domingo, 30 de agosto de 2015

#DiaDeSporting: Tem a palavra Ricardo Esgaio

A titularidade de Esgaio será provavelmente o maior ponto de interesse de uma partida que temos obrigatoriamente que ganhar. Apesar da assistência para o golo de Teo em Moscovo, as exibições de João Pereira têm sido pouco convincentes e a forma como deitou tudo a perder no jogo com o Paços fez soar os sinais de alarme em relação ao estado da posição de defesa direito do plantel.

Não quero fazer de João Pereira o bode expiatório dos maus resultados recentes - está longe de ser o único jogador a quem se deve exigir melhor -, mas parece-me que esta é oportunidade ideal para Esgaio convencer Jesus em como pode ser a solução de que o clube precisa. Se arrancar uma boa exibição hoje, terá duas semanas para ser trabalhado com o resto da linha defensiva nos treinos (já agora aproveito para agradecer a Fernando Santos por não ter convocado Paulo Oliveira). Não sou propriamente um dos maiores crentes nas capacidades do nosso nº 47 para ser o nosso lateral direito titular no presente e futuro, mas ficarei imensamente satisfeito se Esgaio provar que estou enganado.

De resto, que devemos esperar hoje da nossa equipa? O mínimo é um empenhamento em campo que não deixe dúvidas que existe o desejo de ultrapassar o desaire de quarta. Depois, a inteligência para perceber que enquanto não estivermos a ganhar por 3 golos o resultado não estará seguro, e a plena mentalização de que o árbitro Bruno Esteves é menino para ir com um serviço encomendado para hoje.

Muita atenção a este árbitro: foi ele que nos tirou a vitória ao Paços na época passada ao anular um golo a Montero nos minuto finais por fora-de-jogo inexistente; e perdoou duas expulsões e um penálti ao Marítimo na visita a Alvalade há dois anos, em que acabaríamos por vencer por 3-2. De resto, é mais um daqueles árbitros que já demonstrou ser rigoroso disciplinarmente quando as falta são cometidas por jogadores do Sporting, mas só começando a mostrar cartões aos adversários numa fase muito adiantada da partida.

Em relação ao onze, Jesus já confirmou o regresso de Jefferson e Slimani, e acredito que poupará Ruiz - um dos jogadores que mais tem acusado o esforço ao longo das partidas. Para além disso, um dos três médios que iniciaram o jogo em Moscovo (Adrien, Aquilani e João Mário) deverá sair. Eu daria uma oportunidade a Mané.