segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"Protejam-me, porque senão dão cabo de mim"

O discurso de Bruno de Carvalho na abertura da Assembleia Geral de ontem foi bastante longo e abordou uma infinidade de temas, mas houve um momento em que fiquei particularmente incomodado - não pela frase em si, mas pela constatação de algo que me perturba há muito enquanto sportinguista: "Eu não me vou poupar a mim. Eu vou defender o Sporting com toda a força, com toda a garra. Eu amo o Sporting. Mas protejam-me, porque senão [as forças que está a combater] dão cabo de mim.".

É triste que o presidente se sinta na necessidade de desabafar desta forma, mas é compreensível por que o fez. Desde que foi eleito, Bruno de Carvalho é provavelmente a pessoa mais criticada em todas as áreas da sociedade portuguesa, provavelmente apenas com a exceção da classe dos banqueiros. No que toca ao futebol é indiscutivelmente o mais atacado. Nem Godinho Lopes, enquanto arrastava o clube para a falência, era alvo de tantas críticas. Nunca houve presidente de clube como Bruno de Carvalho que gozasse de um estado de graça tão curto - ao fim de um par de semanas já era criticado por pressionar a banca (!) nas negociações pós-eleições -, e nunca houve presidente de clube cujas palavras fossem tão criticamente escrutinadas e indevidamente interpretadas, sobretudo por uma questão de forma e raramente em função do conteúdo.

Admito que o estilo de Bruno de Carvalho possa não agradar a muita gente, mas sinceramente não consigo compreender como é possível ainda existir tanta má vontade de tantos sportinguistas em relação a esta direção, depois da evolução que o clube registou em praticamente todas as vertentes ao longo destes dois anos e meio de mandato.

Número de sócios a disparar. Modalidades cada vez mais competitivas. Um pavilhão em construção. Estabilização do futebol de formação. O futebol sénior de regresso aos títulos depois de sete anos de jejum. Um plantel que ano após ano se vai valorizando. Controlo dos problemas financeiros graças a uma gestão rigorosa que exigiu sacrifícios tremendos. Registo de lucros em anos consecutivos, a contrastar com os 115 milhões de prejuízo nos três exercícios que antecederam a entrada desta direção. Alguém imaginava em março de 2013 que tudo isto seria possível?

Face a tudo aquilo que foi alcançado em tão pouco tempo, enoja-me (a palavra é forte mas é a que reflete melhor aquilo que realmente sinto) a facilidade com que se critica certas decisões tomadas pelo presidente, como se o próprio apreciasse dar tiros nos pés só para aparecer nas capas dos jornais. Como se tomasse as decisões mais difíceis sempre de forma intempestiva, sem pesar os prós e os contras de cada uma das opções. Como se o mundo fosse a preto e branco, em que de um lado está a solução perfeita e do outro a catastrófica escolhida por Bruno de Carvalho. Por teimosia, por incompetência, por orgulho, por desonestidade, ou por qualquer outro dos inúmeros defeitos que tanta gente lhe atribui. 

Devia ser caso de estudo o facto de o clube não ter fechado as portas no par de meses que se seguiram às eleições, perante esta ausência de qualidades e coleção de defeitos.

Marco Silva, e agora Carrilo: dois dossiers polémicos usados até à exaustão para atacar Bruno de Carvalho. Que se juntam à questão de estar ou não estar sentado no banco de suplentes, de cumprir a execução da auditoria de gestão exigida pelos sócios, do salário do presidente e dos administradores, da guerra aos fundos, da procura de um patamar de relacionamento saudável com os empresários de jogadores, de não prestar vassalagem aos poderes instituídos do futebol que sempre fizeram e continuam a fazer questão de nos infernizar a vida, e a tantas outras coisas que vão servindo sistematicamente de arma de arremesso contra esta direção.

Esta administração NUNCA virou as costas a uma luta em que os melhores interesses do clube estivessem em causa. Seria fácil formar uma legião de avençados a tecer diariamente loas ao seu trabalho e a espalhar contrainformação. Seria fácil dar aos empresários quinhões obscenos das transferências que realizamos. Seria fácil ceder às exigências dos clubes dos jogadores em que estamos interessados para fecharmos as contratações rapidamente. Seria fácil renovar com todos os jogadores a partir do momento em que fazem um par de jogos conseguidos, com aumentos salariais significativos. Seria fácil ir buscar jogadores com cartel, bastando para isso abdicar de uma percentagem significativa de uma futura venda e aceitando a totalidade dos riscos na eventualidade de os atletas não se valorizarem. O problema é que mais cedo ou mais tarde a fatura haveria de aparecer, como descobrimos amargamente no tempo de Godinho Lopes e continuamos a descobrir com as pesadas heranças que esta direção resolveu, continua a resolver, e está condenada a resolver nos anos que se seguirão.

Não quero estar a dizer a cada um como deve julgar ou deixar de julgar o trabalho de Bruno de Carvalho, mas tenho a certeza de uma coisa: perante tudo aquilo que já conseguiu alcançar, o mínimo que todos os sportinguistas lhe podem dar é o benefício da dúvida quando as decisões são polémicas.

Da parte que me toca, não tenho dúvidas que o Sporting tem um presidente com competência demonstrada, a quem não falta coragem para levar a cabo as lutas que têm que ser feitas, e que não deixará de ir ao limite das suas capacidades para conseguir o melhor para o clube. É um presidente jovem que comete erros, mas que saberá aprender com eles, pelo que o normal é que com o tempo se torne ainda melhor presidente do que já é. A única coisa que me preocupa é se, perante os tantos ataques internos e externos de que tem sido alvo, conseguirá manter a férrea determinação que tem revelado até agora. A bem do Sporting, espero que consiga. Mas isso também dependerá muito da atitude dos próprios sportinguistas em relação ao seu presidente.


100 comentários :

  1. Depois de ontem ter lido pelo Twitter que "sportinguistas" (sim, entre aspas") como um dos do Camarote ter dito à boca cheia que esteve a um passo de "assinar pela direcção" do Porto, diz muito da facção anti-BdC...descrédito.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Mestre,
    A análise que fazes coincide com a minha, goste-se ou não do estilo, Bruno de Carvalho em conjunto com asua equipa, onde destaco Carlos Vieira, fizeram ressuscitar um clube moribundo e a caminho do desastre.
    Ouvir alguns sportinguistas a acusar o presidente de gestão danosa começa-me a meter nono, tal como me meteu nojo ouvir ontem o caracolinhos destravar esse ponto num momento que passei pelo programa da SIC.
    Querer meter no mesmo saco gestões como as de Godinho Lopes e seus antecessores com a actual gestão de BdC é de uma falta de honestidade a todos os níveis.
    Mas o que mais me espanta é mesmo continuar a ver sportinguistas a embarcar nestas histórias sempre que algo corre menos bem.
    Porra que não há pachorra.
    Somos líderes no futebol e vencemos a supertaça, lideramos no futsal e andebol, vencemos ontem a supertaça frente ao mais que favorito Benfica, geramos resultados financeiros positivos há duas épocas, temos o plantel mais valioso entrev os 3 grandes, com um investimento claramente inferior ao dos rivais, subimos no número de sócios, temos pavilhão, etc, etc.

    Será que queremos voltar aos tempos em que despediamos treinadores que lideravam o campeonato?
    Será que para esses sportinguenses vale tudo, mesmo que o mais prejudicado seja sempre o Sporting?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o trabalho de toda uma equipa que é composta por seres humanos, que comete erros, mas que tem acertado muito mais vezes do que tem errado. E sempre com os interesses do clube em primeiro lugar.

      Eliminar
  3. Excelente Texto!
    Basta ver o hoquei, onde td se tentou mais uma vez para nos tramar, que temos tds de cerrar fileiras em torno do Sporting.....

    Percebam que podem apoiiar o Sporting a dar mais prazeres destes…como?
    FACAM-SE SOCIOS! ARRANJEM SOCIOS!
    JA SOMOS MAIS DE 128 446!
    Qt mais socios o Sporting tiver, mais fortes serao as modalidades e mais trofeus ganharemos!
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
    A MAIOR POTENCIA DESPORTIVA NACIONAL!

    ResponderEliminar
  4. Coitadinho... abre guerras com todos... passa o discurso a falar mal dos outros... ele é que está sempre certo e é puro... protejam-me!
    Que continue... vai no bom caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem vi o Tarabat ,e tu?Nao?é porque te deitas cedo...

      Eliminar
    2. 'Que continue... vai no bom caminho.'

      Finalmente concordo com o Martins! E o melhor barómetro para confirmar que vai no bom caminho é precisamente as críticas (gratuitas, a maioria) de gajos como ele, sejam eles jornalistas creditados, comentadores assalariados ou simples idiotas que comentam nos blogs.

      E agora imaginem que o Bruno de Carvalho era um criminoso condenado por roubar camiões, cujas empresas devem mais de 600 milhões à banca, cujo motorista e homem de confiança tinha sido colocado por ele como dirigente do clube e que traficava droga dentro das instalações do clube e a transportava com carros do clube? Aí já seria seguramente um grande líder, defendido até à morte por gente sem espinha, nem espelho, como este Martins.

      Para este merdas, o facto do criminoso condenado do Vieira ter recuperado o clube, que, aparentemente, está melhor do que antes, é argumento mais do que válido para defender o seu presidente e branquear todos os defeitos e coisas menos claras onde está metido. Argumento que já não é válido para o Presidente do Sporting. Apesar de ter recuperado o clube, desportiva e financeiramente, é criticável porque 'abre guerras com todos... passa o discurso a falar mal dos outros'. Hipócrita de merda.

      Eliminar
    3. Críticas? O meu gosto pelo teu clube é tanto que se desaparecer pouco me importa... Por isso deixem lá estar o bdc.

      Eliminar
    4. É aqui que diferimos.

      Quando o clube do orelhas acabar, quando voltar a ser Sporting Lisboa e Benfica e tiver que arcar com tudo sozinho, o clube, vou ter pena do que lhe fizeram e permitiram adepptos como tu, só para poderem vir aqui gajos como tu, cheios de arrogância de ar e vento.

      Eliminar
    5. Pouco te importa...no entanto passas aqui a vida...coerências...

      Eliminar
    6. Meszaros,
      A tua resposta ao acéfalo do martins é uma espécie de pimba e depois pumba!
      KO!

      Eliminar
    7. E a tentativa de resposta do acéfalo é tipo aqueles pugilistas que apanharam uma em cheio, a cambalear, ainda se tentam levantar, só mesmo por instinto, mas já não dá para mais :)

      Eliminar
    8. Fernando pouco me importar com o futuro da vossa comédia não implica deixar de comentar, especialmente uma declaração que fala prai 10 vezes no Benfica.

      Eliminar
  5. Sou sócio do Sporting Clube de Portugal e estou 100% com o meu Presidente. Nunca virei a cara ao meu Clube de coração e sei o quanto é difícil para Bruno de carvalho está luta que trava contra cobardes e hipócritas. Presidente conta comigo nesta luta, estou contigo contra quem faz mal ao nosso clube. Por muito que doa aos hipócritas que se escondem, falas as verdades e isso neste país é proibido.
    Pagar fortunas a empresários e a fundos é o que não interessa, mais importante do que ter paginas de jornais coloridas é tornar o nosso clube estável e forte, só assim as vitorias aparecem. Grande Presidente, este meu presidente BRUNO DE CARVALHO!

    ResponderEliminar
  6. Este presidente terá sempre o meu apoio. Principalmente por ser a alternativa à festa do croquete permanente e elitista que o clube era a ter de chegar.

    Esse cartel levou o Sporting ao mais fundo dos fundos e hoje há um vislumbre de esperança. É deixá-los falar, a todos os detractores, que a caravana passa. Só um ignorante pode preferir qualquer um dos outros presidentes dos grandes a um lutador apaixonado como o nosso.

    Não é perfeito, tem muito para aprender, principalmente nos timings das declarações que tende a proferir, mas deixa a léguas qualquer um dos que me lembro que ali estiveram.

    O Sporting de há 6, 7 anos, esse sim, metia nojo.

    Unamos os nossos esforços e apoiemos a única alternativa credível. Principalmente nos maus momentos, que seguramente passaremos. As baterias estão apontadas ao líder e eu nem imagino o que ainda aí vem de ataques sem vergonha.

    ResponderEliminar
  7. Como sócio do Sporting e pai de mais 2 sócios, só tenho a dizer que o Bruno de Carvalho é o melhor Presidente do Sporting, desde João Rocha. E está a tempo de ser melhor do que este. SL

    ResponderEliminar
  8. «Desde que foi eleito, Bruno de Carvalho é provavelmente a pessoa mais criticada em todas as áreas da sociedade portuguesa»

    Mas estavam à espera de quê ?! Um tipo que para se impor quando chega a uma industria que não conhece, começa a dispara em TODAS as direções (é mesmo TODAS), que critica tudo e todos (os adversários, os da própria cor) por tudo e mais um par de botas.

    É que nem todos lhe dão o desprezo que o PdC lhe deu quando tentou 'meter conversa' com o presidente do FCP, há sempre alguém (muitos) que lhe darão o troco na praça pública.

    Quanto aos 'Moinhos de Vento', nunca mais acabam...

    A história não deixará de registar que é (foi) BdC...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! era melhor fazer "amen" a todos os que lá estão, tipo afilhados de roquete! A fazer amen a essa gente é que o Sporting chegou onde chegou....

      Queremos o Sporting grande, e para isso temos de ter um presidente que nos defenda e não uma amélia roquetista do politicamente correcto..

      Eliminar
    2. De tal forma ele não critica todos que algumas coisas vão mudando... Trouxe o assunto fundos para a ribalta, o que se sabe é que depois disso a UEFA legislou sobre isso. É um dos baluartes da introdução das tecnologias no futebol e há-de lá chegar...

      Mas não, a outros interessam mais as coisas como estão, apitos dourados, vermelhos, caeiros, e outras coisas que tal...

      Eliminar
    3. Costa estavam mal habituados! Bons eram os Godinhos Lopes que abriam as pernas ao vosso presidente...ou JEB que vendia capitães ao preço da uva mijona...ou que impediam as claques no seu próprio estádio de levar tarjas consideradas ofensivas...esses é que são bons...para vocês!

