sábado, 22 de agosto de 2015

Um filme já muito antigo

O jogo de hoje tem que ser obrigatoriamente analisado segundo dois aspetos, cada qual ajuda a explicar o resultado final e em que nenhum pode anular o outro. 

Primeiro, o exibicional. A exibição foi frouxa, notou-se que a equipa jogou umas rotações abaixo daquilo que consegue, adormecendo à sombra de uma vantagem mínima. O Sporting podia ter ido atrás do segundo golo para resolver em definitivo o resultado? Podia e devia. 

Segundo, a arbitragem. Manuel de Oliveira é nome de cineasta, e este Manuel Oliveira deu vida a um guião que lhe foi colocado nas mãos, tendo feito os possíveis para criar uma obra de ficção que agradasse aos produtores que o nomearam. Desde coisas tão pequenas como a gestão dos descontos (0' na 1ª parte e 3' na 2ª parte é absolutamente ridículo), passando pela forma como foi deixando os amarelos no bolso para jogadores do Paços (só começam a sair a 10 minutos do fim, numa altura em que já nós jogávamos com 10), inúmeras faltas a favor do Sporting por marcar (algumas das quais de grande perigo), e coroada com a absurda expulsão de João Pereira. O Sporting teria tido menos dificuldades para ganhar se o árbitro tivesse feito o seu trabalho de forma competente? Seguramente.

Ou seja, podíamos ter jogado melhor, mas é bastante possível que com uma arbitragem decente tivesse sido suficiente para assegurar os três pontos.



Positivo

O lance do golo - excelente a visão de Ruiz a fazer a bola atravessar a área colada ao relvado para um belo remate de primeira de Carrillo, a despachar a bola para o canto da baliza com grande classe. Aliás, o peruano fez mais uma exibição de grande categoria.

A entrada de Gelson - boa exibição do miúdo que, por duas vezes, esteve perto do golo e deliciou o estádio com requintes técnicos de encher o olho. Nunca se esconde, assume a responsabilidade quando lhe põem a bola nos pés, e vai para cima dos adversários. Vai chegar longe.

A atenção de Rui Patrício - não defendeu o penálti, mas Rui Patrício esteve muito bem no punhado de vezes que foi obrigado a intervir, uma delas de grande dificuldade. Está em grande forma. 

O apoio à equipa - mais uma excelente assistência no estádio, a ultrapassar as 40.000 pessoas, que nunca deixou de tentar empurrar os jogadores para a vitória, mesmo a poucos minutos do fim quando o Paços já tinha empatado e estávamos a jogar com 10. Indiscutivelmente, os melhores adeptos em Portugal.


Negativo

A expulsão de João Pereira - não vou discutir aqui se foi ou não falta - vou deixar isso para mais tarde, tal como os lances de possível penálti sobre Slimani - mas não estavam encontrados todos requisitos para a expulsão do defesa direito sportinguista. Nestas situações para que haja lugar a expulsão é necessário que o avançado tenha a bola controlada no momento da falta. Ora, o jogador do Paços não tinha quaisquer hipóteses de chegar à bola. Penálti, 1-1 e o Sporting a jogar com menos um no tempo que restava, o que definitivamente não ajudou a nossa tarefa.

A (falta?) de João Pereira - no estádio não vi nada porque estava a olhar para a bola. Vi uma repetição ao chegar a casa e não fiquei convencido de que tenha havido falta: João Pereira está em contacto com o jogador do Paços mas não parece puxar ou empurrar o adversário. Terei que ver mais algumas vezes o lance, e de outros ângulos, para formar uma opinião. Mas independentemente disso - e por isso coloco esta questão como negativa - foi de uma enorme falta da inteligência de João Pereira pôr-se a jeito numa situação daquelas para que o jogador do Paços pudesse cavar o penálti. A cereja azeda no topo do bolo sem sabor que foi a generalidade da sua exibição.

