sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Contextualizando a notícia de que a CMVM irá investigar os investimentos de Álvaro Sobrinho no Sporting

1. A notícia é do Observador.

2. O conteúdo da notícia baseia-se numa carta enviada pela CMVM ao parlamento indicando que estão a ser investigados todos os investimentos de Álvaro Sobrinho em Portugal - dos quais o Sporting é uma gota no oceano.

3. Em momento algum é referido o Sporting em tal carta, pelo que o título do Observador é apenas sensacionalismo puro com o objetivo de caçar visitas ao site.

4. A jornalista que escreveu o texto chama-se Liliana Valente. A sua conta de Twitter é esta que podem ver de seguida:


(obrigado, Belfodil) - para quem não percebeu, Liliana Valente está a falar de Jorge Jesus

5. Esta carta é uma resposta a um requerimento feito por Duarte Marques, deputado da nação e detentor do recorde do Guiness do maior rácio de virgulas por cada palavra escrita, no qual refere "em particular o anunciado reforço da posição do dr. Álvaro Sobrinho na SAD do SCP, cotada e sob escrutínio e avaliação da CMVM”.

6. Para quem não conheça a peça, este é o deputado Duarte Marques:


7. O anunciado reforço da posição de Álvaro Sobrinho na SAD do Sporting em €20M não envolveu qualquer investimento em dinheiro, pois a contrapartida foi a devolução dos passes de jogadores do Sporting que estavam em posse da Holdimo e que tinham sido adquiridas no tempo de direções anteriores do Sporting. O único dinheiro que na altura se falou que Álvaro Sobrinho aplicaria no clube tinha a ver com o pagamento de algumas obras na Academia - que até à data não foram realizadas - e no autocarro da equipa de futebol. O autocarro foi comprado, mas desconheço se foi com recurso a meios próprios do Sporting ou de Álvaro Sobrinho.

8. O investimento que o Sporting tem feito na equipa de futebol e a cautela revelada nos negócios - não perdendo a cabeça por Danilos ou Mitroglous - é o melhor indicador de que não existe nenhum poço de petróleo em Alvalade. Quem afirmar o contrário ou não sabe fazer contas ou é simplesmente desonesto.

9. Resumindo: