segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Live to steal another day

Sexto jogo da época, sexto jogo em que fomos prejudicados de forma clara e inequívoca pela arbitragem. Gostaria muito de centrar a conversa no jogo propriamente dito, mas na realidade aquilo que se passou ontem em Coimbra não foi futebol. Entraram em campo duas equipas para jogar futebol e enquanto houve jogo uma delas foi de tal forma superior que era claro que seria uma questão de (pouco) tempo até que o vencedor ficasse definido. Mas infelizmente (e previsivelmente) Bruno Esteves e os seus auxiliares acabaram com o jogo de futebol muito antes de terem sido cumpridos os 90 minutos.

Pode-se dizer que o Sporting teria sempre a obrigação de derrotar a Académica independentemente dos erros do árbitro, mas isto chegou a um nível de roubo descarado que invalida esse tipo de conversa. Que raio: até a melhor das equipas começa a duvidar de si própria quando acumula resultados negativos. E se na base dos resultados negativos estão sobretudo decisões erradas das equipas de arbitragem, então definitivamente não estarão reunidas as condições ideais para que os jogadores rendam aquilo que podem e devem. Porque não há plano de jogo que resista à intranquilidade e desconcentração que este tipo de interferências da arbitragem causam em qualquer jogador.

Em condições normais, o Académica - Sporting teria sido um jogo sem história. Como tal, não estou a ver como se possa fugir da questão de arbitragem, porque a história que houve deve-se única e exclusivamente a Bruno Esteves e Vítor Pereira.



Positivo

A qualidade de jogo enquanto houve jogo - o Sporting não colocou um ritmo infernal na partida, mas praticou um futebol de bastante qualidade que rapidamente começou a dar frutos. A equipa chegou ao 2-0 com naturalidade, criou outras oportunidades que poderiam ter dilatado ainda mais o resultado, e esteve sempre segura a defender. Ou seja, o Sporting fez tudo aquilo que tinha que fazer para sair de Coimbra com uma vitória confortável. Inclusivamente reagiu bem ao penálti mal assinalado que deu o golo à Académica, voltando a assediar de imediato a baliza de Lee com novas ocasiões para marcar. Mas toda essa determinação demonstrada pelos jogadores acabou por ser quebrada pelo penálti claríssimo sobre Slimani que Bruno Esteves optou por não assinalar e, na sequência, pela expulsão de Jorge Jesus. A partir daí o futebol acabou, em todos os sentidos possíveis.

As mudanças no onze - as apostas de Jesus em Esgaio e Mané resultaram. O avançado fez uma excelente primeira parte, destacando-se não só pelo excelente golo que marcou mas também pela forma como foi servindo os seus companheiros. Esgaio teve uma exibição bastante positiva, mas não é justo para João Pereira que se compare o nível de oposição que um e outro tiveram. De qualquer forma, parece-me que Esgaio fez o suficiente para justificar nova oportunidade no onze na visita ao Rio Ave.

Slimani, sempre Slimani - marcou um golo de elevada nota artística e sofreu dois penáltis (o primeiro não foi assinalado pelo árbitro, o outro deu o 3-1 da tranquilidade), e pelo meio foi o guerreiro determinado e incansável a que já nos habituou. Vai com 3 golos nos últimos 4 jogos, se contarmos com aquele que marcou em Moscovo e que foi anulado pelo checo de serviço.


Negativo

Bruno Esteves, como não poderia deixar de ser - o Sporting já tinha um historial de jogos com este árbitro que antecipava alguns dissabores se lhe dessem oportunidade para isso. À primeira que surgiu, apitou um penálti de Adrien inexistente que ressuscitou uma Académica que parecia já conformada com a derrota. Penálti esse que surge na sequência de uma jogada que começa com esta placagem não assinalada sobre João Mário:


Na sequência desta falta não assinalada, há um passe em profundidade para um jogador da Académica que parte em posição legal. Poucos segundos depois, Adrien faria um corte limpo jogando primeiro a bola para longe, dando-se de seguida o inevitável choque com o adversário. Penálti. Alguns minutos depois, um jogador da Académica toca na bola mas deixa-a jogável para Slimani, e o contacto posterior efetivamente impede o argelino de avançar para a baliza. Aí já não foi penálti. Jesus protestou com razão. Pelo que as imagens mostraram, Jesus nem foi particularmente efusivo, mas para Bruno Esteves foi o suficiente para a expulsão.