      Eliminar
  9. Bruno de Carvalho foi o melhor que poderia acontecer ao Sporting depois dos anos loucos das anteriores direcções. Dito isto, o que posso dizer de uma pessoa cuja natureza não é moldável às circunstâncias dos bastidores do futebol? Poderia ter outra atitude ou comportamento perante os grandes desafios que se lhe colocam? - Podia, mas creio que o mundo do futebol nunca irá perdoar que alguém venha perturbar o status quo em que vive - Bruno de Cravalho foi "rejeitado" por quem controla esse submundo. Só assim posso compreender a afirmação (que para mim também é chocante) "...protejam-me, porque senão [as forças que está a combater] dão cabo de mim.". Infelizmente, neste país, não existe jornalismo desportivo de investigação (nem mesmo jornalismo desportivo), porque se tal existisse, estava aqui uma matéria para aprofundar e que grandes surpresas haveríamos de ter... O meu receio é que (ao contrário do que costumo afirmar aos meus de que o melhor ainda está para chegar) em relação à Instituição Sporting, temo muito por aquilo que poderá acontecer, sobretudo quando vejo os egos individuais de alguns serem superiores ao interesse geral da grande instituição que é o Sporting Club de Portugal...

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Antes de me debruçar sobre o tema do Post num Blogue que é sobre futebol e sobre SCP, SLB e FCP.... gostaria só AQUI de poder responder na mesma moeda a um tal de A. Martins que deve pensar que somos todos 'cavalgaduras' (penedos com 2 olhos) como ele..

    A. Martins a 27 de setembro de 2015 às 23:02

    "Quem fez aquilo que fez com Rolando, durante anos, não tem moral para falar.
    Quem é gabarola e se deixa eliminar, na última Taça de Portugal, por uma equipa de jogadores banais, merecia ser engavetado e obrigado a jogar com o Boavista de ontem.
    Quem viu falta num golo anulado deveria ser obrigado a ir a uma consulta veterinária e levar com uma dose de cavalo. Quem viu uma agressão de Slimani, deveria ser sentenciado a um castigo de 50 chibatadas, cujo carrasco seria um "jhiadista" do Estado Islâmico. Claro que o D. Bufas ficou imensamente feliz em Moreira de Cónegos. É pena o MdC ser tão democrata para algumas cavalgaduras que aqui entram." SPORTING SEMPRE!

    Responder:

    ASSIM:

    O Rolando foi emprestado pelo FCP ao Nápoles, ao Inter de Milão e ao Anderlecht.. agora foi vendido pelo FCP ao Marselha.

    Querer comparar a situação do Rolando a quem o FCP renovou contrato e deu aumento salarial com a actual situação do Carrillo e André Martins.. só mesmo de uma cavalgadura, de um penedo com dois olhos!!

    O FCP foi eliminado da Taça da Portugal, porque o seu Treinador decidiu fazer descansar 6/7 titulares.. sim, o SCP ganhou 5.000,oo Euros por ter vencido a eliminatória.. e na Final da Taça o Sporting recebeu ainda mais 700.000,oo Euros. o FCP em troca apostou na LC e só ganhou, só venceu cerca de 34 MILHÕES de Euros!!

    Lá está uns apostaram na Taça de Portugal e ganharam nem 1 Milhão.. outros apostaram na LC e ganharam 34 Milhões. São opções!!!

    Sobre o jogo do Bessa... ficamos conversados.. TODOS vimos o Slimani empurrar o defesa do Boavista antes de fazer golo. Mas, claro, haverá sempre 'cavalgaduras' que se recusam a tirar as rumelas, as palas.. são os tais que mesmo vendo a sua mulher na cama com outro, acham que não (...), acham que o Slimani não fez falta. Tal como por ex., não viram o Slimani apertar o pescoço ao Indy..

    E, falando ainda do jogo do Bessa, ontem na CMTV também se VIU que afinal a bola bate na barriga e não na mão do defesa do Boavista. Ou seja, não ficou nenhum penalty por marcar a favor do SCP: Ou seja, até aí, ficaram sem argumentos para 'culpar' o árbitro pela fraca exibição dos pupilos do Catedrático da táctica!!!

    - - -

    Por isso já sabes, pázinho, antes de chamar cavalgadura aos outros olha-te ao espelho, panão!!
    É que nem todos comemos palha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nem todos comemos palha" verdade mas tu de certeza que comes merda ás colheres.

      Eliminar
    2. Ficaste sem argumentos pázinho.. logo o mais fácil é tentar insultar.

      Para mim, insultos são elogios. Só lamento é que estejas aqui a conspurcar o Blogue que não é teu!!

      Sois muito valentes atrás de um teclado.. depois, lá fora, na vida real ides aos 95 em manada, em matilha vestidos de Casuals verdascos e, mesmo assim levais no focinho, levais nas bentas, levais no trombil de meia dúzia de SD!!!!!

      Eliminar
    3. Viper grande cavalgadura! Vai comer Palha.

      Eliminar
    4. Não, mas as alarvidades que dizes são tantas e és tão cegueta que ninguém tem vontade de entrar em diálogo.

      É como falar com um autista.

      O golo do Slimani nunca seria anulado ao Benfica ou ao Porto.

      Eliminar
    5. Viper,

      Posso desafiar-te??

      estou pronto para falar sobre o que quiseres, sempre com respeito claro, prometo!!!

      mas só quero que me prometas uma coisa, se é para falarmos, é mesmo para falarmos à seria. não é para ficar com a conversa a meio.

      lembra-te sempre que foste tu que disseste isto:

      "Ficaste sem argumentos pázinho.. logo o mais fácil é tentar insultar"

      fico à espera que digas se aceitas ou não o meu desafio...

      SL

      Eliminar
    6. Viper

      Respeito tiveram pelo Adriano...lembras-te?
      Respeito tiveram pelo Co Adrianse...lembras-te?
      Respeito tiveram pelo Paulo Assunção...lembras-te?
      E sim se há alguém que não tem moral para falar do que quer que seja são vocês...Portistas!

      Eliminar
  12. Bruno de Carvalho foi a estrela que surgiu na altura certa para salvar o Sporting . Sem a sua tenacidade, teimosia e amor infinito ao clube, não seria possível termos saído do buraco em que as anteriores direcções enfiaram o clube . E isto é algo que os Sportinguistas não devem esquecer, mas sim salientar e sublinhar . Força BdC, o Sporting precisa de ti.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Estou de acordo com quase todas as acções tomadas pelo nosso presidente, muitas delas como se referiu neste post, altamente meritórias tendo em conta o estado em que o Sporting estava.
    Agora, devo confessar algum cansaço em ouvir este tipo de discursos que acho que não ajudam nada o clube e a gestão de BdC. Mandar bicadas para todos os lados, muitas vezes com palavras algo excessivas acho que faz com que muitas vezes a sua mensagem de fundo não passe, aproveitando-se também para dizer que o homem anda mal contra o mundo.
    Por fim, neste país para ser reconhecido pela sociedade, não passa por aquilo que se faz, mas sim por aquilo que se aparenta fazer.
    É quase sempre muito mais fácil ter palavras de admiração por alguem que mostra ser uma pessoa integra, do que alguem que se “mata” no dia a dia a tentar fazer o melhor de si.

    ResponderEliminar
  15. Força Presidente!

    É ver as avestruzes acéfalas adeptas das nádegas a esconder a cabeça na areia enquanto os proxenetas e traficantes a quem dão maiorias Norte-Coreanas, enterram os seus clubes mais um pouco a cada ano que passa. Essa escumalha que manchou para sempre bom nome dos seus clubes legitimando criminosos através dos seus votos cobardes e ausência de oposição e debate por décadas. Venderam-se por um prato de lentilhas de "vitórias" com sabor a fruta e chocolate e nunca conseguirão apagar a vergonha e a lama com que cobriram as suas agremiações e da qual são os principais responsáveis.

    Depois andam muito "preocupados e solidários" a "avisar" os Sportinguistas dos perigos do BdC... Cum crl! que falta de vergonha nas trombas!
    Se a puta da hipocrisia matasse...

    Mas eu gosto de os ver assim, loucos de raiva e a sofrer que nem condenados! Como merecem!
    E ainda agora começou...

    Em frente presidente!

    ResponderEliminar
  16. "A única coisa que me preocupa é se, perante os tantos ataques internos e externos de que tem sido alvo, conseguirá manter a férrea determinação que tem revelado até agora. A bem do Sporting, espero que consiga. Mas isso também dependerá muito da atitude dos próprios sportinguistas em relação ao seu presidente."

    1, 2, 3... diga lá outra vez?!

    Perante os tantos ataques tanto internos como externos de que tem sido alvo?!

    Desculpe lá, mas o caro MdC deve estar a ver o filme ao contrario, ou então, deve estar numa de Pedro Guerra, de RGS em tons de verde.

    Alvo de tantos ataques? Mas se é ele é quem dispara em todas as direcções. Alvo de tantos ataques?, se Pdc e LFV só lhe devotam desprezo, nem sequer lhe ligam.

    E ataques internos? Se ele é que está a pôr em causa a honra de Roquete, Dias da Cunha, Santana Lopes, Soares Franco, Bettencourt, Godinho.

    Fico pasmo como se pode querer deturpar os factos ou querer atirar areia para os olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quid,

      Ou está a fazer-se de anjinho ou está coligado com qualquer outro interesse. Qualquer das opções é viável e legítima, agora não venha para aqui atirar areia para os olhos dos outros.

      Alguma vez qualquer tipo de acusação ou declarção de outro presidente dos ditos grandes têm a repercussão ciclópica das do Bruno de Carvalho? Alguma vez se disseca tanto e de tantas formas e se bate e rebate qualquer acção/declaração de qualquer outra figura do futebol português com as do Bruno de Carvalho?

      Ou esteve numa gruta nos ultimos anos ou está de má-fé, Quid.

      Ninguém pode negar que o Bruno de Carvalho dispara para todos os lados mas, para quem percebe um pouco de estratégia, isto talvez seja uma forma de desviar as atenções do plantel e treinador, de dar o corpo as balas, de agitar o lodaçal em que se deixou enterrar o futebo português. São dois coelhos de uma cajadada só.

      Se o caro Quid não quer ver, tudo bem. Não venha é para aqui falar das "honras" dos Croquetistas que afundaram o Sporting a um ponto que esteve no limiar de acabar como clube de futebol. Qual honra? Diga-me lá um episodio com honra que qualquer desses individuos tenha protagonizado...

      Em relação ao Bruno de Carvalho dig-lhe já três, aguardo a sua resposta:

      . Ir contra os fundos ou Third Party Ownership que qualquer deficiente mental percebe que são instituições que visam apenas lucro e favorecem clubes ricos e empresários ricos em detrimento de clubes formadores de jogadores

      . Alertar para a utilização das novas tecnologias no futebol, único caminho para um desporto mais transparente e menos toldado por "erros humanos" que favorecem sempre os mesmos

      . Recuperação de desportos como o Hoquei Patins e o Ciclismo, que nitidamente darão tudo menos lucro, pelo facto de fazerem parte da historia do Sporting!

      Aguardo...

      Eliminar
    2. causa a honra de Roquete, Dias da Cunha, Santana Lopes, Soares Franco, Bettencourt, Godin


      Para por alguma coisa em causa, é preciso que ela exista

      Eliminar
  17. Muito bom post, Mestre.

    O Presidente do Sporting é bombardeado permanentemente por todos os lados, haja razão ou não e, como dizes e bem, a maioria das vezes por uma questão de estilo. Quem dá o corpo às balas, seja para proteger o clube ou porque o ego assim também o obriga, torna-se inevitavelmente no alvo. A questão é que, eram outros tempos, mas Pinto da Costa e Vieira, apesar de no início dos seus mandatos aparecerem tanto ou mais do que o Bruno de Carvalho (no caso do Vieira, teve que ser 'amordaçado' pelo Gabriel), nunca foram tão escrutinados e criticados. Obviamente que o objectivo é atingir a instituição Sporting e o Presidente tornou-se um alvo muito fácil.

    Apesar de uma franja de aziados, o Presidente já conseguiu crédito junto dos sócios e adeptos e neste momento tem o apoio da sua grande maioria, não só dos que estão nos blogs e nas redes sociais. Se as eleições fossem hoje penso que isso ficava demonstrado de forma inequívoca e não precisa de vencer o campeonato para que esse apoio não se esvaneça. Penso que o Presidente tem plena consciência disso e que não são as acusações diárias da CS que colocam isso em causa. A questão é se entretanto surgir uma bomba, esperada ou não. Como um resultado negativo no processo com a Doyen, por exemplo. Aí sim, ele torna-se num alvo ainda mais vulnerável para a CS e para os seus detractores que não vão dar tréguas e pretenderão dinamitar todo o seu trabalho, toda a sua credibilidade e toda a base de apoio que foi conquistando. Mais do que um pedido de ajuda (que, honestamente, não sei como se podia consubstanciar) parece-me ser um aviso para o que aí pode vir.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 24 / 03 / 2013

      Bruno de Carvalho venceu as eleições para o Sporting com 53,63% dos votos.

      No segundo lugar ficou José Couceiro com 45,35%

      - - -

      Este tal BdC ganhou as eleições apenas graças às promessas de trazer Fundos Russos!!

      Eliminar
    2. Essa memória não anda muito famosa! Precisa de ir a um médico! Ou então está a fazer confusão de forma propositada...

      Eliminar
    3. Os investidores russos fizeram parte da campanha de 2011. Na de 2013 não houve nenhum compromisso nesse sentido.

      Eliminar
    4. Quando se fala do que não se tem certezas dá-se barracadas destas...felizmente não andamos para aqui a dormir! Os fundos foram nas eleições de 2011!!

      Eliminar
  19. O SCP hoje tem a sorte de ter emigrado e viver actualmente no país das maravilhas.

    1- O SCP usufrui de juros irrisórios na Banca. Houve claramente um perdão de juros de dívida e as condições favoráveis que os bancos concederam ao SCP permitem-lhes pagar cerca de 4 Milhões de euros por ano.

    O jornal de negocios não mente ao contrário do Mitômano:

    http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/sporting_paga_tres_vezes_menos_juros_que_os_rivais.html.

    Se isto não é um perdão de juros da dívida vou ali e já venho. O melhor é ir já ali ao meu Banco e pedir o mesmo tratamento...

    2- O Presidente Mitômano diz que os Benfiquistas não são 6Milhões mas diz saber quantos são. Ou seja 4.5Milhões, e além disso também sabe perfeitamente quantos Sportinguistas são: 3.5Milhões. Ao menos dizia que não se pode saber ao certo quantos Benfiquistas e Sportinguistas há.

    Claramente quer tentar puxar o valor do patrocinio para cima...Não consegue receber nem metade do que a Emirates paga ao SLB e com a frustação meteu-se a falar do Benfica numa Assembleia Geral do SCP.
    Enfim já sabemos que qualquer pessoa consegue ser presidente do SCP( chame-se Godinho ou Bruno ou Filipe ou Bettencourt) desde que fale mal do SLB.

    3- Sabemos também que além de gestor BdC é mágico. Conseguiu transformar um capital próprio negativo superior a 300Milhões de euros, para em 1/2 anos passar a mais de 100Milhões de capital próprio positivo. Estou em crer que chegando ao final do mandato o grupo do SCP já terá 500Milhões de capital proprio positivo e andará a distribuir centenas de euros em dividendos para cada accionista.

    4- Portanto sem juros, com um activo enorme, com um passivo insignificamente, com 3.5Milhoes de sportinguistas, com a "maior potência desportiva" é normal que os adeptos estejam nas nuvens e falem maravilhas deste Presidente.

    5- Este Mitômano fala dos fundos e apesar de não ter nada contra isso, depois é hipocrita pois usa-os para tentar contratar jogadores como ficou provado com a tentativa de contratação do Cervi e os adeptos ficam sem saber se o SCP afinal sempre usa fundos ou não e se vai contratar estrangeiros ou usar miudos da formação.

    6- O Bdc continua a sua senda contra o maior clube português. O SCP começou por ir buscar jogadores ao SLB e agora vai buscar os treinadores ao SLB usando JJ para atacar tudo o que mexe na Luz, mas o pior é que para o mitômano já não chega o futebol, agora já ataca tudo o que mexe nas modalidades.

    Curioso que aqui no blogue nada disto é referido, e foi o Vice-Presidente do SLB quem deixou o aviso à imprensa no caso Arnaudov. Enfim como dizem os espanhois -> "Culo ve culo quiere"

    http://www.record.xl.pt/modalidades/atletismo/detalhe/vice-presidente-do-benfica-sugere-desestabilizacao-por-parte-do-sporting-977020.html


    A lista é extensa e se continuar vão pensar que ando numa cruzada contra o SCP, mas quando querem guerra contra o SLB nós defendemo-nos com unhas e dentes, pois se não deixámos de existir em 1907 não será agora...

    O BDC que se dedique a falar da corrupção no futebol português que isso sim é relevante! Foi curioso que tenha apoiado o árbitro mais corrupto dos últimos 10 anos do futebol português, mas nada supreendente que os sportinguistas o tenham apoiado, tendo agora Proença na Liga.

    O Presidente do Sport Lisboa e Benfica é que não vem falar de Sporting ou Cardinal ou PPC. Ele ataca quem deve ser atacado vezes e vezes sem conta, sem se quer se referir a ficticios telefonemas do Sporting+Benfica a dominar o futebol português ( Sinceramente o Sporting devia rezar para que chegásse esse telefonema, visto terem apenas 2 Ligas em 33 anos) - Mais outra cabala do Mitômano que caiu com grande estrondo.


    AH e foi o Presidente do SL Benfica a dizer que o Godinho era aldrabão. Enquanto que nas redes sociais era defendido contra o enorme Benfica!


    Enquanto o SCP pensar mais no SLB será sempre muito pequenino! Eu acho que por isso é que somos 6Milhões. Sempre que há noticias do Glorioso é Benfiquistas, Sportinguistas, etc.. a comprar jornais, revistas, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem lá, mas não me querendo meter numa guerra entre vizinhos, numa disputa de casal desavindo, gostaria só de poder informar, alertar que estamos em 2015, no séc. XXI. Essa treta dos 6 milhões que nunca foram e dos 3,5 milhões foi há 40 anos atrás.

      Hoje, em Portugal, somos 10,55 milhões e desses podemos dividi-los assim, sem errar muito:

      SLB - 4,27
      FCP - 2,93
      SCP - 2,74

      Eliminar
    2. Mais um Lampião com comichão no PIPI.

      Eliminar
    3. Aqui o True Blue, dono da verdade azul, fez ele próprio o inquérito a todos os portugueses.

      Essa análise está mal, de certezinha! Vamos lá a ver uma coisa simples. Se somos 10,55 Milhões, como é que há 4,27+2,93+2,74 = 9,94 milhões de portugueses adeptos dos grandes?

      Está a mandar areia para os olhos de quem? Só 590.000 portugueses não têm clube/se estão a cagar literalmente para o futebol ou não tem idade/paciência para ter um clube? Tudo o resto são "adeptos" que vibram com vitorias e derrotas como se de questões pessoais se tratassem?

      Deixe-se de tretas. Basta ver pelas pessoas que conhece e tentar fazer uma extrapolação para um numero maior, verá que essa estatistica da treta é a treta que lhe chamei! Então essa do Porto ter mais adeptos do que o Sporting... enfim. Nem vale a pena responder.

      Eliminar
    4. Já agora, esses dados são de que fonte? Até não me custa muito a acreditar que possam ser verdadeiros (ainda que me parece altamente favoravel ao FCP...), mas gostava de saber a fonte.

      Eliminar
    5. Se os caros adeptos do SCP que me interpelaram, leram bem com atenção, eu DISSE, eu referi:

      Em Portugal, somos 10,55 milhões e desses podemos dividi-los assim, sem errar muito ((Sem errar muito)).

      Ano - 2015

      SLB - 4,27 milhões
      FCP - 2,93 milhões
      SCP - 2,74 milhões

      E nesses, claro que muitos, são também adeptos do clube da sua terra e são também do SCP, SLB, FCP. Estes números são baseados, não num, mas em vários estudos, análises, parâmetros, tendências. Por ex., até, tendo em linha de conta os números do Facebook, do Twiter, do Instagram e também dos Sócios reais, verdadeiros, com as quotas em dia. Porque isso de dizer e de ter cartões de Sósia de KIT a mim, nunca me iludiu. E sei bem que o FCP em Lisboa e a SUL tem menos adeptos portistas, tal como o SCP a Norte de Leiria também se contam pelos dedos, salvo o exagero.


      Eliminar
    6. O Futebol Corruptos do Porto com 2,93 milhões... h ah ah ahah aah ah ah ah ah ha
      Daqui a bocado vão dizer que são o clube mais antigo.... assim, sei lá... com 122 anos.
      Tenham vergonha, pá!

      Eliminar
    7. Essa estimativa saiu directamente das nádegas do corrupto da Costa, certo?

      Sugiro que para essa estimativa ter um ar mais sério, à semelhança das imaginadas pelos vossos irmão gémeos da Nádega de Baixo, contabilizem até à casa das unidades.

      "Sem errar muito"

      LOL, viva o método científico!

      Eliminar
    8. 2,93M e não conseguem encher estádio nenhum em Portugal como Benfica e Sporting?

      LOL

      Ali o Serge:

      1 - O "perdão de dívida" veio com uma reestruturação profunda do clube, com redução de funcionários, ordenados e redução do investimento no plantel. Queres o mesmo para o teu clube ou para ti? Força. Durante um ano deixas de comer bifes e passas a comer iogurtes.

      2 - O orelhas diz que são 14 milhões e tentou tudo para chegar aos 300 mil sócios.

      O BdC diz que são cerca de 4,5M de benfiquistas, 3,5 de sportinguistas e o restante, portistas. É uma estimativa mais real, parece-me.

      Qual é o patrocínio da Emirates? Sabes? Não está escrito em lugar nenhum. Sabe-se que o Benfica tem Emirates escrito na camisola, mas por quanto, ninguém para além da direcção sabe.

      O Sporting também podia ter letras na camisola. Pelo preço que considera justo? Não. É a diferença.

      3 - A preocupação dos rivais com o passivo sportinguista é louvável. Chegam a sacrificar a atenção com os números para com o seu clube, que vende multi-milionáriamente, asseguram-nos (juniores por 15M, depois ninguém pega no Gaitan), e o passivo continua substancialmente o mesmo, pela atenção que dão aos números do Sporting. Com a vossa permissão, continuo a acreditar mais nos do Sporting.

      Até porque ambos têm que dar explicações à CMVM, argumento que vos costuma bastar em questões relativas ao vosso clube.

      5 - Usou fundos para o Cervi? Essa informação é nova e és tu que a estás a dar.

      O Sporting tem o Mané, o Gelson, o Matheus, além do João Mário, Adrien, W.Carvalho, Esgaio e Rui Patrício. Eu, como adepto e sócio leonino estou perfeitamente tranquilo com a utilização de jogadores da cantera, reforçados com Ruiz, Teo, Montero, Slimani, Aquilani, Jefferson, P.Oliveira e Naldo, alguns dos quais se estão a adaptar ao clube e à equipa. Para já, com bons resultados. Uma Taça de Portugal, uma Supertaça esta época e seguimos em primeiro.

      Nas modalidades também vemos o trabalho de BdC. Até agora, 5/5 nas modalidades todas e já vários troféus. Alguns ao Benfica, é verdade. Supertaças e outros troféus menores. Mas queremos é campeonatos nas modalidades e glória europeia. Lá chegaremos e esta época ainda.

      O BdC tem sido o principal lutador do campeonato português contra a corrupção. Já se viu que quando a música toca a favor, o Benfica se sente confortável no sistema, o do colinho. Até chegam a eleger a meias com o Porto ex-presidentes em conflito com o Sporting. Aqui se vê a estratégia de mera defesa encarnada...

      O orelhas é um dos maiores aldrabões, um que só aparece quando há festa. E que não dignifica o clube que defende, porque aquando a inauguração do estádio mexicano, no qual a empresa dele tinha dado uns toques, num jogo que ele assegurava que era para homenagear o Eusébio, apesar de não se ver referência nenhuma em lugar nenhum do estádio a isso, num continente longínquo à maioria dos adeptos do clube, enquanto isso o presidente preferiu estar num evento socialite, o casório do amigo e salvador Jorge Mendes. Isto resume bem a presidência do orelhas.

      O Sporting é grande. Maior que qualquer clube nacional. Porque após travessias no deserto, os adeptos se mantêm fiéis. Muito mais fiéis. Não só nas vitórias, como o adepto encarnado que desaparece quando a coisa está negra. Não surpreende. Um adepto do Sporting não é por causa de serem maioria, ou de ganharem os títulos todos. Quem não tem estaleca para isso, não tem capacidade para ser sportinguista. Não é para todos. Ponto final.

      Eliminar
    9. 1- Nenhuma empresa/organização/grupo tem direito a perdão de juros se passar a comer iogurtes em vez de bife.

      2- Não me interessa minimante quantos Sportinguistas há, nem qual o patrocínio do Sporting. O que me interessa é simplesmente o Benfica, já agora em relação ao patrocínio o Presidente do vosso clube veio de papo cheio dizer que sabia muito bem qual era o valor do patrocínio devido o que saiu na imprensa. Admira-me que tu não saibas. Ele coitado veio pedir que a CMVM lhe desse uma confirmação oficial dos valores para que pudesse ir à Gazprom/Qatar airways pedir semelhante, mas teve azar porque a Emirates fez um contrato com o Clube e não com a SAD. O amadorismo reina naqueles lados claramente.

      3- Quando os rivais conhecem melhor as contas que os sportinguistas eu diria que isso sim é preocupante! O Capital próprio da Sporting SAD era no final de 2013/2014 118.030 Milhões de euros, o seu passivo cerca de 260Milhões. Através da auditoria viemos a saber que o Grupo Sporting tinha apenas 174.7Milhões de activo e 487.1Milhões de Passivo, ou seja 312.5Milhões de capital próprio negativo.

      A diferença é que os Sportinguistas não percebm nada disto e as suas direcções NUNCA consolidava contas, metiam quase tudo para debaixo do tapete !!! O passivo monstruoso ia para outras empresas e assim ficava escondido, desviando as atenções para ... O Sport Lisboa e Benfica, enganado assim os sócios devido à sua panca pelo vermelho. O Sport Lisboa e Benfica por outro lado apresentava as contas consolidadoa e andava aí tudo feliz da vida a falar de passivo vermelho na ordem dos 450Milhões....Ao contrário de vós não interessamo-nos pelas contas depois de ter tido um aldrabão no nosso clube. Vós não, foi preciso terem vários.... Mais rapidamente se fala do número de adeptos do que a fonte do vosso dinheiro, dos empréstimos pedidos, das VMOC's etc...Tudo areia para os olhos dos sportinguistas. O Bdc é espertalhão , não é nenhum burro isso dou-lhe de barato.

      5- É nova só se for para ti. Basta ler a imprensa diária. Alias o que é novo é a origem dos investidores.... Mas eu entendo o artista do dia não convem falar de assuntos mais sensíveis no que diz respeito ao Sporting ;) É normal afinal de contas os andrades e nós fazemos o mesmo. é tudo o igual, uns é que pensam que são melhores que outros.

      Estou bem confortável em eleger um Presidente que faz já uma data de obras, que já discute a hegemonia do futebol português quando antes nem á LC iamos, que devolveu o prestígio ao clube, que arranjou patrocinios invejados por tudos, que recuperou a credibilidade, que nos levou a finais europeias que sabe comportar-se não disparando em todas as direcções que enfim...a lista é extensa e esteblogue afinal é do Sporting.


      Espero bem que a guerra do Sporting contra o Benfica fique por aqui e que não vejamos/ouçamos mais bocas, facebooks e afins!

      ps: Já não tenho paciência para discutir o Maior que qualquer clube nacional. Fica com a bicicleta que eu fico com a roda.

      Eliminar
    10. Estes tipos devem quase 300 milhões à banca e depois queixam-se dos juros que o Sporting paga, enfim...

      http://observador.pt/2015/03/04/benfica-fc-porto-e-sporting-tem-554-milhoes-de-euros-em-credito/


      Resultado de muitos anos a comer gelados com a testa.

      Eliminar
    11. Ah, já vais embora?

      Agora que eu ia retorquir?

      Típico.

      Eliminar
    12. "2- Não me interessa minimante quantos Sportinguistas há, nem qual o patrocínio do Sporting. O que me interessa é simplesmente o Benfica..."

      E a tua presença aqui, qual paladino da verdade, justifica-se de que forma?

      Eliminar
    13. Belfodil, não me queixo dos juros que o Benfica paga. Queixo-me sim dos juros que o Sporting paga.
      E queixo-me ainda mais os sportinguistas não reconhecerem um tratamento claramente especial da banca para com vocês. Negado em toda a linha excepto nas vossas contas, jornais económicos etc...

      Para terminar 310M em emprestimos bancários/obrigacionistas/etc e nunca falhámos um único pagamento! Não estou minimamente preocupado com os pagamentos de juros dos próximos anos. Afinal o Benfica continua a dar de comer a muita gente.
      Quando passarmos a ter um passivo igual à nossa facturação aí é que daremos menos de comer :/ Neste momento só me preocupa não podermos usar esse dinheiro para outros fins como melhorar ainda mais a qualidade das nossas equipas.


      Valdemar, ainda aqui estou amigo.


