quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Kevin-Prince Boateng: aposta de risco?


Tenho que confessar: nos primeiros tempos vai fazer-me alguma confusão ver equipado de verde e branco o jogador que escreveu o tweet que podem ver acima, logo após nos ter vencido graças a um penálti forjado de forma escandalosa pela equipa de arbitragem. Costuma-se dizer que quem diz a verdade não merece castigo, mas não fiquei positivamente impressionado com a franqueza revelada pelo nosso mais recente reforço - mesmo sabendo perfeitamente que aquelas palavras eram dirigidas aos adeptos daquele que era o seu clube na altura.

Junte-se a expulsão de Kevin-Prince Boateng da seleção do Gana em pleno mundial - por ter insultado o selecionador e se ter envolvido numa zaragata com um elemento da comitiva -, a suspensão por tempo indefinido do Schalke por falta de empenhamento, e outros episódios que na melhor das hipóteses podem ser atribuídos à sua excentricidade, e ficam poucas dúvidas de que se trata de uma contratação de risco.

Refiro-me obviamente ao risco de instabilidade no balneário, mas a que se poderá juntar também um aumento do risco para as finanças do clube. Mas a serem verdade os valores que têm sido falados (um salário anual bruto entre os 2,5M e os 3M anuais), não muda muito a posição do Sporting: a qualificação para a Liga dos Campeões deverá ser suficiente para garantir o orçamento. No caso de não nos apurarmos, provavelmente teremos que realizar uma ou duas boas vendas até ao final da época (se essas vendas terão que ocorrer em agosto, janeiro ou maio, dependerá da situação da tesouraria). E se o Sporting conseguir entretanto arranjar clube para Capel, Miguel Lopes, Labyad e outros jogadores excedentários, então a vida de Carlos Vieira ficará seguramente mais facilitada. 

Kevin-Prince Boateng é um jogador que pretende relançar a carreira. Caso se concretize a contratação, e se vier com vontade de se ajudar a si próprio ajudando a equipa, então não tenho dúvidas que será um reforço estrondoso: um jogador fisicamente poderoso, com muita técnica, capaz no transporte de bola, polivalente (tanto pode jogar a 8, como mais adiantado, ou até nas faixas) e - muito importante - com um excelente remate de meia-distância. Oferece uma série de predicados que não temos em abundância no plantel, e muito menos no corpo e mente de um único indivíduo. Esperemos, para o bem de todos, que o jogador e a equipa técnica consigam tirar o melhor proveito das suas inegáveis capacidades.

No Sporting de há 3, 4 ou 5 anos, ficaria automaticamente pessimista em relação às probabilidades de sucesso da contratação. Mas felizmente, no Sporting de hoje, tenho bastante confiança que esta aposta de risco poderá compensar.

20 comentários :

  1. Impossível não criar paralelos com Bojinov, cada um à sua medida. É este tipo de contratações que após 2 anos de manifesto apertar do cinto, cria - e bem - apreensão no adepto.
    Se no "tempo do Bojinov", como vinhamos de umas eleições que foi o que se viu, a parada de estrelas "à-lá-Carlos Freitas" deu ao adepto a droga necessária para desviar atenções inconvenientes, já esta contratação leva a pensar que, em princípio, o presidente e os restantes sabem o que estão a fazer...
    Expectativa em ver este reforço em acção...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga dos Mancos, há algumas semelhanças, sim, mas o KPB já demonstrou muito mais futebol do que o Bojinov... e integrar um jogador no Sporting atual é bem diferente do que no tempo do Godinho. Há motivos para cautelas, mas existem melhores condições para haver sucesso na integração do jogador. Vamos ver se o problema no joelho se confirma ou não...

      Eliminar
  2. vamos ver se virá mesmo, fala-se que os testes médicos ontem geraram duvidas

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    2 ou 3 coisas sérias. Não percebi os mixed feelings.. Jogador de top na liga tuga e em idade que ainda pode dar para vender.
    Também vem de graça e sem prémios de assinatura? Afinal como do dizia ontem para aumentar a capacidade da equipa o nível salarial tem de subir... Agora é que vão começar a sério.

    2 ou 3 pontos divertidos. Em relação ao twitt... Vocês falavam bem pior do jje ainda ele não tinha dado um ui no Sporting e já era o maior, o que vendia, o que treinava... Tudo o que disseram durante 6 anos desdisseram sem sequer o ver de verde... Por isso dar o dito por não dito não é grande problema. E a formação que era um princípio inabalável? Bem podem dizer que jogam 7 ou 8 da formação mas o facto é que quando há algum dinheiro mandam a formação às malvas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,

      Parece-me pouco honesto falares de formação sem saberes o que isso é.

      Relativamente aos twitts é típico do adepto de futebol, pois o que referes em relação ao que foi dito por Sportinguistas sobre o Jorge Jesus durante 6 anos, é também aplicável aos adeptos do teu clube, que desde o momento que souberam que tinha assinado pelo Sporting passou de bestial à besta em menos de nada. Portanto, a carapuça também te serve.

      Eliminar
    2. Nuno, os mixed feelings têm a ver com os problemas que ele tem criado recentemente. No espaço de um ano conseguiu ser expulso da seleção do Gana e suspenso no Schalke... o que definitivamente não é um bom sinal. Em relação ao tweet, que remédio terei eu (caso os problemas do joelho não se verifiquem) em engolir o sapo. Se jogar bem, esquecer-me-ei rapidamente... :)

      Eliminar
    3. Nuno, 1º ainda nem se sabe se o negócio vai ser concluido, 2º não se sabe e provavelmente nunca se saberam quais serão os moldes dos mesmos, 3º deverias ter percebido já que andas por este blog há muito tempo que o tecto salarial é por bolo e não por jogador, e se achas que gastar 30M em jogadores + ordenados de 10 M é diferente de gastar 30M em ordenados e 10M em jogadores então estás enganado.

      Sobre o tweet não comento pois não sou apologista de redes sociais.
      Sobre a formação deves ter mais cuidado como te expressas pois como deves saber uma equipa não tem de ter só jogadores da formação, mas também deves saber que este ano vão ficar no plantel o Esgaio, o Wallyson e o Gelson, logo parece-me um excelente aproveitamento. Nem tudo o que sai da formação é craque, e nem todos explodem ao mesmo tempo. Até há aqueles que não explodem.
      Estaremos cá para falar no ano que vem

      Eliminar
    4. Bruno,

      O Palhinha também fará parte do plantel.

      Eliminar
    5. J há uma diferença... Eu não sou troll tenho opinião e expresso-a.. Você é BURRO com todas as letras... E não tem opinião é só BURRO.
      NMC se quiser ser honesto na avaliação dos adeptos do Benfica quem achava jj competente continua a achar e quem achava que ele ganhava pelo investimento continua a achar... Pode ver alguns que defendiam jj e ficaram chateados com a atitude mas não passou de melhor que Mourinho para pior que vercauteren. Formação? Quantos jogadores da formação que ainda não tinham jogado vão entrar este ano? 1?
      Mdc eu questionei porque não vejo a parte negativa que possa surgir... Claro que os a alfabetos apareceram logo ofendidos.
      Bruno estamos a comentar a notícia. O mdc também comentou a notícia. Nunca se saberão? Então o Sporting não é só transparência? Sim o tecto pode ser por "bolo" mas acredita que jj, teo, ruiz, kpb em contraponto à saída de Cédric... O bolo se mantém igual? Essa conversa do aumento de ordenados vem de outro post... Não estava a criticar o aumento... Apenas a constatar que para aumentar a capacidade da equipa tem de aumentar a qualidade dos jogadores... E seja por contratar melhores ou renovar com os melhores... passam a ganhar mais.

      Eliminar
    6. Mas só viste a saida do Cedric? E as outras não contam?
      Nuno, se entrar só 1 já é bom. Mas já te dei o nome de 3 e esqueci-me do Ruben, o que faz 4. Se fosse só 1 também não era mau. 1 por ano é bom, pois os que cá estão (que por acaso até são quase na maioria da formação também têm valor)
      O que a transparência tem a ver com tu e eu sabermos quanto custam? Há regras para ser cumpridas sobre o que se reporta à CMVM e que eu saiba não viste nenhum valor mencionado nesses comunicados. Espera pelo R&C e depois comenta e não alimentes boatos.

      NMC,
      O palhinha andará a treinar com o plantel, é diferente de fazer parte dele. Eu sei distinguir muito bem isso. No meu comentário esqueci-me foi do Ruben Semedo.

      Eliminar
    7. Mas só viste a saida do Cedric? E as outras não contam?
      Nuno, se entrar só 1 já é bom. Mas já te dei o nome de 3 e esqueci-me do Ruben, o que faz 4. Se fosse só 1 também não era mau. 1 por ano é bom, pois os que cá estão (que por acaso até são quase na maioria da formação também têm valor)
      O que a transparência tem a ver com tu e eu sabermos quanto custam? Há regras para ser cumpridas sobre o que se reporta à CMVM e que eu saiba não viste nenhum valor mencionado nesses comunicados. Espera pelo R&C e depois comenta e não alimentes boatos.

      NMC,
      O palhinha andará a treinar com o plantel, é diferente de fazer parte dele. Eu sei distinguir muito bem isso. No meu comentário esqueci-me foi do Ruben Semedo.

      Eliminar
    8. Saiu mais alguém? Honestamente não me lembro de mais... Alguém relevante em termos de salário? Acrescente esses nomes que me esqueci e o raciocínio continua válido.
      Nota: pelos vistos o kpb já não vem... Ainda bem porque era um reforço de top.
      Espero pelo rc e não alimento boatos? Não sei se é o seu caso e se for pelo desde já as respectivas desculpas... Mas é isso que vocês fazem nas contratações ou vendas do Benfica? Se a coisa que vocês fazem não é só especular mas fazer teorias da conspiração.

      Eliminar
  4. Mestre #nomatterwhy curtia que este gajo não viesse. Aprendi desde os tempos dos Bettencourts e companhias a não gostar deste tipo de perfil de jogador.

    Não me parece que seja por aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É em teoria uma solução rápida para desafios importantes que se avizinham. O problema é que os atalhos por vezes são caminhos mais complicados de percorrer. :)

      Eliminar
  5. O nosso historial com estrelas caídas em desgraça é uma... desgraça! Não partilho a esperança que desta vez as coisas possam ser diferentes. Oxalá me engane...

    ResponderEliminar
  6. Cheira a bojinov por todos os lados... mas também, eu não dava nada pelo Naldo e até agora tem surpreendido

    ResponderEliminar
  7. Parece que o joelho tem bicho que que vai haver recuo. Se não está em condições prefiro que se aborte o negócio do que andar por aí como fantasma do Jeffren e do Izmailov a pairar sobre ele...

    ResponderEliminar
  8. Dizem que tem os dentes com o mesmo problema do Sissokho quando o Milan o quis comprar ao FCP.

    ResponderEliminar
  9. A torcer para que o negocio não se realize!!
    O Boateng tem mais 8 kilos do que o esperado

    ResponderEliminar