sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Análise comparativa às primeiras 5 jornadas do Sporting

O leitor João Lisboa Santos enviou-me recentemente duas análises da sua autoria que merecem ser partilhadas. A primeira compara o arranque do Sporting nas últimas 20 temporadas, e que poderão ler já de seguida. A segunda é um trabalho extraordinário sobre a evolução das assistências nos jogos da Liga entre 2007/08 e 2013/14, que tenho a certeza que farão as delícias daqueles que gostam de estatísticas relacionadas com o fenómeno futebolístico. Apresentarei esta segunda análise no princípio da próxima semana.

Vamos então à análise comparativa às primeiras 5 jornadas do Sporting das últimas 20 épocas. Os pressupostos, conclusões e o gráfico que se seguem são da autoria do João. Aqui ficam:

1. Jorge Jesus tem a melhor média de pontos (2.6) por jogo desde a época de 1996, em que R. Waseige era o treinador.

2. No atual calendário o SCP já fez 3 deslocações, tal como em 8 temporadas anteriores. Em 11 temporadas o SCP fez apenas 2 deslocações.

3. Em 9 temporadas o SCP teve um encontro com um grande nas primeiras 5 jornadas, esta temporada não teve nenhum.

4. Num cenário em que o SCP tivesse tido esta época um jogo contra um grande e possível derrota, mesmo assim manteria uma média de 2.0 pontos por jogo, apenas superada em 5 temporadas.


EDIT 21h25: o João enviou-me o quadro com a posição corrigida (um preciosismo que não belisca o interesse da análise, mas em rigor o Sporting está de facto em 2º lugar) em tempo útil, mas só agora tive oportunidade de ver o mail. Mais vale tarde que nunca, por isso aqui fica.