      Acho que deviamos ser todos paladinos da verdade.
      Bem, resolvi vir aqui de modo a colocar uns pontos nos is. Se calhar da próxima mudo de nick para sei lá Arnaudov, assim estes casos não entram em esquecimento e já não preciso de vir aqui.

      Eliminar
    14. Benfiquistas a falar de benefícios...surreal! O clube desde sempre mais beneficiado em Portugal! Desde ações não cotadas em bolsa como garantia de pagamento de dividas ao fisco( que estavam com atraso) e como tal dava direito a descida de divisão! Desde a RTP em 1993 adiantar dinheiro dos direitos televisivos para comprarem Paulo Futre que, curiosamente estava quase certo no SCP ( será que também adiantaram dinheiro ao SCP?)
      Surreal!

      Eliminar
    15. Fernando,

      Junta aí as ofertas das Câmaras Municipais de Lisboa e Seixal.

      Eliminar
    16. "Afinal o Benfica continua a dar de comer a muita gente."

      Oh se continua... o Pedro Guerra que o diga

      Qual foi o pagamento que o Sporting falhou?

      Eliminar
    17. Sporting até morrer,

      Muito gostam vocês de jogar ao ataque. E depois do Mitômano vir exigir 40 e tal milhões à Câmara de Lisboa lá se veio desmistificar esses benefícios.

      http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/interior.aspx?content_id=4440987

      http://relvado.aeiou.pt/sporting/afinal-cml-foi-mais-generosa-para-sporting-504592

      Não aprendem realmente... Mais valia ficarmos por aqui.

      Fernando Reis,

      Continuando ainda o forte ataque a ser feito ao Benfica e em particular o pagamento de dívidas ao fisco, recomendo-lhe a leitura desta notícia.

      http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/ferreira_leite_diz_benfica_pagou_4_milhoes_ao_fisco_garantias_com_accoes_no_anterior_executivoact.html

      Mas já agora aproveito para dizer que TODOS os 3 grandes aproveitam-se e muito destes governos corruptos, que têm prejudicado imenso o nosso Estado. PS/PSD/CDS têm feito as vontades aos 3 grandes, pois ninguém quer se meter com os clubes e seus simpatizantes. É um fartar-vilanagem autêntico e eles andam contentes porque quando um clube é beneficiado vem outro dizer que também quer e depois eles dão umas borlas e ficam todos contentes excepto o país! Engraçado não teres falado por exemplo no centro de estágio do Olival por exemplo , certo ? Os 3 grandes é tudo a mesma coisa, mas sempre há uns mais beneficiados como mostrou o Expresso :)


      Já agora Fernando o adiantamento chama-se factoring. O Sporting também faz isso:

      http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/ir_RelatorioeContas1415_080815.pdf

      página 137.

      Quando o dinheiro dos direitos televisivos da época corrente não chega, vai-se buscar às épocas futuras (se para pagarem juros ou comprarem jogadores isso já é outra história). Mas não te preocupes que o porto faz o mesmo, basta leres o seu R&C.

      Por falar de Paulo Futre ainda me lembro bem daquele verão quente e de Paulo Sousa e Pacheco e em que o campeão nacional no final da época foi ...o suspeito do costume. Este verão também bastante quente espero que o resultado seja semelhante.

      Fico à espera do próximo ataque. Eu nem para contra-ataque vou.

      Eliminar
    18. Serge

      Estamos a falar do SLB e do SCP ou do Porto?
      Factoring? Mais uma vez...a contratação era entre SCP e SLB! Ainda se fosse entre SCP e FCP...Um teve meios a que o outro não teve...ainda para mais de uma instituição que sobrevive á custa do dinheiro de todos nós...como tal o SCP devia ter tido o mesmo tratamento.
      Já o BES era uma instituição PRIVADA! E como instituição PRIVADA que era faz os negócios com quem quer como quer! Mas engana-se quem pensa que só deu ao SCP sem nada em troca! O SCP teve que reduzir custos de forma drástica! Aposto que o teu clube quer os mesmo benefícios (apesar de dizerem que não) mas no que toca a reduzir drasticamente custos está quieto!

      Eliminar
    19. Fernando Reis se está a falar de uma instituição onde os lucros iam para os accionistas e os prejuízos vão para os contribuintes estamos falados sobre instituições privadas.

      O BES fez os negócios com quem quis e como quis e agora serão os contribuintes que suportarão as perdas, tal como já admitiu o relatório Europeu e tal como já aconteceu com outros BPP e BPN.

      Tretas. Há uma coisa que tenho que concordar o Scp teve que reduzir os custos de forma drástica, ou corria o risco de deixar de existir! Não têm a capacidade de gerar receitas como o Sport Lisboa Benfica para manterem os custos que tinham.

      Eliminar
  20. Mestre, a grande resposta a dar a isto virá nas próximas eleições. E espero que haja alguém que tenha a coragem de propor um caminho alternativo. Porque é aí que se vai ver que os Sportinguistas estão com o Presidente e quem teve 50 e tal por cento nas ultimas eleições vai ter muito mais agora.

    Os Sportinguistas percebem o rumo que está a ser seguido e apoiam-no. Tudo tem corrido bem? Não! Mas quem é que não se engana?

    Se estamos em guerra com muita gente? Qual é o problema? São guerras para defender os interesses do Sporting! Ainda não vi um motivo para um desses conflitos que não passasse por salvaguardar o Sporting!

    Se calhar, o Presidente cometeu o erro de achar que seria fácil chegar e mudar tudo! Não é! É precisa muita luta e muita paciência para mudar todo o jogo de bastidores do futebol tuga!

    As reacções nas redes sociais valem o que valem! Isto não tem a minima correlação com o sentimento geral dos Sportinguistas. A internet massificou-se mas há ainda muita gente que não quer/não sabe/ não gosta/ não pode usá-la! E há sempre as agências de comunicação e os tipos que perderam o tacho para andarem por aí a fazer barulho, parecendo que são muitos. A estes juntam-se os adversários, que estavam habituados a não ouvir falar do Sporting e agora têm de levar connosco! E esses, é claro que não gostam que alguém venha ameaçar o seu feudo!

    Creio que o Presidente não tem motivos para se retrair. Tem o apoio da maioria dos Sportinguistas. O que é preciso é que a grande maioria dos nossos adeptos deixe de dizer "sim senhor, concordo!" e não faça nada, para fazer valer a sua força. E isso não depende do Presidente. Depende de nós! Toda a gente sabe da força que tivemos quando se teve que negociar com o BES. Agora é preciso mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Nas próximas eleições, todos os nossos inimigos e adversários irão ter a resposta devida, da maioria dos sócios do SCP. Caso o nosso Presidente não fosse atacado, seria mau sinal. Seria sinal que estaria a fazer um péssimo trabalho em prol do Sporting. quanto mais o atacam, mais eu estarei a seu lado a apoiar. SPORTING!!!!!

      Eliminar
  21. Nunca acabem,clube dos mentirosos.O zbording e a anedota nacional e o buchas do caralho o seu palhaco maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um Lampião com comichão no PIPI.

      Eliminar
    2. Estava com saudades tuas, nonameslb. Quando cá vens sinto-me sempre um pouquinho mais inteligente.

      Obrigado!

      "O Buchas do Caralho" LOLOLOL! Tu és o maior. Tens 15 anos ou menos?

      Eliminar
    3. Clube dos mentirosos? O Sporting??
      - 1904 diz-te alguma coisa?
      - E 250.000 sócios, aviva-te a memória?
      Só para falar em duas mentiras das muitas mais ligadas ao teu clube.

