sábado, 15 de agosto de 2015

Escreveu-se direito por linhas muito tortas

Não foi preciso esperar mais que dez minutos para que o Sporting cumprisse aquilo que prometia em função das exibições registadas nos últimos jogos. Depois de uma entrada personalizada do Tondela, os jogadores de Jorge Jesus pegaram no jogo e impuseram um ritmo de jogo sufocante que gerou ocasiões de perigo consecutivas junto à baliza dos recém-promovidos. Adivinhava-se o golo a qualquer momento que acabaria por não tardar graças a um remate de João Mário, mas desperdiçámos neste período a oportunidade de matar em definitivo a partida.

O Tondela conseguiu estancar a avalanche ofensiva dos leões e tentou aproveitar os lances de bola parada para recuperar da desvantagem, acabando por consegui-lo graças à maior concentração de más decisões que uma equipa de arbitragem cometeu num único lance. E acabaria por ser outra má decisão da equipa de Carlos Xistra a ajudar o Sporting a alcançar uma vitória que parecia irremediavelmente desperdiçada, a meias com uma ação de um herói improvável que tinha saltado do banco minutos antes e com um batedor de penáltis com gelo nas veias.



Positivo
  • Ganhámos, #@£@[%*! - segundo jogo oficial nos últimos três em que a estrelinha nos sorriu na altura certa. Uma tendência que seria melhor evitar assegurando as vitórias de forma mais confortável, mas que é sempre bem-vinda quando tal não é possível. Três pontos essenciais que permitem manter os níveis de confiança intactos nesta fase tão fundamental da época.
  • Vinte minutos de luxo - aquele período entre os 10 e os 30 minutos foi um deleite para os olhos de qualquer sportinguista. Um dinamismo ofensivo diabólico que tornava impossível ao Tondela perceber de onde viria a investida seguinte. As ameaças são demasiadas e imprevisíveis: a qualquer momento pode sair um passe em profundidade a rasgar a defesa adversária ou, quando há espaço para isso, aproveita-se o espaço para as subidas dos laterais. O golo surge numa jogada de envolvimento com duas desmarcações e em que participou meia equipa: lançamento de Carrillo - desmarcação de Teo - novo lançamento de Carrillo - desmarcação de Ruiz - cruzamento para Slimani - e João Mário a marcar na 2ª bola. Podíamos e devíamos ter acabado com o jogo neste período, tantas foram as ocasiões de que dispusémos para marcar novamente.
  • #RenovaCarrillo - o peruano foi na minha opinião o homem do jogo, o único jogador que foi uma dor de cabeça para o Tondela ao longo dos 90 minutos. Carrillo lançou em profundidade, procurou desmarcações, driblou, rematou, fez de tudo. Grande exibição.
  • A fezada em Gélson - perto dos 90 minutos, Jorge Jesus lançou Gelson Martins para o lugar do desgastado João Mário. O miúdo tentou pegar no jogo mas as coisas não lhe correram bem, até que apareceu no momento e no lugar certo a sofrer o penálti que nos daria a vitória. Foi o talismã da noite.
  • A onda verde - impressionante a invasão sportinguista a Aveiro. Está visto que será mais uma época em que vamos jogar em casa muito para além dos 17 jogos agendados para Alvalade.

Negativo
  • 4 erros de arbitragem na origem do golo do Tondela - surgiu de um livre marcado ao contrário, pois Naldo não só não fez qualquer falta como também foi puxado pelo adversário; livre batido, há um primeiro toque de Bruno Nascimento com o pé a adiantar a bola para Luís Alberto que, em posição de fora-de-jogo, controla a bola com o braço (até pode ter sido um movimento inadvertido, mas tirou proveito direto dessa ação) e num 2º momento com o cotovelo. Admito que o lance foi muito rápido e difícil de ajuizar, mas foram infrações a mais a passarem impunes.

