quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Há vida para além da Champions

A eliminação de ontem foi um autêntico soco no estômago, mas a vida continua e há que começar a delinear uma estratégia para atacar o muito que ainda há para ganhar esta época. Apesar disso, não podemos deixar de fazer um balanço da eliminatória e perceber o que falhou. Vamos por partes.

A eliminatória com o CSKA, os erros da equipa e de Jesus

Cometemos erros? Cometemos vários e acabámos por pagar bem caro por eles. Mas não me parece que seja honesto alguém colocar em causa o trabalho que está a ser desenvolvido quando é fácil perceber que o Sporting teria passado a eliminatória com maior ou menor dificuldade se não tivesse sido vergonhosamente prejudicado pelas equipas de arbitragem de ambas as partidas. 

Também podemos questionar as decisões de Jesus em relação à abordagem à partida e a forma como mexeu (ou não mexeu) na equipa durante a segunda parte, quando o desgaste começava a ser visível. Mas vejamos: o Sporting fez uma excelente 1ª parte, procurando correr poucos riscos para não entregar ao adversário um jogo à sua medida, e chegou ao intervalo a ganhar. Até aqui, nada a apontar. Começa a segunda parte, e sofremos um golo fortuito devido a uma má abordagem à bola de Adrien e um ressalto infeliz que acabou por dar golo marcado com o cotovelo. Jesus refresca o ataque. Sofremos o 2-1 pouco depois, mas na resposta o jogador que Jesus lançou em campo marcou um golo que nos deveria ter dado o apuramento. Jesus falhou de facto ao não ter refrescado mais a equipa, quem sabe se não teríamos ido para prolongamento com mais de dois pares de pernas frescas em campo.

Mas antes de começarmos a criticar tudo a torto e a direito, pensemos no que elogiaríamos e criticaríamos se apenas um dos quatro lances que nos prejudicaram tivesse sido julgado de maneira diferente.

Para mim a questão da arbitragem de ontem morreu a partir deste parágrafo. Ao contrário do que se passa na arbitragem nacional, estes roubos contínuos nas competições europeias (Schalke, Wolfsburgo, CSKA por duas vezes) não são algo de pessoal contra o Sporting - foi apenas uma questão de termos tido o azar de apanhar os adversários errados. Espero que o Sporting não gaste desnecessariamente energias em protestos à UEFA, e se limite a entalar Fernando Gomes de forma a que o presidente da FPF tenha que aparecer em público em defesa de um clube que representa.


O impacto da eliminação no resto da época

Conforme já escrevi, creio que não nos livramos de termos que vender um jogador bem vendido, provavelmente ainda nesta janela de transferências. A questão poderá agravar-se em setembro na eventualidade da decisão do TAS sobre o caso Rojo não nos ser favorável, mas aí parece-me que será suficiente vender outro jogador após o final da época - desde que antes de 30 de junho. Se for William o jogador a ser transferido em agosto / janeiro, seguramente que não precisaremos de vender um segundo jogador.

Para além disso, fica mais difícil arranjar folga para reforçar a equipa nas posições que parecem estar mais carenciadas (lateral direito e ponta-de-lança semelhante a Slimani). Tal só acontecerá através de um negócio de oportunidade, quem sabe se agarrado à venda que teremos que fazer.

Em termos de consequências negativas de natureza desportiva, é isto. Não é de todo um cenário catastrófico. Quando Bruno de Carvalho referiu em entrevista aquela frase polémica do desconhecimento do orçamento para este ano, estava a ser prudente em função do pior cenário que podia acontecer. Prudência que se percebeu na forma como foi abordado o mercado. O pior cenário concretizou-se, e agora há que fazer os ajustes necessários para que a época decorra sem quaisquer problemas de tesouraria.


As oportunidades que surgem da eliminação

Dentro do muito mau que foi a eliminação da Champions, existem oportunidades que deveremos aproveitar de forma inteligente.

Espero que os responsáveis pelo futebol do Sporting se lembrem daquilo que foi a época em que Leonardo Jardim foi o nosso treinador. Sem competições europeias, a equipa pôde focar-se exclusivamente nas competições nacionais e isso ajudou-nos a garantir - apesar de termos um orçamento muito inferior aos adversários diretos e uma equipa completamente nova - um segundo lugar confortável e a qualificação direta para a Champions da época seguinte.

Se dependesse de mim, o Sporting ignoraria a Liga Europa tanto quanto possível. Usaríamos exclusivamente segundas linhas, afetando o menos possível o plano de treinos para a jornada seguinte do campeonato. 

Entre a 4ª e a 12ª jornada, todos os jogos para o campeonato antecederão ou se seguirão a uma jornada da Champions. O foco dos nossos adversários estará obrigatoriamente dividido, e isso pode ser uma vantagem a nosso favor. Mais: o Benfica - Sporting da 8ª jornada vai disputar-se poucos dias depois de uma jornada europeia.

