quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A cartilha III, ou "Agora imaginem se não estivéssemos no topo da classificação"

Se me perguntassem para escolher apenas um critério para separar um jornalista / comentador desportivo sério de um que não o seja, provavelmente indicaria as tendências que revelam na forma como interpretam os factos em função do clube em análise.

Deixo-vos um exemplo: a forma como Rui Pedro Braz, um dos mais badalados opinion makers da nossa praça, costuma comentar as notícias de contratações falhadas de um jogador pretendido por Benfica ou Sporting. Se é o Sporting que falha, a explicação tradicionalmente dada é que não houve argumentos para convencer o jogador a rumar a Alvalade. Se é o Benfica, normalmente é porque Luís Filipe Vieira considerou que o jogador era muito caro e que existem melhores alternativas no mercado. Nuances argumentativas que acabam por trazer consigo um julgamento subjacente à ação dos protagonistas: um não tem capacidade para impedir o fracasso, o outro é sensato por não entrar em loucuras por um jogador.

A mesma coisa pode ser aplicada aos números e estatísticas apresentadas por uma equipa. É normal que cada um de nós, enquanto adeptos, prefira ver a realidade pelo prisma que mais lhe interessa, mas isso não se deveria aplicar a jornalistas. Jornalistas, por princípio, deveriam manter-se equidistantes em relação aos clubes que comentam. 


No entanto, não é a isso que assistimos diariamente. E não há órgão de comunicação social com um uso mais enviesado dos números que o jornal O Jogo, capaz de encontrar uma luz radiante em qualquer banalidade que envolva o Porto, mas sempre pronto a escarafunchar nos aspetos menos positivos das atuações de Sporting e Benfica. O exemplo mais recente é o aviso que podem ver à direita, feito na capa da vitória do Sporting em Vila do Conde.  

Sim, o Sporting sofre golos há seis partidas consecutivas. Mas por acaso o do Tondela foi marcado com a mão e em fora-de-jogo, o da Académica nasceu de um penálti inexistente, e o do Rio Ave teve origem num fora-de-jogo que ficou por assinalar. Ou seja, não havendo esses erros poderíamos estar hoje a elogiar a competência do setor defensivo do Sporting que apenas teria sofrido 1 golo num total de 5 partidas de competições nacionais. "Poderíamos" nós, os sportinguistas, porque jornalistas destes conseguem sempre arranjar outro foco menos positivo para centrar as suas atenções.

Mas nesta muy nobre e popular atividade de desencantar cenários catastróficos para o futuro do Sporting, creio que não haverá em Portugal figura tão experiente e brilhante como o decano jornalista Ribeiro Cristóvão, o homem que um dia disse temer que o Sporting poderia envergonhar o futebol português na eliminatória com o Manchester City. No passado domingo, enquanto comentava a vitória do Sporting em casa do Rio Ave, mostrou que ainda está em forma:

(obrigado, Mário!)

Quem o ouça a falar de jogadores que não estão a corresponder às expetativas e a afirmar com um ar preocupado que ainda nada está perdido, nunca imaginaria que o Sporting está no topo da classificação e que já venceu um título ao derrotar o atual campeão nacional.

Agora pensem o que se diria e escreveria se estivéssemos com um atraso de quatro pontos, como no ano passado...

80 comentários :

  1. MdC normalíssimo afinal de contas não é normal estarmos em 1º com os mesmo pontos do FCP ... ainda há esperança podemos terminar em 3º ou em 4º!

    A pouca vergonha é generalizada neste campo de batalhe em que se tornou a CS não há inocentes, o melhor que podemos fazer e divulgar e gozar esta corja sem vergonha diciminado os videos e posts a mensagem eventualmente chegará a familiares e amigos pode ser que os faça "despertar" para a crua realidade (RPB após o gozo que levou mudou um pouco a sua postura) ... são uns verdadeiros canalhas vendidos e alguns dizem-se eles sportinguistas ... uns grandes FDP é o que são ... prefiro ler as alarvidades do Nuninho sempre tem a desculpa de ser lampiurso.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Mestre

    As analises sao sempre feitas consoante o clube!
    Ninguem fala que o carnide excepto o jogo com o belem nao fez 1 jogo de jeito! Ninguem fala que o porto depois do investimento feito nao joga melhor que o ano passado...
    Eu ja estou acostumado! Por mim podemos sofrer golos em todos os jogos desde que marquemos sempre mais que o adversario!
    E espero que continuem a destilar azia...e sinal que continuamos a ganhar e no topo da tabela!