      Eliminar
    4. E os 13 milhões.

      E a espinha dorsal da selecção.

      A aposta na formação.

      A venda da formação a 15M cada.

      A lista é interminável porque não pára de crescer.

      Eliminar
    5. És mesmo um caralho que não respeitas nada, nem ninguém. Ao menos devias respeitar a casa do MdC. Ou então ires para a porta 18 "snifar" um dos tais "produtos" do teu clubezeco, ou frequentares blogues da tua cor de "porco"..

      Eliminar
  22. Mas ontem foi dito algo muito mais grave.

    Dois clubes em Portugal conseguiram comprar jogadores por um preço mais baixo do que aquele que o Sporting oferecia! A que se terá devido esta benesse...? A mim cheira-me a dinheiro por fora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem viveu a historia por dentro ja respondeu...
      É MAIS BOLAS DE BERLIM !

      Eliminar
  23. O Sporting Clube de Portugal é o clube de António Stromp, Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Fernando Peyroteo, Manel Fernandes e tantos, tantos, tantos outros.
    Atletas que nos orgulharam pelo seu amor e paixão ao Clube e elevaram o nome Sporting Clube de Portugal, é este o meu Sporting Clube de Portugal.

    Não vamos prestar mais vassalagem a esta corja que gere o futebol Português, corja essa que nos falta ao respeito semanalmente, e hipocritamente diz que um Sporting forte faz falta ao futebol Português.

    Há que dar um murro na mesa, dizer BASTA, há que nos libertar de um sistema implantado á anos e anos, decerto um caminho com muitas dificuldades, mas só existe este caminho, que nos elevará a outro nível, ao nosso nível.

    Ao texto acima, acrescento os resultados financeiros obtidos, a contratação de Jorge Jesus que deixou a "estrutura" a nu, tantas, tantas vitórias já alcançadas pelo nosso Presidente Bruno de Carvalho.

    O pior do Sporting Clube de Portugal são os Sportinguista, alguém escreveu um dia, na altura não entendi, mas como entendo agora, Sportinguistas, que se deixam levar por uma comunicação social, diria antes uma máquina de propaganda ao serviço de uns.

    Afinal o que pretendem o Sporting de João Moutinho, Simão Sabrosa e Carrilho? Ou o Sporting de António Stromp, Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Fernando Peyroteo, Manel Fernandes e tantos, tantos, tantos outros.

    Força Presidente Bruno de Carvalho.
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior do Sporting são ALGUNS Sportinguistas! Sem dúvida!

      Eliminar
  24. A época do Sporting manso já acabou, agora vão ter que levar connosco quer queiram quer não. Os que eles queriam era lá os Croquetes esses sim eles gostavam porque faziam deles o que queriam e ainda gozavam, temos pena agora acabou.E o melhor barómetro que estamos no caminho certo, é a quantidade de comentários dos nossos adversários aqui no blog, quantos mais melhor é um bom sinal.

    ResponderEliminar
  25. Para os pandegos vermelhos e azuis que por aqui andam, e uma vez que todos fizeram recontagens em 2015,vamos la a ver:

    Socios SLB: 160 000
    Socios SCP: 128500
    Socios FCP: 105000

    Assumindo o mm grau de amor e fidelização ao clube, temos que proporcionalmente 160+128,5+105= 393,5 mil que corresponderam a 10 milhões de habitantes.

    Ora fazendo regra de 3 simples (eu sei que para alguns é conhecimento de doutoramento) temos:

    10 Milhoes Populaçao ---- 393,5 mil
    X milhoes ------------------------ Nº Socios do Clube X,Y,Z

    onde temos entao:

    Adeptos SLB: 4, 066 milhoes
    Adeptos SPORTING: 3,265 Milhoes
    Adeptos FCP: 2,668 Milhoes

    E não me digam que o Sporting e um clube de cheio de sócios pq se farta de ganhar campeonatos nesta ultima década, ok?
    Como vêem, BdC ainda foi um porreiro acerca da agremiação de Carnide...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bom, já agora podes ver quantos tem o Real, o Barça e o Bayern? Por essa formula talvez andem perto dos 3/4 milhoes de adeptos

      Eliminar
    2. Alfredo Tavares, boa oportunidade para ficar calado. As populacoes de Espanha e Alemanha estao ligeiramente acima dos 10 milhoes...

      Eliminar
  26. doidas andam as galinhas doidas andam as galinhas este ano já sao duas supertacas que azia ó martins né? !!

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Boas Mestre, a tua tasca hoje tá concorrida, 100% de acordo com o teu post. Ontem julgo que demos mais um passo importante nas modalidades, vencemos o 1º troféu oficial a nível nacional desde que a croquetada decidiu acabar com a modalidade há uns 20 anos atrás.

    Li os comentários por alto, achei piada a um comentário que julgo ser de um adepto do clube regional.

    "Ano - 2015

    SLB - 4,27 milhões
    FCP - 2,93 milhões
    SCP - 2,74 milhões"


    Podemos tirar várias conclusões, uma delas pode ser que assim que nascem os bébés já vêm com um cachecol de um clube agarrado no lugar do cordão umbilical.

    Já agora, com base nos "Censos Azeiteiros", penso que seja mais ou menos isto:

    Benfica: 3 milhões 333 mil 333 pessoas + o Pedro Guerra
    Porto: 3 milhões 333 mil 333 pessoas + a Fernandinha
    Sporting: 3 milhões 333 mil 333 pessoas + a malta do Camarote

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *vencemos o 1º troféu oficial a nível nacional em hóquei em patins

      Eliminar
    2. "+mais a malta do camarote" hahaha

      por falar em camarote:

      http://imgur.com/oJ4eNvr
      http://imgur.com/nYB7Ior

      Eliminar
    3. Nada que surpreenda Diogo, foi desse material que tivemos durante muitos anos no clube e que ajudou e de que maneira o presidente do Porto.

      Há muitos adeptos cegos com a rivalidade com o Benfica, não nego que o Benfica tenha agora mais controlo no futebol português, mas que não se enganem, os principais culpados pela era mais negra no Sporting são precisamente este tipo de gente do camarote que andou por lá e o presidente do corruptos...

      Eliminar
  29. Parabéns pela frontalidade e eloquencia do seu pensamento bem refletidos no texto.
    Esta oposição interna é normalissima quando se manda para a rua pessoas que pouco faziam e que muito ganhavam às custas do Sporting. O Sporting era uma central de emprego e favores. Deixou de o ser.

    ResponderEliminar
  30. carvalho tou consigo 100/ para defender meu sporting juntos venceremos sportingggggg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é isso mesmo hra disse acabou o tacho para alguns que se serviam do grande sporting para proveito dos mesmos entao andam loucos no camarote a afins a denegrirem a direção e em principal bruno de carvalho ,nao me lembro de tanta perseguição a um presidente do sporting

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  31. Queria apelar a que não hostilizassem o pessoal de Carnide. O futebol português precisa de um Benfica forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah. Só falta fazerem painéis em programas de horas com peritos e ex-jogadores e ex-dirigentes leoninos a dizer isso.

      Eliminar
    2. O Benfica só é bicampeão! Vocês em 35 anos ganharam 2 campeonatos!

      Eliminar
  32. Vamos Bruno. O Mundo esta contra o sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas vocês não são o "mundo" quanto muito são um calhau qualquer de uma esquina "bem" frequentada!

      Eliminar