sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uma exibição para não esquecer

É normal que o rendimento de uma equipa que apresenta cinco alterações no onze se ressinta, mas o que aconteceu esta noite foi demasiado mau para que as justificações se esgotem apenas na falta de rotinas entre os jogadores. Também compreendo que existissem ordens para se fazer um jogo mais pausado, mas houve jogadores que exageraram claramente na gestão do esforço. Quando perdemos por 3-1 e vemos que os adversários ficaram mais perto do 4-1 do que nós do 3-2, é sinal que demasiadas coisas falharam. Na escolha dos jogadores que entraram, na estratégia seguida, na atitude revelada por quem estava dentro das quatro linhas.

Por outro lado, parece-me que na sequência desta exibição haverá a tentação de se fazerem dois tipos de associações que me parecem desadequadas: 1) não faz sentido relacionar esta má exibição com a de Vila do Conde (são dois jogos com histórias muito diferentes); 2) estar a associar esta derrota à ausência de Carrillo não faz sentido, pois não é líquido que o peruano fizesse muito melhor que Gelson e Mané perante uma desinspiração coletiva tão acentuada.

Foi uma daquelas noites em que pouco se aproveitou da ida à Alvalade. Há muito que não me acontecia querer que o jogo acabasse para ir para casa. Foi a primeira vez que tal sucedeu desde a angustiante época de Sá Pinto / Oceano / Vercauteren / Jesualdo. Um sentimento de que não tinha saudades e que espero não voltar a sentir durante muito, muito tempo.


Positivo

O apoio das bancadas durante os 90 minutos - a assistência superou as minhas expetativas, e apesar de o jogo ter corrido muito mal desde cedo houve sempre apoio vindo das bancadas. Os assobios ficaram para depois do apito final. Quando as exibições são más, é mesmo assim que tem que ser. Não foi seguramente pelo público de Alvalade que o resultado não foi melhor.


Negativo

Uma exibição para não esquecer - já era de esperar que os níveis exibicionais não fossem deslumbrantes devido à natural falta de automatismos inerentes à mexida em meia equipa, mas isso não pode explicar tudo. Algums das exibições estiveram muito abaixo do que seria razoável esperar. João Pereira, Jefferson, Aquilani, Teo e Montero (golo à parte) atrapalharam mais do que ajudaram, Rui Patrício devia ter evitado o 2º golo mas optou por não se fazer a uma bola bombeada para o flanco que estava ao seu alcance, Tobias começou a tremer que nem varas verdes à medida que os erros se foram acumulando e teve sorte em não ter sido expulso. Ficou mais uma vez evidente que Adrien e Aquilani sozinhos não conseguem aguentar um meio-campo contra equipas minimamente organizadas defensivamente que venham com a ideia fixa em explorar o contra-ataque com avançados acima da média. Montero e Teo em conjunto não oferecem a presença de área necessária para que as ocasiões de golo apareçam. Um daqueles dias em que nada correu bem, mas que deve ficar bem presente na memória de todo o grupo de trabalho para que não volte a repetir-se tão cedo.

Perceber quando é para rematar - quando revelamos as dificuldades hoje verificadas para conseguir encontrar espaços pelo centro do terreno, há que procurar novas soluções até encontrarmos os pontos fracos dos adversários. A equipa explorou por vezes os flancos, mas essa abordagem também não funcionou, por 3 motivos: João Pereira e Jefferson estiveram quase sempre péssimos a cruzar, o guarda-redes russo revelou sempre excelente tempo de saída entre os postes nos poucos cruzamentos bem tirados, e não tínhamos presença na área suficiente para tirar partido desses lances. Num jogo em que se percebia  que o adversário estava a fechar-se bem, faz-me confusão por que motivo revelámos sempre tanta cerimónia para rematar à entrada da área nas ocasiões em que havia espaço para o fazer. Bem sei que as boas práticas dizem que devemos procurar sempre uma melhor situação para finalizar, mas quando nada está a correr bem mais vale aproveitar uma meia oportunidade do que a desperdiçar na totalidade com mais uma finta ou tabela mal medida.


