domingo, 9 de agosto de 2015

#DiaDeSporting: Muito mais do que um jogo de futebol


Até podia ser para o Torneio do Guadiana. Um Sporting - Benfica é sempre um acontecimento por si só, um daqueles jogos em que uma derrota nos deixa aziados durante semanas, e em que uma vitória é garantia da melhor das disposições para os tempos que se seguem. Mas o jogo de hoje não é apenas um Sporting - Benfica. É um dérbi que define um título - coisa que, excluindo a Taça Lucílio Baptista, já não sucedia desde a infame final da Taça de Portugal de 1996 - e que poderá ter um peso psicológico imenso para o arranque de temporada de ambos os clubes.

Neste momento os resultados da pré-época ainda pesam na cabeça dos adeptos - mais moralizados nós, menos os benfiquistas -, mas o efeito dos particulares realizados até agora ficarão em suspenso a partir do apito inicial de logo. Se o Sporting ganhar, o efeito da pré-temporada ampliar-se-á significativamente. Se o Benfica ganhar, será´praticamente como se a pré-época não tivesse existido.

Sim, o Sporting tem dados sinais muito positivos, a pré-temporada do Benfica desiludiu os seus adeptos, mas é um jogo de tripla em que o sentido do resultado pode ser definido por um único erro, por um momento de inspiração ou pelo bafejar da sorte numa altura crítica da partida.

Em relação ao onze, não parecem existir grandes dúvidas na defesa e meio-campo. Lá mais para a frente, há as questões Brian Ruiz / Carlos Mané e Teo Gutierrez / Fredy Montero. Aposto no costa-riquenho (tem mais jogos nas pernas e Jesus já disse que "sabe tudo em relação a todos os momentos do jogo") e em Montero, que se tem demonstrado em melhor forma que o compatriota.


Muito respeito pelo adversário - mesmo que o coletivo possa estar enferrujado não faltam individualidades que podem resolver - e confiança no trabalho feito até agora. Com isto, uma arbitragem isenta e se a D. Sorte não atrapalhar, é bem provável que o nosso museu vá receber a sua 8ª Supertaça.

9 comentários :

  1. So espero que voces nao venham com as desculpas de sempre depois de perderam mais uma vez com o Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esta época percamos tantas vezes com o Benfica como no ano passado.

      Eliminar
    2. Voltaram os reis da basofia!! Logo se perderem ve la se apareces por aqui!!

      Eliminar
    3. Só por curiosidade quais são as desculpas do costume? É ser roubado?! Pois se forem essas também espero nao as ter, se tivermos que perder que seja pelo vosso mérito.

      Eliminar
  2. Matheus afinal foi expulso por palavras ao árbitro... 2 ou 3 jogos na prateleira. Parvo e demasiados tiques de vedeta.

    Em relação ao jogo, será fundamental tirar o Samaris da cobertura defensiva porque é o único médio deles que defende bem e meter lá o Fejsa que é muito mau jogador... mas se Luisão não joga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao concordo minimamente contigo, fejsa foi decisivo no título deles há 2 anos em que fez uma excelente época. Samaris ê que me parece ser o jogador com menos capacidade defensiva mas com mais qualidade técnica.

      Eliminar
  3. Vai ser um Sporting ao Ataque e um Benfica super defensivo com muito medo.

    ResponderEliminar
  4. eram 7 da manhã, estavam 30ºC e chuviscava aqui na zona de Faro... se alguém vem pra baixo já sabe com o que conta: calor e alguma chuva.

    ResponderEliminar
  5. Alguns prognósticos antes do fim do jogo:
    O JJ vai inventar (como hábito nestes jogos)
    O primeiro amarelo do jogo sai para o João Pereira
    Não acaba 11 contra 11
    Off topic:
    Dá pena ver o Matheus jogar na II liga. Rebenta com os cepos todos que lhe aparecem pela frente que só o conseguem parar à porrada e os árbitros como é jogo de II liga e o gajo joga de verde e branco deixam andar. O puto farta-se e ou responde na mesma moeda - sai amarelo - ou convida a mãe do boi preto para ir dar umas voltinhas - e aí sai logo vermelho porque isto de pôr em causa a integridade física de um atleta é pacífico mas chamar os bois pelos nomes dá logo direito a dois ou três jogos de castigo.

    ResponderEliminar