    ResponderEliminar
  3. A merda do Jogo escolhe sempre esse tipo de notícias, não falham. O Ribeiro Cristóvão coitado, já devia estar em casa a tomar a medicação e...conta dos netos.

    Já mandaram mensagem no fb ao avençado das papoilas que escreve no DN, Carlos Nogueira da Cartilha I? Estes cabroes têm de perceber que vão sendo apanhados.

    http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/09/a-cartilha-i.html?m=1

    ResponderEliminar
  4. Dá que pensar, tanta azia e despeito, para não dizer inveja. E dá muito nojo assistir a este triste espectáculo , que sempre aconteceu de forma mais dissimulada, mas que com tanto programa de debate na TV se tornou demasiado óbvio e sem vergonha.

    ResponderEliminar
  5. Estes jornaleiros e paineleiros que "só falam mal do SPORTING" devem ser tratados pelo nome certo : os verdadeiros filhos de uma nota de 10€, ou por outras palavras : uns grandes FDP. E há que começar a apertá-los quando nos visitam no estádio.

    ResponderEliminar
  6. No caso do Cristóvão, posso afirmar que provavelmente foi por perder um tacho no Sporting, isso e também ter o filho no chelindró por andar nos assaltos, depositar dinheiro na conta dos árbitros e espiar jogadores, isto tudo com conhecimento do Godinho, que já sabia 2 anos antes de isso tudo acontecer...

    No caso do Braz, é uma mistura entre paixão pelo Benfica misturada com opiaceos, é dos meus paineleiros preferidos por está-se sempre a picar com o que nós dizemos, o que torna a situação hilariante.

    Em relação aos pasquins, o tempo dos jornalistas sérios já lá vai, agora é tudo pago a peso de ouro de maneira a passar a contra-informação e colocarem os artigos que mais lhe convem.
    "Porto é a equipa mais Portuguesa"... priceless

    Vão começar jogos com grau de dificuldade mais elevada, vamos ver como é que estes tipos se vão comportar, se as coisas começarem a correr mal diria que de futebol jogado se vai falar muito pouco. Um pouco daquilo que se passou antes e após o jogo da supertaça.

    ResponderEliminar
  7. Parecem abutres a rondar … à espera de um momento fraco para atacar com mais força !!

    É engraçado afirmar que os jogadores que o Sporting contratou não estão a corresponder, quando a maioria das contratações até tem jogado a titular … Teo, Ruiz, Naldo, Aquilani , João Pereira.. a excepção tem sido Bruno Paulista que tem andado pelo Sporting B.

    Certamente que os benfiquistas Jimenez, Carcela, Taaarabt, Bilal old-chik, estão a corresponder bem melhor … e foram bem mais baratos !!

    ResponderEliminar
  8. Lá está...temos de ter um orçamento para agenciados,avençados,vendidos e afins !...

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=4780849

    ResponderEliminar
  9. agora imaginem se na 2ª feira à noite ficarmos lideres isolados da Liga, vai ser um escândalo!

    ResponderEliminar
  10. Foi o primeiro golo que Sporting sofreu de bola corrida (tirando os jogos com CSKA) e é o fim do Mundo.

    Só dá para citar o Diego Armando...

    ResponderEliminar
  11. Mestre, o palhaço Nogueira volta atacar hoje no DN, http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=4780338

    Quanto ao Ribeiro Cristovão desde que ouvi directamente da boca dele e passo a citar, "tenho muita dificuldade em fazer com que os meus netos sejam do Sporting, pois é um clube pequeno e perdedor", ficou apresentado.

    ResponderEliminar
  12. Confesso que só há pouco tempo 'descobri' este Blogue.. com o qual logo simpatizei e empatizei, sendo que até me revejo em muitas coisas que aqui são ditas, escritas. Mas, também constatei logo que sofre dos mesmos sintomas da tal doença crónica profunda designada em futebolês como meninos queixinhas-choramingas-calimeros!!!

    E se calhar, à falta de melhor tema, ou até só para evitar de falar na novela peruana ' Carrilho mi amor '.. há que atirar umas achas para a fogueira a ver se pega, se cola. Há que desviar as atenções com fait divers incongruentes.

    Vamos lá ver:

    O Jogo actualmente até é mais verde que azul!!
    O Jogo actualmente até é editado, feito em Lixoboa!!!
    O Ribeiro Cristovão é um ceportinguista empedernido!!