Não nos podemos esquecer que o trabalho de Jesus está apenas no princípio. A equipa vai melhorar (e muito) ao longo da época. Temos um plantel mais forte e equilibrado do que aquele que Leonardo Jardim dispunha. Temos uma base de equipa muito mais experiente. É verdade que o Porto também está mais forte do que no tempo de Paulo Fonseca, mas não deixará de ter uma tarefa difícil de reconstruir uma equipa sem os jogadores de classe mundial que vendeu / perdeu este defeso e que não foram adequadamente substituídos. E creio que todos estarão de acordo em como o Benfica atual não tem nada a ver com a equipa que dominou o futebol nacional na época de 2013/14.

Não é altura para lírismos, temos que ser pragmáticos. As probabilidades de vencermos a Liga Europa são ínfimas. O dinheiro que dá é pouco significativo e os jogos às quintas-feiras são uma dor de cabeça para recuperar fisicamente os jogadores para a jornada seguinte. Não nos podemos esquecer do que aconteceu naquela sequência Wolfsburgo / Porto. Aproveitemos a Liga Europa para rodar os jogadores menos utilizados, de forma a não desgastar os habituais titulares e termos alternativas mais aptas a entrar na equipa a qualquer momento.

Não havendo dinheiro da Champions e confrontos com tubarões que exigem o esforço máximo dos jogadores para termos uma participação digna, temos que colocar as fichas todas nas competições nacionais. Deixemos o desgaste dos jogos a meia semana para os outros. Podermos estar focados totalmente no campeonato é uma vantagem enorme. Espero sinceramente que não desperdicemos esta oportunidade.

76 comentários :

  1. Subscrevo. E vai na linha daquilo que fui comentando ontem pelo Twitter: colocar a LEuropa como não prioritário e se no futuro não queremos estas eliminatórias é ganhar o campeonato que isso deixa de ser um problema.
    A próxima final em Coimbra no próximo Domingo é o foco que se segue.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. LdM. Pôr as fichas todas no campeonato será meio caminho andado para não termos este problema na próxima época.

      Eliminar
  2. Concordo com a tua opinião relativamente à forma como deve ser encarada a Liga Europa.
    Acrescento apenas que JJ terá de mudar um pouco a sua "postura" e deixar-se de tentar controlar resultados com margens mínimas (pelo menos nesta fase inicial) nos últimos 4 jogos marcamos sempre primeiro que é sempre importante mas acabamos sempre por consentir o golo de empate sendo que acabamos por ganhar 2 empatamos outra e perdemos 1 ontem!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Sérgio. Temos que fazer os possíveis para fechar os jogos e não ficarmos à mercê das vontades dos homens do apito e de erros próprios.

      Eliminar
  3. Mestre,

    Concordo com o texto. A partir de agora o nosso foco tem de ser o campeonato.

    Sobre o jogo de ontem: arbitragem escandalosa (mais uma!) que nos deixou fora da Champions. Foi o principal factor desta eliminatória, na minha opinião.

    Sobre JJ:
    1) concordei completamente com o reforço do meio campo (jogar com 2 avançados dá para 90% dos jogos do nosso campeonato mas na Champions é necessário outro realismo).
    2) Esteve mal em não mexer na equipa a partir dos 60/65 min. Bryan Ruiz começa me a fazer confusão. Jogou todo o jogo contra o Paços e ontem saiu aos 88 min?! Estava completamente de rastos. Espero que Mané seja o titular em Coimbra!
    3) Não havia nenhum médio centro no banco e empresta se Wallyson? Numa altura em que o jogador vendido pode até ser Adrien? Não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, também não compreendi por que motivo deixou Ruiz tanto tempo em campo. Era óbvio que tinha que ser substituído. Em relação a Wallyson, teremos em breve Bruno Paulista em condições de jogar, o que aliviará a carga dos médios. E ainda falta William. E para alguma eventualidade temos o Francisco Geraldes ou Gauld.

      Eliminar
  4. "Se dependesse de mim, o Sporting ignoraria a Liga Europa tanto quanto possível. Usaríamos exclusivamente segundas linhas, afetando o menos possível o plano de treinos para a jornada seguinte do campeonato. "

    Mestre, não concordo com isso que referiste:

    - Não vais ter equipas assim tão fáceis que possas usar segundas linhas, deixa isso para a taça da liga.
    - Precisamos urgentemente de amealhar pontos para não descer no ranking devido às épocas 2012 e 2013
    - Os prémios monetários são menores que a LC mas ainda são uns milhões a entrar.
    - Com boas exibições na LE, podes ter boas bilheteiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subsrcrevo por completo.
      Uma boa campanha na liga Europa ajudará a que nas próxima épocas possamos estar em potes mais elevados na Champions ( o nosso ranking neste momento coloca-nos no pote 3, ou seja, calham-nos sempre 2 equipas de topo, dos Potes 1 e 2 ).
      É também importante para a pré-eliminatória, caso seja preciso disputá-la para o ano, pois seremos mais tranquilamente cabeças de série( este anos fomos por sorte, pois equipas com ranking Uefa mais elevado foram afastadas na eliminatória anterior à nossa, e nem assim conseguimos passar... )

      Eliminar
    2. Belfodil, prefiro lutar pelo acesso direto no próximo ano. As equipas que apanharemos na LE não são fracas, mas não vejo grande utilidade em estarmos a esfalfar-nos para receber 360.000€ em caso de vitória e 1M€ para o apuramento para a fase a eliminar. Para além de que isso nos vai colocar em desvantagem na jornada seguinte do campeonto.

      Eliminar
    3. Vítor, para haver alguma utilidade em estarmos no pote 3, temos primeiro que estar presentes no sorteio da fase de grupos. Ignorar a LE é a melhor forma de garantir que estaremos de certeza no sorteio do próximo ano.

      Eliminar
    4. Mestre, então se tínhamos construído uma equipa para a Champions, agora que vamos para a LE temos que só centrar atenções no campeonato? sinceramente não tem muita lógica.

      Eliminar
    5. Uma coisa é estar na Champions e tentar equilibrar a participação nas duas provas. Outra é estar na LE, em que a compensação pelo esforço é muito mais reduzida.

      Eliminar
  5. Mestre,

    Secundarizar a Liga Europa parece-me também que tem de ser objectivo prioritário.

    Além de certamente virmos a defrontar adversários que não chamam público, temos o impacto dos dias em que se vão realizar os jogos, arrastando-os para os domingos à noite e segundas-feiras.

    Além dos prémios monetários não serem atractivos, isto significará também menos adeptos a acompanhar os jogos, seja em Alvalade ou fora.

    Há que pensar bem na preparação destes jogos.

    Como diz JJ, o principal objectivo é o campeonato e o apoio dos adeptos é essencial para vencermos esses jogos.
    Liga europa ou Taça da Liga são secundárias, tal como já o deviam ter sido na última época e que nos custaram bem caro em fase crucial da época.
    Aprendamos com os erros do passado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo questões relevantes, José. Receitas fracas, esforço que prejudicará o campeonato, jogos à 2ª feira que levarão menos público. Parece-me claro que temos que estabelecer o campeonato como uma prioridade muito clara. Se quiseremos apostar por igual em todas as competições estaremos mais longe de não ganharmos nenhuma.

      Eliminar
  6. Escrevi isto como resposta ao post anterior mas parece-me melhor adequado como comentário a este post, por isso aqui vai:

    Acho a ideia de "desistir" da Liga Europa completamente estúpida. Passo a explicar.

    Primeiro o Sporting precisa dos pontos que poderá amealhar nessa competição para poder subir no ranking europeu. Veja-se onde está o Benfica neste momento no ranking da UEFA e todos sabemos que isso se deve ao que fez na LE e não na CL. Estar bem classificado no ranking ajuda a ter sorteios mais favoráveis no futuro.

    Além disso os pontos que possamos fazer na LE vão ajudar Portugal a manter a posição no ranking de países o que fará com que continue a ser o terceiro classificado da nossa liga a ter que passar por um play-off de acesso à CL e não o segundo classificado, o que aconteceria no caso de Portugal começar a descer no ranking.

    É que se não fôr o Sporting a fazer pontos para Portugal este ano, e eventualmente o Porto, se tiverem sorte no sorteio como aconteceu na época passada, não vão ser outros a fazê-lo. Na verdade acho que até o Braga ou o Belenenses terão mais hipóteses de fazer pontos do que o Circo Vitória.

    Financeiramente, fazer uma grande Liga Europa é também algo muito importante para um clube como o nosso, senão vejamos:

    PRÉMIOS DA LIGA DOS CAMPEÕES:
    - Bónus do play-off: 2 milhões para o vencedor e 3 milhões para o vencido.
    - Bónus de participação: 12 milhões
    - Bónus de vitória: 1,5 milhões
    - Bónus de empate: 500 mil
    - Presença nos oitavos de final: 5,5 milhões
    - Presença nos quartos de final: 6 milhões
    - Presença nas meias finais: 7 milhões
    - Finalista vencido: 10,5 milhões
    - Finalista vencedor: 15 milhões

    PRÉMIOS DA LIGA EUROPA:
    - Bónus de participação: 2,4 milhões
    - Bónus por vitória: 360 mil
    - Bónus por empate: 120 mil
    - Bónus vencedor do grupo: 500 mil
    - Bónus ao segundo classificado do grupo: 250 mil
    - Presença nos 16-avos de final: 500 mil
    - Presença nos oitavos de final: 750 mil
    - Presença nos quartos de final: 1 milhão
    - Presenças nas meias-finais: 1,5 milhões
    - Finalista vencido: 3,5 milhões
    - Finalista vencedor: 6,5 milhões

    Penso que estes números estão corretos e por aqui se vê que financeiramente fazer uma grande campanha na Liga Europa equivale a ser eliminado na fase de grupos da Champions.

    Se tívessemos ido à CL e tívessemos feito uma figura tipo Circo Vitória (2 vitórias e um empate - e já estou a ser simpático) teríamos ganho €17,5M

    Se ganharmos a Liga Europa (ganhando o nosso grupo por exemplo com 4 vitórias e um empate) arrecadaremos €19,150M (ou 16,150M se perdêssemos a final).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou da mesma opinião, a Liga Europa não é propriamente a taça da liga, para além disso o Sporting tem equipa para competir nas duas provas.

      Eliminar
    2. Excelente análise Chirola.
      Confesso que não tinha conhecimento dos números.
      Parece-me perfeitamente possível fazer uma LEuropa, em termos monetários, interessante.
      Parece-me no entanto que (espero que não) a direcção foi "apanhada na curva".
      E se de repente não tivessemos que vender ninguém já? Aguentar o barco até janeiro, se possivel sem salarios em atraso e tal, dependendo da tabela classificativa e as possibilidades reais de poder ser campeão pode também ser uma jogada interessante.
      Preocupa-me agora, sinceramente, como é que Ruiz, Teo, Aquilani vão reagir sabendo que não terão a montra da LC

      Eliminar
    3. Chirola, eu prefiro pensar já na próxima época. Estar na Champions sem mexer uma palha dá mais dinheiro do que ganharmos a LE - coisa que nos obrigaria a um esforço imenso. Faltam nessas contas o dinheiro do market pool, que é muito superior na Champions...

      Eliminar
    4. Mestre, penso que essa abordagem poderá levar a uma espécie de "ciclo" vicioso. Sempre que uma época europeia não comece da melhor maneira põe-se de lado e pensa-se na próxima. Se correr sempre mal ao início serão anos à procura de algo que nunca vai chegar.

      Acho que a LE não deverá ser prioridade do Sporting (nem de Benfica e Porto se fosse o caso e que poderá ainda vir a ser) mas não deve ser ignorada por completo. É conciliável com o campeonato e não será bom para a equipa ver 2as linhas na LE a jogar e a chamada 1ª linha a jogar somente no campeonato. Até porque ao nível da valorização de jogadores a LE possivelmente até ajuda mais que o nosso campeonato.

      Eliminar
    5. Mestre,

      Entrar na champions sem mexer uma palha faz-te perder ranking, o que na época seguinte será mau.

      Eliminar
    6. Prefiro estar lá no pote 4 do que arriscar-me a não estar no pote 3, Mike...

      Eliminar
    7. Essa mentalidade é que eu não percebo. Afinal qual é o objetivo de se estar na CL? É fazer dinheiro através dos prémios de presença e mostrar jogadores para os vender bem ou tentar prestigiar o clube através de vitórias que serão premiadas financeiramente?

      Eliminar
    8. É tudo isso Chirola. Dinheiro, prestigo, por os jogadores a competir com os melhores.
      E nada disso existe na fase de grupos de uma Liga Europa.
      Essa é a realidade que não vale a pena fugir.
      É um grande revês para o SPorting. Não há volta a dar.
      Pagar um salario milionario a um treinador para não ir sequer á Champions é um enorme esforço para um clube que ainda tem as suas finanças bastante frágeis.

      Eliminar
    9. Como demonstrei acima, também há muito dinheiro na Liga Europa. Não tanto como na CL, é um facto, mas para um clube com a situação financeira do Sporting, são verbas muito importantes. Quanto ao prestígio há seguramente mais prestígio em chegar longe na Liga Europa do que em ir à CL e ser eliminado na fase grupos - isso é outro facto incontornável.

      Não se contratou JJ exclusivamente para ir à CL esta época. Quem não percebe isso ou anda a ler demasiado o que se escreve nos pasquins e o que se diz nos painéis de telelixo.

      Eliminar
    10. "É tudo isso Chirola. Dinheiro, prestigo, por os jogadores a competir com os melhores.
      E nada disso existe na fase de grupos de uma Liga Europa.
      Essa é a realidade que não vale a pena fugir.
      É um grande revês para o SPorting. Não há volta a dar.
      Pagar um salario milionario a um treinador para não ir sequer á Champions é um enorme esforço para um clube que ainda tem as suas finanças bastante frágeis."


      Também sou dessa opinião. Foi uma estocada demasiado grande, vai levar décadas a sairmos disto, ser goleados por videotons e não ir às competições europeias, ainda aguento, agora isto... Acho que é melhor despedir o treinador atual, ir buscar um "baratinho" com "carácter" e boa imprensa e ir lutar pelo 3ºlugar.

      Eliminar
    11. Eu tento-me lembrar de como foram as meias finais da Liga Europa, mas não consigo lá muito bem.
      Sei que Era um Sevilha-Fiorentina e um Napoles-Dnipro.
      Lembro-me de ver algum resumo, mas nao mais que isso.

      E continua a insistir nisso dos prémios.
      Para alcancarmos o mesmo na Liga Europa que uma fase fde grupos da Champions, precisamos de chegar á final e isso são 16 jogos em comparação com os 6 da Champions.
      Mas alem disso, nem teria que ser exclusivo.
      O SPorting poderia bem ir á Champions, ficar em terceiro e continuar na Liga Europa.

      Eliminar
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    13. Belfodil, se quer entrar na desconversa é lá consigo.

      Eu acho que já expliquei bem os meus argumentos que considero validos.
      Os seus nem sequer percebi o que quer dizer.

      Eliminar
    14. Volta Marco Silva, estás perdoado! Temos saudades do teu meio campo a lateralizar, do chuveirinho para a área onde não está ninguém e da tua postura assertiva. Parafraseando um grande comunicador televisivo que por acaso até é adepto de outro clube: tenho saudades de um treinador que trata os senhores jornalistas por você!

      Eliminar
    15. Compreendo o argumento de querer vencer todas as competições em que estamos envolvidos e compreendo até que os pontos podem dar jeito para subirmos mais uns lugares no ranking da UEFA, mas o mais importante mesmo é vencer o campeonato, aquilo que procuramos há 12 épocas, entrando directamente na Champions e arrecadando o necessário dinheiro.

      Os meus caros amigos parecem esquecer-se como na época passada hipotecámos Campeonato e Liga Europa no espaço de 15 dias porque, entendemos que devíamos ganhar ambas.

      O plantel este ano é mais rico, mas mesmo assim com muitas limitações da ordem física (Ruiz, Aquilani, João Pereira e Adrien são exemplo disso) e a outros jogadores vai-lhes ser exigido que carreguem o piano em todos os jogos como Carrillo e William.

      Juntem a isto as viagens cansativas que Slimani, Teo, Ruiz e Carrillo vão ter ao serviço das suas selecções e os jogos em que os nossos internacionais portugueses vão participar.

      Se quiserem olhar já para o calendários nos meses de Outubro e Fevereiro/Março/Abril, vão entender que a aposta em todas as frentes (Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga) é coisa para correr mal.

      Por muito que custe, a descida a uma Liga Europa obriga ao estabelecimento de prioridades em certos jogos.

      SL

      Eliminar
    16. Bom, Chirola, já vi que tambem está virado para a desconversa.
      Marco Silva? Jornalistas?

      Eliminar
    17. Atenção que Benfica está no pote 1 por ter sido campeão nao por ter 1 bom ranking mas por ser campeão.

      Eliminar
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    19. "É tudo isso Chirola. Dinheiro, prestigo, por os jogadores a competir com os melhores.
      E nada disso existe na fase de grupos de uma Liga Europa.
      Essa é a realidade que não vale a pena fugir.
      É um grande revês para o SPorting. Não há volta a dar.
      Pagar um salario milionario a um treinador para não ir sequer á Champions é um enorme esforço para um clube que ainda tem as suas finanças bastante frágeis.
      "



      "Belfodil, se quer entrar na desconversa é lá consigo.

      Eu acho que já expliquei bem os meus argumentos que considero validos."


      então? eu até estava a concordar e a dar já uma sugestão de melhoria

      Eliminar
    20. Vou comentar pela primeira vez no blog.
      sigo o blog ha largos menos via "digg.com/reader" e algumas vezes venho ler os comentarios. e hoje vou comentar.
      pela primeira vez vi um post seu de merda. sim o de hoje é lixo autentico. e ainda mais dizer que devemos ignorar a liga europa é mais ainda.
      por partes:
      1- falar do jogo e nao falar do erro do JJ em montar a equipa e nas substituiçoes nao feitas é errado. porque ele faz isso sempre em todos os jogos importantes . no benfica e no braga nos jogos decisivos eles inventava sempre, e eu que gozava com os meus amigos sobre isso. eu gozava com eles antes dos jogos porque sabia que ele ia fazer asneira. ontem eu lembrei-me disso as 6h da tarde e quando vi o 11 vi logo que iamos ser eliminados. culpar os arbitros nao , dou beneficio da duvida ao fiscal alem de ser sempre contra nos , SEMPRE.

      A LIGA europa é pra jogar como se fosse outra torneio qualquer. temos jogadores suficientes e plantel suficiente (+ willam) para aguentar as competiçoes sem problemas. desde que alguem OBRIGUE o treinador a rodar a equipa, porque se ficarmos a espera de ele faça a rotaçao sozinho vamos continuar a espera.
      JOGADORES:
      - Ruiz ta sem pernas porque nao teve ferias e se insiste nele todos os jogos sem resultados.
      - Teo , bom jogador mas se ele sentava o Jackson na seleçao da colombia era porque o treinador andava na coca mesmo.
      - Aquilani, excelente contrataçao, mas ele tava de ferias e veio pro sporting sem pre epoca e isso ve a olhos largos, ele ainda ta a fazer a pre epoca e ta sem pernas.
      JPereira- tem as suas limitaçoes e todos sabemos deles precisa de concorrencia e esgaio tem que jogar OBRIGATORIAMENTE, olhem o jeferson epoca passada o banco fez-lhe bem, se calhao ao jp pode acontecer o mesmo
      Naldo- ontem foi exposto o pior dele. nao ta mt melhor que o tobias e ganha MUITO mais do que ele , MAS MUITO MAIS MESMO. o rendimento é igual, com agravante de nao saber o que é o sporting , o tobias foi criado em alvalade e sabe e sente o sporting.
      P.Oliveira é bom central sim, mas ta a tornar-se o proximo polga. a chutar pra frente e demasiado.

      reparem que nos jogos que ja fizemos apenas jogam os mesmos. mesmo nas vitorias rascas que conseguimos so jogam os mesmos. era exatamente outra coisa que eu criticava no benfica e gozava com meus amigos do benfica. o JJ escolhe os seus 14 jogadores e expreme-os ate nao poder mais e o resto é so paisagem . temos que mudar isso imediatemente porque senao vamos gramar jogos como o de ontem a epoca toda

      Eliminar
    21. Jandir, lixo ou não, é a minha opinião. Em tudo na vida devemos saber estabelecer as nossas prioridades em função dos benefícios e dos prejuízos potenciais.

