segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Evolução das assistências da liga entre 2007/08 e 2013/14

Conforme tinha ficado prometido no final da semana passada, aqui fica a interessantíssima análise que o João Lisboa Santos fez sobre as assistências da liga portuguesa. 



Esta análise teve como intuito de avaliar o nível de assistências na Liga Portuguesa entre as épocas de 2007-2008 e 2013-2014, nas seguintes dimensões:
  • Tendência e evolução dos espectadores e atratividade da liga
  • Benchmarking com restantes ligas de futebol europeu – crescimento, load factor, modelo de competição, etc
  • Dependência das equipas “grandes”
  • Dependência Regional
  • Principais fatores para “picos” de assistências

As principais conclusões que tiro da análise são:

1. Evolução das assistências nos estádios nacionais tem sido irregular, mas entre 07-08 e 13-14 o valor total decresceu 8,8%

2. A Liga continua a apresentar assistências muito inferiores às médias das melhores Ligas Europeias, e decrescendo, bem como um nível de maturidade já elevado face a outras ligas em crescimento

3. Jogos com presença dos “Grandes” representam 78% do total das assistências e apenas 35% das partidas realizadas

4. A região do Norte tem vindo a perder preponderância face ao Sul, não pela redução de equipas na região, mas sim pela redução drástica das médias de assistências

5. O comportamento médio de assistências em casa dos “Grandes” ao longo das épocas tem sido constante: “Curva em U”

6. Campeão apresenta tendencialmente melhor Load Factor em casa, excepto 12-13, reviravolta na liderança na penúltima jornada

7. O Benfica é recorrentemente o clube que promove mais espectadores nos estádios nacionais, mas as regiões do Norte e Sul são as que apresentam maior nível de competitividade entre os “Grandes”

























33 comentários :

  1. Pena faltar a última época... mas "facilmente" se faz ;)

    ResponderEliminar
  2. E assim fica viperinamente provado que, apesar dos resultados desportivos das 3 últimas décadas, o Sporting ainda é maior que o Porto.

    ResponderEliminar
  3. Recorde-se que o fcp usa números fictícios na comunicação da assistência em casa.
    Mesmo assim, este resultado mostra a vergonha desta "liga".
    À cabeça vão os preços praticados, que são incomportáveis pelo adepto tradicional; jogos a dias e horas só para encher as "sport tvs"; transmissões dos mesmos canais de uma facciosidade de se bradar aos céus; mau serviço ao assinante; etc, etc.....

    Li há uns tempos um estudo (desculpem, já não me lembro quem o fez) de que com os preços mais baixos e os horários certos, a assistência aumentava exponencialmente.

    Até quando esta escravidão dos clubes às TVs e até quando o aproveitamento dos chamados "pequenos clubes" da vinda dos "grandes"?

    Só quando se derem condições iguais para todos ou proporcionais, como noutras ligas.

    ResponderEliminar
  4. Opiniões, interpretações, pareceres e análises estatísticas há, existem para todos os gostos, sabores e cores.. ao sabor do freguês.

    E sem querer tirar o mérito, a pachorra e o labor a quem se deu a esse trabalho, posso facilmente acrescentar AQUI mais alguns dados, ideias, factos a ter em conta que muitos, por ignorância, analfabetismo, uso de lentes clubisticas ou puro empalamento mental 'esquecem'..


    Nos anos 80, depois do FCP ter estado 19 anos sem poder ser Campeão.. a fome, a carência - vontade - de somar e festejar Títulos, Campeonatos também era muito grande no seio dos adeptos do FCP. Vai dái, nos anos 80 o FCP também enchia Estádios, também corria atrás da sua equipa do Minho ao Algarve.. de barriga vazia, os adeptos portistas enchiam os Estádios em Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Faro..

    Por ex., nos anos 80, lembro-me do FCP ter levado 10/15/20.000 pessoas ao Estádio da Luz, o verdadeiro, não este Pombal que agora existe, nos tempos do Gomes, do Futre..

    Lá está, depois de 19 anos de fome, de seca, os adeptos do FCP também acorriam, também enchiam estádios. É dos livros!!!

    E, é óbvio que a maior parte (70%) dos comentadores que aqui acampam a miar, não têm sequer nem idade, nem massa encefálica, ginástica intelectual e capacidade, conhecimentos para compreender ISSO.

    E por ISSO é que eu tenho sempre o cuidado de dizer e prevenir para que passem à frente, para que evitem de responder, não percam tempo, pois eu escrevo só para pessoas inteligentes, pessoas sem palas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, depois de tantos Títulos, depois de ser BI-TRI-TETRA-PENTA Campeão, depois de ganhar 7 Títulos Internacionais.. é expectável e compreensível que os adeptos do FCP já não corram atrás, já não encham Estádios.. Não é preciso ser muito inteligente para compreender, perceber, entender ISSO!!!



      Eliminar
    2. Também não é preciso ser um perito, expert em estatísticas para saber que a Região Norte foi a que mais sofreu com a crise, com o desemprego. Basta consultar dados da UE, da OCDE, ou de qualquer organismo oficial para o saber.

