quarta-feira, 2 de setembro de 2015

#ModerniseFootball

Gosto da forma positiva como o Sporting está a aproveitar as arbitragens dos jogos com o CSKA para fazer pressão a favor do uso das novas tecnologias no futebol. Modernizar o futebol através da introdução de meios que auxiliem os intervenientes a tomar as melhores decisões possíveis é algo que deveria ser tão natural como já o é em qualquer outro aspeto da sociedade contemporânea. Abraçamos a tecnologia para tornar a nossa vida mais fácil e eficiente em todos os momentos possíveis. Porque não fazer o mesmo no futebol?

Claro que avanços como a tecnologia de linha de baliza ou do vídeo-árbitro não irão abolir por completo os erros das equipas de arbitragem, mas ninguém poderá contestar que contribuirão para os reduzir significativamente. Para além disso, tirarão muita pressão dos ombros dos árbitros e auxiliares, o que em si também contribuirá para que se possam tomar melhores decisões em todos os momentos de uma partida.

O Sporting está a preparar uma exposição à UEFA sobre aquilo que aconteceu em Alvalade e em Moscovo, centrando a discussão na evolução que a tecnologia pode trazer para a verdade desportiva e, consequentemente, para o jogo. Dessa exposição, o elemento que seguramente terá mais visibilidade será esta simulação 3D do canto de Carrillo:

Golo Slimani vs CSKA
Pequenas decisões podem fazer grandes diferenças para qualquer equipa. É urgente trazer para o Futebol a tecnologia presente noutros desportos. #ModerniseFootball Small decisions can make a big difference for any team. It is urgent to introduce technology in football. Video: Tridesign
Posted by Sporting Clube de Portugal on Terça-feira, 1 de Setembro de 2015

Não é que o vídeo possa ser considerado como prova irrefutável sem outros ângulos de filmagem, mas seguramente servirá para lembrar que existem meios hoje que podem gerar simulações fidedignas em tempo real se a FIFA e a UEFA decidirem dar o grande passo em frente que se impõe.

Toda a discussão que se gere a contestar o impacto que um vídeo-árbitro teria no ritmo do jogo ou na gestão do lance que prossegue e que deve ou não ser interrompido para que a decisão seja tomada, é relevante mas secundário. Uma vez aceitando a ajuda da tecnologia, decidir como e quando a utilizaremos será uma brincadeira de criança.

O facto de ser (mais uma vez) o Sporting a tomar esta iniciativa não deveria afastar benfiquistas, portistas, ou adeptos de qualquer outro clube dos méritos da ideia que se pretende concretizar, pois é algo que uma vez implementado nunca deixará de beneficiar todos por igual.

Olhando apenas para situações que aconteceram nos últimos dois anos, o Sporting estaria hoje na Champions e teria ido aos oitavos de final na época passada, e o Benfica teria uma Liga Europa no currículo. Dá que pensar, não dá?

#ModerniseFootball