Na segunda parte o árbitro lá apitou dois penáltis para o Sporting. Deve ter sido muito a contragosto, mas suponho que tenha sido o instinto de sobrevivência da sua carreira a funcionar. Se não o tivesse feito, estaríamos perante uma arbitragem do calibre daquela de João Capela, e provavelmente Bruno Esteves nunca voltaria a apitar o Sporting. Assim acabou por se proteger, e seguramente que não tardará a aparecer num jogo nosso. Live to steal another day.

A expulsão de Jesus - JJ tem que perceber que já não está no Kansas. O furacão do defeso levou-o da Luz para umas paragens em que a realidade é bem diferente. É melhor que se mentalize que as bruxas malvadas não lhe darão sossego.


Outras notas

Afinal Adrien também falha penáltis - fica aqui registado, só para efeitos estatísticos. Se há alguém com créditos para falhar penáltis, então Adrien é essa pessoa. Na realidade fico mais preocupado com as duas ou três perdas de bola em local proibido que o nosso capitão voltou a cometer. Para compensar, fez uma magnífica assistência para Mané abrir o marcador.

Bruno de Carvalho com o seu treinador - ao contrário do que disse o repórter da SportTV no princípio da segunda parte, Bruno de Carvalho não foi expulso. Foi para a bancada por opção, como sinal de apoio ao treinador. E ainda bem que o fez, o presidente esteve muito bem nessa atitude.



Ganhámos, mas não consegui extrair qualquer tipo de prazer ou satisfação nesta vitória. A certeza cada vez mais forte de que somos um alvo a abater por quem deveria ser o primeiro defensor da justiça no futebol deixa-me revoltado. Foi declarada guerra ao Sporting. Infelizmente não vejo outra forma de descrever aquilo que está a passar.

(fotos: página de Facebook do Sporting; Record)

54 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Há muito que foi declarada guerra ao Sporting. Simplesmente, só agora é que tiveram que começar a sacar mais a sério da artilharia pesada e numa base mais do que regular. E irá continuar.
    Já o disse: nem sei se quero ver o jogo da 8.ª jornada. E não estaria assim tão certo que não chamem o Capela ou o Bruno Paixão. Já estou preparado para tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, o Capela não pode voltar a arbitrar o Sporting. O Vítor Pereira não terá coragem para isso...

      Na 8ª jornada tenho a sensação que vai aparecer o Duarte Gomes...

      Eliminar
    2. Eu também aposto no Duarte Gomes ou no novo delfim da arbitragem, o internacional Tiago Martins. E se os auxiliares forem o Bruno Esteves e o Bruno Paixão e o 4º árbitro o Capela, apenas encolho os ombros. Será business as usual...

      Eliminar
    3. Eheheh... por acaso acho que o Tiago Martins só apitará um dérbi este ano se for para a Taça da Liga. No campeonato só arriscam para o ano.

      Eliminar
  3. No entanto, o portfólio de gamanço começa a ganhar proporções indeléveis e imbranqueáveis!(se é que a palavra existe...). E dentro de pouco tempo ninguém conseguirá disfarçar a coisa e a bolha acaba por rebentar! O pateta do vítor pereira vai ter que se chegar à frente, assim como o homenzinho da FPF. De uma maneira ou de outra esta merda acaba! ou param com a batota, ou a batota acaba por se parar a ela própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver para quando serão tornados públicos os relatórios dos árbitros e dos observadores... é ridículo que continuem a ser tratados como um segredo de Estado.

