quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O que pensar da vinda de Bruno Paulista para o Sporting?

Deverá estar para breve o anúncio da contratação pelo Sporting de Bruno Paulista, médio defensivo de 19 anos proveniente do Bahia (da série B do Brasileirão). Isto, claro, se não houver nenhumas exigências financeiras de última hora, problemas com direitos de imagem, testes médicos chumados, roubos / desvios por parte de algum rival ou o sequestro do avião em que o jogador viaja. Apesar de o treinador do Bahia e o próprio jogador já terem confirmado a transferência, o melhor é só darmos as coisas como certas depois da habitual foto do aperto de mão com o presidente.

via @LionHeartsPT

De qualquer forma, assumindo que a transferência se concretizará, o que me parece bom e duvidoso neste negócio?


As dúvidas
  • Então e o Palhinha? - nunca vi Bruno Paulista jogar, mas as suas características físicas são muito semelhantes às de Palhinha. Será o seu potencial e rodagem assim tão superior que justifique colocar a aposta em Palhinha em banho-maria? Em relação a Wallyson a questão não se coloca tanto, já que se trata de um jogador que deve jogar mais adiantado. Rúben Semedo é central.
  • O valor da compra - €3,5M por um jogador que, sendo internacional jovem brasileiro, apenas tem experiência na 2ª divisão brasileira, é um valor bastante elevado. Mais uma vez, será que o potencial do jogador justificará este nível de investimento? Só o tempo o dirá.

O que gosto
  • Um jogador à medida de Jesus - um médio defensivo com 1m90 que é forte fisicamente, agressivo (no bom sentido), que tem técnica e um bom pé esquerdo, parece ser aquele tipo de jogador que Jorge Jesus sabe tão bem trabalhar. Aliás, todo este negócio cheira a pedido de Jesus, que no ano passado foi buscar Talisca precisamente ao Bahia.
  • Chega com a época em andamento no Brasil - ou seja, tudo indica que rapidamente poderá ser opção para colmatar a lesão de William. Uma vez recuperado da lesão, William retomará seguramente a titularidade e o brasileiro poderá ir sendo desenvolvido a pensar no médio prazo - provavelmente para assumir a titularidade no próximo ano, após a venda de William.
  • Os adeptos do Bahia ficaram furiosos com a sua saída - aqui ficam alguns exemplos:










Aguardemos serenamente pelo desfecho das negociações.