    O Ceportém mesmo tendo sido prejudicado em lances nos vários jogos, é verdade.. também tirou beneficio de erros de Arbitragem nos va´rios jogos. Até com a Académica houve muitos erros a beneficiar o Ceportém!!

    E em Moscovo.. uma equipa a ganhar fora, não pode jogar como jogou na 2ª parte.. Também os árbitros não têm culpa se as regras da UEFA/FIFA dizem que se uma bola num pontapé de canto sair por fora das 4 linhas o lance é ilegal e deve ser marcado pontapé de baliza!!!

    Isto para dizer que já chega de choramingas, de queixinhas, de calimeirice crónica pegada !!!

    - - - -

    Também a bem da verdade, da factualidade, da realidade, da legalidade.. dizer que em futebol, em competição não há lideranças a meias, conjuntas, partilhadas, nem 1º lugar ex-aequo, nem 2 equipas no Topo!!!

    Em futebol, em competição conforme se pode comprovar, ver pela Classificação-geral, o FCP
    está em 1º lugar e o Desportivo do Campo Grande em 2º lugar.

    Não há que enganar, mentir, deturpar, disfarçar!!!

    1º - FCP
    2º - SCP
    3º - SLB
    4º - P.F.

    O seu a seu dono..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando em choramingar não te esqueças de levar a tua mulher para casa ... está sempre a choramingar que não lhe dás assistência, eu já fiz a minha parte!

      Tens de contribuir mais vezes ... precisamos um pouco de falsos moralistas assim em vez de malharmos nos árbitros ou na CS podemos "usar-vos" para desanuviar um pouco.

      Volta sempre ...

      SL,

      Eliminar
    2. e em que lugar está o antero henrique no campeonato do tráfico de droga e segurança privada?

      Eliminar
    3. o antero henrique não está suspenso de funções na sad... com aquelas acusações. Está em casa, afinal partilha a mesma vida de crime com o resto dos amigos da direção.

      Eliminar
    4. Olha uma ave rara.
      O Jogo é mais verde do que azul ? Só assim por alto em 35 capas 21 são sobre o Porto e mais 2 são bicadas no Sporting (sem contar com os cantinhos que metem nas capas a mandar bicadas), portanto sim, está mais verde do que azul. LOLOLOL
      O Jogo é editado em LX, boa, isso de facto é deveras importante

      Boa, o SCP está em 2º, já nem vou dormir bem hoje

      Eliminar
    5. Escrevo para pessoas inteligentes.

      Brinco com as palavras, mas não preciso de insultar, ofender ninguém..

      O Jogo faz 2 capas: 1 para o Norte e outra para o Sul

      O Antero Henriques está em Kiev a chefiar a delegação do FCP na LC.

      O Antero Henriques tem problemas por causa de fugir ao Fisco numa Empresa
      da qual é sócio.. ASSIM que não queiram deturpar, mentir, intoxicar os incautos,
      ingénuos e verdes!!!

      Escrevo para pessoas inteligentes. Baseio-me em factos.

      Facto:

      O SCP está em 2º lugar, não está na liderança, não está no Topo.

      Nem aqui nem na China!!

      Eliminar
    6. O Pedro Guerra também só debita "factos" e não suporta mentiras :).

      Eliminar
    7. Estás enganado rapaz..

      O Pedro Berra debita fotos manipuladas no photoshop!!

      Eliminar
    8. Chorar?! o FUTEBOL CORRUPTO DO PORTO não tem feito outra coisa senão chorar nos últimos 2 anos...será por já não ser beneficiado como era antigamente?
      Nem vocês nem o Carnide tem algum moral para falar em choros...

      Eliminar
    9. Há uns tempos, dizia um pasquim qua as contas só se faziam no fim do torneio...

      Mas nem é por aí que discordo deste adepto do clube que se assumiu como corrupto. (só falo verdades, i spik da tru)

      É ali onde diz que não ofendeu ninguém. Pois ao fazer questão em chamar Sporting Clube de Portugal, já me está a ofender, como sportinguista e como português.

      Espero ter como interlocutor um tipo inteligente.

      Eliminar
    10. Sporting Clube de Portugal, outra coisa qualquer*

      Bem entendido.

      Eliminar
    11. Parecem barbies a debitar falsos moralismos do cimo do seu pedestal de vidro!

      O Espanhol que te ouça a falar assim dele ...

