quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MaisTabaco sai em defesa da "estrutura"

Não deve haver nenhum adepto português que não se sinta nauseado com a falta de conteúdo da esmagadora maioria de programas sobre futebol das nossas televisões. Horas e horas a especular, a criar assuntos artificiais, tudo em nome dessa nobre atividade normalmente designada por encher chouriço. Mas dentro do carácter descartável que a maior parte destes programas apresenta, há um que consegue ser muito mais descartável que os restantes: o programa tridiário MaisTransferências, carinhosamente conhecido nas redes sociais por MaisTabaco.

A principal crítica feita ao MaisTab -- perdão -- MaisTransferências tem a ver com o facto de qualquer rumor servir para alimentar 10 minutos de conversa. E esqueçam a credibilidade das fontes desses rumores, porque o nível de exigência dos responsáveis por este programa não é propriamente grande: uma notícia no canto de uma página interior de um jornal, qualquer referência a um jogador ou a um clube português num site estrangeiro - por mais manhoso que seja - e até boatos colocados em fóruns de adeptos de clubes. Qualquer coisa serve para colocar três comentadores a explicar tudo o que (não) se passa - como as motivações dos jogadores, as consequências que sobrarão para outros atletas do plantel, os constrangimentos que isso causará aos cofres dos clubes -, tudo isto com uma postura tão séria como se estivessem a debater factos consumados. Absolutamente ridículo.

Os habituais titulares deste programa são:
  • José Manuel Freitas, ex-jornalista de A Bola de quem gostava e que, muito sinceramente, me tem desiludido muito pela fraca qualidade das suas intervenções desde que assinou pela TVI24;
  • Dani, especialista em lugares-comuns e com um aproveitamento médio de 0,0% em intervenções que acrescentem algo ao assunto a que se está a referir;
  • Rui Pedro Braz, um lampião (*) que, ao contrário da generalidade dos membros dessa espécie, é apresentável, bom orador e até carismático, capaz de direcionar com facilidade as conversas para onde lhe convém quando os seus colegas de painel têm uma personalidade tão forte como a de um cubo gelatinoso;
  • Pedro Sousa, que apesar da sua ligação à Doyen, é na minha opinião (de longe) o mais racional comentador do programa, e o único que não embarca nas cantigas de Rui Pedro Braz.
(*) pela 42923ª vez, não confundir lampiões com benfiquistas

Por direcionar as conversas, entenda-se abordar preferencialmente questões negativas relacionadas com certos clubes, e trazer temas mais animadores quando o emblema é outro.

Por exemplo, há uns dias atrás, um dos temas principais foi o impasse da renovação de João Mário. Os três participantes dissertaram prolongadamente sobre o dramatismo da situação contratual do médio sportinguista, que poderá ficar profundamente insatisfeito por não lhe serem dadas as condições que pretende. A sério? Alguém acredita que João Mário vá amuar até ao final do contrato, que é em junho de 2018? 

São sobretudo assuntos como este a que temos direito quando o tema é o Sporting: até a renovação de um jogador que tem mais três anos de contrato é um problema. Engraçado no entanto que não consigam encontrar problemas semelhantes em jogadores de outros clubes. Tanto quanto sei ninguém falou sobre o facto de Rúben Neves ganhar muito menos que Herrera ou Imbula, ou Gonçalo Guedes ter um salário inferior a Bilal ou Taarabt. Mas adiante.

Ontem, no entanto, o MaisTabac -- desculpem -- o MaisTransferências conseguiu superar-se e assumiu-se como um paladino em defesa da estrutura benfiquista, ao reclamar para os campeões nacionais a liderança do campeonato da contenção:


Graças aos cálculos feitos por Rui Pedro Braz, ficámos a saber que o Benfica é de longe a equipa mais poupadinha do verão. Vamos ouvir a sua explicação:


Rui Pedro Braz tomou a liberdade de reduzir os valores das contratações benfiquistas recorrendo a fontes que pelos vistos mais ninguém tem: Carcela afinal custou apenas 2,5M e não 4M, Diego Lopes custou 0,1M e não 1M, Ederson custou 0,5M e não 1M. Esqueceu-se de incluir Dálcio, que não foi contratação a custo zero. E os que foram a custo zero, foram mesmo a custo ZERO (já vão perceber mais à frente). Uma poupança de 2,9M + Dálcio, portanto. E se quiséssemos ser preciosistas, ainda poderíamos acrescentar a compra das percentagens dos passes de Ola John e Pizzi.

