sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A arte de brazar a pílula

Novo Mais Transferências, mais um momento memorável de Rui Pedro Braz. Um dia depois de ter feito um malabarismo notável com os números dos gastos em aquisições de jogadores para demonstrar que o Benfica é o clube mais poupado dos três grandes, o comentador tentou ontem encontrar um enquadramento mais simpático para os injustificáveis 9M que o Benfica decidiu estourar em 50% do passe de Jiménez.

Nota: não coloco em causa que possa ser um excelente jogador, refiro-me apenas à avaliação excessiva que está a ser feita em função da sua prestação desportiva até à data desta transferência.

Costuma-se utilizar a expressão dourar a pílula quando alguém tenta suavizar uma notícia desagradável. As explicações em que Rui Pedro Braz se desdobrou ontem foram muito para além disso, e dourar a pílula acaba por ser insuficiente para as descrever. Talvez se justifique a criação de uma nova expressão que seja mais adequada: que tal brazar a pílula

O problema é que a arte de brazar a pílula não é fácil para ninguém, nem mesmo para o próprio Rui Pedro Braz. Ora vejam:


Não é fácil, de facto. Rui Pedro Braz esforçou-se mas deixou escapar vários disparates e mentiras que poderiam ter sido facilmente desmontados caso tivesse um jornalista / comentador sério ou melhor informado à sua volta. Nomeadamente nas seguintes afirmações:

1. Rui Pedro Braz diz que o jogador se desvalorizou 2 milhões de euros ao longo do último ano, referindo que o Atlético pagou 11M por apenas 50% do passe de Jiménez. É totalmente falso: o Atlético pagou 10,5M pela totalidade do passe, tendo posteriormente cedido 50% dos direitos económicos a Jorge Mendes por um valor que não foi revelado. Aliás, pode-se ver no Transfermarkt que Jiménez é a segunda maior venda de sempre do América. Por 10,5M e não por 11M + um hipotético valor que Jorge Mendes teria pago, segundo a versão de Rui Pedro Braz. Ou seja, o montante que o Benfica se comprometeu a pagar representa uma tremenda valorização do atleta que não encontra qualquer justificação no rendimento que teve em Espanha.


2. Rui Pedro Braz diz que em Inglaterra não há passes partilhados. Newsflash: no resto do mundo também deixou de haver passes partilhados para novos contratos desde o dia 1 de maio. O Benfica terá que negociar também com Jorge Mendes, a não ser que Jiménez chegue por empréstimo (num esquema semelhante ao de Rodrigo e André Gomes, que jogaram um ano no Valência como jogadores emprestados pelo Benfica). De qualquer forma, há qualquer coisa que não encaixa bem nesta transação e que terá que ser melhor explicada pelos responsáveis benfiquistas.

3. É ridículo que um comentador revele tanta atrapalhação a falar de direitos desportivos. Os direitos desportivos não são divisíveis ou partilháveis. Ou se tem ou não se tem. E quem os tem é o clube que pode utilizar o jogador nas competições. De qualquer forma é um assunto que não tem qualquer relevância quando o tema é a valorização ou desvalorização de um jogador.

(obrigado, @sportingloewe!)

36 comentários :

  1. Mdc apenas com base no facto de não ser permitido o tpo todas as notícias sobre esta transferência são especulação! Tão simples!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o benfica é sempre a especular. Sempre ouvi dizer que quem não deve não teme.

      Eliminar
  2. a famosa #estrutura# não passa dum camião de papagaios, jornaleiros e paineleiros... blá, blá, blá,blá!

    Como leoa, pessoamente, fico muito contente com esta aquisição desta "jóia"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, há que reconhecer que o Marketing e Comunicação do Benfica funciona muito bem. Têm uma autêntica legião de soldados prontos a passar a mensagem que lhes interessa. Mas há coisas que é impossível mascarar...

      Eliminar
  3. Agradeço ao Mestre de Cerimónias por mais esta pérola... Meu Deus! Que demagogia! Que cegueira!

    Tenho tido oportunidade de acompanhar os programas de comentadeiros e paineleiros deste época e fico assombrado com as figuras escolhidas para representar o Benfica: Rui Gomes da Silva, Pedro Guerra, José Nuno Martins, este Rui Pedro Braz... Representantes realmente (e por isso, talvez, muito bem escolhidos pela "estrutura") da forma de pensar geral da grande maioria dos Benfiquistas.

