quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O que pensar da vinda de Bruno Paulista para o Sporting?

Deverá estar para breve o anúncio da contratação pelo Sporting de Bruno Paulista, médio defensivo de 19 anos proveniente do Bahia (da série B do Brasileirão). Isto, claro, se não houver nenhumas exigências financeiras de última hora, problemas com direitos de imagem, testes médicos chumados, roubos / desvios por parte de algum rival ou o sequestro do avião em que o jogador viaja. Apesar de o treinador do Bahia e o próprio jogador já terem confirmado a transferência, o melhor é só darmos as coisas como certas depois da habitual foto do aperto de mão com o presidente.

via @LionHeartsPT

De qualquer forma, assumindo que a transferência se concretizará, o que me parece bom e duvidoso neste negócio?


As dúvidas
  • Então e o Palhinha? - nunca vi Bruno Paulista jogar, mas as suas características físicas são muito semelhantes às de Palhinha. Será o seu potencial e rodagem assim tão superior que justifique colocar a aposta em Palhinha em banho-maria? Em relação a Wallyson a questão não se coloca tanto, já que se trata de um jogador que deve jogar mais adiantado. Rúben Semedo é central.
  • O valor da compra - €3,5M por um jogador que, sendo internacional jovem brasileiro, apenas tem experiência na 2ª divisão brasileira, é um valor bastante elevado. Mais uma vez, será que o potencial do jogador justificará este nível de investimento? Só o tempo o dirá.

O que gosto
  • Um jogador à medida de Jesus - um médio defensivo com 1m90 que é forte fisicamente, agressivo (no bom sentido), que tem técnica e um bom pé esquerdo, parece ser aquele tipo de jogador que Jorge Jesus sabe tão bem trabalhar. Aliás, todo este negócio cheira a pedido de Jesus, que no ano passado foi buscar Talisca precisamente ao Bahia.
  • Chega com a época em andamento no Brasil - ou seja, tudo indica que rapidamente poderá ser opção para colmatar a lesão de William. Uma vez recuperado da lesão, William retomará seguramente a titularidade e o brasileiro poderá ir sendo desenvolvido a pensar no médio prazo - provavelmente para assumir a titularidade no próximo ano, após a venda de William.
  • Os adeptos do Bahia ficaram furiosos com a sua saída - aqui ficam alguns exemplos:










Aguardemos serenamente pelo desfecho das negociações.

42 comentários :

  1. William, Palhinha, Bruno, acho que cabem todos no plantel. Os dois últimos ainda podem fazer perninhas na B, não lhes fará mal nenhum. Quem não cabia era o Rossell.

    Quanto ao desvio... Se pedir 2 milhões por época como o Wolf ou vier um rival e der mais um ou dois milhões que o SCP, é chamar o mesmo táxi que acabou por não levar os elefantes pequeninos para o Dragoõe, quando o elefante grande se perdeu na bruma do galasataray champignon...

    PS: ainda ninguém colocou a hipótese do Prince ter chumbado nos psicotécnicos, mas não era improvável, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Noureddine04, não surpreende que o Rosell acabe por ser dispensado... espero que sejamos capazes de o colocar rapidamente.

      Eliminar
  2. Á 1ª vista os adeptos do Bahia parecem estar revoltados com a venda de Bruno Paulista ( é bom sinal)!
    É por demais óbvio que o SCP precisava de mais 1 jogador que pudesse fazer a zona mais recuada do terreno, como tal aceita-se esta contratação.
    Não vejo esta contratação como fechar as portas da equipa principal a João Palhinha!
    Convém não esquecer que este esteve algum tempo lesionado e perdeu a pré época quase toda e com os objetivos que temos já neste inicio de época precisamos de alguém com ritmo de jogo e o brasileiro tem.
    Outro ponto importante é que esta deve ser a ultima época de William em Alvalade e, do meu ponto de vista, o SCP deve, o quanto antes, começar a preparar a sucessão e nada melhor que ter estes 2 jogadores (Bruno Paulista e João Palhinha) a aprender esta época. Assim evita-se contratar para a próxima temporada para esta posição pois temos já 2 jogadores mais aptos e ambientados ao futebol português e ás exigências de um clube como o SCP!
    Em relação ao preço só lá mais para a frente saberemos se foi barato ou caro mas pelo que se vê da reacção dos adeptos do Bahia terá sido uma pechincha....oxalá se confirme como uma pechincha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo com o seu ponto de vista.