  • O lançamento de João Pereira que antecede o penálti - não precisei de qualquer repetição para perceber que o lançamento foi efetuado de forma irregular, tão gritante foi a invasão daquele pé direito no momento em que o lateral soltou a bola. O penálti de Murillo (ironicamente um jogador cedido pelo Benfica) sobre Gelson Martins é, no entanto, tão indiscutível quanto desnecessário.
  • A finalização - desperdiçámos demasiadas ocasiões de golo. Podíamos ter marcado 3 ou 4 golos sem grande favor, mas houve sempre um pé providencial dos jogadores do Tondela ou simplesmente má pontaria dos nossos jogadores - com Slimani a ser o mais perdulário. Há que melhorar a eficácia nas ocasiões de golo de que dispomos para não ter que ouvir o pior chavão que existe no futebol: quem não marca arrisca-se a sofrer.
  • Rui Patrício e os cruzamentos - se é verdade que o golo do Tondela foi irregular, não é menos verdade que a bola apenas chega a Bruno Nascimento porque Patrício - mais uma vez - optou por ficar entre os postes numa bola bombeada para a pequena área. É o ponto fraco de um enorme guarda-redes, que infelizmente de tempos a tempos permite que se marquem golos numa área de ação que deveria ser sua.
  • A exibição na segunda parte - muito distante daquilo que fizemos na primeira, com vários jogadores a estarem furos abaixo do que tinham conseguido nos primeiros 45 minutos. Jefferson raramente conseguiu um cruzamento (ou mesmo marcar cantos de forma competente), Ruiz foi uma sombra do desequilibrador que semeou o pânico na defesa adversária na primeira parte, Teo desapareceu, João Mário pareceu muito desgastado. Como é óbvio, há também que dar mérito ao Tondela por ter conseguido conter de forma bastante mais eficiente as nossas iniciativas de ataque. 
  • Descuidos que nos podem sair caros - a evolução defensiva da equipa em relação ao ano passado é provavelmente o aspeto mais positivo do trabalho de Jorge Jesus até ao momento. As equipas que defrontámos até hoje tiveram imensas dificuldades em chegar à nossa área com perigo, conseguindo-o sobretudo através de bolas paradas e no aproveitamento de desequilíbrios causados por maus passes ou perdas de bola dos nossos jogadores. Há por isso que ter mais inteligência e evitar faltas desnecessárias no nosso meio-campo (foram várias as situações em que fizemos faltas junto à linha com o adversário de costas para o campo) e ter mais cuidado nos passes. É claro que impossível que isso deixe de acontecer por completo, mas é claramente um ponto em que temos que melhorar.
  • Aviso à navegação - isto é válido tanto para os jogadores como para nós, adeptos: por muito que a equipa prometa serão imensos os obstáculos que teremos que superar. Alguns naturais e outros nem tanto. Felizmente que hoje tivemos uma lição de borla, mas que por pouco não teve custos muito desagradáveis para todos nós.



O fundamental era ganhar e acabámos por consegui-lo de forma dramática, mas justa. Venha o CSKA.

43 comentários :

  1. aqueles 20 minutos rebentaram com os jogadores?
    estaria calor em aveiro?
    os equipamentos alternativos são confortáveis?
    como é que se falham tantos golos ao estilo Marco Silva?

    Académica 1 - Sporting 1, 1ª jornada 2014-2015, golo sofrido nos descontos de penalty
    Tondela 1 - Sporting 2, 1ª jornada 2015-2016, golo marcado nos descontos de penalty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, pelo menos para já a estrelinha esteve do nosso lado... é definitivamente um progresso. :)

      Eliminar
    2. Não foi de penalty em Coimbra, mas vai dar ao mesmo.

      Eliminar
  2. Ainda agora disse isso a um sportinguista...escreveu-se direito por linhas tortas.Está tudo dito.Canso-me e sofro mais a ver um jogo do Sporting do que a correr 10 km por dia.Bate bate coração.

    Os outros que lá sigam chupando...o JJ chega para eles e para muitos mais...baixos,ralé,escumalha da comunicação social do Rei Midas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas não foram só tortas, King Lion... foram tortíssimas. :)

      Esteve muito bem o JJ na conferência de imprensa a mandar os recados por causa da história dos SMS.

      Eliminar
    2. MdC

      Prontos fim de noite de um dia bastante emotivo e cansativo.Espero que continuamos com a estrelinha no fim de semana !...

      Eliminar
  3. Um pormenor interessante que acabei de ler agora na crónica ndo jogo no zerozero:

    'HISTÓRICO!!! Sporting vence pela 1.ª vez na Liga com um golo de grande penalidade aos 90 ou + minutos."

    Cada um que tire as suas devidas ilações.

    Bem-haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MCM,

      Histórico será quando for penalti aos 90 minutos e inexistente.

      Eliminar
    2. MCM, estou a fazer um esforço para tentar ver se isso é realmente verdade, e de facto não me lembro... incrível.