Outras notas

O plantel é curto para ambicionarmos vencer a Liga Europa - era uma ideia que já tinha referido anteriormente, e que ficou plenamente comprovada hoje. O Sporting não tem um plantel suficientemente rico que permita ambicionar fazer carreiras de sucesso em simultâneo na Liga Europa e no campeonato. Fazem-se muitas comparações com aquele Benfica que chegou a duas finais europeias, mas isso apenas aconteceu porque tinham uma imensidão de alternativas de qualidade idêntica ou aproximada aos titulares, alguns dos quais eram de jogadores de topo. Muito provavelmente o Benfica só ganhou o campeonato no ano passado porque foi eliminado das competições europeias em dezembro, porque a qualidade do plantel era claramente inferior aos das épocas anteriores. Por muito que me custe ver a minha equipa sofrer uma derrota tão pesada como esta, poupar na Liga Europa é o caminho que faz mais sentido se quisermos festejar o título em Maio. O campeonato tem que ser obrigatoriamente a nossa Champions.



A conferência de imprensa de Jesus será seguramente analisada ao detalhe, sobretudo pelo que disse sobre Carrillo e sobre a prestação dos elementos habitualmente não titulares. Para mim, o ponto que me pareceu mais importante é que tanto o treinador como a direção estão efetivamente a considerar a Liga Europa uma competição secundária em termos do que são os objetivos gerais da época. Numa noite que deixou tantos motivos para inquietações, este foi o único ponto positivo que consegui retirar de tudo o que aconteceu.

A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato. A prioridade tem que ser o campeonato.

64 comentários :

  1. Mestre,
    Só para não haver dúvidas: a prioridade tem que ser o campeonato! Mas escusava de ser tão deprimente essa constatação!
    O que me faz realmente confusão é afinal um mal antigo: a falta de atitude e de entrega.
    Será que nunca vai ter solução?
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanterna verde, há a possibilidade de a falta de atitude e de entrega terem sido reflexo dos sinais que Jesus deu à equipa para a abordagem ao jogo. O problema é que exageraram, e isso é incompatível com a postura que se espera de qualquer conjunto de jogadores que enverguem o leão rampante ao peito.

      Não queria ser deprimente... :) É mesmo uma convicção minha. Ainda não me esqueci do que nos custou os 180 desgastantes minutos contra o Wolfsburgo no ano passado...

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Então depreendo falta de ambição.
      Pagam milhões a um fulano para começar a descartar uma competição europeia?
      As brincadeiras desse senhor criaram ao meu clube(Benfica) grandes amargos de boca a nivel da champions por causa desse discurso.

      Eliminar
    3. Então depreendo falta de ambição.
      Pagam milhões a um fulano para começar a descartar uma competição europeia?
      As brincadeiras desse senhor criaram ao meu clube(Benfica) grandes amargos de boca a nivel da champions por causa desse discurso.

      Eliminar
    4. Se o Sporting ganhar o campeonato nenhum sportinguista se lembrará de uma eventual má carreira na Liga Europa.

      Eliminar
    5. Mestre, 100% alinhado com o foco no campeonato... apesar de muito difícil de conquistar, como o demonstram os sucessivos erros arbitrais.

      Mas, porra, há mínimos a cumprir... Custa perder assim o 1o jogo em casa na LE, apesar de ser um objectivo secundário.

      Com o JJ, a fasquia tem que subir, não baixar... Principalmente porque os inimigos (adversários são diferentes, querem competir de forma leal) não dão tréguas... E porque o elan que se criou começa a esmorecer... É isso não pode acontecer!

      Abraço.
      LV

      Eliminar
    6. Claro, Lanterna, a exibição ficou muito abaixo do que pode ser aceitável, independentemente de quem jogue. Na segunda-feira é importante que façamos um jogo categórico. Um abraço.

      Eliminar
  2. Também estou de acordo que a prioridade tem de ser o campeonato, mas apesar das alterações realizadas, esta equipa tinha de fazer muito melhor...
    Tirando Adrien que teve um rendimento dentro do expectável, todos os outros estveram muito aquém na concentração e disponibilidade para o jogo.
    Dá-lhes na cabeça Octávio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo que o Adrien foi provavelmente o único que não poupou esforços...