      Eliminar
    3. Mas, pronto.. estamos em Setembro de 2015.. os seguidores do Novo Vale Tudo e Azevedo II andam eufóricos.. e ai de quem queira, ouse, pretenda contradizê-los.

      Andam tão tão ensandecidos com o Bronco de Parvalho que se julgam os mais maiores melhores bons.

      Eh pá.. de nada vos serviu o ex., das galinholas, gaivotas, pardais, avestruzes, cucos, papagaios.. divirtam-se.Continuem a sonhar, e depois quando acordarem,
      continuem a vitimizarem-se!!!

      Eliminar
    4. O que aconteceu ontem à tarde num Pavilhão em Lisboa.. só mesmo com um Hugo Chaves, um Kim Jong-Dois !!!!


      https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=lider+da+coreia+do+norte

      Mas, se vocês gostam e estamos num País Livre, e vocês é que são os inteligentes, fiquem lá com o vosso Grande Líder !!!

      Eliminar
    5. E o mais curioso é que ainda há poucos dias, o próprio MdC chamou a atenção AQUI para os embustes nas médias de espectadores do Galinheiro... em que todos víamos um Estádio às moscas, vazio MAS diziam lá estarem 32.000 pessoas!!!

      Eh pá, o FCP se vendesse bilhetes a 3 Euros, ou oferecesse 1 bilhete grátis na compra de outro, também tinha grandes médias de espectadores!!

      Eliminar
    6. Em fins de Maio, BdC, o Grande Líder dizia QUE não tinha ainda nem Orçamento nem Planificação da Nova época..

      Passados nem 3 meses.. estão ricos, estão com o estádio cheio, já pagaram o Pavilhão que nem sequer está construído e ainda dão lucro de 19 milhões!!!

      Que se lixem os 80 Milhões em VMOCs, que se danem os 77 Milhões do E. Obriacionsita.. que se sodam os 30 Milhões do Sobrinho.. o povo quer é palha, damos-lhe palha!!

      Eliminar
  5. E, depois alguns mais indigentes acham estranho que o Benfica ou o Porto tenham comprado mais barato.. ou que os jogadores optem por outros clubes. É que depois do baptizado feito não faltam padrinhos!!

    Que interessa se o SCP DEPOIS, à posteriori, depois do baptizado feito tenha oferecido mais dinheiro, se, na hora da verdade não o teve ou não o quis pagar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é arranjarmos um blogue só para este papagaio !!! Comenta os próprios comentários e depois escreve como pensa , até parece que na vida real deve adorar ouvir se !!! A mulher em casa não o deixa falar ? Chiça penico, até perco a vontade de dar a opinião sobre um estudo tão bem feito, e de forma suficientemente imparcial para merecer não levar chacota de um qualquer tripeiro contratado à mensagem TROLLEIRA !

      Eliminar
    2. E, é óbvio que a maior parte (70%) dos comentadores que aqui acampam a miar, não têm sequer nem idade, nem massa encefálica, ginástica intelectual e capacidade, conhecimentos para compreender ISSO.

      E por ISSO é que eu tenho sempre o cuidado de dizer e prevenir para que passem à frente, para que evitem de responder, não percam tempo, ignorem pois eu escrevo só para pessoas inteligentes, pessoas sem palas!!


      Eliminar
    3. Para escreveres para pessoas inteligentes convém...que sejas inteligente!
      Coisa da qual tenho sérias duvidas!

      Eliminar
  6. Lá está esta avestruz tonta a grasnar para o ar à espera de resposta, cheio de razão e de penas no ar...

    Que aborrecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por ISSO é que eu tenho sempre o cuidado de dizer e prevenir para que passem à frente, para que evitem de responder, não percam tempo,ignorem pois eu escrevo só para pessoas inteligentes, pessoas sem palas!!

      Eliminar
  7. Surreal... o que aconteceu ontem à tarde num Pavilhão em Lisboa, em pleno séc. XXI

    https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=lider+da+coreia+do+norte

    Só visto, pois contado ninguém acredita!!!

    ResponderEliminar
  8. Eh pá.. um saco de gatos ensandecidos a arranhar-se e nós é que temos de aturar isto?!

    Estamos em 2015!!!


    ResponderEliminar
  9. Sobre 'enchentes' em Estádios. jamais me esquecerei de quando num SLB / Atl. Madrid tiveram 58.000 no Pombal.. mas esqueceram-se de dizer que quase metade eram crianças e mulheres que não pagaram bilhete.

    Ou, como no ano passado, em Arouca, num Domingo à tarde de sol... ele foi uma invasão, uma maré vermelha... e na verdade, na realidade só lá estiveram 4.800 benfiquistas. QUANDO, na mesma jornada, numa sexta-feira à noite, fria e ventosa, dia de trabalho, em Braga o FCP até levou mais gente ao Estádio do Braga!!!

    MAS, lá está, a Propaganda, as Mentiras dos Pasquins de Lisboa tentam enganar a Maralha, vendendo gato por lebre, dando palha. E há quem engula!!!!