      Eliminar
    12. o antero não está indiciado por associação criminosa? a seu tempo veremos.

      Eliminar
    13. "Isto para dizer que já chega de choramingas, de queixinhas, de calimeirice crónica pegada !!!"

      Então Viper, 2 anos seguidos a "chorar" através dos chorões diários e já estás farto?

      Olha que isso ainda agora está a começar, pega numa pá e numa picareta e junta-te aos teus camaradas lá no Olival.

      Eliminar
    14. "O Antero Henriques tem problemas por causa de fugir ao Fisco numa Empresa
      da qual é sócio..." e que presta serviços serviços ao clube corrupto do Norte.

      "A SPDE, empresa de segurança que presta serviços ao FC Porto, está no centro de uma grande investigação da PSP que, conforme têm avançado a SIC e a RTP, abrangeu o CEO dos dragões, Antero Henrique, e várias dezenas de outras pessoas, numa operação que cobriu meia centena de locais e já conduziu a cerca de 15 detenções por suspeita de crimes de extorsão e ofensas à integridade física. Foram feitas buscas a casa do dirigente e apreendidos 70 mil euros em dinheiro."

      http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4658210

      Eliminar
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    16. Viperzinho FDP corrupto,não te esqueças de ouvir as escutas dos teus campeonatos...vergonha FDP corrupto!

      Eliminar
  13. O que o Mestre aqui faz é serviço público de primeira qualidade por isso força na caneta, ou melhor, no teclado! ;)

    ResponderEliminar
  14. Mestre, se estivéssemos em 4º a não sei quantos pontos, ou em 8º, como no ano do porreiríssimo Marco Silva, estava tudo bem. É isso que eles querem.

    Eu ainda tenho na memória os painéis televisivos para "analisar a crise leonina" que eram pouso de vários peritos insuspeitos do futebol nacional e onde estes afirmavam que "fazia falta um Sporting forte a bem do futebol nacional".

    Mas agora andam de mãos na cabeça.

    Imagina que o Benfica assina Carrillo por um ordenado multi-milionário, várias vezes superior ao que o Sporting ofereceu para renovar. O Brazado vai dizer que o BdC recusou entrar em loucuras ou que o LFV soma mais uma vitória na guerra de bastidores SCP/SLB?

    São porcos. E a maioria, lampiões, passe o pleonasmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os valores do contrato que se falam são já o máximo que se pode pagar em portugal por qualquer clube... se o carrillo não aceitar nos próximos dias teremos que ver qual será o seu comportamento desportivo... o jogador está ou parece estar comprometido com a equipa e não está a jogar mal.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Malvados dos jornalistas que não comentam o jogo do Sporting para a champions!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Nuninho o R&C do SLB já saiu !?
      Vai perguntar ao teu "tio" o Eagle qq coisa.

      Eliminar
    2. Relaxa Nuno...em Dezembro vais fazer nos companhia na liga europa! Sem stress!
      E quando isso acontecer vai cair o mito que não passavam aos 8avos por causa de JJ

      Eliminar
    3. Estão todos contentes por terem ganho ao Astana. AO ASTANA!

      Puto, havia juniores do Astana que nunca tinham visto o mar!

      E a lampionagem está orgulhosa por se ter borrado toda para levar de vencida, graças a um jogador que estão desesperados para vender para pagar contas. Imaginando que o tinham vendido como pretendiam? Tinham empatado com o Astana? O ASTANA??

      LOL!

      Eliminar
    4. Nuno, como é que é para domingo? vamos ter talisca/samaris, pizzi/samaris ou achas que o Rui Pinho vai voltar ao sistema com 2 trincos e um mc Fesja/Samaris e Talisca/Pizzi como na ST?
      Sei que não vais muito à bola com o Rui Pinho, qual tática que achas que o tipo vai usar?

      Eliminar
    5. Fernando, se isso acontecer como é muito provável, no entretanto limpamos uns milhões.
      Valdemar entre astana e videoton! Estamos contentes por ganharmos mais um jogo... Todos são importantes! Já agora... Nos temos 100 vitórias na champions. Vocês têm 100 jogos? Já atingiram as 10 vitórias?

      Eliminar
    6. É difícil quando somos afastados a duas mãos, como aconteceu.

      É hilariante ver lampiões regozijarem-se com isso.

      Não tenho dúvidas que faríamos melhor figura este ano na LC do que o benefit de carnide que se borra para ganhar ao Astana e paga ao Belém para abrirem as pernas.

      Eliminar
    7. Não tens dúvidas... Mas vocês nem lá estão para poder tirar dúvidas. É só mais um disparate incomprovavel. De certezas tuas está o anedotário da Internet cheio.
      Pagar ao Belém? Do Ricardo coração de leão? Isso é mais para os amigos do ppc.

      As vezes tenho dúvidas que sejas sportinguista... É que tudo o que tu dizes é a por se a jeito para ser gozado! Tu constróis a piada e gozar com vocês fica muito fácil. Não é fácil por se tanto a jeito sem ser de propósito!

      Eliminar
    8. Gozado?

      Um dia o Mestre, caso não tenha mais nada para denunciar acerca das filhadaputices da imprensa lampiã, podia-se dedicar a coligir um caderno de afirmações tuas e te garanto que conseguias fazer parte do anedotário nacional por vários anos, ali ao lado da Herman Enciclopédia e dos Gato Fedorento.

      Sabes como é que eu tenho a certeza que fazíamos melhor figura que vocês na LC?

      Porque para já seguimos à vossa frente na liga, sem colinhos como a vocês, sempre, e vos demos na peida na Supertaça, apesar do colinho que vos deram ao anular um golo limpo.

      E que se não tivessem o belém no bolso de trás das calças, nem em 3º... (já houve um treinador que bateu com a porta no belém por causa de não engolir como as coisas são feitas, à má fila a tresandar a corrupção por todos os lados)

      Portanto, meu caro, vai-te foder, na peida. Na peida. #napeida

      Eliminar
    9. "Sabes como é que eu tenho a certeza que fazíamos melhor figura que vocês na LC?
      Porque para já seguimos à vossa frente na liga'
      Que lógica! Só mais uma para seres gozado. Todo o mundo sabe que quem tem mais 1 pt no campeonato a 3a jornada é quem vai mais longe na champions.
      Só para te dar um exemplo bem recente... O atlético de Madrid foi campeão e perdeu na final da champions com o 3o do seu campeonato.
      Pf nunca deixes de escrever.

      Eliminar
    10. Esqueceste ali a Supertaça, onde nem entraram em campo, só o árbitro vos manteve por lá.

      Ou seja, és burro.

      NO CONFRONTO DIRECTO LEVARAM NA PEIDA, MESMO COM COLINHO. Portanto é seguro afirmar que estamos a jogar melhor.

      Aliás, veja-se o futebol que o Sporting meteu nos jogos contra o CSKA e o jogo que o benefit de carnide apresentou ontem contra o... Astana.

      És burro. Não deixes de aparecer, que todos aqui gostamos de rir contigo.

      Eliminar
    11. Fixe comparar jogos actuais com jogos de á 4 anos! Isso é que é seriedade! Lamento informar te mas na champions vocês, tal como nos são pouco mais que zero! Afinal de contas passaram a fase de grupo 2 vezes! Uma com o CEREBRO!
      De qualquer forma já que queres seriedade então vamos la ser sérios:
      2008/2009, fase de grupos da taça UEFA...1 ponto num grupo com...Galatasaray, Metalurg Donetsk e Herta de Berlim...COLOSSO!
      Claro que podes contar com as vitorias do tempo da bola quadrada, vitorias essas que apenas o teu trisavô viu! De qualquer maneira se vocês são grandes por isso também o Notthingam Forrest o é! E olha que as do Notthingam Forrest são mais recentes!
      Vocês fazem lembrar aquelas famílias que em tempos foram muito abastadas mas que nos dias de hoje não têm nada, no entanto continuam com as mesmas manias de quando tinham tudo...
      Outro facto...dos 3 grandes são aqueles que há mais tempo não celebram 1 titulo europeu!

      Eliminar
    12. Valdemar

      O jogo com a associação recreativa e drogada de Carnide foi o jogo MAIS FÁCIL que tivemos esta época!

      Eliminar
    13. Nuninho FDP martins gay,BAZA daqui seu grande FDP.Ah e não te esqueças do teu presidente orelhas que foi sócio dos corruptos durante 24 anos .Tem vergonha FDP

      Eliminar
    14. E insistes... Comparar competições diferentes baseado no confronto direto e na vantagem de 1pt no campeonato.
      Não Fernando vocês não são iguais a nós. Vocês passaram 1x aos oitavos e levaram 12! Nós passamos no mínimo 2 e fomos eliminados por 1 golo com o futuro campeão. Não é bem igual.

      Fernando a sério que escreves isto? "Vocês fazem lembrar aquelas famílias que em tempos foram muito abastadas mas que nos dias de hoje não têm nada, no entanto continuam com as mesmas manias de quando tinham tudo..." vocês desde o 25 Abril ganharam 5 (?) títulos? Não são bicampeoes desde os anos 50! Campeões há 15! Nós somos actualmente 6o do ranking UEFA, bicampeoes nacionais, finalistas de uma competição europeia. Esquece o nome e vê quem está melhor.

      Eliminar
    15. Pensava eu que de 2002 a 2015 eram 13 anos...De facto a matemática não é o vosso forte! São finalistas de uma competição europeia? Qual? Eu pensava que as competições europeias acabavam em Maio...pelos vistos é em Dezembro!
      Mais razão me dás...em 6º no ranking da UEFA e não passam a fase de grupos da liga dos campeões?! Isso é que é grandeza sem dúvidas!
      Actualmente ainda são vocês...No entanto, o SCP de época para época, desde que esta direcçao tomou posse tem estado sempre a melhorar e a elevar o seu nível! Isto é um facto! A diferença é que nos não achamos que somos mais do que de facto somos e vocês sim! Afinal de contas vocês são um colosso mundial! Um clube temido em qualquer lado! NOT

      Eliminar
    16. Fernando desculpa mas nem me lembrava ao certo de quando foi a ultima vez que vocês foram campeões ;) (também te puseste a jeito).
      Fomos há duas e há três épocas... a fase dá a sensação que estava a falar da época passada mas como é óbvio não.
      O manchester Utd no ano passado não foi sequer á champions... deixou de ser grande?
      Ainda? Vocês por melhorarem de ano para ano (o que não é bem assim, mas até aceito para fins argumentativos) já estão melhor que o bicampeão em titulo? Vocês ficaram 6 anos consecutivamente atrás a MUITOS pontos... estão 1pt á frente!
      Inter vs juventus na actualidade. inter está 8 pontos á frente da juventus... a juve é tetra, está na champions, é vice campeã europeia... o inter nem á liga europa vai (acho eu, não ligo muito a essa competição na fase de grupos) mas vai 8 pontos frente e está a melhorar do ano passado para este ano! Quem é a melhor equipa italiana da actualidade? (pode ser que trocando as cores...)

      Eliminar
  17. JJ, no fifica, quando ganhava pela diferença mínima (e sem mencionar o famoso - e decretado por Lei - colinho): Vitória do Pragmatismo

    JJ, no Sporting, quando ganha pela diferença mínima (e sem mencionar o famoso - e decretado por Lei - roubo autorizado ao Sporting que já lhe valeu, pelo menos, 2 golos sofridos ilegalmente): Sofrimento; Estrelinha; Alerta; Não jogam nada; Ainda nada está perdido; Preocupante;

    Ribeiro Cristóvão é tão sportinguista como o Vítor Pereira.

    Reforços:
    - Carcela, Taarabt, Ederson, Diego Lopes, Bilal old-chik, Marçal, Pelé, Dálcio, Vera, Murillo, Gonçalez, por exemplo, estão a render?
    - Sérgio Oliveira, Cissokho, Bueno e Osvaldo, estão a render?

    ResponderEliminar
  18. Apresentam-se factos da deturpação da realidade por parte da CS em Portugal e aparecem logo duas personagens com um discurso fantástico:
    O "tripeiro" aponta que eles é que estão em 1º;
    O "lampião" refere a LC.

    Oh....o amor é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP "ambos os 2" formam um bonito casal de papoilas saltitantes!

      Eliminar
    2. São tão previsíveis que até já cansam

      Eliminar
  19. Iremos ter algum dia em que nao haja choradeira?
    Os tipos do Record que escreveram que o Carrillo nao gostou nada das palavras do Inacio e de andarem a soprar almocos para cs tambem fazem parte de mais uma conspiracao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar do diário dos ladrões !? :)

      Eliminar
    2. Tem tudo a ver realmente.Uma newsletter diaria com diversos topicos e as doses de choradeira diaria que aqui sao servidas(sim ja sei o mundo esta contra voces)

      Eliminar
    3. Hugo,
      Um palerma nunca deixa de ser um palerma.
      Sê bem-vindo, Palerma

      Eliminar
    4. Huguinho FDP vai levar no cagueiro.BAZA daqui FDP

      Eliminar
    5. Obrigado pelos insultos. É sinal que tenho razão

      Eliminar
  20. Estes jogadores do Sporting que segundo a pandilha do Carlos Daniel não valem nada ficaram à frente do Porto Rico com Leonardo Jardim, ganharam a Taça de Portugal com Marco Silva, venceram a Supertaça com o JJ e estão na liderança do campeonato.

    Entretanto, neste mesmo período, o FCP ganhou... pois, nada.

    A propaganda contra o Sporting sobe de tom porque o clube teima em não cair, e até ameaça o contrário, é isso que os agita.

    ResponderEliminar
  21. Como diria o Nuninho esta gente não "rebate" nada limita-se a chorar da nossa "choradeira" :).

    A hipocrisia habitual.

    ResponderEliminar
  22. Grande MdC, devo dizer que este blog deve ser de visita obrigatória para quem pretenda vêr para além da fumaça que é atirada todos os dias pela propaganda encarnada, não devemos deixar de criticar o que se passa de menos positivo no nosso clube, mas é por demais evidente que hoje em dia muita informação surge inquinada.
    Nesse sentido tenho que dar os Parabéns a quem tem este papel importante de desmascarar e desarmadilhar muita coisa que é escrita e falada com segundas intenções. Grande trabalho e espero que continues. SL

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Caro Belfodil..

    Vou-lhe responder, apenas porque respeito o seu sportinguismo e gostei do seu Nick

    :-)

    "Isto para dizer que já chega de choramingas, de queixinhas, de calimeirice crónica pegada !!!"

    Então Viper, 2 anos seguidos a "chorar" através dos chorões diários e já estás farto?
    Olha que isso ainda agora está a começar, pega numa pá e numa picareta e junta-te aos teus camaradas lá no Olival.

    - - -

    Assim Belfodil.

    Factos:

    O Dragões Diários só surgiu este ano, em 2015. Logo não anda há 2 anos a choramingar.

    Os portistas não choramingam.. os portistas apenas fizeram notar que sem colinho, sem manto protector, sem campos inclinados.. o FCP com 82 pontos que fez - ganhando, perdendo, empatando - seria justo Campeão com 10 de avanço sobre o clube de Carnide o tal que foi levado ao colo pelos afiliados APAF Encornada!!

    Mais, Belfodil.. o FCP não esteve 2 épocas sem nada vencer. ISSO é mentira.

    O FCP foi TRI-Campeão na época de 2013 e na época de 2014 venceu a Supertaça de Portugal.

    Assim que, só na épocade 2015 é que nada ganhou. venceu.. Quer dizer, minto, na Época de 2015 o FCP ganhou 35 Milhões na LC. Sim, é verdade, o vosso Sportém venceu a Taça de Portugal.. é verdade, sem dúvida. Mas o FCP ganhou 35 Milhões na Liga dos Campeões.

    E agora, na época de 2016 o vosso Sportém é verdade, já venceu a Supertaça de Portugal. Mas, após a 4ª jornada, no Campeonato estão em 2º lugar na Classificação geral.

    These, those are facts !!!

    P.S. - Várias Empresas de Segurança estão sob a mira do Fisco.. seja em Braga, Vila Real, Porto, Coimbra, Lisboa.. falar só na Empresa da qual o Antero Henriques é sócio e arguido vê-se bem que é próprio de quem não é sério, ou tem apenas 15 anos e não sabe ainda o que é trunfo, nem sabe nada da vida..

    Ok?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer então dizer que porque outras empresas de segurança estão na mira do fisco o ANtero Quental tem desculpa e não se lhe pode ser apontado nada? Muito bem...

      Eliminar
    2. De toda a verborreia deste adepto de clube corrupto, extraio ali uma afirmação com alguma veracidade.

      "Quer dizer, minto..."

      Eliminar
    3. Factos és um imbecil com tiques de chico esperto!

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Esperem um bocadinho que o Viper está agora a recolher informações dos donos para largar uma resposta ...

      Eliminar
    6. Lá está sr Rui Ferreira.. é o que faz meter-se na conversa a meio, sem saber do que se fala. Se o sr Rui Ferreira começar a ler desde o principio, a ler com olhos de ver, irá notar que a questão sobre o Antero não é sobre se ele tem desculpa ou se tem culpa.. Não!!