      Eliminar
  4. Mestre,

    Uma nota sobre a ida de BdC para a bancada a acompanhar JJ:

    - Se não fosse, era porque as relações entre ambos estavam mal como noticiou alguma CS
    - Se foi, só pode ter sido porque as relações entre ambos estavam mal como noticiou alguma CS

    É só escolher.

    E foi precisamente por esta última opção que o Gordobern e o seu amante Miguel zerocomocantor Guedes fizeram campanha esta noite e que a RTP fez questão de incluir no pós-resumo do jogo de Coimbra.

    Arbitragem?
    Isso fica para segundo plano, interessa mesmo é falar mal de BdC e JJ.
    Agradecemos a este par de cães raivosos e bem afinados o trabalho impar que estão a fazer no sentido de cimentar cada vez mais e melhor a relação entre presidente e treinador do Sporting.
    Obrigado mesmo ó gordo e zerocantor!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar nisso, José... lá vou ter que fazer um esforço e ver um pouco do programa...

      Eliminar
  5. Nessa falta do João Mário a meio campo que antecede o penalti do Adrien, soltei um grande "Filha da P*ta" que acho que até os meus vizinhos ouviram, a falta é tão evidente que vi nesse momento ao que o boi vinha.

    A forma como acabou a 1ª parte deu-me vómitos e sinceramente não me apetecia ver a 2ª, para ver vídeos de assaltos vou ao youtube.

    Já é o 7º jogo oficial(Final da Taça,ST,1ª,2ª,3ª jornada e playoff champions) seguido em que existem erros grosseiros de arbitragens e dualidade de critérios gritante, sempre contra o Sporting, portanto não há nada que indique que isto vá parar na 4ª jornada onde vamos jogar a um campo difícil(Rio Ave), este jogo é importantíssimo porque antecede um Porto-Benfica, estou curioso para saber quem vai ser nomeado para estes jogos. Ainda bem que há paragem para os jogos dos reformados no próximo fim de semana, vai saber bem um pouco de descanso e ir ver um jogo a Alvalade sem roubos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão mandar o Jorge Sousa ou o Artur Soares Dias para haver um assalto com mais classe.

      Eliminar
  6. Uma coisa também reparei. O Adrien não está nos índices físicos e motivacionais ideais para capitanear a equipa do Sporting. Gostei de muito do futebol que se viu por ali mas, tal como o Mestre referiu, o nosso capitão falhou três ou quatro passes que podiam ter dado jogadas perigosas.

    Falhou um penalti (perfeitamente normal e aceitavel) e ressentiu-se.

    Outra nota para o Ruiz. O homem tem que descansar. Tem bons pés mas o discernimento dele não está lá. Hoje atrapalhou mais do que ajudou. Tem uns pés maravilhosos e isso ninguém lhe tira mas a jogar assim também não me tira da ideia que o Gelson faria muito, mas muito, melhor!

    Aqueles passes que ele inventa para onde não está ninguém tiram-me do sério.

    Partilho da opinião de outro dos comentadores quando diz que nao lie due prazer ver o jogo. Comigo aconteceu o mesmo... E tem vindo a acontecer. A sensação que tenho sempre é de: o que é que se pode ainda inventar para que este jogo vá por água abaixo? E passo os 90 minutos em stress. Sempre agarrado à mesa Até ao apita final. Custa ser do Sporting.

    A arbitragem, com nota habitual... Miserável. Aquela ida para o balneário com 1-2 é uma sensação de injustiça inacreditável. Lá está. Estraga o prazer ao jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltavam 5 minutos para acabar, o resultado estava em 3-1, e eu só conseguia pensar na quantidade de coisas que podiam correr mal para reabrir o jogo. Bastava que o Gonçalo Paciência fizesse um daqueles mergulhos de que tanto gosta.

      Eliminar
    2. ja o disse desde a semana passada, o JJ anda a inventar mt. o teo nao justifica, o Ruiz precisa descançar. e temos mane e gelson cheios de vontade a ser queimados. imaginem gelson+mane+carrilo a jogar logo atraz de slimani ..... nenhuma defesa tinha sussego.