    ResponderEliminar
  10. E o mais curioso é que ainda há poucos dias, o próprio MdC chamou a atenção AQUI para os embustes nas médias de espectadores do Galinheiro.. em que todos víamos um Estádio às moscas, vazio MAS, diziam que estavam lá 32.000 pessoas!!!

    Eh pá, o FCP se vendesse bilhetes a 3 Euros, ou se oferecesse 1 bilhete grátis na compra de outro, também tinha grandes médias de espectadores!!!!

    Pensem nisso!!

    ResponderEliminar
  11. A verdade é que o SPORTING é maior que o porto...e ISSO pelos vistos é difícil de engolir...até para avestruzes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado pázinho.. nem no Ciclismo.. mesmo com Agostinhos, Chagas e outros. E no Atletismo a Fernanda Ribeiro tem mais títulos que o Mamede e Carlos Lopes juntos!!!

      Mas lá, está, falais sem saber, sem saber e sois enganados por Grandes Líderes que vos dão palha para comer!!!

      O vosso mal é a inveja, a raiva, ódio até...

      FCP 7 Títulos Internacionais

      SLB 2

      SCP 1

      Eliminar
    2. Deves ser o Pedro Guerra do FCTripas....pelo menos a nojice de comentário é o mesmo !

      Eliminar
  12. Porra... que nojeira.

    Que pessoa chata. Que ser degradante e desocupado. Volte lá para o buraco de onde saiu, ó Avestruz! Este blogue já estava meio parvo com as presenças assíduas do Nuno Martins e do nonameslb, mas uma pessoa habitua-se. É ignorar.

    Agora, vir aqui e ver 15 (QUINZE!) comentários desta avestruz numa noticia com 24... por Amor de Deus. Desapareça daqui! Que ser tão reles.

    Ou escreva tudo no mesmo post. Prepare uma folha de word, com um dos seus contos de moral e virtudes e faça Copy Paste!

    Que asno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viper, o Gonçalo tem razão no excesso de comentários. Não me importo que cada um diga de sua justiça livremente, mas isto é um exagero e acaba por monopolizar a caixa de comentários. Peço-lhe que seja um pouco mais compacto naquilo que tem a dizer... :) Obrigado.

      Eliminar
    2. Curiosamente este foi o unico comentário que o ser abjecto não viu.

      Ele volta à carga amanhã.

      Obrigado, Mestre.

      Eliminar
  13. o que concluo com isto é que se o sul tivesse mais equipas, o futebol ganhava em competitividade e em negócio. Temos de continuar a tentar construir 2 ou 3 equipas do Algarve na 1ª liga.

    ResponderEliminar
  14. Logo no dia seguinte ao bdc dizer que vocês são 3.5 e o Benfica quase 4.5... Há uns 2/3 anos os sportinguistas diziam ser 2M...Agora nem sequer nasceram em Portugal 1M de pessoas mas já vão em 3.5M.

    Já agora.. O bdc consegue provar algo do que diz? Agora já diz que se perder no TAS vai recorrer. Será que sabe que a FIFA não permite recursos aos tribunais? Que o TAS não tem instância de recurso? Que um recurso (mesmo civil) não altera sentenças (alguém que perceba de leis pode explicar isso melhor).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vocês passam de 6M de adeptos para 14M dum dia para o outro.

      Eliminar
    2. Nuno, para mim essa conversa do número de adeptos esbarra numa coisa muito simples: o que é realmente um sportinguista, um benfiquista ou um portista? Aposto que muitos desses milhões que os grandes afirmam ter nem sequer sabem quando o "seu" clube joga...

      Quanto a essa questão do TAS, creio que existe mesmo a possibilidade de recorrer. A FIFA incomoda-se normalmente com assuntos diretamente relacionados com questões desportivas. Mas não tenho a certeza daquilo que estou a escrever.

      Eliminar
    3. Sim... Concordo... A definição do adepto é difícil... Mas deve existir e sem ser definição de Wikipédia mas uma definição científica.
      Mas que esse salto (imaginário) aconteceu é inegável... É só consultar os textos dos blogs da época. Daqui a um ano vocês vão dizer que são 4M e etc. No meu círculo de conhecidos (percorrendo a lista de contactos do tlm) há no máximo 5 sportinguistas...

      Acho que o TAS é a última instância... Esse assunto foi bastante discutido quando o Benfica tentou impedir aquele clube assumidamente corrupto em Portugal de participar na champions (talvez para 2007)... Bem sei que nessa altura vocês estavam pouco preocupados com a arbitragem e com as novas tecnologias.. Mas agora têm o desplante de se arrogar os pioneiros da defesa das tecnologias no futebol. E se recorrer aos tribunais civis pede ser penalizado pela FIFA... Tipo Gil Vicente no caso Mateus.

      Eliminar
  15. Este gráfico é arrasador e bem explícito.

    http://4.bp.blogspot.com/--a_al-De94M/VggChAB-_PI/AAAAAAAAKb8/SA60KbiHQv0/s640/ev14.PNG


    Domínio em todas as regiões.

    Sejamos 4.5 ou 6M isto é que importante. Estamos em todo o lado e praticamente sempre em maioria.

    Ninguém consegue escamotear isto, por muito que se esforcem :)

    ResponderEliminar