quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O estranho negócio de Raúl Jiménez

Quer A Bola quer Record noticiam que o Benfica irá comprar os 50% do passe de Jiménez ao Atlético Madrid por 9 milhões de euros. Parece-me um valor excessivo, que pressupõe uma valorização que o mexicano esteve longe de justificar durante a época que passou em Espanha. Estaremos novamente a falar de um negócio avaliado em milhões da treta, mas desta vez com o Benfica no papel de comprador?

Mas o mais estranho nem é o valor da compra. Confirmando-se que o Benfica compra 50% do passe ao clube espanhol, o que deveria estar a suscitar mais curiosidade é o facto de os restantes 50% continuarem na posse de Jorge Mendes - o que é proibido desde o dia 1 de maio pela FIFA.

O período de transição prevê que os fundos (ou agentes) possam continuar a deter percentagens de direitos económicos de jogadores até ao final do contrato do jogador. Se Jiménez vier para o Benfica a título definitivo, o Benfica terá obrigatoriamente que adquirir os 50% pertencentes a Jorge Mendes.

Portanto: ou o jogador mexicano vem por empréstimo, ou Mendes terá que arranjar forma de se desfazer dos seus 50%. A não ser que tenham encontrado um novo buraco nas leis impostas pela FIFA para banir os TPO.