      Eliminar
    2. Com William e Paulista, parece-me que fica muito complicado para Palhinha ter minutos, e até ficar a treinar no plantel principal... Mas Palhinha e Paulista poderão ser os 2 médios defensivos para 2016/17, disso não há dúvida.

      Eliminar
  3. Já agora a CS no seu melhor:
    http://furialeonina.blogspot.pt/2015/08/matematica-lampia-versao-da-bola.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gajos e os números não se dão nada bem

      Eliminar
    2. Bem assim matam me...depois de ontem ter descoberto que afinal sou lampião (por imposição) agora descubro que andei a estudar para nada...sempre pensei que 4 fosse mais que 3,5 mas pelos vistos também andei iludido com isto...esta semana está a ser demais para mim!
      Enfim...o jornal a bola é LIXO!

      Eliminar
    3. Realmente vocês para justificar que pagaram menos até câmbios vão buscar. No caso as 2 perspectivas estão certas. O Benfica comprou por mais dinheiro o talisca do que vocês este... Mas na perspectiva de quem recebeu (e é essa a do artigo), o bahia recebeu mais por este do que pelo talisca. Se piserem algo a venda no ebay e o sr A da 13 e o sr B da 12... Vocês interessam se de qual deles paga mais por causa do câmbio? Vocês recebem na vossa moeda e acabou... O bahia igual. Já para não falar que pela notícia esta Paulista custou esse valor por 65% passe.
      Já atingiram os mais 3ou 4 reforços falados ou ainda faltam mais 5 para atingir esses 3 ou 4? A contenção da para investir 3,5M num suplente para WC? Ainda se lembram do discurso do bdc já 2 meses? Se fosse o fv era mentiroso... E o bdc? Quantos novos jogadores da formação vão fazer posts do plantel pela 1a vez?
      Já podem admitir que são como os outros e querem é ganhar, e desde que haja dinheiro (e apareceu muito) é para investir e a formação que se lixe? Já dá para admitir que os reforços do ano passado foram fracassos, aquela conferência do "os reforços estão na b" uma falcatrua ao ms? Que o vosso plantel do ano passado era menos forte que o dos outros?

      Eliminar
    4. (Continuação)

      Onde é que estavam estes lampiões todos quando o Benfica começou a investir à brava e deu ao Fernando Santos e ao Quique condições que também não tinha dado ao Trappatoni e ao Koeman? Também acharam que era uma falcatrua?

      Eliminar
    5. Nos não achamos mas vocês diziam isso.. Quem dizia que as opções eram da formação era o vosso presidente, lembra se da entrevista de os reforços são gauld slavchev patati patata... Nos (a maioria) sempre fomos da opinião que o Benfica tem de investir... Vocês é que faziam o discurso do pobre orgulhoso.

      Eliminar
    6. Nuno Martins

      Lá vou eu contrariar te outra vez!
      Obvio que havia reforços na equipa B!
      Wallison e Palhinha estavam onde?Só aqui vejo 2...
      Nem vou contar com Tobias que só por obrigação foi aposta...
      Entao vamos lá...só da formação e promovidos este ano vão estar no plantel principal:
      Rubén Semedo, João Palhinha, Wallison Malmann, e Gelson Martins.
      Só aqui estão 4 jogadores promovidos este ano da equipa B
      O seu clube tem quantos mesmo?
      O que está aqui em causa é a mentira que o jornal "A Bola" publicou!
      Dê as voltas que der 3,5 é inferior a 4! É factual! É matemático! E olhe que a matemática é uma ciência exacta...não engana!!
      BdC pode ser acusado de muita coisa mas até ver de mentiroso não!
      Vejamos...BdC nunca prometeu que o SCP seria um colosso europeu para não dizer mundial! BdC nunca disse que se o SCP não atingisse certo numero de sócios até x mês se demitia!
      Quer que continue?
      Há mais mentiras...

      Eliminar
    7. "Nos não achamos mas vocês diziam isso"

      Lá tás tu com o "nós" e com o "voçês", seja no Sporting, no Benfica ou em qualquer clube, existem opiniões divergentes. Exemplo, tu estás a dizer que "todos" os benfiquistas sempre foram da opinião de investir, volto a repetir, "todos", depois queres que te levem a sério.