    Só há um problema. É que isto é televisão! Isto não são conversas de café. As pessoas têm que ser menos facciosas e, pelo menos, deixar os outros falar. O Pedro Guerra e o José Nuno Martins têm como forma argumentativa falar por cima das pessoas, estar a fazer comentários baixinho e repetidos enquanto qualquer outro comentador está a falar. Como é possível que os comentadores permitam este tipo de comportamento!? Tenho quase a certeza que o Pedro Guerra nao vai aguentar muito tempo no programa para onde foi convidado agora (ou, de contrário, saem Eduardo Barroso e Manuel Serrão). Este, coitado, é um moço de recados, também ninguém lhe liga sem ser para gozar. O José Nuno Martins jurei para mim mesmo que nunca mais o ouço (é nojenta toda a postura do homem e retórica geral)... Agora, pasme-se, o Rui Gomes da Silva vai ter uma crónica n'A Bola!

    Como é que dão tanta atenção a estes autênticos Goebbels da máquina benfiquista? Tenho orgulho em ser sportinguista, ser defendido, agora, por gente séria e que, pelo menos, não precisa de recorrer a armas sujas de argumentação para descridibilizar companheiros da mesma mesa. Nunca se ouve um sportinguista a cair na mesma estratégia suja... Viva o nosso clube!

    Saudações. Hei-de estar por aqui muito mais agora que descobri o seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo, o Benfica começou a colocar os pesos pesados a passar a mensagem. Pedro Guerra na TVI24, Rui Gomes da Silva n' A Bola, José Nuno Martins na SIC Notícias... a propaganda será mais forte do que nunca para tentar disfarçar outras coisas que não estão a correr bem... Um abraço.

      Eliminar
  4. Queria só dizer que o "Mais tabaco" é muito melhor com os esgares de riso em fundo.

    ResponderEliminar
  5. Ontem esta a ver isto e fartei-me de rir, Mestre não sei se percebeste mas ouvia-se o Dani a partir a moca a rir.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão dois programas em que o Dani goza literalmente com as invenções do Braz.
      Em breve será convidado a sair...

      Eliminar
    2. Acho que o Dani não se estava a rir pelo gozo de detetar as patranhas do outro, era mais porque não estava a perceber nada... :)

      Eliminar
  6. Gostei de ouvir o Braz, a propósito das renovações do João Mario e do Slimani, que o Sporting tem de explicar de onde vem o dinheiro. O moço (de recados?) ainda não percebeu que o único negócio que o SCP fez este ano, com obrigação de comunicação à CMVM foi a venda do Cedric? Assim, vai ter de esperar pelo Relatório e Contas. Quanto ao Jimenez e aos 9 Milhões. Será que eles não estão a "pagar" parte do diferencial do Ivan Cavaleiro e, já agora, do Cancelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Crecheu... já me falaram nisso e já vi. Também falou nos vários fracassos estrondosos do Sporting na pré-temporada: Van Wolfswinkel, Boateng, Danilo e Mitroglou. Haja pachorra...

      Eliminar
  7. As cambalhotas que este boneco dá para tentar passar a ideia que o negócio não foi caríssimo para o Benfica...

    O Jorge Mendes e o Atlético devem sonhar em fazer mais destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Atlético já conseguiu impigir gente como Elias, Pongolle, Adrián, Roberto ou Pizzi. Que o Jimenez este seja mais um jogador sobreavaliado... :)

      Eliminar
    2. Xii Mestre do que me foste lembrar. É verdade...

      Eliminar
  8. Começo a achar que o nome "mais tabaco" está errado, parece ser "menos tabaco e mais da outra coisa"

    ResponderEliminar
  9. Será que o Braz tem no currículo alguma passagem pelo Correio da Manhã?

    Os tiques, manhas, invenções e mentiras são característicos de jornalistas continentes...

    ResponderEliminar
  10. Não acho que o Benfica saia prejudicado destes negócios.
    São claramente um instrumento de transferência de capitais entre 2 partes que o fazem de acordo com os seus interesses.
    Eu vendo agora o Cancelo e o Cavaleiro por X milhoes, amanha compras-me o Jimenez por outros Y milhões.

