sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Algumas considerações sobre o tratamento do caso do motorista de Vieira

1. Para um gestor de elite, negociador implacável, uma das maiores dádivas colocadas na Terra por Deus Nosso Senhor desde Jesus Cristo (segundo o evangelho de Nuno Luz), Vieira tem andado a falhar demasiado na avaliação do caráter das pessoas que o rodeiam. Primeiro, quando deixou um treinador incompetente e intratável (a avaliar por aquilo que muitos elementos da máquina de propaganda benfiquista têm dito de Jesus) comandar a sua equipa durante 6 anos. 


Agora, tem esta desagradável surpresa com um indivíduo que era seu motorista ainda antes de ser presidente do Benfica, que voltou a ser seu motorista enquanto presidente do Benfica, e que teve como prémio pela sua lealdade o cargo de diretor de um departamento recém-criado. E ficámos hoje a saber que este diretor ex-motorista também se entretinha nas horas vagas a ameaçar o opositor de Vieira às eleições de 2009, Bruno Carvalho.


2. Não menos extraordinária é a forma como o Benfica conseguiu abafar esta notícia durante dois meses. Não são muitos os casos neste país em que se consegue fazer com que investigadores, magistrados ou jornalistas se mantenham calados. Foi preciso ser o JN, diário do Porto muito ligado ao clube de Pinto da Costa a revelar a notícia. E não é preciso ser-se particularmente perspicaz que a notícia foi libertada com a benção de Pinto da Costa, avaliando pelo tweet que o Porto fez no dia anterior à sua publicação (e que podem ver à direita). Para quem não perceber a indireta, a porta 18 era o local do Estádio da Luz por onde entravam os cidadãos colombianos que José Santos recebia. Ou seja, parece que definitivamente o leitão azedou.

3. Por outro lado, o CM, normalmente tão bem informado quando o tema envolve a dose certa de podridão, foi apanhado completamente de calças na mão. No dia seguinte a referida publicação comete a proeza de fazer uma capa em que apresenta Vieira como um homem generoso com ar de sofrimento, cuja confiança foi traída e que agora está a fazer todos os possíveis para ajudar a investigação. Não digo que Vieira não esteja a colaborar, mas é um ângulo surpreendentemente benevolente atendendo à lixeira ética que regula o trabalho das pessoas do Correio da Manhã (reparem que estou a evitar a palavra jornal e jornalistas).

4. Entretanto, os jornais desportivos fazem referências envergonhadas ao assunto, longe das capas. É claro que não se trata de um assunto desportivo, mas quando há antecedentes como a da capa em baixo à esquerda...


... fica-se com a ideia de que se calhar justificar-se-ia que A Bola colocasse algum destaque na capa de hoje que podem ver em cima à direita.

5. O Benfica pode e deve condenar o assunto, mas não pode negar que é um problema que envolve o clube. Trata-se de um dirigente do clube (interessante a forma como o Benfica tentou a impingir a ideia de que se tratava de um ex-funcionário, quando na realidade apenas deixou de o ser depois de ter sido preso) que usava as instalações e uma viatura do clube para o desenvolvimento da sua atividade paralela.

6. Em função destes acontecimentos, houve quem oportunamente levantasse o pó a palavras antigas que hoje ganham todo um novo significado, como estas palavras que Pinto da Costa dedicou a Vieira em 2012 (que podem ver à direita).

Não nos podemos esquecer de que falamos de dois velhos conhecidos, que partilharam uma bela amizade durante anos e que saberão seguramente muito da vida do outro.

56 comentários :

  1. A notícia vem sendo ligeiramente "branqueada", lá isso é verdade.

    Sem querer entrar em grandes considerações porque deconheço completamente o caso, tendo sido apanhado de surpresa pelo rebentar da notícia, lá que "há fumo" há... há muito tempo.

    Só mais um reparo, que não consigo evitar, "cheira-me" a esturro esta história do ex-motorista e amigo de longa data, companheiro incansável desde quase o século passado, fazer tudo isto à revelia, com uma estranha ascensão na hierarquia à mistura.

    Bom. Mas que pode ser tudo uma verdadeira "trip" minha, lá isso pode.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve haver gente neste momento a ver a paz de espírito por um "canudo" por causa desta investigação.

      Eliminar
  2. Excelente desmontagem do branqueamento e manipulação mediática que este caso está a ter.

    O cerco aperta.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Já vêm do tempo em que o senhor LFV era presidente do Alverca rumores acerca da sua fortuna não tern vindo do negócio dos pneus, mas sim do recheio que vinha dentro dos mesmos.
    Rumores valem o que valem, mas agora alguma peças desse puzzle estão a encaixar...

    ResponderEliminar
  4. Diz a RTP que é um ex funcionário do Benfica mas depois dizem que foi apanhado nuna carrinha do Benfica !...afinal o homem deve ter sido preso pelo roubo da carrinha !...Rei Midas chamado à #Porta 18.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MdC

      Exacto tal como escreve no ponto 5 e eu não tinha lido.Relações internacionais para a América Latina é na Porta #18.

      Eliminar
    2. Coitado do Rei Orelhas ,um homem tão vivido,tão experiente e deixa-se andar tão mal acompanhado,que maldade lhe fizeram !...cá pra mim o Zé do Benfica era um agente infiltrado pelo Bruno de Carvalho ou pelo Pinto da Costa !...

      Eliminar
    3. Eheheheh, ainda vamos descobrir que é um espião do Jesus! :)

      Eliminar
    4. Ahahahaha mais um abalo na super estrutura !...

      Eliminar
  5. Mdc antes de mais esclarecer que a policia comunicou que o clube não tinha nada a haver e tinha cooperado! Então acho que a ligação do clube ao caso é apenas ser um funcionário seu que usava as instalações para fins criminosos! Não vejo que mais se pode querer!! A força de investigação deu a resposta a todas as acusações que possas ser feitas!


    Não é um vice presidente... é um director de nível baixo na estrutura do clube. Não é nada relacionado com depósitos na conta de árbitros... é um negocio pessoal que nada tem a haver com desporto. Se é ex funcionário ou se deixou de ser funcionário nesse momento ainda assim não se manteve em funções durante mais uns tempos...

    A noticia foi dada na altura, pelo que li, mas como nos comunicados da pj não se discrimina o trabalho da pessoa em questão passou ao lado da comunicação social... dai a questão poder ser antes a inversa... não como foi escondida até agora mas porque surgiu agora? E hoje já houve a resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A suspeição não é tanto de que a instituição Sport Lisboa e Benfica esteja metida nisto. A suspeição é sobre o cidadão Luís Filipe Vieira e se isto não será mais um dos seus negócios pessoais, que nada têm a ver com o clube (além do uso da viatura e do gabinete, naturalmente).

      Eliminar
    2. não é relacionado com o benfica. mas pode estar ligado com o presidente vieira.

      Eliminar
    3. Já cá faltava um dos spinners oficiais da direcção benfiquista.

      Eliminar
    4. Nuno Bobby tareco Martins deixa a cocaína. Grave é o clube como o Carnide não saber das reuniões no estádio com colombianos, onde se guardava cocaína e não era pouca.... Isto é muito grave, mas a nossa comunicação social deve pensar que era açucar em pó. Agora sabemos que a argumentação do Nuno Bobby tareco Martins tem como base uma bela dose de cocaína na carola.

      Eliminar
    5. Deixa-me ver se entendo, Martins. O benfica não pode ser relacionado com o que faz o seu director de apoio aos jogadores, dentro das instalações do clube e com viaturas do clube. Mas o Sporting pode ser relacionado com o que faz um membro de uma das claques do clube. Entendo bem? É que eu não me esqueço o que andaste a escrever quando o Mustafá foi preso. És um hipócrita de merda!

      Eliminar
    6. Nuno, o Trovador resumiu bem aquilo que está na base do post. Os boatos sobre Vieira já existem há muito tempo. Descobre-se algo que envolve uma das pessoas que mais terá privado com ele ao longo dos últimos 15 anos que vai ao encontro desses boatos. É legítimo que estas questões surjam. Nada a ver com o Benfica, enquanto instituição, mas com o seu presidente.

      Mas há um segundo ponto que este post aborda, que até é o principal: a forma como se está a tentar branquear o acontecimento. O papel amigalhaço do CM e d'A Bola, que podemos comparar ao do JN e O Jogo com o Porto.

      Quanto a PPC, sim, era um VP, mas o alegado envolvimento do Mustafa também fez várias capas, e falamos de alguém que não tem qualquer cargo diretivo no clube...

      Enfim, diferenças de abordagens...

      Eliminar
    7. Brilhante raciciocinio do nuno brilhante como sempre ... aqui vai a minha ANALogia à La nuno martinzinho.

      O fato de teres sempre a porta de casa aberta e a tua mulher em casa quando lá vamos não faz de ti chulo! certo! mas no entanto a tua mulher não pode ser considerada propriamente uma querida e tu não deixas de ser um grande CORNO!

      Eliminar
    8. O clube não está implicado no assunto, obviamente.
      Já os seus dirigentes e funcionários, será melhor aguardares ó lampião...

      Eliminar
    9. Nuno, não sei a tua idade. Contudo, se a tua idade da inocência já começa a esbater-se (pelo menos) nas tuas memórias, seguramente que estarias, neste momento, a levantar questões e não a pretenderes que, quem te lê, coma gelados com a testa.
      1- Ao que parece, a investigação sobre as actividades do Santos já decorre há muitos, muitos meses. Os investigadores "esconderam" o assunto e, desde já, deixam uma perplexidade: como é que o sr. Vieira acompanha os investigadores durante as buscas no gabinete do sr Santos? Faz parte do grupo investigador? Foi ajudar a esconder qualquer prova "incomodatícia", mas que não afectava a investigação Santos/colombianos/cocaína?
      2- Como é que um director, ao longo de muitos meses, recebe colombianos num gabinete privativo ( e dizes tu que era um director sem expressão...) próximo da administração e ninguém suspeita de tanta actividade?
      3- Concerteza que tens conhecimento das histórias que a "má língua" faz circular a respeito da meteórica fortuna que o sr Vieira conseguiu, de simples empregado numa estação de serviço a proprietário de uma estação de venda de pneus, novos, usados e, dizem, (recau)chutados.
      4- Ninguém de boa fé mistura a instituição Benfica, com a poeirada que vai no ar. (ao contrário de vocês, que sempre persistiram em ligar o Sporting a acções individuais de Pereira Cristóvão, ligações essas que a PJ e o Ministério Público, desde sempre negaram. Mas,
      5- Não deixa de ser verdade que, da parte do Benfica, está a existir uma evidente preocupação em deixar isolado o sr Santos de toda e qualquer ligação com outros elementos ligados ao clube. Não deixa de ser curiosa a coincidência de
      6- Nos aeroportos os implicados trabalharem em grupo
      A rematar:
      7- É inegável que o sr Santos, director do Benfica, também era, de vez em quando, motorista do sr Vieira e a cara de incompreensão deste até pode significar "como é possível...deixares-te apanhar" (assim, como que uma espécie de "assombração do passado")

      Nuno, vai comer os gelados com a testa na privacidade da tua casa de banho, sentado na sanita. Quando saíres, não precisas vir contar o que estiveste a fazer, deixa que a imaginação de cada um trabalhe.
      Não acredito em bruxas...pero que las hay, hay

      Eliminar
    10. Liondamaia, o Martins é o mais acérrimo defensor que há na net de Luís Filipe Midas Não Me Metam Nisso Vieira.
      Podes ouvir o tipo a criticar o Pedro Guerra, Mr Burns, Rui Costa, o novo treinador Rui Pinho mas nunca o Midas, o Midas nunca tem responsabilidade em nada.
      Ele considera um erro o Jesus, que para ele é grande treinador não ter continuado no seu clube, mas de certeza que atribui 0 culpa ao seu Querido Lider em todo o processo.
      #Martinzinces

      Eliminar
    11. Foda-se.