      Eliminar
    8. Pode contrariar e acho que contraria porque temos noção diferente de reforço!
      Havia reforços na B? Tanto os da B não serviam, que este ano até os suplentes da A do ano passado estão a ser despachados? Wallyson e Palhinha são reforços para o plantel deste ano? Vão jogar tanto como jogou o gauld no ano passado!
      REFORÇOS é aquele tipo de contratação que chega e joga no 11... no seu clube dou lhe por ex Naldo, entre outros! Rubén semedo é o 5º central! Se acha que um treinador pede um 5º central para atacar o titulo (que era isso que era exigido ao ms com aquela equipa)... por ex. relativamente a centrais, o jogador (tobias) que ms teve de colocar a titular imensos jogos este ano vai ser 4ª opção! Por este motivo é que se considera que o ano passado o plantel do sporting era inferior e este ano está melhor do que era... porque chegaram jogadores que colocam os titulares do ano passado no banco.
      Você conta mesmo com esse jogadores como parte do plantel? Nesse caso o benfica teve 5! E, se tudo correr bem, nenhum irá jogar... é sinal que há melhores.
      Eu ou não escrevo português ou as pessoas não querem ler! Escrevi: "O Benfica comprou por mais dinheiro o talisca do que vocês este... " qual é a duvida? o Benfica pagou mais por talisca que vocês por este! Por mais que tente escrever com outras palavras mantendo o sentido não acho possível ser mais claro. Não percebo qual é a duvida que 4 são mais que 3,5! A questão do jornal era diferente! Era de quem o bahia tinha recebido mais... e de um recebido 12 (Benfica) e do outro 13 (sporting)... ao bahia não interessa qual o cambio que cada clube pagou mas o que recebeu!
      bdc não pode ser acusado de mentiroso? Quer quantas frases como essas só sobre marco silva... esta tudo bem, ninguém é mandatado, nunca houve nada, os jornais é que inventam.. etc etc... já para não voltar ao telefonema que afinal era ironia... ups já percebi... tem razão não mente é ironico!

      Eliminar
    9. Belfodil vai lá entre parêntesis... a maioria... por muito que existam sempre correntes divergentes e quanto ao jj havia, a maioria tinha opinião favorável e quem o achava competente continua a achar competente (desafio-o a achar 5 comentadores, bloguers, comentadores da net que tenham mudado de opinião quanto á COMPETÊNCIA) embora possam ter ficado chateados com o lado pessoal! O que é diferente de o bronco, que só ganha com colinho e a gastar 50M por época em reforços, não valoriza ninguém é tudo o mendes, não aposta na formação etc etc passar para agora é que vai com o jj, vai ser só vender e vamos ter mentalidade vencedora, ele põe pressão nos jogadores sempre de pé etc etc. (se amanhã a manhã correr como espero, a tarde dou-lhe exemplos e de comentários aqui).

      Eliminar
    10. Nuno Martins

      Estou a ver que percebe mais de bola que JJ! Foi JJ que quis ficar com eles no plantel!
      Pela sua logica William Carvalho nunca tinha aparecido!
      E não me venha dizer que foi a excepçao pois a historia da formação do SCP fala por si! Como tal nem vou citar outros exemplos!
      A nossa formação efectivamente conta!
      A sua os poucos acima da média que tinham já foram!
      Sim tem a sua dose de ironia...mas olha que nem ai o seu presidente fica atrás...há ene exemplos de ironia ao longo dos anos...Quer exemplos?

      Eliminar
    11. "Belfodil vai lá entre parêntesis... a maioria... por muito que existam sempre correntes divergentes e quanto ao jj havia, a maioria tinha opinião favorável e quem o achava competente continua a achar competente "

      Mas qual JJ? Escreves paredes de texto onde só dizes disparates e depois associas "todos" os adeptos seja do Sporting ou do teu clube a terem a mesma opinião sobre o assunto(disparate). Agora já passaste de "todos" para "maioria", estás a fazer a recontagem presumo eu.

      Eliminar
    12. Belfodil todas as paredes de disparates que eu imputo aos sportinguistas te consigo mostrar exemplos em alguma quantidade.
      Fernando e agora com aquilani ainda vão fazer mais parte do plantel do que já faziam... Atrás de 5 jogadores para 2 posições vão se encher de jogar na equipa de jj... Vão para a b e ficar lá... Mas se o jj disse que fazem parte do plantel o que conta é o que eles diz não o que se vê...e ela até conta tanto com eles que mesmo sem wc apostou neles.. Ups..afinal contratou 2 médios. O jj também disse que iam ser mais 2 ou 3 contratações... Corrija me se estiver errado 2 dc, 1pl, 1 me, 2mc... Ao todo da... 2?