Vamos agora ver o quadro que Rui Pedro Braz preparou para o Sporting:


No caso do Sporting as contas já incluem 0,5M de comissões de Bruno Paulista (duvido que seja um valor tão grande), e amplia-se o valor de Bryan Ruiz de 1M para 2M. Curiosamente, retirando-se estes valores encontrados por Rui Pedro Braz, os "gastos" do Sporting passariam para 9,7M. O Benfica, sem as reduções agora efetuadas, passaria para 9,6M + Dálcio. Ou seja, dando de barato mais algumas incorreções, nunca se poderia dizer que o Benfica é assim tão pouco gastador quando comparado com o Sporting.

E para terminar, faltou ainda Dani dizer isto sobre Aquilani:



Justiça seja feita a Dani: ele sabe do que fala quando o tema são os perigos de Cascais. Mas há que dar um pouco mais de crédito ao jogador italiano: ao contrário de Dani, tem uma carreira para mostrar que pode ser útil. E não pendurou as chuteiras aos 26 anos.

34 comentários :

  1. Mestre, o Hélder Amaral, aquele deputado que é comentador na Sporting TV disse uma vez aquilo que eu acho que se aproxima mais da definição destes programas, disse algo do género, que estes programas não são mais que programas de entretenimento do género do Big Brother e Casa dos Segredos, servem para entreter, em que de futebol se discute muito pouco.

    Eu apenas acrescentaria que também são usados como meios de propaganda por parte da "Estrutura", isto até tem os seus benefícios enquanto as coisas dentro de campo correrem bem(como foi estes últimos 2 anos), mas será que vai ser sempre assim?
    Há muito medo no ar, medo de as coisas correrem incrivelmente mal, têm agora o escape "as atitudes de Jesus", presumo que o próximo escape seja "Rui Vitória é fraco e foi uma má escolha", a "Estrutura" é intocável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentei hoje assim no Gordo Vai:

      Vá lá que a malta, cada vez menos, se vai deixando enganar.

      Ainda que vão usando o humor para aligeirar a coisa, é capaz de ser bastante assim como foi descrito.

      E até poderiam colocar a conversa anterior:

      LFV - Tou, Mendes?

      Jorge Mendes - Quem fala?

      LFV - Sou eu, o orelhas...

      JM - Caralho, não sabes que estou em lua de mel?

      LFV - Sei. Espero que te estejas a divertir com as duas. Olha, viste o jogo da Supertaça?

      JM - Vi! Grande joga! 5-4!

      LFV - Não, pá! Aquela onde entrámos nós...

      JM - Hã? És maluco?

      LFV - Pois, pronto. Eh, pá, o banana do Vitória começa a dar nas vistas. Preciso de um jogador bomba.

      JM - Ah é? Eu avisei-te.

      LFV - Eu sei, cala-te. Eh, pá, vê lá, um craque daqueles dos teus...

      JM - Mas queres daqueles bons, ou é só para te aguentares até às eleições?

      LFV - Os bons são caríssimos, pá... Não pode ser.

      JM - Olha, ainda bem que ligaste. Tenho aqui um puto mexicano. Vai ser uma estrela, mas o Simeone não percebe nada daquela merda. Já tinha pensado no Benfica, como vocês até são porreiros para os putos e tal... Este está mesmo a explodir.

      LFV - Ó, Jorge, tá bem. Já sabes que eu não percebo nada disso. Se fosse construir um estádio, eheheh.

      JM - Eheheh. Pois. Então, vá. Vou pedir à minha malta para tratar disso.

      LFV - Vou já ligar à Bola. Óh, Rui! Temos craque!

      Rui Costa - Hã?