      Vocês a martelarem o rapaz. :'D

      Delicioso.

      Eliminar
    12. Ele martela-se a si mesmo com comentários destes

      Eliminar
    13. Que giro... ler estas alegações todas de quem defende um vice que faz um depósito na conta de um auxiliar! ora vamos lá aplicar a vossa lógica...

      Trovador a suspeição neste caso não liga a instituição ao caso... com o caso pps a instituição está ligada.
      joejoe reconhece que não é nada com o Benfica mas já supõe que lfv possa estar ligado, já quando um vice é apanhado não tem não a haver com o clube!
      tiago a policia é spiner da direcção? è ela que diz que o Benfica não é visado! e foi a policia que apanhou o vosso vice!
      mdc o vosso atual presidente festejou a taça aos abraços a um ladrão de casas... isso faz dele ladrão de casa?
      Sérgio utilizando a sua analogia... o corno pode ser culpado por não saber? E vocês é que falam no presidente do Benfica... eu falo no Benfica. Aproveite o comentário ao mdc que também lhe serve a si... pena que não façam essas associações tão rápidas para vocês.
      S até morrer... exato... a mim interessa-me o clube... e o clube não tem nada a haver com as acções criminais de um funcionário que utiliza abusivamente as instalações do clube. Não foi o 1º nem vai ser o ultimo funcionário de uma qualquer entidade a abusar da confiança dos seus superiores.
      Belfodil vá la ler o comentário e veja se fala no presidente do clube! Não... fala apenas no clube enquanto instituição. eu defendo o que acho que deve ser defendido. desses todos a única pessoa que critico é o pg. não critico pessoas mas ideias... não faço criticas pessoais a não ser quando a pessoa já dá demasiadas ideias que devem ser criticadas. Se há algum culpado da saída do jj é o lfv... e é um erro decisivo... bem mais do que todas as bacoradas que o pg possa dizer. Mas analisando a evolução do clube nos últimos anos vê-se que as ideias dele têm resultado... apesar de cometer erros como todos! É isso que eu defendo... o trabalho feito... por isso aparecerem as criticas pessoais a dizerem que foi sócio do porto ou outras mais... passam me ao lado enquanto vir o clube a andar para a frente.
      Valdemar martelam martelam mas não botam abaixo a realidade... o BENFICA não tem nada a haver com o caso! Ora vai lá ler o 1º paragrafo do meu comentário. Agora lê os comentários todos. Algum mostra alguma ligação ao Benfica? Não! Foi a táctica de atirar muito barro á parede a ver se pega.

      Eliminar
    14. Portanto, e recapitulando:

      - o tipo era amigo do orelhas há anos
      - um candidato a presidente do Benfica disse que foram ambos pressioná-lo a desistir. Ambos.
      - o gajo recebia traficantes colombianos no estádio da Luz
      - num gabinete que lhe foi cedido pelo orelhas
      - fazia entregas na viatura de serviço do clube
      - todo o caso foi ocultado durante meses, pela máquina de propaganda do clube na imprensa

      E tu, na tua inocência forçada, achas que ninguém no clube sabia de nada do que estava a acontecer?

      As pessoas nunca viram nada, não sabiam de nada?

      Estamos a falar de um tipo que proporcionava o que fosse necessário aos jogadores do plantel. Tudo?