      Eliminar
  3. Claramente o campeonato é a competição mais importante mas não deixa de ser estranho que se tenha construído um plantel para passar à fase de grupos da champions e depois, já na liga Europa, se perceba que o plantel não tem qualidade e mestria para um bem organizado locomotiv.

    Mestre tenho de descordar em relação ao Carrillo. É claramente superior ao Mané e ao Gelson. O Mané hoje nem se deu por ele e o Gelson ainda que esteja ali um valor de futuro, está muito verde (como seria de esperar) para este nível de jogo. Controla muito bem a bola, dá para perceber que tem criatividade e irreverência nos pés mas ainda é um miúdo. O Carrillo tem sido o mais activo nos flancos, quem tem aberto espaços com a rapidez e lances em profundidade. Sair da equipa quando não temos ainda substituto à altura... tira qualidade ao jogo. Hoje no estádio tive pena de termos emprestado o Yuri Medeiros, que sendo também ainda um jovem, tem uma qualidade de centro superior a Joao Pereira e companhia.

    De resto, não percebo como um trinco de raiz q custou mais de 3 milhões não joga, possibilitando a subida do Adrien no terreno (Aquilani esteve muitos furos abaixo deste), como continuamos a ter defesas fracas ou como fazemos depender o flanco esquerdo da inspiração do Jefferson quando já deu para perceber há muito tempo q basta colocar um defesa adversário logo à sua frente quando este recebe a bola e já nada nasce dali.

    Foi mau demais. Pouca vontade, nenhuma criatividade, pouca qualidade e começam a ser muitos episódios para um início de época. Se, como JJ disse na conferência de imprensa, Bruno de Carvalho ainda negoceia com Carrillo, então porque foi proibido de jogar neste jogo se tem jogado sempre até agora? Se já tivessem terminado as tentativas de entendimento ainda dava para entender! Mau demais.

    Por último eu queria mesmo que aquela coisa de acabar com as fugas de informação para a CS, aquela coisa de tudo ficar entre o presidente, o técnico e o director desportivo e nada saltar para os jornais, se tornasse uma realidade. Estamos a ser gozados forte e feio e temo que não fique por aqui.

    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mordoga, eu concordo que o Carrillo é neste momento bastante superior a Mané e Gelson. O que quis dizer é que mesmo com o Carrillo ontem não sei se teríamos conseguido evitar a derrota, tal foi a desinspiração coletiva e individual. Parece-me mais provável que o Carrillo se deixasse contagiar pela apatia do que levar a equipa às costas.

      Em relação ao último parágrafo, há muita coisa que é contra-informação, e outras que vêm de empresários. Não é possível controlar tudo. Existiram muitas contratações que foram conhecidas apenas no momento da assinatura: João Pereira, Aquilani, Ciani, etc..

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Que o campeonato é a prioridade, julgo que não haveria já duvidas, mas um resultado destes era completamente desnecessário.

    - A defesa foi para mim o sector que teve pior. O Tobias, apesar de lhe reconhecer um grande futuro, teve muito mal nos três golos que sofremos. Jefferson foi uma sombra daquilo que costuma ser e João Pereira na minha opinião, justificou que no próximo jogo do campeonato a aposta seja em Esgaio. Até Paulo Oliveira que nos tem habituado a não falhar e a fazer cortes em momentos chave ontem não apareceu.
    - No meio campo foi a regularidade que temos visto. Aquilani, apesar da qualidade técnica e táctica que tem, ainda não está totalmente entrosado com Adrien e isso nota-se. Apesar de disso acho que foi o melhor jogo da época até agora para Adrien que perdeu muito menos bolas do que aquelas que tem feito habitualmente e fez mais recuperações do que habitual.
    - No ataque, enerva-me ver Montero jogar, alguém com a qualidade individual que ele tem sempre com uma atitude aparentemente deprimida e fulgor. Apesar do bom golo, tem de começar a deixar mais em campo e na minha opinião, a atitude é onde deve começar. Téo, começa-me a deixar apreensivo determinada atitude típica de quem está habituado ao futebol sul-americano: Esperar que a bola chegue a ele quando devia fazer um movimento de a atacar. Ontem aconteceu pelo menos em dois lances, e é uma situação que tem repetido em todos os jogos até agora, podia já ter mais golos marcados não fosse isto.
    Mané cada vez que o vejo jogar cada vez mais fico com a ideia de que o lugar dele não é encostado a uma faixa, mas nas costas do avançado. Ontem devido à má exibição dos laterais acho que se notou ainda mais. Apesar disso revelou bons pormenores naquilo que é mais forte: trocas de bolas rápidas, fintas curtas e rapidez de movimentos em espaços.
    Gelson está a crescer, aparentemente cada dia mais. Apesar do resultado acho que um desempenho global positivo, começa a ganhar a confiança para fazer coisas que o vimos já a fazer na selecção, no Sporting B e juniores.

    Duas questões adicionais:
    1 - Não concordo que o plantel do Sporting seja mais curto em qualidade face aos planteis do Benfica que em anos transactos chegou a finais da UEFA. Nesses anos Jesus existiram sempre 13 máximo 14 jogadores de campo com mais minutos que os restantes, devido obviamente à sua qualidade. Com o regresso de lesão de William e Everton ganhamos 2 titulares. Considerando o 11 que jogou de inicio com o Rio Ave, mais William, Everton, João Mário, Gelson e Mané ficamos logo com 14 jogadores de campo que podem ser titulares a qualquer momento. Além de João Pereira e Jonathan Silva que podem constituir opções válidas para as laterais (coisa que JJ nunca teve no Benfica foi laterais suplentes) enquanto Bruno Paulista é para mim ainda uma incógnita.
    2 - Jogos na tv. Estou fora do país, por isso tive de ver o jogo pela net. Comecei num canal Inglês em que os comentários foram sempre em função daquilo que estava a ser o jogo. Cometi o erro de mudar para a SIC e mal o faço ouço falar de Carrillo. Portanto, ainda na primeira parte, e falava-se de Carrillo! No final do jogo a coisa ficou ainda pior, porque pelo menos desde o minuto 80 Carrillo foi referido de 30 em 30 segundos.
    Admito que a falta do titular possa fazer mossa, mas isto demonstra bem o que é interessante para os meios de comunicação social que seja falado: não é o jogo que está a acontecer no momento, mas sim a potencial polémica.

    Por fim, o lance da bola na mão do russo. É ridículo e absurdo para dizer o mínimo como nem o arbitro de baliza nem o fiscal de linha, que estão de frente para o lance a menos de 5/6 metros não assinalam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, concordo com muita coisa do comentário, mas em particular em relação ao facto de o Mané funcionar melhor como segundo avançado. Ele é provavelmente dos jogadores mais competentes para se desmarcar nas costas da defesa. Na faixa só é produtivo se lhe derem espaço para arrancar.

      Ainda não vi a repetição do penálti na televisão, mas no estádio foi claro para toda a gente que estava na minha zona (B32).

      Eliminar
  6. Perder em casa, com uma equipa destas.

    Com Leo Jardim ou Marco Silva o resultado teria sido ao contrario.

    Ao Mestre da Táctica tudo se perdoa, tudo é branqueado.

    Até o Lopetegui foi crucificado por causa da rotatividade em excesso.

    O Badocha de Parvalho faz o que quer e os verdes engolem. Não foi pro acaso
    que ele veio da IURD!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Com o Marco Silva teríamos ganho, porque ele não faria nenhuma poupança. Depois na 2ª feira pagaríamos a fatura com mais um empate caseiro.

      Eliminar
    2. Das 23,00 de quinta-feira, até às 20,00 de segunda-feira vão longas, compridas, extensas, demoradas... mais de 90 horas de pausa, break, intervalo, hiato de competição..

      Essa 'desculpa' não pega, não cola. Porque até podiam estar uma semana inteira no dolce far niente e perderem na mesma com o Nacional!!!

      Chega de desculparem, branquearem o Mestre da Táctica..

      Com Paulo Bento, Leo Jardim ou Marco Silva, repito, o resultado teria sido ao contrario.

      Não há mas, nem meio mas..