      Eliminar
    22. tens razao, nao é lixo. é apenas a tua opiniao e ela ta errada. Erro meu e desculpa qualquer ofença, foi sem querer. mas de resto nao vou pedir desculpas..

      Eliminar
  7. Incrível a hipocrisia dos jornaleiros:

    http://i.imgur.com/CnCZ6S0.png

    Se fosse contra uma equipa tuga gostava de ver este menino a escrever isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem ele nem ninguém. Ouvi na rádio no final do Sporting - Paços um comentador / relator a dizer qualquer coisa do tipo "compreende-se que se critique as arbitragens europeias que nos prejudicam, mas criticar os árbitros nacionais não faz qualquer sentido".

      Isto é tudo um corporativismo ridículo. Dizem que é para não matar a galinha dos ovos de ouro, mas é precisamente o contrário que estão a fazer ao não denunciarem as coisas que acontecem por cá.

      Eliminar
  8. Não estou de acordo com a ideia de menosprezar a Liga Europa, é importante fazer uma boa campanha por uma questão de imagem e até porque as verbas involvidas (apesar de muito inferiores a LC) serem significativas.
    Quanto ao jogo de ontem o que mais azia me deu, para além da eliminaçao, foi o resultado do jogo e a forma como decorreu que me transportou para Alvalade e para a final da taça uefa.
    Erros, houve vários mas o maior deles foi de BdC e passo a explicar: depois do que aconteceu no ano passado e no 1º jogo desta eliminatória BdC deveria ter imediatamente contactado a gazprom e oferecer-lhes um contrato de publicidade para as camisolas de 3 anos em que o 1º ano era oferta, só pagavam o 2º e 3º. Assim, apesar de ser oferta no 1º ano "recebiamos" pela publicidade 14M - 5.4M = 8.6M o que era um grande negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, é uma questão de colocar na balança o dinheiro que a LE nos poderá dar a ganhar e uma melhor prestação no campeonato. As duas coisas em simultâneo dificilmente serão possíveis, pelo que eu não teria dúvidas em dar mais importância à segunda.

      Eliminar
  9. Subscrevo.

    Só não posso concordar com a ligeireza com que se afirma "basta vender William". Ainda mais quando se consideram como substitutos válidos o Adrien e Aquilani. Isto para mim é catastrófico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá que chegar para consumo interno, Cantinho...

      Eliminar
    2. Mas não chega. E isso viu-se com o Paços, por exemplo.

      Eliminar
  10. A mim o que mais me custa hoje é ver que uma equipa que se poe a ganhar 1-0 nos 5 jogos oficiais desta época, só por uma vez não viu o adversário empatar 1-1. Foi contra o Benfica.
    Diz muito da muita fraca capacidade desta equipa em jogar com o resultado em seu favor.

    E depois a forma como sofremos os golos, bola colocada no espaço entre o central e o lateral, nas costas do central, com o adversário a partir 2 metros a tras da defesa leonina.
    Foram 3 assim. Muito mal a equipa a perceber isso e a reagir em conformidade.

    Alias, é visivel o panico dos centrais quando o meio campo deixa de fazer a cobertura deixando os passes entrar para aquela zona.

    Custa e muito perder assim e sabermos que estamos fora das melhores 32 da Europa.
    Liga Europa? fodasse,,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Participantes na fase de grupos da CL 2015/16: FK Astana, Maccabi Tel Aviv, Gent; Malmö, BATE Borisov, Circo Vitória.

      Participantes na fase grupos da LE 2015/16: Borussia Dortmund, Liverpool, Schalke 04, Tottenham, Napoli, Lazio, SPORTING.

      Perspectivas.

      Eliminar
    2. Olho para esses adversários e apenas vejo a dificuldade que será ganhar a competição...

      Eliminar
    3. É verdade, mas também o era para o Benfica das duas vezes que chegou à final, com plantéis não superiores ao nosso.

      Eliminar
    4. Aí não estou de acordo, Chirola... o plantel do Benfica que chegou às finais era superior...

      Eliminar
    5. O plantel de 2012/13 era bastante forte mas não penso que fosse muito superior ao que o Sporting tem neste momento. O de 2013/14 não era definitivamente melhor do que o nosso: http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=4&epoca_id=143

      Eliminar
    6. Um Sporting-Maribor na fase de grupos de uma Champions tem muito mais interesse que um Tottenham-Sporting numa fase de grupos da Liga Europa.
      E será sempre visto assim pelas equipas, espectadores, patrocionadores, etc....

      A comparação entre a LE e a Champions não tem sentido nenhum, sendo a diferenca ainda maior na fase de grupos, onde não há qualquer interesse em ver esses jogos.

      Alem disso, mesmo a nivel de premios monetarios, para o SPorting encaixar um valor parecido na Liga Europa tem que ir á final. O que seriam 16 jogos entre semana.
      Na champions só teriamos 6....

      Foi sem duvida, uma grande dissabor que nos vais custar bastante a recuperar.

      Eliminar
    7. "Um Sporting-Maribor na fase de grupos de uma Champions tem muito mais interesse que um Tottenham-Sporting numa fase de grupos da Liga Europa.
      E será sempre visto assim pelas equipas, espectadores, patrocionadores, etc...."

      É a sua opinião, não é a minha. O único ponto em que poderá ter razão é na questão dos patrocinadores mas acaba aí. Até o próprio facto dos pontos ganhos no ranking da UEFA serem exactamente os mesmos nas duas competições desmente esta tese.


      Eliminar
    8. chirola mete mais tabaco nisso.
      O plantel do benfica que chegou às finais era soberbo (para a nossa realidade). Foi por isso que lá chegou ao mesmo tempo que disputou campeonatos até à ultima jornada e ainda ganhou taças.
      Com aquele primeiro comentário dá a impressão que a LE tem melhores equipas que a LC!xD que graça.

      Eliminar
  11. Vender Adrien por €15M é suficiente para equilibrar o orçamento. Também se poderia vender Slimani por uns €12M mas aí teríamos que usar esse dinheiro para ir comprar um avançado pois é demasiado arriscado atacar a época só com Montero e Teo.

    Um facto é: se queremos ser campeões nacionais precisamos de ter Carrillo.
    Se vendermos Adrien, libertamos mais espaço em termos de ordenado para poder oferecer ao Carrillo para renovar com ele. É jogador para tentar esse esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que do Adrien só temos 50% do passe.
      E vender agora o Adrien, com William no estaleiro ainda, não faz muito sentido.
      Talvez vender João Mário....

      Eliminar
    2. João Mário é melhor que o Adrien, o que dizes não faz sentido.

      Eliminar
    3. Primeiro tenta fazer matemática de 1ºciclo.
      50% de 15 Milhões. são 7,5. Nem dá para pagar metade das perdas da não ida á Champions.
      Logo vender Adrien por si só, não melhora grande coisa.

      Eliminar
  12. 1- Obviamente que foram seriamente prejudicados

    2- JJ mostrou mais uma vez as suas limitações nos grandes palcos. Nunca será o treinador de classe mundial que reclama ser.

    3- Se se focarem só no campeonato poderá ser realmente uma vantagem. Aí JJ é realmente forte.



    ResponderEliminar
  13. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda muita gente constipada com estas chuvas de verão. :)

      Eliminar
    2. nonameslolb, o teu dealer foi catado?

      http://i.imgur.com/xaYK16X.png

      Eliminar
    3. Deixem estar o rapaz ... já deve estar a ressacar!

      Eliminar
    4. Já se veio, o teu amigo Doumbia, ou hoje levas do Mousa, "nonameslb"? Estás mesmo delirante. A ganir à grande!

      Eliminar
    5. Em que pote ficou o Sporting Lisbon na Champions?Kisa e so na garrafa fdp.

      Eliminar
    6. Pelas minhas contas o valor do pote andará à volta disto

      60$ * 9500g = 570000$ mais ou menos 500000€

      Eliminar
    7. O "nonameslb" hoje foi a todos os blogues do Sporting que conhece meter veneno. Deve andar tão contente, neste dia de Agosto. Invejo-lhe a leveza no andar depois da canzana dos amigos africanos do clube dele que o levou a proferir os maiores gritos nos blogues mais verdes. Não se conteve de excitação.

      Hoje vai chegar a casa a sorrir, inchado, garboso, em vez de rebentar a boca à mulher e às filhas como fez no dia do Arouca. Eu gosto dos dias em que os Benfiquistas andam felizes. Sinto-me altruísta e os vizinhos estão todos mais leves. Há menos grito e choro. Gostam desta coisa das derrotas do rival que eles chamam de "pequeno" mas que lhes povoa o subconsciente mais profundo.

      Obrigado por representares a ignorância típica do teu credo, "nonameslb". És grande. Sem pessoas como tu eu era levado a acreditar que vocês evoluiam.

      Eliminar
  14. O nonameslb andou a dar-lhe na coca do khadafi dos pneus. Aliás, a partir de hoje percebo muito melhor os delirios da "estrutura" :)

    ResponderEliminar
  15. Pelos vistos ainda vamos receber 3M€ pelo Playoff!

    "UEFA Champions League 2015-16 Fixed Amount Distribution STAGE
    Playoff Bonus €50 million distributed to 20 teams who participated in playoffs. €2m each for playoff winners and €3 million each for eliminated teams."

    Ou seja 3M€ + 2,4M€ (Fase Grupos LE) = 5,4 ... não são 14 é certo mas é dinheiro.

    ResponderEliminar
  16. Esquecendo a roubalheira, isso já faz parte do nosso ADN e aqui no rectângulo será cada vez mais vergonhoso deixo algumas notas sobre nós:

    Jesus quanto a mim não falhou na Rússia falhou em Portugal no fim de semana passado.

    Assumindo que o jogo da rússia é decisivo e que Ruiz vai ser titular, não pode fazer 90 min com o paços.
    Assumindo que o jogo da rússia é decisivo e que Carrillo vai ser titular, não pode fazer 90 min com o paços.

    A rotatividade com o paços não poderia ser apenas Adrien e Teo. Não se o jogo que verdadeiramente importava era o da rússia.
    Se Gelson, Mané e Esgaio não servem para ganhar ao paços em casa, algo está mal nas nossas segundas escolhas.

    O ano passado perdemos no dragão a hipótese de passar para 2º lugar no campeonato por termos apostado tudo numa eliminatória da liga europa 72 horas antes que já vinha meia perdida da alemanha…

    Espero que este ano não se cometa o mesmo erro (ainda para mais com um plantel com muito mais opções)… reforço uma ideia aqui já partilhada, Estimo que a Liga Europa se foda.

    Quero ser CAMPEÃO!

    Quanto ao resto, volto a dizer o que Miguel Albuquerque sempre disse no futsal: “para sermos campeões não basta sermos melhores que os outros, temos de ser demolidores.”

    Infelizmente neste clube é assim, só podemos contar connosco, nem com a isenção podemos contar.

    Saudações Leoninas

    PS: em Coimbra é para golear e dar uma demonstração de força.
    PS (para o resto da temporada): Atenção à rotatividade da equipa que esta merda de jogar à quinta-feira é bem diferente à terça/quarta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raff77,

      Esse é uma questão muito importante. Mané e Gelson deviam ter sido titulares contra o Paços, para mim também é obvio. Ruiz então está completamente de rastos. Mané tem de ser titular no domingo! Sem medos!!

      Eliminar
    2. É verdade Raf, houve indiscutivelmente uma falha na gestão do jogo com o Paços.

      Eliminar
  17. 1) Objectivo principal o campeonato;
    2)Liga Europa que vão para o caralho,que joguem eles;com tanta gatunagem não é possivel sonhar;
    3)Defesa do Sporting necessita urgentemente de correcções;sector mais fraco;
    4)Adrien.Que se deixe de merdas,que deixe de ser tão "elegante" e se concentre mais nos jogos.Vista o fato macaco.Responsável no primeiro golo.
    5)Patrício.Andou de gatas no primeiro golo porquê ?.No terceiro foi batido pela velocidade do russo.
    6)Dar uma resposta forte no campeonato nacional e já em Coimbra.

    ResponderEliminar
  18. Uma pessoa é sempre optimista e tal, mas porra somos um clube com imenso potencial e depois ficamo-nos sempre pelo quase, é um bocadinho frustrante. O problema aqui e que JJ vai querer ganhar na Liga Europa, podem ter a certeza disso. se assim for melhor, mas aqui tambem serve que isto de querermos ficar em 3º lugar é merda, temos sempre de lutar para ficar entre os 2 para contarmos sempre com a fase de grupos. Acredito que este ano nenhuma das equipas portuguesas se vá safar na champions.

    ResponderEliminar
  19. "So sei que nada sei" é uma frase que não sei se é de Socrates ou de Platão mas que, seja de quem for, sei que não pode ser minha! Eu sei que ainda sei (ou ja soube) algumas pequenas coisas que nem todos sabem nem souberam! Sei que ha uma coisa (entre muitissimas outras) sobre a qual muito pouco (ou quase nada) sei! Estou a falar de informatica e utilização de computadores! Confesso que pedi a quem a tivesse uma imagem do lance do golo do Slimani anulado ontem contra o CSKA e confesso também que passei mais de uma hora hoje à procura dessa imagem na Internet sem sucesso! Finalmente encontrei-a num artigo no "Sporting com Filtro" mas apresentada naquela forma que eu detesto e que leva quase sempre uma espécie de "V" em cima à direita com "continuous loops" (EN) ou "boucles continues" (FR) mas que não sei como traduzir em português. Vou-lhe chamar "Vira o disco e toca o mesmo" baseando-me no tal "V". Seria possivel a algum dos leitores deste blog ou mesmo ao seu mentor de transformar essa imagem num pequeno "clip" para me dar o tempo de estudar o trajecto da bola? Desde ja o meu obrigado também! Confesso, ja agora, que fui eu quem escreveu um mail que não foi recusado pelo meu "service provider" e que também continua sem resposta! Aceito ou Não aceito era a questão!

    ResponderEliminar
  20. Não sei de cor a formação dos diferentes grupos para a CL mas creio que sei que ao Porto toca o Chelsea e ao Benfica o Atlético de Madrid como mais dificeis adversarios! Mesmo sentindo-me ainda português (apesar do BI o não provar) desejo a ambos um bom desempenho nessa competição onde o Sporting ja não esta! Sendo assim torcerei pelo Barça como ja aqui o afirmei!

    ResponderEliminar