quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Liga dos Coxos

Ao contrário do que o título deste post poderá indiciar, não quero de forma alguma escarnecer do infortúnio dos jogadores que se lesionam, seja qual for o emblema que representam. No entanto, é o título que me parece mais apelativo para apresentar uma estatística que creio ter algum interesse para a generalidade das pessoas que segue o nosso campeonato: uma tabela com um apanhado da quantidade de lesões que condiciona cada equipa ao longo da época.

O princípio desta contabilização é simples: por cada jogador que esteja indisponível para jogar pela numa dada jornada, a sua equipa soma 1 ponto. No final, a equipa que tiver sido mais afetada por lesões será a que acumulará mais pontos, sendo portanto a vencedora da Liga dos Coxos. Esta estatística usa como base as ausências dos convocados por lesão reportadas pela comunicação social.

Colocarei também a tabela relativa aos jogadores, com uma escala de cores a marcar as semanas em que foram dados como lesionados. A cor mais escura representa uma lesão que obrigou os jogadores a falhar 3 ou mais jornadas consecutivas, uma cor intermédia para 2 jornadas consecutivas, uma cor mais leve para um lesão que só afastou os jogadores durante 1 jornada.

Expressando o meu desejo de uma recuperação tão rápida quanto possível a todos os jogadores lesionados, aqui fica a tabela referente às 5 primeiras jornadas desta época.



Os meus agradecimentos ao @baavin, que me deu a ideia e o título para este post, baseando-se em algo que já existe para a liga inglesa neste LINK.

35 comentários :

  1. Vá lá...antes Liga dos Coxos que Liga dos Mancos.
    Só eu sei o que me custa cada vez que saio de uma futebolada com os amigos...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Mestre, começo a pensar que como você, só Deus! O amigo dorme?

    É que ainda por cima anda a perder (gastar) tempo com"contabilidades" que são praticamente serviço público. As referentes à arbitragem são seguramente!

    Obrigado
    SL

    ResponderEliminar
  3. Permita que discorde, que seja do contra

    :-)

    Não sendo contra a ideia em si, MAS, por ex., o Salvio não devia contar pois nem sequer
    iniciou o Campeonato. Só deviam assim contar os jogadores que se lesionaram desde a 1ª
    jornada.

    E, sim teria mais lógica e interesse fazer uma Liga de Pernetas.. em vez de mancos,
    de coxos!!

    ResponderEliminar
  4. Off-topic Mestre: lembras-te se nas 2 épocas passadas, por esta altura, o jornal Sporting já tinha publicado a tabela das vendas e aquisições?

    ResponderEliminar
  5. Longe de mim estar a defender o clube em questão, não sei se tomam vitaminas ou não, mas o empresário do Jackson era um tipo porreiro para responder essas questões, no entanto já lhe pagaram e ele já meteu a "cabeça na areia".
    No entanto vejam bem no pais onde estamos metidos, reparem que tudo o que sai do Sporting(declarações, rumores, etc...), reparem na repercussão que têm, damos dinheiro a muita gente pelos vistos.

    E depois temos estas declarações de um vice-presidente, volto a referir, vice-presidente de um clube.

    http://i.imgur.com/TYLpmGD.png

    Vice presidente de um clube, não é um gajo que tem um restaurante no estádio da luz, vice presidente.

    Imaginem por exemplo um Inácio a ter estas declarações sobre o Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belfodil..

      Claro que tomam. Todos, todos os atletas de alta competição tomam vitaminas, tomam suplementos, aditivos. Não sejamos ingénuos nem ignorantes. Todos tomam, pois não há super homens, nem homens com 3 pernas. Seja no futebol, no ciclismo, atletismo, Ténis.. até no pingue pongue, badminton ou xadrez!!

      Agora, não, não no sentido de doping, de droga, como o Bobo da Corte, o Anão Mental, o Palhaço Rui Gosma da Selva quer dizer, induzir!!

      é claro que todos os atletas em alta competição tomam vitaminas.. mas com regra, com lei e não no sentido pejorativo e insultuoso que o Corno Manso Encornado do RGS quer achincalhar. Ainda pro cima, um Panaca cliente da porta 18!!!!



      Eliminar
    2. Viper, lógica que me referia a substancias proibidas, suplementos, qualquer atleta toma.