Jogo em poupança - não me refiro às alterações no onze inicial - Aquilani fez um jogo satisfatório, Montero nem por isso, mas não foi por aí que empatámos o jogo -, mas sim ao ritmo imposto pela equipa em geral. Nem sequer às substituições: eu teria tirado Ruiz em vez de Jefferson, mas também não foi por aí. Apesar de ter estado sempre por cima do jogo, notou-se que o Sporting jogou uns níveis abaixo daquilo que já mostrou - muito provavelmente por causa do ultra-decisivo jogo de quarta-feira. Ou seja, foi um aspeto negativo porque a equipa sabe fazer melhor, mas se calhar até devia ter sido suficiente para vencer.



À hora que escrevo este texto, já o Porto fez o favor de empatar na Madeira e prosseguir a sua seca de vitórias na ilha, o que torna este empate um bocadinho menos doloroso. De qualquer forma, não apaga o amargo de boca do que se passou hoje em Alvalade: foi (mais) um aviso sério de que temos que ser muito melhores do que os adversários se queremos ganhar. Infelizmente, este aviso custou-nos dois pontos.

48 comentários :

  1. Caro Mdc,
    Exibição fraquinha na 1ª parte com o meio campo a perder muitos duelos (Aquilani não fez esquecer Adrien), Montero trapalhão e os laterais a serem comidos demasiadas vezes (o gajo que se senta à minha frente, que passou as 2 últimas épocas a criticar o Cedric, hoje já tinha saudades).
    Quanto ao artista nomeado, no estádio pareceu ficarem 2 penalties por marcar na 1ª parte, 1 por mão de um dos amarelos e outro no lance em que o Sli leva amarelo. Mas até ver na tv, nesses lances dou o benefício da dúvida. Quanto às restantes críticas assino por baixo, especialmente pela maneira como o árbitro acaba com o jogo com medo do que poderia resultar daquele livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lance em que Sli leva amarelo, era penalti, mas estava fora de jogo, logo não era pénalti, mas também não devia levar amarelo

      Eliminar
  2. Jefferson saiu por queixas físicas, na transmissão via-se ele a falar com JJ e a mexer na parte anterior da coxa, senão seguramente teria saído Bryan. Só mais um apontamento, Slimani precisa de ser mais matador

    ResponderEliminar
  3. O Bruno de Carvalho que não seja ingénuo e comece a trabalhar nos bastidores, como os presidentes dos clubes rivais o fizeram se quer ser alguma vez na vida campeão, como é que é possível existirem árbitros tão medíocres, já agora mal por mal mais valia o jj apostar no riquinho da B é que o João Pereira é uma autêntica auto-estrada, só de pensar que ele vai levar com o musa outra vez no play off da champions até fico com medo

    ResponderEliminar
  4. Esperei com alguma paciência o texto do MdC para ter uma fonte que me servisse de ponto de partida! Vi o jogo no computador com imagens quase iguais às das televisões (coisa rara). Apos ter visto os primeiros 3 jogos da nossa Liga NOS escrevi (no Bancada de Leão) que tudo indicava que este ano "so as moscas mudarão" numa evidente comparação com Ligas jogadas em anos precedentes! O penalty que o arbitro assinalou não existiu como tal. A bola ja estava dominada pelo Rui Patricio! Os que o arbitro não assinalou sobre Slimani, pelo contrario, seriam bem penalties ja que o arbitro se esqueceu de eventuais fora de jogo! Amarelo por simulação é um crime ja que ele foi bem desequilibrado por empurrão! Não tendo visto completamente o outro jogo do dia vi um penalty sobre um jogador do Maritimo (Marengo??? ). Sempre fui apologista do sorteio para nomeação dos arbitros mesmo admitindo que com algumas "condições". Para ter conseguido o meu diploma tive que estudar (com sucesso) cadeiras que se chamavam na altura "Calculo das Probabilidades", "Probabilidades, Erros e Estatisticas" e mais algumas com orientações similares. Tivesse eu os dados todos seria capaz de "calcular" com uma margem de erro muito inferior a 3% a probabilidade com que esta artista (Manuel Oliveira) nos tivesse calhado por sorteio! Necessitaria conhecer o numero de arbitros disponiveis (aos quais Xistra não pertenceria por ja ter arbitrado o Sporting), quantos e quais arbitraram jogos dos dois clubes, etc. etc. Sem esses dado avanço com um numero que é so o fruto de uma experiência que a vida da! Avanço pois com uma probabilidade que, no maximo, seria de 0.12! Talvez o ROC se refira a esses dados amanhã no Trio de Ataque ele que deve ter acesso a todos esses dados!