      Eliminar
    3. E já agora, só para justificar, a minha posição é por causa disto:

      Ranking UEFA: Portugal perde 5º lugar para a França

      Derrota do Sporting em Alvalade determina ultrapassagem

      - - -

      Ainda sobre o Jay Jay, dizer que ele devia ter mais respeito pelos jornalistas e pelos adeptos. Deve pensar, acreditar ou julgar que somos todos parvos, néscios como ele.. Se todos já percebemos que o Carrillo não jogou por ordens de cima.. e não por opção técnica!!


      Eliminar
    4. Preocupa-te com o Casillas e faz mais visitas aos blogues do teu clube.
      Escusamos de te ver debitar tanta alarvidade...

      Eliminar
    5. Oh comedor de alface...

      Qual foi a parte que não percebeste?

      Ranking UEFA: Portugal perde 5º lugar para a França

      Derrota do Sporting em Alvalade determina ultrapassagem

      Queres que repita mais devagar a ver se consegues juntar as letras?!

      D E R R O T A do Sporting em Alvalade determina ultrapassagem




      Eliminar
    6. Sim? E?

      O Sporting tem que se preocupar com rankings do futebol português?

      Porque quando se trata de formar atletas para as selecções nacionais, Porto e Benfica se estão a borrifar, bem como respectivos adeptos de merda.

      Até gozam a dizer que é por causa de serem jogadores leoninos que andamos por ali por 4ºs lugares. Esquecem que se não fosse o Sporting, a selecção nacional andava ali pelo 348º lugar do ranking, ao nível do Vanuatu.

      E agora vem este gajo falar de rankings? PQP!

      Eliminar
  7. Nao venho aqui para gozar,gostava so de saber porque e que o Slimani nao jogou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrou aos 60'. Começou no banco por uma questão de poupança física. Mas acho que era mais importante poupar o Teo do que o Slimani.

      Eliminar
  8. Valdemar:
    "Não tenho dúvidas que faríamos melhor figura este ano na LC do que o benefit de carnide que se borra para ganhar ao Astana e paga ao Belém para abrirem as pernas." Os sites de piadas da internet agradecem a tua existência!
    "E a lampionagem está orgulhosa por se ter borrado toda para levar de vencida, graças a um jogador que estão desesperados para vender para pagar contas." Sempre é melhor ganhar com o melhor jogador a jogar do que perder com o melhor na bancada.

    Vamos recordar as vossas criticas por o jj preferir o campeonato á liga europa no Benfica? Ou não vale a pena bater no ceguinho?

    Carrillo? Não se passa nada, são os jornais que inventam e os rivais que estão a tremer. Muitas semelhanças com: MS? Não se passa nada, são os jornais que inventam e os rivais que estão a tremer. Gelados com a testa? Não... isso são os benfiquistas bicampeões e 6os do ranking da uefa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci me... Com João Mário também está tudo bem... Foi suplente na liga (e levou uma desancadela na conferência quase ao nível da que levou o tobias) por estar castigado na Europa afinal o aquilani até é dos mais novos por isso tem pernas para todos os jogos.

      Eliminar
    2. Não sei se já reparaste mas são os próprios sportinguistas a "bater no ceguinho" e a exigir outra atitude à equipa.

      Eliminar
    3. Valdemar... Mar.. Ar.. Ar... Ja só se ouve o eco. Em setembro já hibernou.
      Calma... Os jogadores estão a chegar a uma plantaforma! 2a ganhas com mais um penalti e voltas a acraditar que fazias melhor na champions que o Benfica. O campeonato do termina em maio...

      Eliminar
    4. Nuno

      Achas que se estivéssemos na champions havia esta rotação?
      Desonestidade intelectual no seu esplendor!

      Eliminar
    5. É Fernando... quase tanta como ter a certeza que faziam melhor figura na champions só porque vão á frente no campeonato. Aí não era desonestidade intelectual?
      Neste caso não é desonestidade intelectual apenas gozo... porque eu estou a gozar! Que é o que quem disse aquilo merece!

      Valdemar volta lá... vocês vão passar o grupo! não fiques desiludido só por esta derrota!

      Eliminar
    6. Vocês não podem escrever coisas ao Nuninho como "vai levar na peida" ... é que depois ele não sai daqui à espera que alguém cumpra com o prometido.