      No entanto a questão aqui é facilidade e impunidade com que certas pessoas que ocupam lugares em certos clubes possam dizer o que lhe apetece.

      Ainda há pouco tempo andavam as virgens ofendidas a pedir à liga para abrir processos por umas declarações no facebook na conta pessoal de BdC logo após o Benfica meter o processo dos 7 melões e meio ao Jesus, já este este gajo dizer estas coisas é normal...

      PQP

      Eliminar
    3. É 'normal' num País onde o Clube do Regime domina tudo e todos... eles dominam em todo o lado, e por isso nada lhes acontece. Na Politica, nos Tribunais, na Sociedade, nos Mass Media.. é tudo deles e por isso ficam impunes. basta ver que até supermercados de droga têm no Pombal!!

      Podes ver no blogue Geração Benfica a minha 'resposta' a quem quis insinuar que o FCP é que manda, domina a Propaganda.



      Eliminar
    4. Imaginemos o Inácio, o JJ ou o BdC.

      O coro que se levantava nesses programas e internet a fora.

      Noutro tópico, mas sempre a mesma tendência:

      Se fosse o SCP a estar nas chuteiras do Benfica, a 4 pontos da liderança nesta altura, uma supertaça perdida e derrota num clássico, que programas televisivos e especiais na imprensa titulados "crise no Sporting" não se fariam?

      Em vez disso, foram todos substituídos pela novela da renovação Carrillo, com acusações num e noutro sentido como nunca vi na renovação de qualquer atleta de outro clube, e eles existiram e não foram geridos de forma substancialmente diferente...

      Dizem que o Carrillo está preso pelo clube. Há um Rolando e um tipo a treinar ali para os lados do Estádio Nacional, para apresentar apenas dois exemplos, que perguntam "então e eu?"

      Eliminar
    5. O Rolando que esta em Marselha?

      Eliminar
    6. Este Viper só debita banalidades, trivialidades, lugares comuns. E tem-se em grande conta, o palermita.

      Eliminar
  6. Melhor jogador português de todos os tempos

    http://i.imgur.com/WuCmJfH.png

    um hat-trick para este gajo era um jogo péssimo

    ResponderEliminar
  7. Fantástico jogador! Nem por sombras alguém se aproximou dele no futebol português, uma pena ter aparecido numa era em que nao havia televisão nem competições europeias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer tirar mérito ao grande Peyroteo, não se pode comparar marcar 9 golos a um clube sem dimensão e marcar 5 num jogo da Bundesliga alemã.

      Eliminar
    2. Essas comparações são, com todo o respeito, de uma estupidez atroz. É como dizer que era mais fácil ser um grande escritor no Século XIX do que hoje em dia.

      Eliminar
    3. Daqui a pouco ainda vou ouvir dizer...
      Que o Eusebio era melhor que o Ronaldo, ou
      O F1 campeão do mundo em 1982 venceria o atual detentor do título, ou
      (...)

      Eliminar
  8. Ser gordo não é lesão. O Taarabt não devia constar da lista ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Carrillo também não está lesionado, tanto quanto se sabe.. está é Impedido!!

      Eliminar
    2. O Carrillo não está na lista mas eu percebo que tu fales nele porque pelos vistos gostas muito de andar sempre com o Carrillo na boca.

      Eliminar
    3. Parece que o André Martins também não quer renovar..

      Eliminar
    4. Impedido e bem impedido, deixa-nos lá sossegados a arrumar a nossa casa. Quando fores convidado deixamos que critiques a arrumação. Até lá ....

      Aposto que tens mais sucesso no blog vermelhusco ...

      Eliminar
    5. É a tua opinião.. a minha é que deviam pôr o Carrillo a jogar na equipa B.

      E, claro, aproveito aqui, e no blogue vermelho para tirar as palas a alguns empalados, a alguns juvenis que julgam que sabem tudo !!!

      Eliminar
    6. Viper...NINGUÉM quer saber da tua opinião.

      Eliminar
    7. Viper...NINGUÉM quer saber da tua opinião.

      Eliminar
    8. Viper BOBBY TARECO continuas a ser um perfeito IMBECIL!

      Eliminar
    9. Viper BOBBY TARECO continuas a ser um perfeito IMBECIL!

      Eliminar
    10. "É a tua opinião.. a minha é que deviam pôr o Carrillo a jogar na equipa B.

      E, claro, aproveito aqui, e no blogue vermelho para tirar as palas a alguns empalados, a alguns juvenis que julgam que sabem tudo !!!"



      Viper, o Carrillo não volta a jogar que é para o Lopotegui ou Rui Pinho o apanharem fresco e sem lesões, só queremos o bem dos outros clubes.

      O sinónimo de "empalado" adequa-se mais ao que o Porto passou o ano passado em Munique nos primeiros 45m antes do Bayern entrar em modo de treino, do que propriamente a um adepto que só vê para um lado.

      Eliminar
    11. Caro Belfodil.

      Se estiveste atento, se percebes de futebol (acredito que sim) e viste o jogo em Munique.. irás certamente reconhecer que o FCP em Munique

      - jogou desfalcado do seu Lateral direito chamado 31 milhões,
      - jogou desfalcado do seu Lateral esquerdo chamado 26 milhões.
      - jogou com um miúdo chamado Reyes def. central improvisado a lateral direito.
      - jogou com um g.r. fraquinho Fabiano, quando devia ter jogado o Helton.

      "É preciso dizer, tudo correu bem ao Bayern também. Cobrou com juros o apagão do Dragão. O quarto golo é o exemplo vivo. Remate de Muller que até nem ia com muita força, desvio em Indi, Fabiano deitado e incapaz de corrigir o movimento. O desvio não justifica que a bola entre. É outro golo em que o guardião deveria ter feito mais."
      (crónica do jogo no Maisfutebol)

      E, mesmo assim, mesmo com todos esses handicaps.. mesmo tendo dado 4 de avanço.. bastava ao FCP ter tido a sorte do jogo se o Jackosn (enorme jogador) tivesse a felicidade de ter feito o 4-2.. e certamente o resultado do jogo seria outro!!
      Assim não o quis a sorte!!! E o FCP saiu de lá com 6-1.. é verdade.

      Mas, bastaria o Jackson - repito - ter feito o 4-2 - mereceido - e o o resultado seria outro.

      Hoje, não estarias aqui agora a glosar..

      E, mesmo assim, lembro-te - devs comer muito queijo - que o FCP jogou com a melhor e mais cara equipa do Mundo e perdeu 7-4. Muito longe dos 12-1 que vós levastes!!!

      Certo?!

      SCP = 12-1
      FCP = 7-4

      :-)


      Eliminar
    12. Lá está, não deves cuspir para o ar !!!

      Eliminar
    13. Porquê, caiu-te na tromba?
      As únicas pessoas que têm palas és tu e o Nuno Martins que vêm aqui e ainda pensam que estão a proclamar poesia ao Lopetegui.
      Se jogou o Reyes a DD é porque o teu treinador escolheu pois havia lá bem melhor que isso.
      Se não jogaram os 2 laterais, foi porque inventaram leis, que vocês continuam sem reconhecer...pois têm palas!
      Ai se o Muller tivesse marcado todos os remates que fez....em vez de 6-1 tinha ficado 9-1...também está certo assim?
      Se jogou o Fabiano foi porque o teu treinador assim o escolheu, certo?
      Portanto a única coisa esperta que disseste foi:
      SCP = 12-1
      FCP = 7-4

      E estás com sorte, porque sempre ouvi dizer que espertos são os cães!

      Eliminar
    14. Oh fofo, andas com falta de peso?! queres atenção?! de mim.. népia.
      Escrevo só para pessoas inteligentes, não para juvenis chico-espertos.

      Assim que não percas tempo comigo.. passa à frente.. sim, lindo leozinho, gatinho,

      :-)


      Eliminar
    15. E eu a pensar que ele ia comentar o facto de apanhar com o escravo do Casareto e do israelita fresquinho. Não, ficou picado o sinónimo de empalamento. Oh well

      Eliminar
    16. Não percebi essa alusão.. estou a leste.

      Falaste no Bayern.. respondi-te com 7-4 versus 12-1
      7 - 4

      12 - 1

      !!!!!!!!



      Eliminar
    17. Falaste em "empalamento" aludindo a quem usa palas e eu dei-te o significado correto da palavra "empalamento", foi pena terem treinado na segunda parte, onde é que iam esses 12 neste altura...

      Eliminar