      Eliminar
    2. Ahahah, é capaz de ter sido assim, é... :)

      Eliminar
  2. Epah acabei de receber uma chamada do Jesus por causa da gamebox, espero bem que não haja ninguém da "Estrutura" que seja sócio do Sporting e não tenha gamebox. É que é quase certo que vão receber uma chamada.

    Parece que já estou a ver amanhã:

    Alerta CM:
    "Jesus ligou a Vieira para este comprar a gamebox, apoiar e ser o 12º jogador"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebi. E pensei: 'hmmm, uma ideia destas deve ser coisa do Vieira...'

      Eliminar
  3. Sou o único que acha que o senhor está com uma forma de falar algo... "arrastada"?

    Nota: não sei qual é a "forma natural" de falar do espécimen porque não vejo tal programa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais a partir deste video que o gajo ficou de rastos:

      https://www.youtube.com/watch?v=apTpku_EqS4

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. E então o nosso querido Pedro "tenho muitas fontes" Sousa? Esse também costuma ser titular. A TVI é uma estação de comédia e parolice, portanto, não era de esperar que este programa tivesse alguma coisa de credível. Já que se fala em comédia, gostava de saber, Mestre, qual é a tua opinião sobre a entrada do Pedro Guerra (está provado que a "estrutura", em termos de propaganda e controlo dos media, consegue meter quem quer, onde quer, a lamber o escroto ao querido líder) em substituição ao Seara no prolongamento. Eu não sei quanto tempo vai durar, mas apostaria uma quantidade razoável de dinheiro em como aquilo vai dar barraca em pouco tempo, tendo em conta que no 1º programa, tanto o Serrão como o Barroso o queriam esfolar vivo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falha minha, Jorge... acrescentei o Pedro Sousa. Mas na minha opinião, é de longe o melhor de todos.

      Em relação ao Pedro Guerra, é a prova que a "estrutura" se está a mexer como nunca para colocar as pessoas certas nos lugares certos. Vi o programa e Pedro Guerra não me surpreendeu: é um indivíduo repugnante e mentiroso, mas que vai sempre bem preparado. Não sei se Eduardo Barroso o vai aguentar durante muito tempo.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. E a técnica de Fernando San... perdão, Pedro Guerra, é mesmo essa: vencer pelo cansaço, vestindo a pele de menino petulante. E nisso, há que admitir, ele é brilhante. Nem sei como é quem não seguiu carreira como ator, sinceramente.

      Eliminar
    3. Uma coisa me impressionou. A quantidade de papéis, gráficos e recortes de jornais do Guerra em cima da mesa no fim do programa. O Serrão não tinha nada e o Barroso estava num sofá no Algarve.

      Eliminar
    4. Talvez porque, tanto para o Barroso como para o Serrão, aquele programa não seja, no fim de contas, mais do que uma diversãozita para eles, pois são pessoas cujo rendimento principal vem de paragens quasi-completamente alheias ao futebol. Já o Pedro Guerra é outra história. Esse é um gajo que vive mesmo do futebol e do Benfica em particular - afinal, ele é o diretor de conteúdos da BTV, caso ninguém aqui saiba; logo, umbilicalmente ligado à "estrutura" vieirista. Portanto, para ele, é mesmo uma questão de vida, pois é o que lhe dá de comer.

      Eliminar
    5. Sem dúvida, há naquele programa um "profissional" e dois "curiosos"... vai ser uma luta desigual.

      Eliminar
  6. Ontem também parei aí um momento. Não vi a parte desses quadros, mas fiquei com o estômago às voltas. Ora para essa gente, gastar dinheiro no Gauld e no Slavchev, foram péssimos actos de gestão (esqueçam lá que o Gauld está na equipa B). Mas descobri, por outro lado, que comprar um Fariña e um Diego Lopes (e por acréscimo, Murillo, Pelé, e 'n' mais) já foram boas decisões, pois 'se a ideia é rentabilizar o investimento (através de empréstimos sucessivos) pode ser um bom acto de gestão'. Eu diria que deve ser um acto de gestão fantástica e que deve estar a dar montes de rendimento, a julgar pela quantidade de jogadores comprados e emprestados de imediato pelo benfica...

    Ouvi também o Braz dizer que afinal o Cristante não custou 6M €, porque 'no R&C do Milão diz que foi 4,8M €. O resto terão sido gastos com comissões e empresários'. Então em que ficamos Rui, custou ou não custou 6M €?

    Acho também graça que o Mitroglou esteja nos quadros como emprestado, mas o Paulista já tenha custado 3,8M €. Segundo parece, estão ambos por empréstimo com obrigação de compra: Um em Janeiro por 3,5M €, outro no fim da época por 5,5M € (ou 6,5M €, segundo RPB). E nos quadros faltam, para além do Dálcio, o Viera e o Leo Natal. Enfim, lava mais branco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi essa parte do Cristante e dos atos de gestão, mas não me custa a acreditar... impressionante...

      Excelente post na Tasca, Férenc!

      Um abraço.

      Eliminar
  7. esse crápula do RPB é como o OMO: lava + branco

    ResponderEliminar
  8. Já tinham dado conta? http://www.oruivitoriajafoidespedido.com

    ResponderEliminar
  9. mais uns que, entre outros, concorrem ao prestigiado prémio do "melhor falo-barato da tv"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A concorrência é grande mas este ano parece haver um vencedor incontestável. :)

      Eliminar
  10. E o João Mário já renovou. Agora a narrativa vai ser que o Sporting teve de abrir os cordões à bolsa para manter no plantel um jogador que estava muito descontente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Tiago... recomeça a conversa dos poços de petróleo.

      Eliminar
  11. Mestre, gabo-lhe a paciência para seguir o MaisTabaco. Esse martírio tem de ser considerado serviço público!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sigo pouco, Carlos... quando vejo que no Twitter andam a malhar mais do que é normal vou ver o que se passou... :)

      Eliminar
  12. Novos episódios da Novela JJ versus lacaios dos lampiões...JJ telefonou aos jogadores do Benfica antes do jogo da supertaça...notícia made Correio da Manhã .

    Amanhã vai ser JJ telefonou às mulheres do jogadores do Benfica para saber quais são as melhores manicures de Lisboa !...

    Entretanto continuo em choque depois da vitória do Sporting sobre o Vixeu e Benfica.As lágrimas continuam a cair pela minha cara abaixo,bem que dizia o Jorge Baptista que o pior que poderia ter acontecido aos sportinguistas era vencer o Benfica !...O Homem é um profeta,ser lambe botas do orelhas não é para qualquer um,a nossa comunicação social é pau pata toda a colher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o q pensar dessa questão dos SMS, King Lion. Admito que até possa ser verdade, mas se for gostava de saber porque motivo a "estrutura" não respondeu logo... terão medo de quê?

      Eliminar
    2. Dá-me a impressão que, independentemente de como corresse a coisa, isto só seria "denunciado" após o jogo. E por uma razão muito simples: estar a fazê-lo antes do jogo poderia dar a ideia de tentativa de condicionamento através da Opinião Pública, se calhar com vista a pressionar também o árbitro.
      Assim, a "estrutura" fica sempre a ganhar. Se o caneco tivesse sido ganho, ver-se-ia esta situação como um "nem com táticas sujas lá vão". Se fosse perdido (como foi), tentar-se-ia passar isto como uma confirmação de que JJ é uma pessoa sem caráter, blá, blá, blá, whiskas saquetas, como diz o nosso troll residente Nuno Martins.

      Eliminar
    3. MdC

      Pois embora seja questionável porque razão os SMS só agora vieram para a praça pública,será que o JJ escreveu alguma coisa errada ou grave ?,provavelmente tudo não passa de SMS sem conteúdo grave mas agora os cães utlizam para irem denegrindo cada vez mais a imagem do JJ.

      Já no outro dia pretendi passar a mensagem que o JJ está a ser alvo de perseguição e que a direcção do Sporting vai ter de tomar medidas para proteger o homem.O clube da ralé através dos lacaios da comunicação social quer "abater" o homem.

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar