sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Cartilha IV, ou os erros que apenas se cometem no Sporting

Isto a propósito da venda de Shikabala e pela forma encontrada por Rui Pedro Braz para comentar o assunto:

(obrigado, T!)

Face à valorização que o Sporting conseguiu obter da venda do jogador, Rui Pedro Braz poderia ter sacado do argumento que usou para descrever a compra de Diego Lopes pelo Benfica: um excelente ato de gestão. No entanto, conforme seria de esperar num assunto polémico que envolva o Sporting, optou por ignorar completamente o aspeto positivo (o resultado financeiro da operação) e pronunciar-se exclusivamente sobre o erro desportivo (indiscutível, todos concordarão) que foi a sua contratação.

E, como não poderia deixar de ser, aproveitou ainda para espetar a sua ferroada habitual no presidente do Sporting, afirmando peremptoriamente que nem Pinto da Costa nem Luís Filipe Vieira cometeriam o erro de contratar jogadores com um passado reconhecido de mau profissionalismo, por muito talentosos que pudessem ser. Isto apesar de existirem casos não muito longínquos em que fizeram precisamente a mesma coisa:




Não me lembro o que Braz disse há uns meses aquando da contratação de Taarabt ou Osvaldo, mas calculo que o discurso tenha andado à volta de: "apesar de existirem alguns episódios que colocam em causa o profissionalismo do jogador, parece claro que a estrutura do Sport Lisboa e Benfica / Futebol Clube do Porto acredita que pode proporcionar todas as condições para que a integração do jogador seja um sucesso, e como tal tirar partido do enorme e indiscutível talento que Adel Taarabt / Pablo Osvaldo possui.". De certeza que não há-de andar muito longe disto.