    Agora o que me parece claro aqui é que a tal "estrutura" é algo que se criou de forma a tentar mostrar que o clube da Luz não precisa de individualidades para gerir a sua actividade.
    Ora todos concordamos, que este ano sem Jesus, quando se sentiram apertados o melhor que conseguiram foi o tão noticiado Mitroglou e um previsivel Jimenez?
    Não que sejam maus jogadores, mas que trabalho de prospeccao houve aqui?
    Que poder de negociação teve o Benfica nestes negocios?
    Pois é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Benfica não sai prejudicado nestes negócios"

      Certamente que terá a linha de pensamento bem construída, que leve a que chegue a essa conclusão, mas de facto parece-me que estes negócios deixam o Benfica refém de terceiros, são distribuídas comissões pelo meio em que o Benfica nada ganha (dinheiro que sai do clube para bolsos de individualidades), passamos a contratar quantidade em vez de qualidade para compensar, "despachamos" bons valores para compensar. Algumas saídas são sobrevalorizadas e em compensação outras são subvalorizadas, mas não devemos pedir transparência? É que assim escusamos de andar a levantar a fazer contas de merceeiro "ora bem Garay 2M, Cavaleiro 15M, logo 10M do Cavaleiro devem ter sido para o Garay..." etc etc.

      Eliminar
    2. Para haver tão pouca transparência, é porque alguém está a tentar colher benefícios imediatos que terão obrigatoriamente que ser pagos mais tarde...

      Eliminar
  11. MdC, só uma nota para dizer que o Braz ontem fez literalmente a defesa da "estrutura" do alegando que a notícia das "mensagens" nao foi posta a circular por ninguém da estrutura do Benfica (no seguimento de uma indicação do Freitas a negar, de fonte segura, que não tinha existido qualquer sms).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ouvi isso, Alexandre... mas não fico surpreendido. Obrigado e um abraço.

      Eliminar
  12. Hoje pela primeira vez vi o programa deste Imbecil, por volta das 12:30(não consegui ver todo). Este gajo é um perfeito imbecil, não percebe nada de futebol e fala daquilo que lê nos jornais.
    Este Imbecil, quando fala do Benfica têm Orgasmos pela boca e quando fala do Sporting é tudo mau. Não tenho duvidas nenhumas que é um aziado, onde transmite para todos ouvirem o seu odio ao Sporting . Como é possível este gajo falar num programa de televisão…..que nojo de homem. Imbecil Braz, se me estás a ouvir podes fazer um favor aqui a malta, vai para o ………..

    ResponderEliminar
  13. Este programa é simplesmente ridículo, um verdadeiro "não assunto". Parece aquelas tertúlias dos programas da manhã. Preferia mil vezes ver a Cinha Jardim e o Cláudio Ramos falarem do que vestem os jogadores, do que ver estes "tristes" tentarem proferir discursos altamente bem articulados, baseados em fontes extremamente credíveis, donos da mais pura verdade. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por favor, rivalidades à parte, não façam de comentadores como este VOZ do Universo Benfiquista. Todos somos capazes de ter uma opinião, não precisamos que estes tipos pensem por nós e nos clareiem a mente. Da mesma forma que não olho para Eduardo Barroso e Manuel Serrão como porta-voz de adeptos de Sporting e Porto...

      Eliminar
    2. Alberto, de acordo em relação à qualidade do programa: é o mais descartável de todos os que passam na televisão. Quanto a RPB, não o vejo como uma voz do universo benfiquista, mas é seguramente uma voz da direção benfiquista. Um abraço.

      Eliminar
  14. Ele contradiz-se no mesmo comentário. Diz que o benfica pode adquirir os outros 50% por um valor substancialmente menor que os 9 milhões. A seguir diz que o west ham tinha de adquirir o passe na totalidade e seriam 9 milhões mais os outros 50% que não seriam certamente 9 milhões (ele diz 10 milhões mas enganou-se tal não era o excitamento). Melhor de tudo é ouvir o dani a cagar-se a rir no meio disto tudo. Enfim já nem os paineleiros adjacentes respeitam esta abécula. As fontes dele são literalmente os 3 jornais desportivos e a plataforma Arena vision lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, as fontes dele também estão nos fóruns de adeptos e no jovem mas competente projeto RatingFootball... :)

      Eliminar
    2. Ah ah é verdade mestre. Esse programa foi delicioso. Sugiro à tvi que faça um programa em tom de comédia só com este indivíduo. Até podiam chamar ao programa de Futebol à Braz.

      Eliminar
  15. és o maior :)
    não tenho som quando tento ver os vídeos aqui no site, será um problema só meu?

    (obrigado mas era escusada a referencia, deu na tv)

    ResponderEliminar