sábado, 26 de setembro de 2015

#DiaDeSporting: Ataque à liderança isolada

É impossível ficar indiferente ao empate de ontem do Porto em Moreira de Cónegos (a propósito, viram o golaço do Iuri?)...


... mas isso não deve mudar nada em relação ao que já tínhamos que fazer caso o resultado de ontem fosse favorável aos nossos rivais: ganhar, trazer os três pontos de volta para Lisboa, fazer o que nos compete independentemente daquilo que nos rodeia. De qualquer forma não nos devemos abstrair da possibilidade de nos isolarmos na frente. Pelo contrário: há que aproveitar o sucedido como um embalo psicológico que nos ajude a ultrapassar o Boavista.

É curioso, mas as grandes novidades à volta da partida com o Boavista estão relacionadas com jogadores que dificilmente serão titulares esta noite. Em primeiro lugar, o regresso de William é uma notícia importantíssima para um Sporting que tem revelado dificuldades pela ausência de um 6 puro. Depois, pela estreia nos convocados de Matheus Pereira, que poderá ser o próximo enorme produto de Alcochete, havendo cabeça do jogador e a necessária sorte que acompanha qualquer carreira de sucesso.

Será expectável que William tenha alguns minutos que o ajudem a ganhar o embalo necessário para regressar à sua melhor forma o mais rapidamente possível. Quanto a Matheus, suponho que dependerá de como a partida recorrer. De qualquer forma, é um sinal de confiança que Jesus lhe dá, sendo que tenho poucas dúvidas que terá muitos minutos pela equipa principal no decorrer deste época. É apenas uma questão de tempo.

Mas o importante, com ou sem William, com ou sem Matheus, é mesmo conquistar a vitória contra o Boavista, uma equipa que está a surpreender neste arranque de campeonato com o 9º lugar isolado que atualmente ocupa. Como tal, nenhum jogador deverá encarar o Boavista com qualquer tipo de ligeireza.

Quanto ao onze que Jesus escolherá:
  • Apesar do jogo pouco conseguido contra o Nacional, penso que se deve continuar a apostar em Esgaio. 
  • Jefferson tem acumulado jogos bastante fracos, pelo que daria uma oportunidade a Jonathan Silva.
  • No meio-campo João Mário tem que jogar, visto que terá que ficar de fora na 5ª feira na Turquia.
  • Pelos dois golos e duas assistências, Montero e Mané justificam a titularidade no lugar dos desgastados Teo e Ruiz.