      Eliminar
    13. "Fernando e agora com aquilani ainda vão fazer mais parte do plantel do que já faziam... Atrás de 5 jogadores para 2 posições vão se encher de jogar na equipa de jj... Vão para a b e ficar lá... Mas se o jj disse que fazem parte do plantel o que conta é o que eles diz não o que se vê...e ela até conta tanto com eles que mesmo sem wc apostou neles.. Ups..afinal contratou 2 médios. O jj também disse que iam ser mais 2 ou 3 contratações... Corrija me se estiver errado 2 dc, 1pl, 1 me, 2mc... Ao todo da... 2?"

      Epah não consigo perceber nada disto que escreveste, tenta usar parágrafos, virgulas ou algo do género.

      Eliminar
    14. Depois de ler tantos post de um tal Nuno Martins, e verificar a dificuldade em articular ideias com o texto, fico curioso na tentativa de imaginar como é o menino.....fico abismado com as tramas, as trocas, a forma e o conteúdo...até cansa seguir o raciocínio...mas se calhar é essa a intencção !

      Eliminar
    15. Nuno Martins se o rumor for verdadeiro o SCP deve anunciar nos próximos dias a saída de Adrien Silva para o Mónaco!
      E parece que poderá render dinheiro suficiente para pagar todos os gastos que já houve com jogadores esta época e dar lucro
      Não sei se é verdade pois não passa de 1 rumor mas tem logica esta contratação se for esse o caso...se não for penso que algum jovem irá ser emprestado..

      Eliminar
    16. É só ler a pontuação presente no parágrafo. Eu percebo que não dê jeito perceber. Basicamente... Com aquilani os 2 da formatação vai ficar em 6 e 7o jogadores para 2 posições. Mas se o jj disse que faziam parte do plantel é porque fazem parte (para fazer número). Tal como o jj disse que iam chegar mais 2 ou 3 reforços e já chegaram quantos?

      Eliminar
    17. Pontuação? A sério, aquilo não se percebe nada.
      Em relação aos reforços. Sporting tem jogadores lesionados e muito provavelmente irá vender alguém. Chega te assim?

      Eliminar
    18. Geralmente escrevo no tlm e vou escrevendo ao tempo que surge a sequência de argumentos... Daí as reticências.
      Eu lembro me da conferência de imprensa sobre os reforços do ms e não vejo nenhum como reforço do jj.
      É assim tão difícil assumir que a quase totalidade do discurso do ano passado mudou a 180 graus? Era a formação, os jovens para crescer... Etc... Agora até pagam a empresários e ficam com parte do passe do jogador. Será que o ciani vai ser tipo djavan? Tanto bateram no godinho e qual é a diferença de perfil de contratação entre boulharouz e o italiano que chegou ontem?

      Eliminar
  4. Muito boa essa foto do LIONHEARTS. Exames médicos do Sporting é serious business, parecem os 12 trabalhos Hércules :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pode ser assim, Belfodil... Há 4 anos, de certeza que o KPB teria sido contratado.

      Eliminar
  5. A "revolta" dos adeptos do bahia vale tanto como os sportinguistas que querem André Martins fora do plantel mas depois dizem que 5 milhões é bem vendido... enfim (sim 5 não 0,5!!)


    Se a vinda de danilo era uma opção de futuro,para a venda do WC para o ano, significa que um 6 não fazia falta .
    E na altura, jota jota não conhecia palhinha. Podia conhecer mas é diferente ver jogar num vídeo e ver a resposta ao que é pedido.
    Mas a lesão de William, terá alterado as coisas (adrien desenrasca para 2-3 jogos).
    Com wc de fora pelo menos 4 meses (lesão mais recuperação de forma) aceita-se a urgência dum 6.
    Se bem que palhinha, entretanto terá agradado a jesus mas lesiona-se tb.

    Palhinha, parece propenso a lesões . Esse factor é capaz de ter pesado nesta decisão.

    Confesso, para mim, não faz sentido a vinda dum miúdo tendo outro com potencial .

    Sabendo que palhinha também está lesionado, sabendo que o bruno já vem com a época dele a decorrer, portanto mais pronto a entrar, talvez esta seja a opção de ir buscar um.craque pronto a entrar (que são os craques que a bolsa do SCP permite, os potenciais craques).

    Fica a questão, e zezinho?
    E a B, Serve para quê ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O William vai parar 4 meses? não era só 6 a 12 semanas?

      Eliminar
    2. O William deve regressar no princípio de outubro, ou seja, mais 2 meses.

      Eliminar
  6. Caro MdC,

    O Bruno Paulista jogou na série B do brasileirão apenas a partir de janeiro (o Bahia desceu) pelo que cerca de metade dos trinta e tal jogos que tem como sénior terão sido na série A.

    Com William de fora e Palhinha vindo de lesão parece-me mesmo que era a posição mais deficitária.

    SL

    ResponderEliminar
  7. só li palavras dos vendedores... nada disseram os compradores. Não sei nada sobre este jogador. Por este dinheiro tem de ser 2x melhor que o ruben neves e um pouco melhor que o danilo.

    ResponderEliminar
  8. Alberto Aquilani no SCP! Assina por 3 anos com clausula de 45 milhões de euros

    ResponderEliminar
  9. Foda-se, já me estragaram o jantar... Aquilani? Era deste tipo de contratações que eu criticava no Benfica, agora levo com isto no Sporting...

    ResponderEliminar
  10. Vamos dar o beneficio da dúvida...criticar sem ver jogar é 1 erro...esperemos para ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Eu conheço o Aquilani, tem qualidade.

      Mas não percebo o extra que ela pode dar ao Sporting que os que já estão no plantel.

      Isto é típico Jorge Jesus.

      Eliminar
  11. Tinha lido esta tarde pessoal a dizer na Tasca do Cherba que o Aquilani já cá estava, mas nem liguei porque pensei que era mentira.

    Não percebo, não existe lugar para tenta gente no plantel. Das duas uma, ou o Adrien vai sair, ou o Wallison está tramado. Horrível contratação a meu ver, é que aos poucos e poucos começa a ser impossível não perceber que afinal os putos da academia estão a ser deitados para fora do plano, principalmente o Palhinha (que no meu entender não deve nada ao Paulista) e o Wallison, que parecia que seria esta época a sua afirmação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faz lembrar a conversa do pranjic ou do angulo, que vieram porque se dizia que era necessária experiência

      Eliminar
  12. Calma pessoal é um jogador com muita experiência e joga sempre muitos jogos por época. Necessitamos de experiência e estes jogadores são sempre bem vindos. Continuou a confiar no nosso presidente e no jesus. No ano passado tínhamos contratado muito mais estrangeiros e gasto muito mais. Jogador experiente, internacional, Italiano, logo joga sempre até muito mais tarde sempre a um nível elevado. A formação vai continuar e se for necessário emprestar algum jovem da formação para criar músculo e experiência.... gostava mais de ver os jovens a jogar em equipas da 1º divisão do que estarem sem jogar ou jogarem pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuas a acreditar no JJ?

      Carlos Sousa: "Ninguém fala disto, mas quem provocou em primeiro lugar foi o mal educado do jesus antes do jogo, quando falou do Sporting como os outros...."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/02/discursos-orelhudos-para-totos.html (14 de fevereiro de 2015 às 11:58)

      Carlos Sousaa: "o jusus vai marcar o penalty depois de enfiar um murro nas trompas do 4a arbitro e outro no policia ."
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/02/bom-dia-hoje-e-dia-de.html(28 de fevereiro de 2015 às 08:53)

      Mais um dançar o Vira! LOL

      Eliminar
    2. tens que pesquisar mais...

      Não vejo o Carlos a dizer ai que o Jesus é mau treinador, portanto é provável que acredite.

      Queres um vira, vai ler o post do Mestre sobre o jornalista adepto do vosso clube chamado qualquer coisa Farinha camarada do Pedro Guerra.

      Eliminar
    3. Concordo com o aziado do lampião. Não gosto da personagem jesus, mas como treinador foi o cérebro do Benfica e está a vista de todos que foi ele que fez os jogadores jogarem futebol. E digo mais, não gosto da personagem Jesus e da personagem Mourinho, mas os lampiões são os primeiros a gostar da personagem Mourinho..... Qual é a diferença ???? NUNCA FIQUEI TÃO AZIADO COM A VINDA DO JESUS PARA O SPORTING!!!!


      Eliminar