    ResponderEliminar
  5. continuem a chorar contra os arbitros sempre a mesma lenga lenga , so penaltys e penaltys que vergonha de clube que so sabe chorar , so quando ganham é que está bem quando perdem nao está bem , se o arbitro quisesse prejudicar o scp , O Slimani que levou o 1º amarelo por reclamaçao de um lance que está fora de jogo , tinha levado o 2º amarelo por simulção, que culpa tem o arbitro que o Joao Pereira queira se agarrar e cair com o jogador do Paços que espécie de pessoas sao voces? que honestidade teem voces? quando querem violencia so porque o Arbitro nao deu o que voces queriam? é preciso relembrar que no 1º jogo o Xistra marcou um penalty que podia nao ter marcado e se fosse 1-1 era so por causa do arbitro? voces querem dar uma imagem de paladinosda Verdade e culpar tudo e todos os lances que sejam a favor do sporting e que nao sejam marcados até mesmo os que so as vossas mentes facciosas conseguem ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas não perdemos. Antes de falares sobre o jogo é conveniente que o vejas meu monte de esterco. Depois traduz essa alagaraviada para português.

      Desafio-te a encontrares no futebol mundial um jogo (distritais incluídos) em que se verifique uma semelhança, mesmo que remota, com a dualidade de critérios a que se assistiu neste que opôs Sporting e APAF. Encontra um que seja, depois podemos falar (o Sporting-Nacional com Manuel Mota e o Benfica-Sporting com Capela não valem).

      Abraço forte, e cuidado com o sol.

      Eliminar
    2. Obrigado pela chamada de atenção lúcido Bruno! De facto depois daquele jogo com o Tondela em que fomos super beneficiados (golo limpinho do tondela, penalti inexistente a favor do sporting, ausência de vermelho ao JP por ter pisado a linha, etc) era o que faltava agora a malta queixar-se desta bela arbitragem contra o Paços. O futebol português precisa de mais pessoas com a classe e sensatez do Bruno. Quem sabe se não temos aqui um sucessor para Vitor Pereira?

      Eliminar
    3. Meu grande filho da puta, queres reescrever a história?

      No jogo da Supertaça tivemos que marcar dois golos limpos para o marcador assinalar 1-0.

      No jogo contra o Tondela tivemos que marcar 3 golos limpos para o marcador assinalar 2-1.

      No jogo de ontem, o Slimani levou amarelo num lance em que o sabuja do apitador que já vem da segunda liga conotado com colinho em jogos do Benfica B, deu penalty a favor do Paços.

      Isto para não mencionar que só foi mostrado amarelo a jogadores do Tondela ao minuto 94, e a jogadores do Paços ao minuto 81. Até lá foi fartar vilanagem.

      Num jogo onde exista colinho ao carnide, um jogador adversário tem que fazer 4 faltas para levar cartão.

      Num jogo onde esteja o Sporting são 19 faltas antes de ser mostrado um cartão a um adversário do Sporting.

      E ainda tenho que aturar um filho da puta de um lampião aqui a debitar verbo?

      Eliminar
  6. Enquanto aceitar-mos esta canga que árbitros jogo após jogo colocam sobre gente honesta e trabalhadora não há milagres que nos salvem.
    Presenciei um milagre, a final da taça de Portugal em que com uma arbitragem absolutamente hostil conseguimos o troféu. Mas milagres não acontecem todos os dias...

    ResponderEliminar
  7. O critério para mostrar cartões é uma vergonha. Com o Tondela, o primeiro cartão saiu aos 95'. Hoje, com o Paços, foi aos 81, já depois de ter mostrado (mal) o amarelo a Slimani - só não é penálti porque devia ser fora-de-jogo - e de ter mostrado (mal) o vermelho a João Pereira.

    Fiz um vídeo com os lances todos que poderiam ser para amarelo:
    http://abolanaotempulmao.blogspot.pt/2015/08/sporting-1-1-pacos-arbitragem-video.html

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos na 2ª parte pusémo-nos a jeito. Uma quantidade absurda de bolas perdidas e de jogadas sem pés nem cabeça. Claro que aquilo nunca é penalty (já nem falo do vermelho) mas podíamos ter feito melhor em relação à posse de bola. O slimani só se mandou para o chão o jogo inteiro... Pode ser que o carnide não ganhe e que esta jornada sirva para tirar elações para a gestão do resto da época. Enfim estou de relações cortadas com o futebol até 4a feira à noite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa merda do pusemo-nos a jeito faz tanto sentido como dizer que uma mulher violada usava roupas um bocado justas.

      Eliminar
  9. Com o cineasta da semana passada, isto nuca teria acontecido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. especialmente aquele cineasta do estádio da luz...

      Eliminar
  10. jogar com 10 desde o inicio( o montero foi zero), a única vez que na primeira parte se conseguiu ligar um passe como deve ser deu golo.

    quanto a arbitragem e como é costume chorar com os árbitros e não se ver que a equipa foi zero e prefere-se arranjar desculpas para tudo, os 3 lances de maior polemica foram a minha frente.

    marcaria a mao

    não marcaria nada no lance do slimani, por muito toque que possa ter havido nada justifica aquela queda toda circense.

    quanto ao penalty e expulsão do joao pereira para mim é clarinho, sem duvidas, quando o jogador se limitaa agarrar e empurrar o jogador, nem sequer tentanto ir a bola, é uma idiotice questionar uma atitude idiota de um jogador tao experiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vê as imagens... quem assinalou foi o assistente. Não há nada.

      E o que me dizes do fabio cardoso só ter visto o amarelo a 3 minutos do fim?

      Eliminar
    2. foi mesmo a minha frente, vi bem a estupidez do joao pereira

      a ele era envia-lo num estagiozinho de 2 semanas a treinar em Dortmund com o thomas tuchel e nunca mais agarrava nenhum adversário

      Nota: pre época do Dortmund todos os defesas treinaram situações de jogo com algo nas mãos, de forma a aprenderem a marcar o adversário e a ganhar as bolas sem utilizar as mãos para os agarrar.

      Eliminar
    3. técnica inovadora...

      gostava de saber como é que marcas alguém na área sem usar os braços para um postura equilibrada do teu corpo e reagir a movimentos súbitos do adversário.

      o usain bolt devia correr com pesos nas mãos quando sai do bloco de partida.

      Eliminar
    4. inovadora ou não...........tem resultado

      Eliminar
    5. ó riga tu vai mas é para o caralho.

      Eu vi o jogo, tenho olhos e não faço ideia do que é que estás a falar.

      Queres ser indie, deixa crescer barba, vai-te inscrever como sócio lampião e usa a camisola deles com um nó no peito.

      Num lance semelhante, numa área é penalty noutra não. Ponto final.

      Já são 3 jogos para a liga em que temos que jogar o dobro para não empatarmos sendo roubados.

      Já a tua equipa lampiã, que até ao minuto 73 não estava a jogar um caralho, viu o árbitro dar a mãozinha amiga para desbloquear aquilo.

      São diferenças, meu caralho.

      Eliminar
    6. lampião é quem te fez os cornos filho de uma grande puta mal parida

      Eliminar
    7. Fazes-me lembrar aquelas velhas que lêm no jornal que uma mulher foi violada.

      "A culpa é delas, não deviam andar com aquelas roupas justas"

      Eliminar
    8. Em 3 jogos, tivemos que jogar o triplo para nos poderem roubar golos limpos que terminaram em vitórias tangenciais.

      E este pseudo-sportinguista vem aqui dizer que o João Pereira se meteu a jeito.

      De quê? De ser roubado?

      Ó riga, tu vai mas é para o caralho. E leva um croquete para roeres pelo caminho.

      Eliminar
    9. qualquer pessoa que não seja uma amiba sabe que aquilo é penalty em qualquer parte do mundo, já me tinha parecido ontem ao vivo, e hoje ao ver as imagens tive a certeza absoluta que é penalty, porque o idiota do joao pereira resolveu fazer uma falta estupida

      e so enegumenos atrasado mental como tu é que anda com discursos de calimeros atrasados mentais que nem um jogador de futebol sabem ver nem percebem um cu, quanto mais analisar seja o que for que acontece lá de forma seria

      Eliminar
    10. Ah é penalty?

      Então aqueles dois sobre o Slimani também foram.

      Seja como for, há dualidade de critérios e furto à equipa do costume, o Sporting Clube de Portugal.

      O João Pereira é idiota? Ou é o árbitro que nos dois lances iguais não os marca, mas optou por marcar este onde o avançado pacence já não tinha hipótese nenhuma de chegar à bola?

      Essa dos calimeros é que te denuncia como lampião que és.

      Calimero é quem reclama perante roubos?

      Tu que és tão sério e sabes ver tanta bola que já ninguém te leva a sério seja aqui seja em que blog for?

      Repito, queres ser indie, assume-te como lampião, veste uma camisola com o símbolo do milhafre, faz um nó ao peito, deixa crescer barba e vai ouvir gira-discos para uma tasca do Cais do Sodré.

      Eliminar
    11. Outra que te denuncia muito como lampião infiltrado é meteres a cabeça de fora no primeiro jogo que não deu em vitória do Sporting nesta temporada.

      Abriste o champanhe, ou é pouco indie?

      Eliminar
    12. Este riga boy não é aquele que andava a escrever na tasca do cherba a fazer-se passar por sportinguista?

      Eliminar
  11. Bom dia.
    Talvez se começarem a apedrejar os árbitros à chegada... Ou se o presidente seguir o exemplo que já teve no clube de ir de pistola ao balneário do árbitro.
    Para salientar a coerência um agarrao não é penalti... O jp só lhe estava a dar um abraço de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não há grande penalidade nenhuma. Esse critério não sobrevive a nenhum pontapé de canto onde jogue o luisão.

      Eliminar
    2. Vocês não precisam disso o Vitor Pereira liga na véspera a intimidar os árbitros nao é? Já agora com este critério na semana passada estavas a jogar com 10 é a perder desde os 10 min mas nao aconteceu pois nao.

      Eliminar
    3. Bem ainda não houve nenhum adepto a entrar dentro das 4 linhas e dar um "calduço" num fiscal de linha muito menos algum adepto sportinguista partiu os dentes a um arbitro num shopping qualquer...que moral tem vocês para falar...
      Quanto ao resto o Ace-XXI disse tudo

      Eliminar
    4. Enfim... Aconteceu alguma vez na história um jogo que o sporting não tenha sido prejudicado? Pela vossa coerência...não.
      Pifado na semana passada um toque nas costas já foi falta?
      ace se o empurrão tivesse sido dentro da área deveria ter sido pênalti e expulsão... Mas foi fora logo não era pênalti.. Mas o árbitro errou a não marcar falta tal como este acertou a marcar falta. A sua verdade desportiva é justificar acertos contra si com erros contra outros? Sempre pensei que o objetivo seria acertar o mais possível e que um erro não desculpa outro.
      fernando desculpa lá a piada fácil mas os vossos não entram em campo porque caem ao fosso. não partem dentes partem montras de talhos... Esse debate de quem fez o que a não sei quanto tempo leva onde?

      Eliminar
    5. Estes filhos da puta virem aqui comentar é que me dá vontade de rir.

      Olha, para ti, o mesmo que disse ao lampião riga acima.

      Eliminar
    6. Nuno Martins, se me arranjares um vídeo onde se veja o JP a agarrar ou empurrar o Cícero eu digo já aqui que é penalty. Mas não é um vídeo do JP ao pé do Cícero, nem com as mãos ao pé do mesmo, temos de ver claramente que houve um puxão ou empurrão, da mesma fora que se viu no lance do Luisão na jornada passada. Ah, e não vale dizer no fim que não havia imagens claras do lance.

      Eliminar
    7. Fernando nas imagens da transmissão percebem-se bem os braços de jp a segurar o tronco do cicero... se não vê só me ocorre um motivo... não quer ver.

      Eliminar
    8. Valdemar a minha mãe não trabalha na mesma área de negocio que a tua... daqui a uns finais de semana voltas para debaixo de uma pedra como te acontece todos os anos!

      Eliminar
    9. Nuno Martins,

      Acabaste de perder com o Arouca. Se eu fosse o Valdemar Iglésias diria: CHUPA !!!

      Eliminar
    10. A sério Nuno Martins, o plano televisivo é tão mau que eu sinceramente não consigo ver se as mãos do JP estão a segurar o que seja, se houver um plano melhor e for penalty não terei problemas em afirma-lo.

      Com o que demos de repetições é interessante é ver o timing em que ocorre a queda é uns milissegundos antes do RP ter a bola nas mãos. Sinceramente pareceu-me que 2 personagens tiveram uma atitude desesperada, o Cícero ao ver que não chegava à bola e o arbitro que de tanta vontade em aproveitar a oportunidade acaba por cometer um erro técnico gravíssimo ao expulsar um jogador que não tem a bola dominada.

      Eliminar
  12. o jogo estava controlado até à grande penalidade inventada. Havia poupanças, claro que havia.
    Quarta feira vamos ganhar em moscovo.

    ResponderEliminar
  13. Mestre,

    Vou comentar esta tua frase: "muito provavelmente por causa do ultra-decisivo jogo de quarta-feira"

    É ao contrário. A equipa jogou em ritmo mais baixo não por causa do jogo que aí vem, mas por causa do jogo que jogou na 3ª feira passada. A recuperação muscular faz-se, em média, em 3 dias, mas o seu humano é diferente de pessoa para pessoa, jogador para jogador, uns recuperam mais rapido que outros, imagino que a partir dos 60m, fisicamente, quase todos os titulares de 3ª feira se tenham ido um bocado abaixo, sendo que o Jefferson foi o que teve que sair mesmo devido a problemas visiveis.

    Queria falar sobre outro jogador: Montero. Não vamos já crucifica-lo. O homem fez 1 jogo. Não tem ritmo Quantos já fez o Teo e ainda não fez um c****** de jeito? Ao menos que lhe dêem oportunidade de não fazer um c****** de jeito também. Seria justo.

    ResponderEliminar
  14. Riga VII,Costinha e Nuninho martins,três FDP vermelhudos a debitarem merda.Vamos corre-los daqui para fora.BAZEM FDP Vermelhudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FDP PUTA VEEMLEHO E LAMPIAO ES TU OH MEU GILHOD EM UMA VACA MAL PARIDA

      Eliminar
    2. Riga, foi 1-0 mas podiam ter sido mais, é lidar, para a semana há mais, perderam com o 1º classificado, embora ache que o Sporting deveria estar a partilhar esta liderança.

      Eliminar
  15. Se alguém vir por aí aquele que será o porventura o espectador mais otário da história do futebol, aquele que só aparece quando o Sporting perde pontos e vem sempre disposto a vazar uma vista para subscrever o atentado de que o clube é alvo jogo após jogo, dê-lhe um abraço forte e o velho conselho: vai pela sombra.

    ResponderEliminar