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Mestre também não consegui entusiasmar-me com esta vitória. Sinto que o ladrões de serviço não nos estão a roubar só no resultado, como também nos estão a tirar o prazer de ver futebol. Os jogos do nosso Sporting arbitrados por estes bois, já não surpreendem, porque já sabemos que a qualquer momento somos assaltados literalmente.

    SL e viva o Sporting que consegue ir resistindo a tanta ordinarice!

    ResponderEliminar
  9. Nao nos iludamos...vamos pagar bem caro a afronta que fizemos aos poderes instituidos! Desde a contratacao de JJ passando pela luta contra as nomeacoes...o sistema nao se esquece dessas afrontas e esta com sede de vinganca. Para juntar o util ao agradavel o ressurgimento do SCP torna mais apetecivel este ataque...tao bem que se estava com a bipolaridade existente...
    So seremos campeoes se jogarmos SEMPRE muito melhor que os adversarios...

    ResponderEliminar
  10. Eu sinceramente acho que foi um dia normal. Fomos roubados, e bem roubados. O que existe de novo?

    ResponderEliminar
  11. Mestre,

    Ainda antes do jogo começar já o meu pai dizia que iríamos ser prejudicado e porquê? Porque conhece o pai do árbitro Bruno Esteves....e sabe que lá em casa só são fanáticos por uma coisa: o Carnide!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá a clubite não me impressiona muito, pois é impossível de eliminar. A falta de honestidade é que me chateia. Ninguém me tem conseguido convencer de que árbitros estrangeiros não solucionavam isto. A clubite desaparecia num ápice!! em relação à honestidade é que não sei ....

      Eliminar
  12. Não posso entender os que se expressam com resignação, como: "Não há nada a fazer", "Isto vai continuar", " Continuaremos a ser roubados". A resignação apenas deveria surgir, quando não há nada a fazer é não me parece ser o caso. Não mudam a bem, mudam a mal...A luta continua!!

    ResponderEliminar
  13. Mestre, muito boa crónica. Podíamos estar a festejar mais uma vitória, mas algum mais FORTE vem na alma. REVOLTA!. QUEREM ACABAR COM O SPORTING.

    ResponderEliminar
  14. 1. Reforço o que aqui já disseram ... vi a 2ª parte sem qq entusiasmo ... o jogo acabou na 1º parte.
    2. Esgaio exibição segura consistente e com critério ... nada de andar a correr feito maluquinho!
    3. JJ caiu à terceira jornada ... o castigo provavelmente sairá de forma a não poder estar no banco à 8ª jornada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, vamos a ver quando sairá o castigo... parece-me que fará JJ perder o jogo de Vila do Conde apenas. De qualquer forma já será um bom prémio para Bruno Esteves, visto que é uma deslocação de grande risco para o Sporting.

      Eliminar
  15. Foi mais uma vergonha o que se passou. Este Bruno Esteves ficou completamente apresentado!

    Começa a cansar jogar sempre com 14 e assistir a esta batota semana após semana!

    Sobre o jogo, exibição muito personalizada. Este Sporting cria oportunidades, recupera a bola muito mais rapidamente, manda no jogo...é muito competente e cada jogador sabe o que tem de fazer em campo.

    Espero que Esgaio continue na lateral direita e Mané está bastante mais fresco que Bryan Ruiz.

    Sporting contra tudo e contra todos!

    ResponderEliminar
  16. Se alguém tiver umas imagens do árbitro a falar com o jogador da Académica, penso que é no 2o penalty a nosso favor, em que ele está a explicar muito agastado, que não pode ter outra interpretação do lance, penso que ontem B. Esteves percebeu a meio da segunda parte que ontem não podia contar com a ACC para nada e desistiu para de facto não tornar a coisa de tal forma escandalosa que o impedisse de voltar a tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a ver com aquilo que escrevi. Se ele continuasse a roubar, a carreira dele ficaria afetada para sempre. Assim daqui a uns meses estará de volta a jogos do Sporting para fazer os serviços do costume.

      Eliminar
  17. Uma das piores coisas que me pode acontecer é ver futebol e estar a jantar mas quando entrei no restaurante já estava 2-0 mas não faltou muito tempo para o circo começar.

    Ao intervalo só disse o futebol está podre.O futebol nacional está podre e o Vitor Pereira é o presidente de uma organização que é um refúgio muito bem pago da pior escumalha da nossa sociedade.Escumalha,ralé é a arbitragem nacional.

    Jorge Jesus foi expulso como o será mais vezes pois o nosso manto protetor é curto.Um palhaço na verdadeira acepção da palavra só cumpriu o que estava pré-estabelecido prejudicar claramente o Sporting e o seu treinador.

    Mas o Sporting entrou forte na segunda parte.A equipa demonstrou vontade de vencer e o objectivo foi cumprido.Neste momento quer queiram quer não o Sporting é a equipa mais consistente,o Benfica e o Porto não demonstram a mesma quallidade da nossa equipa.

    Uma palavra para Adrien.Estou a embirrar contigo Adrien,já não é a primeira vez neste blog que te crítico,.deixa as putas das peneiras,deixa-te de armar em burro e veste o fato macaco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que desperdício de dinheiro estar-se num restaurante com um assalto destes a ser cometido à frente dos nossos olhos. Pelo menos comigo não havia estômago que admitisse a receção de qualquer alimento, tal era a pouca vergonha...

      Eliminar
  18. Lá fora também é culpa do Vítor Pereira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MdC, ele fala de papo cheio, com um colinho daqueles que houve no ano passado, até eu andava aqui com "argumentos"<- XD.
      Basta voltarem ao 3º lugar para a choradeira começar novamente ou não te lembras dos anos em que o Jesus não ganhou? houve choradeira sempre, foi ridículo.

      https://blogdogervazio.files.wordpress.com/2011/05/ng1520526-1.jpg

      Eliminar
    2. Deixa-me comentar antes que o MdC se engane e apague esta bosta de comentário.

      Nuno tão eloquente como sempre é sempre um prazer puder "refutar" os teus argumentos de alto nível.

      A culpa é de uma classe corrupta que por conveniência de quem "gere" o nosso futebol e na UEFA continua a não permitir a inclusão de mecanismos que tragam transparência e verdade para o maior desporto mundial, preferem aumentar o desvirtuamento do futebol com árbitros de baliza.

      Concluindo a culpa não é fo Vitor Pereira ... é dos Vitor(s) Pereira(s) dessa vida!

      Eliminar
    3. Agora que já refutei o teu comentário já te posso manda para o caralho que te foda !?

      Eliminar
    4. Já te disse para ires desconversar para a real puta que te pariu?

      Eliminar
    5. Vou adorar ver o que vais dizer quando as coisas para os lados do teu clube começarem a dar para o torto. E acredita que é uma questão de tempo.
      Será que vão voltar as exposições com DVDs para a liga?
      Ou irá voltar a tao famosa JARRA?
      Assim de cabeça também me ocorreu solicitarem aos adeptos para não irem aos jogos fora...
      Já estou a ver o filme...o regresso do SISTEMA no seu esplendor apos 2 anos de inequívoca verdade desportiva.
      Será isto Nuno?
      Aguardemos...

      Eliminar
  19. Gostei muito de ver o Esgaio e não acho justo que se diga que só jogou bem porque não teve oposição. A Académica está ao nível de pelo menos um terco das equipas do nosso campeonato e jogou como elas jogarão contra nós. O Esgaio a defender não me parece que seja melhor do que o João Pereira, se bem que pode melhorar esse aspecto porque ainda é novo, mas é claramente melhor a atacar e nós precisamos de laterais que ataquem bem pois isso é essencial no esquma tático de JJ.

    Por outro lado não gostei nada de ver Adrien e isto não tem nada a ver com o penalty falhado. Esta sua passagem pelo lugar de William está a trazer-me à memória os seus tempos de Paulo Bento onde ele era um jogador que emperrava a fluidez do nosso jogo perdendo-se em floreados que resultavam na maior parte das vezes em perdas de bola comprometedoras. Espero que isto esteja apenas ligado ao facto de ele não se sentir bem naquela posição porque seria uma pena vê-lo retroceder depois de duas épocas tão boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Pereira levou com o Bolt pela frente.
      O Esgaio teve o...hã...um gajo qualquer da Académica que não me lembro o nome.

      Eliminar
    2. Miguel Courcela,

      Eu não avalio o JP ou o Esgaio por conseguirem parar o Bolt em velocidade, já que nenhum deles o conseguiria fazer. Eles são avaliados por aspetos como a inteligência, posicionamento, saber quando passar, dar linha de passe aos colegas, saber quando deve ir à linha, saber quando deve entrar por dentro, etc...
      Em todos estes aspetos o Esgaio é praticamente superior, só perdendo na experiência uma vez que tem menos anos de futebol e na capacidade de cruzamento (mas isso é pouco relevante para o tipo de jogo que o SCP quer fazer).

      Eliminar
    3. Creio que é pacífico considerar que o Esgaio tem que ser testado com uma oposição mais forte. Até lá não temos forma de saber se está em condições ou não de substituir João Pereira... Um abraço.

      Eliminar
    4. Mike, todos esses aspetos que referiste são importantes num lateral.
      Quando digo que o João Pereira (ainda) é superior, estou a ter isso em conta. Por exemplo, a assistência para o golo do Teo em Moscovo foi dele, mas pouca gente reparou. Se o Esgaio quiser ser lateral direito do Sporting, tem de pedalar muito ainda.
      Isto não quer dizer que o JP seja top, como é óbvio.

      Eliminar
    5. O pessoal já se esqueceu que o Esgaio jogou na primeira parte da época passada com Marco Silva e sim tinha muitas falhas, principalmente a nível de posicionamento.
      No entanto acredito que tenha evoluido e que com Jesus possa evoluir ainda mais, mas lá está, falta ver o Esgaio contra uma equipa que não seja a Académica(do que vi, a equipa mais fraca do campeonato).

      Eliminar
  20. Se há lugar onde infelizmente goste do Adrien é... onde está agora.

    ResponderEliminar
  21. Ninguém comenta que o mesmo Bruno Esteves que foi tão expedito a expulsar o Jesus foi o mesmo árbitro que se "esqueceu" de escrever no relatório do Guimarães Benfica os incidentes com o mesmo treinador?

    ResponderEliminar
  22. Mais uma do mundo da fantasia:

    http://i.imgur.com/kroI0oz.png

    Estes senhores são mesmo hiper-sensíveis a certas frases, dar chapadas num agente da autoridade ainda vá lá, um gajo ainda fecha os olhos, agora estes palavrões, não se admite, deveriam ser no mínimo 10 jogos de suspensão e multa de 7 melões e meio.

    #estrutura
    #maoDeVata
    #carregaColinho

    ResponderEliminar
  23. falta estrutura, nao é?
    mas pronto, no ano passado todos diziam que o lopetegui era um queixinhas...
    este fds tanto porto como sporting foram roubaditos mas ganharam, nem sempre será assim.
    pra já, bem melhor o sporting a nível comunicacional, mas isso pode piorar se os resultados nao aparecerem.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2 coisas aconteceram o ano passado:

      - Ninguém acertava no onze do Porto

      - Ninguém acertava no nome do treinador do Porto

      #jodidamenteJodido

      Eliminar
  24. O FCP foi roubado !? eu vi um fora de jogo mal assinalado como vi em tantos outros jogos este fds na luz inclusive!

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente, e mais uma vez, quase perdemos contra a única equipa que nos consegue vencer dentro das 4 linhas, a equipa de arbitragem.
    Vergonha.
    São tão maus que até na Luz fizeram merda por nem terem percebido que era o Moreirense a atacar e que o jogador que marca o 2º golo estava fora de jogo.... Quando não há casos destes, até devem chegar a casa e abraçar as famílias de tão contentes que estão... Que nojo esta classe!

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar