quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SportingLeaks

O site que o Record cita na divulgação dos documentos hoje apresentados pode chamar-se Football Leaks, mas parece óbvio que não passa de (mais) uma manobra que visa sobretudo desestabilizar o Sporting e descredibilizar Bruno de Carvalho.

Publicaram o contrato de Jesus, publicaram o draft que Pedro Guerra já tinha mostrado sobre Mitroglou, publicaram os contratos de Bruno Paulista, publicaram as minutas que provam o relacionamento entre o Sporting e o Caláa de António Mosquito nas negociações por Cervi. Pelo meio, revelam o contrato entre Porto, Portimonense e Marítimo sobre Danilo Pereira, apenas para desmentir Bruno de Carvalho. E mais um ou outro documento não diretamente ligados ao futebol português. 

Curiosamente, não houve tanto destaque quando foi revelado que António Mosquito financiou a compra de Samaris pelo Benfica por €10M. A imprensa escrita passou olimpicamente ao lado do assunto.

Não se pode excluir a hipótese de haver alguém dentro do Sporting a passar para fora documentos que deveriam ser sigilosos. Mas podem existir outras explicações: o facto de serem divulgados contratos como o do Porto / Portimonense / Marítimo e o do Marselha / Santos / Leandro Damião (que desmente o presidente do Santos em relação ao conflito que tem com a Doyen), mostra que existe o envolvimento de agentes não diretamente ligados ao Sporting. Ou seja, também é possível que a origem dos documentos sejam a FPF / Liga / CBF (Confederação Brasileira de Futebol) / Rosario Central, tudo instituições permeáveis à influência de um conhecido fundo de investimento e dos homens de honra que testemunharam em seu favor.

Suposições à parte, uma coisa é certa: o motivo pelo qual todos estes documentos conheceram a luz do dia não é a procura inocente de um futebol mais limpo e transparente.

Considerando que existe ainda muita poeira no ar, com muitas dúvidas a terem que ser respondidas por várias entidades, quero deixar também a minha opinião preliminar em relação ao conteúdo dos documentos divulgados.

Alguns dos documentos estão assinados e parecem ser oficiais. Os restantes parecem legítimos, apesar de serem apenas minutas. Até prova em contrário vou considerá-los a todos como verdadeiros.

De tudo o que foi apresentado, há um único ponto que exige explicações por parte da SAD: a natureza da ligação entre o Sporting e António Mosquito. No entanto, a avaliar pela minuta do contrato de cedência temporária entre o Sporting e o Caláa por Cervi, os interesses do Sporting parecem estar devidamente protegidos:
  • O Sporting teria direito de opção de compra dos direitos desportivos ao Caláa;
  • Acionando esse direito, ficaria a dever ao Caláa apenas e só o valor pago pelo clube angolano ao Rosario Central, podendo inclusivamente abater todas as despesas incorridas direta e indiretamente com o jogador;
  • Se o Sporting não acionasse a opção de compra, existiria uma outra cláusula anti-rivais de €15M; e o Caláa comprometer-se-ia a colocar essa mesma cláusula anti-rivais num contrato de venda do jogador a outro clube;
  • Não existe qualquer referência a direitos do Caláa em função de uma futura venda do jogador por parte do Sporting, pelo que não se configura uma situação de TPO ou TPI.

É razoável esperar que os termos do contrato de Bruno Paulista sejam idênticos. 

À primeira vista, parece que António Mosquito age como um investidor e não como um fundo. Mas como não existem almoços grátis, interessa saber quais as contrapartidas que o Sporting se comprometeu a dar ao empresário.

Tirando esta questão, tudo o resto não passa de um striptease documental que visa humilhar o clube e o seu presidente, pois à primeira vista não existem quaisquer ilegalidades que possam comprometer o clube de alguma forma. De resto nada muda: continuamos a ser alvo de ataques sistemáticos pelos inimigos do clube, continuamos em 2º lugar no campeonato em igualdade pontual com o líder, continuamos com uma gestão rigorosa que coloca os interesses do Sporting em primeiro lugar. De qualquer forma, existe matéria suficiente que impõe esclarecimentos de Bruno de Carvalho aos sportinguistas. Até esses esclarecimentos serem prestados, não há motivos para não aguardarmos por eles serenamente.