sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Balanço das arbitragens: 5ª jornada

Porto 1-0 Benfica (Artur Soares Dias)

52': Maxi Pereira faz uma entrada perigosa de pitons em riste, sem acertar em Jonas, mas imediatamente a seguir rasteira-o; o árbitro entendeu não ser motivo para mostrar o 2º amarelo - decisão errada, foi uma entrada demasiado impetuosa e com risco para o adversário, devia ter sido mostrado cartão

54': Ao saltar para disputar uma bola, André Almeida acerta com o cotovelo em André André; o árbitro entendeu não ser motivo para mostrar o 2º amarelo - decisão errada, é uma falta dura que merecia cartão

59': Luisão toca nas pernas de Aboubakar na área, o jogador consegue continuar a jogada; o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, houve contacto mas o jogador do Porto acabou por conseguir dar sequência à jogada sem sair prejudicado

=: os dois erros são semelhantes e aconteceram muito próximos um do outro pelo que acabam por se "anular"; mas por outro lado, se Maxi tivesse sido expulso, os jogadores do Benfica poderiam passar a ter mais cautela na abordagem aos lances - nomeadamente os jogadores já amarelados; como tal, é admissível considerar que o Benfica poderia ter conseguido um melhor resultado (1X2)


Sporting 1-0 Nacional (Fábio Veríssimo)


Nota: o primeiro amarelo a Sequeira é mal mostrado porque não o jogador não faz falta, mas não o considero um erro crítico por se tratar do primeiro cartão para o jogador. Quem quiser rever os critérios que definem os lances que são ou não críticos nesta análise pode fazê-lo AQUI.

2': Bryan Ruiz cai na área após ser derrubado por Zainadine, o árbitro não assinalou penálti - decisão errada, Ruiz joga a bola, Zainadine toca apenas de raspão no esférico e de imediato ceifa a perna do costa-riquenho, pelo que devia ter sido assinalado penálti


32': Sequeira vê o segundo amarelo por derrubar Slimani - decisão certa, o jogador do Nacional não está a correr no sentido da bola, preocupando-se unicamente em barrar o caminho a Slimani, que está a seguir na direção do esférico; não se pode considerar carga de ombro porque para isso Sequeira teria que estar a disputar a bola; tratando-se de um ataque prometedor, aceita-se o amarelo e consequente expulsão


35': Slimani cabeceia na área e a bola bate no braço de Zainadine, o árbitro não assinalou penálti - decisão errada, o antebraço do defesa do Nacional está colado ao corpo, mas o braço está estendido e a aumentar o volume, acabando por impedir com a mão que a bola seguisse para a baliza

71': Carlos Mané cai na área ao passar por Rui Correia, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, o jogador do Nacional não chega a tocar em Mané, que ao tentar contorná-lo acaba por se desequilibrar e cair

75': Gelson Martins cai na área ao chocar com Nené Bonilha, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, o jogador do Nacional tem a posição ganha e é Gelson que acaba por ir contra ele

=: apesar dos erros, arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada



Estatísticas acumuladas



Classificação



Jogos com influência da arbitragem no resultado



Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Erros de arbitragem com o resultado em aberto agrupados por árbitro, desde 2013/14


36 comentários :

  1. Eu tinha muitas dúvidas no lance do 2º amarelo mas de facto o defesa do nacional nem olha para onde a bola vai. Vai direitinho ao slimani para fazer falta e cortar uma jogada perigosa.

    ResponderEliminar
  2. Eu teria incluído no porto benfica o lance do maicon (aka maicon lee). Para cabecear uma bola não é necessário tentar pontapear o jonas pistolas na tola. Para mim era amarelo pelo menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, não incluí esse lance porque o Maicon ainda não tinha nenhum cartão na altura. Mas devia ter levado amarelo, estou perfeitamente de acordo.

      Eliminar
    2. Na minha opinião esse lance era para vermelho directo sem dúvida nenhuma.

      Eliminar
  3. 59': Luisão toca nas pernas de Aboubakar na área, o jogador consegue continuar a jogada; o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, houve contacto mas o jogador do Porto acabou por conseguir dar sequência à jogada sem sair prejudicado.

    Mestre, no penalti não há lei da vantagem, como tal, quer o jogador do fcp caísse ou não, era penalti, e na minha opinião vermelho directo para o Luisao que dentro da área entro de forma despropositada.

    nao sei se estou errado, mas é o que penso!

    abraço

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há lei da vantagem mas tem de haver falta.. Tocar não é falta impedir é. O Luisão tocou mas não o impediu de continuar o lance.

      Eliminar
    2. Não impediu de continuar o lance? Falso! Impediu-o de progredir normalmente. É claramente penalty. Desequilibra-o na entrada sobre o pé de apoio. Cambada de ladrões, vocês...

      Eliminar
  4. Finalmente!

    Alguém que vê lance para amarelo na expulsão "escandalosa, lesa-futebol, inacreditável" do idiota do Nacional. O Homem não se faz à bola, preocupa-se apenas em tirar Slimani do caminho da mesma, é uma jogada de contra-ataque, qual é a dúvida? Isto não é futebol americado!

    É óbvio que é amarelo! É óbvio que vai para a rua! Quem devia ter tido cuidado era ele. Já com um amarelo a dar "cargas de anca" despropositadas.

    Obrigado, Mestre

    ResponderEliminar
  5. Tanto para dizer, tanto para escrever.. que nem sei por onde começar!!

    Vou então voltar a explicar a minha teoria sobre o valor das estatísticas (interpretações pessoais, subjectivas, facciosas, falacciosas)..

    2 amigos vão a um restaurante comer frango. Só que um deles é vegetariano. Mas, para efeito das tais 'estatistcas', eles comeram 1/2 frango cada um!!

    Assim também no futebol.. as estatísticas são feitas, elaboradas subjectivamente ao sabor e gosto do freguês e feitas com os olhos e lentes coloridas, sejam elas azuis, verdes ou murmelhas de cada um!!

    Quer dizer.. por ex., o Maxi é agredido e provocado e ele é que leva um amarelo mal mostrado.

    O Maicon, com o jogo já parado, tem uma atitude de fanfarrão e salta a 1 metro de distância do fiteiro Jonas.. mas, para os adversários verdes e murmelhos eles é que são os maus da fita. para os Escribas dos Mass Media (Imprensa falada, escrita vista) de Lixoboa, eles é que são os bad boys.. já as sete, 7 faltas 7 que o menino Semedo cometeu em apenas 5 minutos iniciais, as caricias do Samaris e do André Almeida, isso não conta, não entra nas tais estatísticas!!!

    Cómicos..

    E gostei sobremaneira desta conclusão do MdC, Mordomo da Casa:

    "Os jogadores do Benfica poderiam então passar a ter mais cautela na abordagem aos lances - nomeadamente os jogadores já amarelados; como tal, é admissível considerar que o Benfica poderia ter conseguido um melhor resultado (1X2)"

    Ou seja, e se fosse ao contrario, os jogadores do FCP não poderiam eles também ter mais cuidado?! E até o Treinador, não os poderia ter substituído para evitar, prevenir um mal pior?!

    Não?!

    Cómicos.. é óbvio, é claro, evidente que Maicon, ou Maxi também eles teriam mais cuidado, se tivessem sido amarelados antes.

    Factos: Maxi leva 1 amarelo quando ele é que sofreu falta de gaitan. Maxi é provocado 1º pleo Jonas. Aliás, os jogadores do SLB já levavam a lição estudada de tentar provocar Maxi por todos os meios para o fazer expulsar. Quase que o conseguiam!!! Até o Mitroglou já entrou em campo com a cara pisada, mas quis fazer crer que foi o Maxi quem o agrediu dentro de campo!!

    Maicon, já com o jogo parado para intervalo, saltou sobre a bola dando uma de fanfarrão. Mas, fê-lo a 1 metro de distância do fiteiro Jonas, sem lhe tocar.. é óbvio que para um gatinho sem unhas, o Maicon devia ter sido castigado.. Pergunta: quando Slimani o ano passado apertou o pescoço ao Indy como seria?!

    Eh pá... menos!!!






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade, verdadinha é que se aquela bola que o Aboubakar mandou ao poste tivesse entrado, aos 47'.. em vez de 1-0, teriam sido 3/4 - !!!!

      A verdade, verdadinha é que se o Aboubakar fosse fiteiro e fingidor como são o Jonas ou Slimani.. teria ganho o penalty, teria expulso o Luizão e em vez de 1-0 teriam sido 3/4 - 0 !!!!

      Eliminar
    2. As estatísticas valem o que valem.. Mas os ses... Isso é que é de valor. Olha um exemplo... Se não fosses burro não parecias burro. Verdade verdadinha.
      O maxi levou amarelo num lance que pode levar por fazer jogo perigoso e/ou por após o jogo estar parado tentar agredir o jonas com a bola (escolhe). Além desses ainda agrediu o Mitroglou e fez jogo perigoso para 2o amarelo sobre o jonas.

      Eliminar
    3. 7 faltas do Nelson Semedo? Além de burro és mentiroso... MENTIROSO.

      Eliminar
    4. Peço desculpa por tantos comentários sobre o mesmo mas cada vez que releio o comentário dou com mais um disparate... O mitroglu entrou com o olho lisado e foi se meter com o maxi... Ridículo.

      Eliminar
    5. Gamas um penalty aos tripeiros e ainda refilas? Ganha juízo pá

      Eliminar
    6. Moço vai lá ler o livro das regras e diz me em que página é que diz que é falta tocar no jogador. Não se trata de lei da vantagem nem nada disso... Não é falta porque houve um toque que não impede o jogador de continuar o lance.. Se não qualquer toque era falta. Põe no Google: fifa leis do jogo pt...

      Eliminar
    7. A partir do momento em que não há lei da vantagem no penalty, deixas de ter argumentos. O toque impede o jogar de prosseguir a jogada normalmente, obriga-o a perder tempo para se equilibrar e quando "pega" na bola, a defesa do Benfica, incluindo guarda-redes, já estão mais próximos da baliza. Eu percebo que estejas habituado à "offshore" da Luz, onde as leis do futebol não interessam para nada, mas por acaso o jogo foi no Dragão...

      Eliminar
    8. Entre foi impedido de jogar a bola? Não sabes as regras nem sabes procurar no Google. Para haver aplicação de lei da vantagem é preciso ter existido falta e no futebol não é falta tocar no adversário... Se vais por ai o aboubakar toca no jc logo já tinha feito falta antes.
      És cretino e chega.

      Eliminar
  6. E, quanto ao jogo da Alvaláxia ficamos conversados..

    Ficar a jogar 14 contra 10 a partir dos 32' dá sempre vantagem, aqui e na China !!!

    E já nem falo sobre a calimeirice de ver penaltys e faltas em tudo o que mexe!!!

    Tenham dó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viper,

      "Ficar a jogar 14 contra 10 a partir dos 32' dá sempre vantagem, aqui e na China !!!"

      diz isso ao Braga, que em vez de 14 jogou com 17 ou 18 e nós SPORTING jogámos bem cedinho com 10 por expulsão do Cedric. mas ai já não interessa não é?

      epa esquece esse amarelo do Maxi, foi bem mostrado e ponto final, ele não tem que pontapear a bola com o jogo parado, o que eu compreendia é que reclamasses do André Almeida não ter levado amarelo alaranjado por falta com o braço na cara do André André!

      SL


      Eliminar
    2. Não se deve comparar um jogo com outro. Deve-se falar sempre de cada jogo de per si. Futebol é o momento..

      - - -

      E por falar em Braga, jamais esquecerei aquele golo do Tanaka aos 92' com o árbitro, o sportinguista Hugo Miguel de Lisboa, o tal que é Caixeiro Viajante da Empresa que fornece os equipamentos ao Sporting a colocar a barreira a 14 metros, quando a lei diz que são apenas 11 !!!!!

      :-)

      Eliminar
    3. Sim? 3 metros? A mim pareceram 6.

      Mas eu tenho outras merdas inacreditáveis que vi acontecer durante décadas em relvados onde andava o Porto.

      Depois quando saíram as escutas percebi porquê.

      Mas os apitadores nem fazem segredo disso. Certa vez, na loja onde trabalhava na altura, entra um "senhor" que me confidenciou a mim, que tinha conhecido há 5 minutos, que era árbitro de futebol de primeira divisão, retirado, e contou com orgulho que o Pinto da Costa lhe mandava putedo para o quarto. Via-se que tinha saudades desses tempos.

      Portanto, quando quiseres lançar lama na direcção de algum clube, seja ele qual for, até mesmo a Juventus de Itália ou do Marselha de França, que ao contrário do Porto desceram de divisão por corrupção, olha para o brasão do teu clube e vê-o manchado de uma maneira que nunca mais vai sair.

      Eliminar
    4. O teu mal é que lês muito o Correio da Manada, o Rascaord e A Bolha.. e assim ficas empalado, emprenhas pelos ouvidos, comes, engoles a palha que esses pasquins te dão. Deves ser mais um imbecil que acreditas no Capuchinho Vermelho, no Coelhinho da Pascoa, no Pai Natal e no Gato de Botas Verdes!!!

      O Campeonato tem 81 épocas. Eu, admito que o meu clube foi beneficiado em 15/17 anos...

      Agora tu, que és tão esperto... DIZ-me lá quem foi beneficiado nos outros 65 anos?!

      E, para tua informação, pázinho por muito que repitas e gostes de te enganar no FCP não temos Vales, Varas, Veigas, Vibis, Vieiras... nem temos Godinhos, Bettencourts,
      Francos, Cintras, Gonçalves, Duques e cenas tristes... muito menos Paulos Pwereiras Cristovãos!!!

      Assim que, lava essa boca, quando falares do FCP, que por mais que o tenteis enxuvalhar com tretas, com mentiras... não conseguis.

      E és tão palerma, pá, que nem sabes que o FCP nada teve a ver com o AD.. e és tão
      imbecil que nem sabes que o FCP tem 7 Títulos Internacionais !!!

      E só te respondi para que outros possam ler..


      O que vos dói, vos causa inveja, dor de coto, raiva até... é que sois um clube ao nível de um Braga, de um Guimaraes.. enquanto o FCP joga à 20 anos na I divisão da europa!!! Não somos eliminados por clubes do exército da ex-União Soviétcia!!!

      Eliminar
    5. Não...são eliminados por wrexhams...artmedias e AEK...esses colossos!
      É que nem as vitorias europeia estão acima de qualquer suspeita!( Vide Alex Ferguson).
      Agora já vi de tudo! A justificação para terem sido beneficiados estes anos todos é quem foi beneficiado nos anos anteriores?
      Atenção como houve corrupção nos últimos 30 anos também teve que haver nos 60 anos anteriores porque tu dizes que sim! Agora provar é que é difícil!
      No fruta com putas tens os guardas abeis...os Reinaldos Teles os super copioes...para alem disso tens os conselhos matrimoniais...as agencias de viagens...fruta...café com leite...chocolates...prostitutas...casas de alterne!
      Tens também balneários infestados para as equipas adversarias não poderem sequer la entrar...tens os casasgrandes.
      Tens as agressões a jornalistas entre outros...tens a guerra norte-sul alimentada por nos (nós só queremos ver Lisboa a arder). Sim Lisboa, a CAPITAL e mais IMPORTANTE cidade do país...e como isso vos dói!
      Em suma...uma historia SUJA! Uma grandeza FALSA!
      Reconhecida a nível europeu! Nisso sim são os maiores!
      Por isso é que, mesmo depois de todas estas conquistas continuam a ser um clube que pouco cresceu!

