerra é todo um outro nível...

      Eliminar
    5. Qual dos dois o pior !...um clube que tem 14 milhões de adeptos apresenta estas duas sumidades !...o primeiro é um deficiente cheio de complexos,já o Pedro Guerra até teve acesso ao contrato que o Sporting ia fazer com o Mitroglu e sabe tudo o que se passa no Benfica,na tal famosa estrutura.O programa da TVI vai ter cenas explosivas.

      Eliminar
    6. A tralha(propaganda) que o gajo traz para os programas, parece uma garage sale aquilo.

      http://i.imgur.com/jHtrur1.png

      Lá conseguiram estragar um dos poucos programas deste género que até tinha algum humor.

      Eliminar
    7. Aí justiça lhe seja feita, vai preparado para passar a mensagem dele. Não faria mal nenhum aos nossos comentadores fazerem o seu trabalho de casa de uma forma um pouco mais completa...

      Eliminar