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Como são as coisas... Há menos de 1 ano havia uma campanha por causa do nr de expulsões a favor de determinada equipa... Expulsões essas que perante as imagens ninguém contestava o problema era os árbitros cumprirem as regras!
    Agora lançamentos bem dentro de campo já vale! Um erro não apaga outro erro... Soma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os defesas direitos do Sporting devem ter alguma regra especial... Sofrem penaltis fora de campo e executam lançamentos dentro.

      Eliminar
    2. Depois admiras-te que venham aqui uns users e te mandem sentar num certo sitio :)

      Podes sempre ir defender um dos teus deuses da estrutra aqui, já que ele tá a ser massacarado:

      https://twitter.com/Jgdm1965/status/632312625683148800

      2 factos relevantes em relação aos jogos do Sporting:

      1 - Golo do Tondela com 4 irregularidades, digno de "Merdas que só nos acontecem a nós"
      2 - O Tondela joga mais que o Benfica

      ps: Obrigado pelo Murillo

      Eliminar
    3. Nuno Martins

      Fala do lance do golo do Tondela...foi regular?!

      Eliminar
    4. Mestre,

      Aquele painel após jogo do Sporting na SIC noticias com Álvaro , Rita, batista ... ui ui o desgraçado do Rosado nem percebeu o que se estava ali a fazer.
      E vejam a crónica ao jogo do mesmo canal , golo Tondela marcado com barriga e golo do Sporting completamente irregular .
      Quando o máxi lançava a bola dentro de campo em suspensão para o segundo poste nunca ouvi um piu ...

      Eliminar
    5. Mestre,
      Aqui está a prova que por muito que escrevas, os lampiões apenas lêem e vêem aquilo que lhes interessa.
      Sempre foi assim e sempre será assim pois o cérebrozinho pequenino e limitado não dá para mais...

      Eliminar
    6. Também reparei nessa pérola da SIC, golo marcado com a barriga...

      O Rita vê-se que anda raivoso em relação ao JJ, esta mudança ainda continua a provocar-lhe pesadelos.
      O Baptista trazia uma gravata à imagem do seu discurso, horrível.
      O Álvaro Magalhães também ele todo se espumava.

      Eliminar
    7. Foi o "golo com a barriga" e as várias repetições do nosso golo irregular!!!
      na sport TV a justificação foi a de que "se o árbitro viu pensou que foi com o peito"!!
      O habitual!

      Eliminar
    8. Álvaro Magalhães, Joaquim Rita e Jorge Baptista juntos numa vitória do Sporting arrancada a ferros. Não consigo imaginar a desilusão que viveram... :)

      Eliminar
    9. o rosado ainda os deixou mais aziagos quando disse que a estrutura esteve mal ao vir com a história das mensagens depois de ter perdido :-)

      mário almeida

      Eliminar
    10. A verdade é que a azia e a falta de espinha que a maior parte destes seres têm transforma-se em frustração, alguns até se babam, quando alguém toca na realidade ou quando existe um mínimo de contraditório, como foi o caso do Rosado, esteve muito bem ai.

      Estes tipos ou se habituam e ganham "thick skin" ou vão sofrer muito durante esta época.

      Eliminar
    11. Quero desde já agradecer à ESTRUTURA do carnide por nos ter dado 3 pontinhos no 1º jogo da época graças ao penalty cometido pelo lã-pião Murillo.
      Em dois jogos, 2 vitórias à conta do merdafica e mais um troféu para o museu. Obrigado Orelhas!

      Eliminar
    12. Eu queria igualmente agradecer ao J por nos ter proporcionado esta vitória já que no benfica as vitórias eram da estrutura. Obrigado por meteres o Gelson, obrigado por ensinares os truques do Maxi ao João Pereira, e obrigado ao benfica por ter emprestado o Murillo

      Eliminar
    13. Eu queria igualmente agradecer ao J por nos ter proporcionado esta vitória já que no benfica as vitórias eram da estrutura. Obrigado por meteres o Gelson, obrigado por ensinares os truques do Maxi ao João Pereira, e obrigado ao benfica por ter emprestado o Murillo

      Eliminar
    14. Eu queria igualmente agradecer ao J por nos ter proporcionado esta vitória já que no benfica as vitórias eram da estrutura. Obrigado por meteres o Gelson, obrigado por ensinares os truques do Maxi ao João Pereira, e obrigado ao benfica por ter emprestado o Murillo