      Eliminar
  7. Mestre,

    «...o Benfica poderia ter conseguido um melhor resultado (1X2

    Porquê o possível X ?!
    Sem o Maxi o Braimi não tinha feito aquela arrancada, o Varela não tinha tocado de calcanhar e André não seria capaz de a meter lá dentro ?!

    No caso do resultado ser um "2", para além do Júlio César ter defendido o remate do André, de quem seria o auto-golo ?!
    Talvez do Maxi... Mas ele tinha sido expulso...

    Quanto ao sporting, também está muito bom...
    2': O jogador do Nacional toca a bola (como dizes) por isso a conclusão que tiras depois não tem nada a ver com a tua própria descrição do lance;

    32': «o jogador do Nacional não está a correr no sentido da bola»
    Aqui confesso o meu desconhecimento da obrigatoriedade dos jogadores terem que correr no mesmo sentido da bola, sob pena de levarem amarelo.
    Mas se assim é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe a obrigatoriedade de correr no sentido da bola.

      Mas se corre para outro lado e impede a progressão de um jogador que vai no sentido da bola...

      Acho que é uma interpretação válida. Se não for, vamos começar a jogar com 10 jogadores na defesa a fazer paralelas à bola, impedindo os adversários de tocarem nela.

      Eliminar
    2. Não tem nada a ver com o lance em questão...

      Mas então quer dizer que naqueles lances característicos (n vezes em cada jogo) dos defesas protegerem a saída de bola (por exemplo pela linha final), em que o defesa projecta o corpo em sentido contrário ao do deslocamento da bola para impedir que o avançado lhe chegue...

      Deveria ser marcada falta do defesa e este admoestado com cartão amarelo ?!

      Estou esclarecido.

      Eliminar
    3. Se puxares um bocadinho pelo cérebro chegas à conclusão que nesses lances o jogador vai na direcção da bola e protege a sua saída de campo, ao passo que o jogador do Nacional caga para a bola e vai direito ao Slimani

      E se te esforçares por usar o cerebro só mais outro bocadinho percebias que tocar na bola não significa que não se faça falta.

      Experimenta, nao é dificil

      Eliminar
    4. A utilização do cérebro não é universal, e tu és a prova viva disso.

      Eliminar
    5. ó costa, a diferença é que futebol não é rugby... e por isso deve jogar-se sem placagens...

      Eliminar
    6. Costa,

      Em relação ao que tu dizes sobre o jogador proteger a saída da bola, há uma regra muito interessante que desmancha o teu argumento. Para ser considerado proteção da bola 2 coisas têm que acontecer:

      1ª o jogador tem que estar virado para o seu próprio campo (estava)
      2ª a bola tem que estar a uma distância curta (jogavel, acho que é a palavra da regra) do jogador que a protege (não estava);

      Eliminar
  8. Resumindo e concluindo:

    90% dos comentadores, analistas, peritos, ex-árbitros disseram que o jogador foi mal expulso..

    Ponto final !!



    ResponderEliminar
  9. Mestre, nos lances de penalty não há lei da vantagem, logo, deveria ter sido assinalado penalty do Luisão sobre o Aboubakar, e não sei se o Luisão não deveria ser expulso aí. Relativamente ao primeiro amarelo mostrado ao Maxi, o mesmo só se compreenderia se tivesse também sido mostrado ao jogador do Benfica que, numa primeira instância, vai contra ele deliberadamente. De resto, tudo certo.

    ResponderEliminar
  10. Isto teria de ser assim:
    - maxi duplo amarelo
    - André Almeida duplo amarelo
    - Maico amarelo
    - Luisão faz pênalti e devia levar vermelho
    - o jogador do nacional não devia ter sido expulso.
    - o pênalti sobre o Bryan devia ter sido marcado

    ResponderEliminar
  11. Viper,

    Não te dão guarida noutro sitio!!

    Ide-te foder.

    ResponderEliminar