      "Vê-se" claramente que o rapaz está num estado de excitação pouco comum!

      Eliminar
    7. ó cabrão, eu não tenho a tua vida para andar por aqui. Não sou desempregado a viver à conta do estado.

      Daí a dizeres que desapareci, vai para a cona da tua mãe.

      Vamos passar o grupo. Devemos jogar sempre com reservas na liga europa. Já o disse quando fomos injustamente colocados fora da liga dos campeões.

      Lá que merdas como tu não saibam ler, também não tenho nada a ver com isso.

      O Astana não é o Lokomotiv.

      O Belém jogou ontem o que não jogou contra o benefit de carnide. É uma vergonha que roça a corrupção desportiva. Espero que desçam de divisão, porque o lugar de equipas B é na segunda liga.

      Termino a conversa a dizer-te assim: no confronto directo levaste na peida. Só não foi duas secas graças ao colinho do árbitro. O Sporting faria mais e melhor na liga dos campeões que o benefit de carnide.

      Ah, e agora, para terminar mesmo. Os adeptos apoiaram a equipa mesmo com esta a perder. Os adeptos lampiões só começaram a bater os chispes quando o benefit começou a ganhar. São diferenças. é como tu, caro leão marinho que apareces por aqui quando o benefit vence, ou seja quando o Sporting perde.

      Eliminar
    8. Nuninho FDP martins gay , e se fosses para a etar da luz apanhar no cagueiro?BAZA daqui FDP vermelhudo

      Eliminar
    9. Gurl, peço-lhe que acabe com este tipo de comentários. Obrigado.

      Eliminar
  9. O Jesus é bom treinador, mas é bem mais falível do que o seu enorme ego é capaz de aceitar. O colinho disfarçou muita coisa nos últimos anos e a boa imprensa (a troco do quê?) vai branqueando muita coisa.

    A displicência da equipa começou no próprio treinador. Se mudas um ou dois jogadores podes dar confiança a quem entra. Se trocas meia equipa corres o risco de passar a mensagem que o jogo não é tão a sério. Para além da falta de atitude e rotinas, o mestre da táctica também levou um banho táctico. Ou porque não se preparou e não deu importância ao jogo ou porque não é capaz de mais. Apesar de tudo, aposto na primeira hipótese.

    Aceito que a prioridade seja o campeonato. Não aceito que a equipa faça figuras tristes e que envergonhem o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meia equipa? Apesar de ser quase verdade convém desmontar um bocado essa ideia... Jp mudou mas é o titular, carrillo mudou por "opção técnica" aliás foi tão por opção que nem para o banco foi. Os que realmente mudaram por opção foi o tobias (que ainda no ano passado era o futuro da selecção e melhor que todos os do Benfica), o montero e o mane (ou o gelson dependendo de qual entrou para o lugar do ruiz).

      Eliminar
    2. Troll Nuno Martins, vai cagar! O Esgaio também foi titular em Vila do Conde e ontem nem no banco esteve!
      O que tu queres sei eu, mas foi apreendido ao largo de Peniche e na Porta 18, seu cabeção cocainómano aziado!

      Eliminar
    3. Xii... Fiquei mesmo sem resposta com essa boca da porta 18... E o esgaio também passou a titular com esse argumento tão bem sustentado do ao largo de Peniche. 3-2... Se conseguires mais uns argumentos desse nível ainda empatam e o carrillo renovou na 2a!

      Eliminar
    4. Sim, houve displicência a todos os níveis, e seguramente que começou no treinador e teve continuidade nos jogadores. Ontem nunca pressionámos alto. Houve claramente indicações para não correr muito. Compreendo a ideia mas acho que de facto se exagerou.

      Eliminar
    5. Desmistificar que houve 5 mudanças na equipa em relação ao ultimo jogo, 4 dos quais não são habitualmente titulares? Ora vamos lá ver: Tobias, não habitualmente titular. Gelson, não habitualmente titular. Mané, não habitualmente titular. Montero, não habitualmente titular. João Pereira, não titular nos últimos 2 jogos.

      O que isto acaba por 'desmontar', mais uma vez, é a honestidade com que discutes os assuntos. Não és sério, nem falas com base em factos. És um manipulador rasteiro que orienta a conversa para onde lhe interessa.

      Eliminar
  10. Não gosto de ver o Sporting perder, mas para mim a Liga Europa é uma competição secundária e encarei o jogo de ontem como um treino que...acabou por dar mais sinais!

    Ponto 1: a maneira como nos afastaram da Liga dos Campeões mostrou que não nos respeitam. E se não nos respeitam, não temos de ser nós a respeitar a UEFA, muito menos numa competição de tostões.

    Ponto 2: não temos plantel para as competições todas e temos de centrar esforços no campeonato, por isso, acho que quanto mais cedo sairmos das competições europeias, menor será o desgaste.

    Piores ilações do treino de ontem:
    - falta de inteligência táctica da equipa para parar os contra-ataques adversários. As faltas são para se fazer, e no meio-campo a probabilidade de darem amarelo é mínima. Sabem que o campeão do ano passado foi uma das equipas mais faltosas do campeonato? Pois...
    - falam muito mal do Esgaio, mas nesta altura é um mal menor. João Pereira é inacreditavelmente mau!
    - Tobias não está pronto. Muito menos para este sistema táctico! Está nos 3 golos do adversário!
    - o Aquilani é muito bom jogador, mas para jogar num meio-campo a 3. Assim rebenta depressa!

    Venha o jogo que realmente interessa, na 2a feira à noite! Esse sim, já não será um treino!

    Quanto ao caso Carrillo, acho que não podemos andar a valorizar jogadores para outros clubes. Se não fica, não joga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano não vais andar a valorizar o carrillo. Para o ano não vais andar a valorizar outro... Quem perde nos dois anos? Uma ajuda... O jogador que já tem o futuro assegurado não é!

      Eliminar
    2. Nuno tas muito agitado hoje. Eu sei que foi um bom jogo do Lokomotiv e um jogo muito fraco da nossa parte mas tem lá calma com o teclado. No domingo vais ter Talisca e Samaris a espalhar magia pelo dragao, tens que te poupar rapaz.

      Eliminar
    3. Cafageste, concordo que o Esgaio neste momento é seguramente mais solução que o João Pereira. Mas temos um problema na lateral direita... a não ser que o Esgaio mostre sinais de evolução. Caso contrário, se houver margem para contratar alguém em janeiro, apostaria em alguém para esta posição.

      Eliminar
    4. Belfodil... Simpatizo com os russos! Tive um colega no infantário que era russo e posso dizer que sou russo desde pequenino :)
      O que é que ter talisca e samaris a correr no dragão tem a haver com o carrillo? ah...pois...Nada... só desconversar (ou descarrillar a conversa)... andaram esta semana toda com temas anti benfica para distrair do inicio da champions! A estratégia até 2ª é a mesma?
      Eu já dei a minha opinião sobre o Benfica... campeão ou 3º! Pessoalmente até acho que é um bom momento para ir ao dragão jogar. Temos plantel tão bom ou igual, tivemos mais 2 dias de preparação e eles não estão a jogar nada, menos ainda que nós (não é fácil mas lotopegui consegue fazer milagres)! Vamos como em todos os jogos jogar para ganhar... não vamos com "ah e tal a prioridade é isto ou aquilo"!

      Mdc como esteve isso a nível de assistência?

      Eliminar
    5. Estou de férias e isto de escrever no tlm e mais aborrecido do que ouvir o Rita a falar.

      Eu estive lá. Provavelmente esteve meia casa, no entanto as cadeiras estavam ocupadas.

      Eliminar
  11. quem era o 6 ontem? adrien e aquilani...
    quem era o 8 ontem? adrien e aquilani...

    está aqui o problema. Nem defender, nem organizar o ataque. Tudo muito confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o único problema ontem, mas concordo que esse talvez seja o problema principal.

      Eliminar
  12. Não aceito as opção de JJ por três ordens de razões :1ª Estamos em inicio de época e como tal a equipa precisa de entrosamento e os jogadores ainda não apresentam o cansaço natural de meia ou fim de época ;2ºEstá em causa o prestígio do Sporting nas competições internacionais;3ºAs receitas da Liga Europa não são dispiciendas.