      Seria possível a alguém montar um restaurante chinês ou um supermercado nas instalações do estádio da luz. Aparentemente ninguém se interrogaria de nada e o orelhas só vinha a descobrir meses depois, quando lesse nos jornais que alguém tinha sofrido uma intoxicação alimentar.

      Eu já aqui disse algumas vezes, há clubes cujas direcções interpretam os desejos e os princípios da massa associativa e os canalizam para as decisões de direcção.

      E há clubes cujas direcções fazem o que querem e lhes apetece e a massa associativa esforça-se (nomeadamente aqui no blog) em interpretar os actos de gestão, desfazendo-se de princípios que eu acredito que não dispensem no dia-a-dia da suas vidas.

      São formas diferentes de estar na vida do clube e é por isto que dizemos que o Sporting é um clube diferente.

      Eliminar
  6. Eles já nem sabem para onde se virar.
    Antes protegiam os jogadores, agora têm de proteger os jogadores, o treinador, os funcionários e até o presidente.
    Tanto tentam tapar a cabeça que vão acabar por destapar os pés.

    ResponderEliminar
  7. Tanta admiração com esta faceta do MANTO PROTETOR...

    Conheço um espanhol que com 6 meses de casa já o conseguia sentir o MANTO e vocês dizem-se apanhados de surpresa com a passividade do Lixo Da Manha, Bolhas e afins a passar ao lado da notícia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Conheço um espanhol que com 6 meses de casa já o conseguia sentir o MANTO"

      Conheço um clube português que de há 2 anos para cá não tem feito outra coisa senão chorar, até criou um diário e tudo.

      Eliminar
    2. Que surpresa, Costa? Até parece que não é tema frequente por aqui falarmos da falta de coragem de certa imprensa em apontar o dedo ao Benfica e de outra em apontar o dedo ao Porto...

      Eliminar
  8. ahahahaha

    3. A imprensa nacional de hoje demonstrou finalmente a sua coerência... Nunca a palavra "branqueamento" fez tanto sentido!" by BdC

    ResponderEliminar
  9. Caro Mestre,

    O ponto 6 é claramente na mouche.
    O Pintinho sabe muito sobre o passado do Midas, mas o Midas também sabe muito sobre os negócios dos corruptos.
    Espero que a judiciária continue a investigar e o juiz Carlos Alexandre obtenha uns depoimentos interessantes.
    Não houve condenações pelo apito dourado, mas será interessante esperar pelo resultado das visitas colombianas à Luz.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, na eventualidade de o Midas estar metido ao barulho, está bem blindado... nada lhe acontecerá enquanto estiver na presidência do Benfica... Um abraço.

      Eliminar
  10. Ver um sportinguista acusar alguém de ser 'chorão' é cá de uma ironia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costa, por amor de santa... sabes lá tu o significado de ironia? Hoje em dia com ferramentas como a google já não tens desculpa em escrever sem saberes o que estás escrever.

      Aquilo que disse era mesmo o que eu queria dizer, sem ponta de ironia. Nestes 2 últimos anos não têm feito outra coisa senão chorar, até criaram um diário e tudo, juntou-se agora também o Diário da Carbonero que também é bonito de se ver.

      Eliminar
    2. Aquele Dragões Diário é de bradar aos céus. Que muro das lamentações.

      Eliminar
    3. E normal que chorem...afinal de contas acabou se a maminha para eles
      Agora quem nao chora e o carnide que lhes tirou a maminha

      Eliminar
    4. Costa,o senhor é mesmo um grande FDP...só não sei se é vermelhudo ou corrupto...Topas,FDP ?

      Eliminar
  11. excelente martelada Mestre, parabéns.

    Claro que lá pra cima a podridão é do mesmo nível.. os tais 70 mil euros no escritório do Antero Henrique...e o mesmo tráfico de droga nas horas vagas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Antero falaram uns jornais mas não falaram outros... curiosidades. :)

      Eliminar
    2. Costa,o senhor é mesmo um grande FDP...só não sei se é vermelhudo ou corrupto...Topas,FDP ?