      Eliminar
  5. Bom dia! Como e bom acordar depois de uma vitoria do nosso SCP! Mas vamos ao que interessa!
    A vitoria e justa mas deviamos ter resolvido o jogo na primeira meia hora tal a quantidade de ocasioes que criamos! O lance do golo do Tondela e absolutamente ridiculo! 4 irreguaridades num golo e obra! Arrisco me a dizer que e algo nunca antes visto! O 2° golo do SCP tambem e irregular!
    Adorei a onda verde em Aveiro! (Nao sao so os outros que enchem estadios)
    Gostei muito da conferencia de JJ!
    O desafio foi feito! Mostrem as mensagens...e la deu a entender que tem sms de jogadores do SLB e que pode mostra-las...
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irregularidades
      Escrever no tlm as vezes da nestes erros

      Eliminar
    2. Diria mais, Fernando: em circunstâncias idênticas ninguém mete tanta gente nos estádios que visitamos como o Sporting. JJ bem na conferência de imprensa, a cobrir a aposta e a revelar que as mensagens eram recíprocas. Esperemos pelos próximos capítulos. Um abraço.

      Eliminar
    3. eu por acaso acho que as mensagens existem
      eu entendu a ameaça do jesus que também tinha mensagens para mostrar como um aviso a quem mandou mensagens
      caso contrário, e se pensarmos bem, o aviso dele é muito deselegante
      imaginem que aparece a suposta mensagem ao talisca. ele vai mostrar uma mensagem que recebeu do luisão ??
      ele vai mostrar uma mensagem de amizade ??

      mário almeida

      Eliminar
    4. Ele não negou que existem...negou as mensagens do teor que a comunicação social afirmou...

      Eliminar
  6. Apesar de ter sido mais equilibrado do que o jogo da supertaça, aqui ficam as estatísticas do jogo:

    http://i.imgur.com/yfqNrJo.png


    ResponderEliminar
  7. Vitória merecida com 30 mins empolgantes.
    Defesa muito bem, adversário não tem um remate (legal) com perigo.
    Quanto aos comentários dos lampiões - golo do Jardel o ano passado aos 94 mins em Alvalade é precedido de um lançamento irregular do Maxi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RFA, Durante anos beneficiaram de lançamentos irregulares, bloqueios nas bolas paradas e todo o tipo de manhas, e ainda picavam os outros... agora têm que se habituar.

      Mas não há que negar: se o lançamento é mal executado, então a jogada devia ter sido interrompida.

      Eliminar
  8. Ouvi dizer que o Murrilho recebeu uma sms do JJ :)

    Nuno Martins e as habituais lições de moral vindas de uma qq cartilha lampiã!

    O problema o ano passado foi a falta de uniformidade dos critérios de arbitragem entre os jogos do SLB e as outras equipas.

    O colinho dificilmentte nos conseguirás colar ... por isto mesmo:
    http://www.zerozero.pt/news.php?id=159857
    "HISTÓRICO!!! Sporting vence pela 1.ª vez na Liga com um golo de grande penalidade aos 90 ou + minutos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, Sérgio. É evidente que existiram adversários do Benfica bem expulsos. Mas foram muitos os casos de jogadores mal expulsos e de expulsões perdoadas a jogadores do Benfica. Foi gritante o favorecimento, principalmente na 1ª metade da época - quando a máquina ainda não estava oleada.

      Eliminar
  9. A minha leitura coincide com a do Mestre, excepto em alguns poucos pormenores que o Mestre viu para além do que eu vi. Siga a banda!

    ResponderEliminar
  10. Mestre, isto é off, apenas um dado em relação ao nosso Grande.

    Fiz-me sócio com o meu filho na véspera do jogo com a Roma, ficámos na casa dos 1238XX. Ontem vi alguns posts em que o número ia na casa dos 1254XX. Estamos a falar de 1600 novos sócios em 12 dias, é obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Sportinguistas têm uma capacidade de mobilização impressionante! Basta sentir-mos que estamos no caminho certo para dizermos presente!
      Somos muitos e somos bons!!

      Eliminar
    2. Parabéns, Belfodil (e também ao Belfodilzinho :) )! O ritmo dos novos sócios tem sido incrível, são excelentes notícias. Um abraço.

      Eliminar
  11. Era termos concretizado as jogadas de muito bom nível que fizemos e hj estávamos a falar em passeio a Aveiro. Bryan Ruiz enquanto durou espalhou magia e Carrillo mostrou que deu mais um paszo em frente na sua afirmação. Gosto de termos jogo interior e como isso beneficia tanto os nossos extremos como João Mário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As movimentações de ataque são uma delícia, jcnaguiar. Esperemos que com o avançar da época a equipa seja capaz de manter o ritmo avassalador por mais tempo.

      Eliminar