quarta-feira, 26 de agosto de 2015

#DiaDeSporting: Uma autêntica final

E chegámos ao dia da grande decisão. O jogo de hoje pode não ser um caso de vida ou de morte em relação à generalidade da época, mas qualquer sportinguista percebe tudo aquilo que estará em causa neste final de tarde em Moscovo. 

Para além das injecções de prestígio e motivação que se obtêm com a participação na maior prova de clubes à face da Terra, há uma questão financeira importantíssima que determinará o peso que os nossos soldados terão que carregar durante uma época longa e extenuante. O dinheiro da Champions pode impedir saídas indesejadas e até, quem sabe, permitir um reforço de última hora para o clube. Ao invés, não tendo acesso a esse dinheiro, seguramente que seremos forçados a emagrecer o plantel - se em agosto ou em janeiro será sobretudo uma questão de tesouraria a determiná-lo, mas estou mais inclinado para a primeira hipótese.

É por isso um daqueles dias em que todos os jogadores que entrarão em campo terão que corresponder à enorme responsabilidade que lhes será confiada. Se há jogo em que não será aceitável que qualquer dose de esforço fique por gastar, é este, pois os russos testarão a nossa equipa ao limite da sua capacidade.

Serão 90 minutos de sofrimento que quase de certeza oferecerão golos para ambos os lados. A vantagem alcançada em Alvalade dá-nos alguma folga para gerir o jogo da forma mais inteligente que conseguirmos, mas sem qualquer margem de erro.

Jorge Jesus disse na conferência de imprensa que entre o risco do ataque e o risco da defesa correrá sempre o primeiro. Percebe-se a ideia - marcarmos um golo no momento certo poderá orientar a eliminatória para o nosso lado -, mas teremos que ser mais solidários a defender do que fomos nos primeiros 45 minutos da 1ª mão. Os extremos terão que apoiar os laterais quando não tivermos bola, os médios terão que se desdobrar em sucessivas ações de resgate e salvamento, os avançados não podem deixar o portador da bola respirar. E cabeça no lugar, sem asneiras daquelas que fizemos com CSKA e Paços. Com bola precisamos sobretudo de evitar perdas comprometedoras. Conseguindo tudo isto em campo e juntando-lhe um índice de concretização mais positivo do que o que temos tido esta época, e estaremos com os dois pés na fase de grupos da Champions.

E já agora, uma arbitragem decente, também pode ser?

Jesus referiu que Adrien e Teo Gutiérrez deverão regressar ao onze, o que estraga a ideia que eu tinha de que Mané poderia ser aposta para aproveitar o previsível adiantamento inicial dos russos. Isto significará que provavelmente voltaremos ao onze da Supertaça e Tondela, com a exceção da troca do lesionado Jefferson por Jonathan Silva (cuidado com as bolas na cara, rapaz!):


A partida de hoje será uma autêntica final. Que o talento dos nossos jogadores se revele em toda a sua plenitude e que a sorte não nos abandone. Depois da vergonha de arbitragens que nos afastaram dos oitavos de final da Champions e nos prejudicaram há uma semana, merecemos finalmente ser felizes na Europa. 

25 comentários :

  1. E acima de tudo, do que vi na primeira mão, somos melhores!

    ResponderEliminar
  2. Tal como nas competições em Portugal, o que mais temo é a arbitragem mas também tal como nas competições domésticas, acredito que o valor da nossa equipa consegue superar esse obstáculo extra, por isso acredito que vamos conseguir!

    ResponderEliminar
  3. Cada jogo é um jogo. E este é, para mim, o mais importante da época. Siga para bingo, rapazes!

    ResponderEliminar
  4. Normalmente (a experiência no Benfica assim o diz) neste tipo de jogos, o Jesus gosta sempre de "sacar alguma da manga". Veremos se não haverá surpresas no onze. No Benfica por exemplo, em jogos da Champions "inventava" sempre um meio campo mais "sólido".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só espero que hoje a coisa resulte melhor, Alberto... :)

      Eliminar
  5. vai ser um jogo dificil, principalmente por ser na Russia, mas espero que estejemos a festejar mais logo aqui todos juntos :)

    ResponderEliminar
  6. Defender bem, controlar a bola e marcar golos. Hoje temos que ser felizes. Está em jogo muito do que pode ser a nossa época, FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  7. É fundamental marcarmos porque 0-0 é que não vai ficar!

    Vamos Sporting!

    ResponderEliminar
  8. Vai ser um jogo muito dificil! Temos que ser solidarios, determinados e estar muito concentrados.
    So assim poderemos passar.
    Mas como sempre acredito no SCP!
    Forca SPORTING!

    ResponderEliminar
  9. Acho que JJ deve estar a fazer algum bluff no meio disso tudo, é possível que meta esse 11, mas também acredito numa variante de 3 médios (Adrien, JM e Aquilani) saíndo Teo, ou então o meu preferido que era Adrien, JM, Ruiz, Gelson, Carrillo e Slimani, nada melhor do que ter os nossos 2 jogadores mais rápidos nas alas no jogo de hoje.

    ResponderEliminar
  10. Neste dia tão importante para as nossas cores, a esta hora da manhã, já me tremem as canetas, até parece que sou eu que vou entrar em campo!
    Mas isso sou eu, porque estou de fora das 4 linhas.

    Estou com grande fé e acredito que vamos lá fazer um grande jogo e assim fazer o lançamento definitivo para uma grande época.

    Este clube merece e os seus adeptos também.

    O que esta noite entra em jogo, não é só dinheiro, é toda uma série de paradigmas que podem começar a mudar. Um suporte mais efectivo a esta luta, que neste momento o nosso clube tem andado a fazer quase sozinho pelo futebol português.

    Não será decisivo para o projecto, como se tem dito, mas que seria uma enorme ajuda e determinante para superação de várias etapas num curto espaço temporal, disso não tenho dúvidas.

    Quero aqui felicitar pela primeira vez o Sr Mestre de Cerimónias pelo grande blog que aqui tem.

    Nos últimos meses descobri o Artista do Dia (nunca segui muito blogs desportivos), e desde então, dei por mim a vir cá quase todos os dias, acompanhar o que por cá se fala.

    Percebi imediatamente que a qualidade deste blog fica a galáxias de distancia da imensa maioria de blogs leoninos que se encontram pela internet (existem mais 2 ou 3 que também gosto).

    Nos últimos dias andei a ver post antigos e esta minha opinião ainda saiu mais reforçada.

    Excelente trabalho e esforço meritório.

    E que esta noite, seja a noite dos espanta espíritos

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Primeiro de tudo ontem vi a 1ª parte do Sporting-Paços e não gostei da forma como a equipa jogou;

    Segundo nunca vi na minha vida o começo de um jogo de futebol só começar à terceira vez do apito inicial do FdP;

    Sim FdP porque se logo no inicio foi tão rigoroso depois com o desenrolar do jogo deixou o Paços dar pau a tudo o que mexia.Onde esteve o FdP do Sr Ladrão da APAF durante o resto do jogo ?.

    É verdade o Sporting não jogou bem,o que não é possivel em trinta e tal jornadas,mas jogou o suficiente para ganhar apesar da boa ocupação de espaços dos jogadores do Paços.

    Para logo o Sporting tem de jogar bastante mais,o Sporting tem uma dor de cabeça que é a defesa.Não estou a ver forma da defesa parar aqueles duas "bestas" do CSKA.Espero o reforço do meio campo, e espero muito cuidado nas saidas para o ataque para depois não sermos surpreendidos no contra-golpe(lol).Jefferson vai fazer falta pois Jonathan por vezes esquece-se e dá muito espaço aos seus adversários.

    Doumbia,Musa,Eremenko e Tosic são os jogadores a anular nem que seja à bastonada.É importante o apuramento pelas razões financeiras.

    Hoje muito cão está à espera de sangue e se a coisa correr mal não vão faltar paneleiros da CS a dizerem que o Sporting vai ter de vender tudo senão fecha as portas.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se formos eliminados, não tardarão a aparecer aqueles que dirão que temos que vender metade do plantel... espero que não tenham oportunidade de o fazer. :)

      Eliminar
    2. Pois era bom vê-los entaladinhos !...

      Eliminar
    3. Pois era bom vê-los entaladinhos !...

      Eliminar
  12. http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/detalhe/seixal-tambem-ja-tem-uma-torre-de-observacao-971074.html

    Ahahahahahaha O cubo mágico foi para afinações !....ahahahahahahaha Ao menos temos de quem nos rirmos mesmo que logo choramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá pra mim fizeram a torre para o deficiente do Gomes da Silva ver melhor os treinos !..já não precisa de almofadas !...

      Eliminar
  13. Já tinha colocado na Tasca

    Em jeito de comparação, prémios monetários da Liga Campeões e Liga Europa:

    LC

    http://i.imgur.com/rG5rZAZ.png


    LE

    http://i.imgur.com/d01QZR5.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belfodil, os prémios da LE ficam um pouco mais interessante, mas a única vantagem que vejo nisso são os pontos que se angariam para o ranking da UEFA. Se formos relegados para a LE (knock on wood) por mim seria sempre uma competição para rodar jogadores.

      Eliminar
  14. Relativamente à linha inicial, tenho as minhas dúvidas de que o João Mário faça parte. Não se surpreenderia se entrasse o Aquilani. Como não me surpreenderia que houvesse até uma alteração táctica, com a saída do Ruiz e a colocação do João Mário na ala.

    ResponderEliminar
  15. O nervoso "miudinho" começa aparecer :).

    Daqui a nada já nem vou conseguir estar concentrado no meu trabalho :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estádio pequeno,os adeptos em cima dos jogadores,faz-me lembrar o jogo em Alkmaar .Vamos ver se atemorizamos os russos com o nosso contra-golpe,é só dar-lhes a provar o veneno que eles gostam de dar aos outros !...Povoar o nosso meio-campo para proteger a defesa acho que será uma boa opção !...Já agora um árbitro em condições.

      Eliminar