      A questão sobre o Antero é que houve para aqui uns gatinhos sem unhas, uns leões sem juba, umas lagartixas sem rabo que falaram em droga.. E eu limitei-me a esclarecer que a questão do Antero tem a ver é com fugas ao fisco de Empresas de Segurança não só do Porto, mas também de Coimbra, Leiria, Lisboa, Braga, Vila Real !!! Entendes oh Rui Ferreira.. ninguém está a desculpar o Antero. Apenas não devem é mentir e acusar sem saber do que estão a falar. Tal e qual nunca que o FCP ou PC foram condenados em nenhum Processo ou Tribunal. Mas, aparecem sempre aqui uns juvenis ignorantes comedores de alface a falar sem sem nada perceber do assunto. os tais que emprenham pelos ouvidos e se recusam a tirar as rumelas!!

      Volto a repetir. Escrevo, falo para pessoas, inteligentes, não para miúdos de 15 anos!!


      Eliminar
    7. LOL Nuninho encontramos a tua alma gémea!

      Eliminar
    8. Factos:

      - O senhor PdC recebeu em casa um arbitro de futebol
      - O arbitro iria apitar o FCP na jornada seguinte
      - O arbitro saiu de casa de PdC com os bolsos cheios
      - PdC confirmou em tribunal que deu o dinheiro ao aribtro
      - PdC foi ilibado porque o tribunal considerou normal PdC ter dado dinheiro ao arbitro porque este lho pediu.

      Basicamente se tiveres um juiz a julgar um caso teu em tribunal e este te aparecer em casa a pedir-te dinheiro estás a vontade ... é legal!

      +Factos:
      - As escutas não foram consideradas legais visto tratar-se pela CD da Federação porque tratava-se de um caso disciplinar.

      +Factos:
      - O FCP mesmo tendo o arbitro no bolso não foi capaz de ganhar o jogo!

      P.S: Apesar de relatar factos não sou o Pedro Guerra nem um qualquer Viper dessa vida!

      Eliminar
    9. Sérgio, estás a teclar com um tipo que tem uma avestruz como foto de avatar.

      Podias meter-lhe as escutas à frente que ele dizia que não.

      É burro.

      Eliminar
    10. E o que é que interessa o que o Porto fez ou deixou de fazer?
      Aqui fala-se do Sporting

      Eliminar
    11. "Os portistas não choramingam.. os portistas apenas fizeram notar que sem colinho, sem manto protector, sem campos inclinados.. o FCP com 82 pontos que fez - ganhando, perdendo, empatando - seria justo Campeão com 10 de avanço sobre o clube de Carnide o tal que foi levado ao colo pelos afiliados APAF Encornada"

      Isto é o quê? Não é chorar?

      "Assim que, só na épocade 2015 é que nada ganhou. venceu.. Quer dizer, minto, na Época de 2015 o FCP ganhou 35 Milhões na LC. Sim, é verdade, o vosso Sportém venceu a Taça de Portugal.. é verdade, sem dúvida. Mas o FCP ganhou 35 Milhões na Liga dos Campeões."

      Não sabia que ganhar 35M euros agora também é ganhar títulos! Sempre a aprender!

      Voltando ao choro:

      Um portista falar de arbitragens é o mesmo que um ladrão queixar se de ser roubado...ou um violador queixar se de ser violado!



      Eliminar
    12. Viperzinho FDP corrupto,não é Sportém,mas sim Sporting Clube de Portugal,ouviste FDP corrupto?a merd.a do teu clube é de cariz local,só cresceram nos últimos 30 anos à custa de campeonatos com escutas,percebes Viperzinho FDP?BAZA daqui FDP corrupto.

      Eliminar
    13. Os chorões a discutir quem e mais chorão... que riso!

      Eliminar
  25. LOL isto dava um post :)

    "Os portistas não choramingam.. os portistas apenas fizeram notar que sem colinho, sem manto protector, sem campos inclinados.. o FCP com 82 pontos que fez - ganhando, perdendo, empatando - seria justo Campeão com 10 de avanço sobre o clube de Carnide o tal que foi levado ao colo pelos afiliados APAF Encornada!! "

    ResponderEliminar
  26. Mestre,
    Gostaria só de o corrigir, pois nós ganhámos 1 título nesta época ao BI-Campeão. Vamos lá chamar os nomes aos bois como eles gostam de ser chamados.
    Também gostaria de saber porque ninguém repete as imagens do penalti que o Eliseu comete (sim, o jogador cai dentro da área, local onde a lei manda marcar a falta), apesar de o 4º árbitro estar na direcção de ambos os jogadores e nem um pestanejar de olhos...

    ResponderEliminar