      Eliminar
  12. Pergunta a carpideira ao sportinguista:
    - Porque choras ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez o futuro me reserve longas horas de riso se o benfica voltar a ficar na última posição... empatado com astana.

      Eliminar
    2. O Costa é portista. O desgosto dele vai ser no campeonato. :)

      Eliminar
    3. Costa, devias estar preocupado com o teu presidente que vai estar e voltar ao hospital de 15 em 15 dias . E se ele abandona o barco....... Começa a guerra do poder, não tenho dúvidas que o circo vai cair..... A velhice é fodida d chega a todos....

      Eliminar
    4. Costa,o senhor é mesmo um grande FDP...só não sei se é vermelhudo ou corrupto...Topas,FDP ?

      Eliminar
    5. @Gurl

      Para ti não tenho argumentos...
      A tua existência já deve ser suficientemente dolorosa.

      Eliminar
    6. 90% dos haters que aqui vêm são do carnide... é a força do hábito.

      Eliminar
  13. Só falta mesmo isto para o texto ficar completo:

    "Mas esta questão da droga não pode ser ignorada.

    O senhor agora acusado e detido por posse de 9,5 kg de cocaína foi o mesmo que, em 2009, veio com o Sr. Presidente do Benfica ameaçar-me a um hotel de Lisboa onde eu preparava a minha candidatura.

    Toda distância que tentarão colocar entre esse senhor e o Presidente do Benfica será apenas para enganar todos aqueles que querem ser enganados."

    by Bruno Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. O "wannabe" Papa do futebol português tem que fazer das suas de vez em quando

      Eliminar
  14. Esta notícia é uma vergonha e coloca o nome do Benfica manchado, por um funcionário que usava as instalações do clube para os seus negócios supostamente. Que se apure a verdade e se prendam os bandidos...

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim por um funcionário que se chama vieira, o presidente.

      Eliminar
    2. Que se apure a verdade e se prenda o vieira.

      Eliminar
  16. Mas alguém de bom senso acha que um simples motorista, mesmo elevado à categoria de director, pelo amigo Vieira, tem capacidade, conhecimentos, contactos com colombianos, para responder por uma rede de tráfico de droga? Cerca de 10 kg de cocaína (pura?) já não é "brincar" a "traficante de rua" e reunir nas instalações da Luz com colombianos, sem qualquer controle de responsáveis do SLB, cheira-me a história mal contada. Agora, é necessário que as "forças ocultas" que tudo controlam 8ou quase), em Portugal, não intervenham. Ou então, será o motorista, elevado à categoria de director do SLB, o "mexilhão" desta história. E mais uma questão, será que as instalações do SLB são tão acessíveis a ex-trabalhadores? Ou os directores funcionam em roda livre e podem reunir, sem qualquer controlo, nas instalações do SLB, quando lhes apetece e com quaisquer género de pessoas? A PJ e o poder judicial funcionam até que aqueles "poderes" subterrâneos, não eleitos, o queiram e o resto são cantigas. Aposto até, que já encontraram o mexilhão. Ou vocês não sabem a razão porque o célebre "apito dourado" acabou em "águas de bacalhau? ESCÂNDALOS, atrás de escândalos e não há vergonha em Portugal, porque não há uma cidadania forte, nem comunicação social isenta e crítica, capaz de assumir verdadeiramente o seu papel activo de acordar consciências e de limitar os poderes ilegítimos que vigoram em Portugal. Vamos estar atentos ao desfecho deste caso, mas a forma como apareceu à luz do dia, já não me deixa sossegado.

    ResponderEliminar
  17. Uma coisa não tenho dúvida, se fosse o ex-motorista do nosso presidente envolvido nisto, nem precisava dos ilícitos serem feitos em Alvalade, era imediatamente capa de jornais.

    ResponderEliminar