quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Jorge Gonçalves

Ainda era muito novo na altura em que Jorge Gonçalves assumiu a presidência do Sporting. Lembro-me, claro, das unhas que apresentou durante a campanha eleitoral, do enorme entusiasmo que gerou, mas também do caos que se lançou quando o dinheiro começou a faltar. Se isso foi fruto de alguma cabala contra a sua direção, ingenuidade, incompetência ou algo mais grave que isso, não sei dizer. Recordo-me apenas da tremenda desilusão que tive com o desmoronamento das esperanças que tinha construído a partir das suas muitas promessas.

Nunca tive grande vontade de revisitar o seu mandato para perceber o que efetivamente se passou, mas não consigo deixar de constatar muitas semelhanças entre a ascensão e queda de Jorge Gonçalves e todo o processo eleitoral de 2011 e posterior mandato de Godinho Lopes. No entanto, nesta comparação existe um ponto a favor de Jorge Gonçalves: quando a situação ficou insustentável reconheceu a existência dos problemas, apresentou a demissão para que os sócios pudessem escolher uma nova direção, e apresentou uma lista para ir a votos. A derrota para Sousa Cintra foi pesadíssima (Jorge Gonçalves teve apenas 10% dos votos), mas teve carácter para permitir que os sócios o avaliassem em eleições. 

Independentemente de tudo isto, o trágico destino de Jorge Gonçalves certamente que não deixará indiferente nenhum sportinguista que tenha acompanhado o percurso do bigodes enquanto candidato e presidente do clube. Que descanse em paz.

4 comentários :

  1. já foi há muito tempo e também era relativamente novo, mas julgo que não foi bem demitir-se. a direcção perdeu quorum com demissões ou assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível... a minha memória desses tempos não é muito clara.

      Eliminar
  2. O Jorge Gonçalves e até o Sporting mereciam mais respeito que o dado pela bola. Vergonhosa capa, parecia o crime. Acho que o Sporting devia reagir a esta vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Há uma enorme diferença entre Jorge Gonçalves e Godinho Lopes. JG tentou servir o Sporting da melhor maneira que pode. Terá cometido erros, certamente. Mas sempre com o intuito de dar o melhor ao Sporting.
    Godinho Lopes esteve no Sporting como sempre tem estado em tudo onde se envolve, a tentar engordar a sua conta bancária...

    ResponderEliminar