    Equipa do Sporting

    Defesa
    Simplesmente um desatino total durante a maior parte do jogo.Uma dupla de centrais desastrosa.Auto-estrada aberta do lado direito do campo com João Pereira a não recuperar.Só compreendo a saída do Miguel Lopes pelo salário.Patrício mal no segundo golo ao não sair a uma bola que era sua.

    Meio Campo
    Aquilani mal,não gostei,má exibição, mais do que obrigação de fazer melhor.
    Gelson bem,mexido,a demonstrar que tem qualidades para mais tarde vir a ser um bom jogador.De momento precisa de mais minutos.
    Mané apagado.Do lado esquerdo do ataque não confirmou as suas potencialidades.Mediano.
    Adrien.Um senhor jogador.O melhor,boa exibição.Que continue assim contra o Nacional.

    Ataque
    Dupla de atacantes trapalhona.Teo mediano e Montero grande golo e nada mais.Muito pouco.

    É preciso ganhar ao Nacional,é mais do que preciso ganhar ao Nacional.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria mesmo que é preciso ganhar ao Nacional com uma exibição que não deixe dúvidas sobre a qualidade da equipa. Precisamos de aproveitar os pontos que Porto e/ou Benfica perderão e de uma injeção de moral que só uma boa exibição traz.

      Eliminar
    2. Exacto e nesse sentido darei um pouco da mão à palmatória sobre a gestão do plantel !...

      Eliminar
    3. Exacto e nesse sentido darei um pouco da mão à palmatória sobre a gestão do plantel !...

      Eliminar
  13. Por fim queria só dizer o seguinte,óbviamente que o Sporting não perdeu o jogo por causa da arbitragem pois o Lokomotiv foi melhor equipa ou melhor foi uma equipa, mas o Sporting foi mais uma vez prejudicado num penálty mais do que evidente.Não vale a pena andar nas competições europeias tal é a roubalheira e a falta de capacidade dos árbitros que penaliza o Sporting.

    ResponderEliminar
  14. Adrien, Slimani e Gelson tiveram em campo ontem, os restantes decidiram nao comparecer.

    Mestre. Carillismo!? Ahahah tiveste bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com esses 3, mas o André Martins também entrou bem.

      Eheheheh... sempre andas no Twitter! :)

      Eliminar
    2. Vi alguem a colocar um print desse tweet na tasca. Muito bom

      Eliminar
  15. Mas quem diz que a Liga Europa já foi? Carrilho para mim é apenas um caso a ser assumido, de corpo inteiro e sem tibiezas, logo que assim seja possível, tanto mais que, não existindo um assumir cabal da situação, será sempre um ponto de massacre, não dos nossos adversários, mas dos nossos "inimigos". O resto é futebol, numa noite má da nossa equipa e do nosso treinador. Quanto aos "trolls" que por aqui andam, deixá-los ladrar, ganir, gemer e gritar no seu contentamento reles, e não lhes dar confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o Ribeiro Cristóvão, ainda nada está perdido! :)

      Eliminar
    2. Calma a martins... vai lá ao ngb passar-te por benfiquista!

      Eliminar
    3. Nuninho FDP martins gay , e se fosses para a etar da luz apanhar no cagueiro?BAZA daqui FDP vermelhudo

      Eliminar
  16. Foi Mau ? FOI! Esta tudo perdido ? NÃO, LONGE DISSO! Os cães lampiões e tripeiros continuam a ladrar ? SIM! A azia custa a passar ? SIM! É só ver os lampiões aqui a comentar.

    ResponderEliminar
  17. Caro MdC,
    Não começarei este esboço de comentario repetindo a frase que tantas vezes repetiu no fim do seu texto! Não o faço porque penso que essa atitude é bastante negativa e pode não corresponder à verdade! Pensando positivo nada esta definitivamente perdido! Não pode ser que um mero expilro de um jogador se traduza numa gripe generalizada do colectivo! Nesse caso mais valeria nem pensar no campeonato e arriscarmo-nos (outra vez) a passar mais dois anos sem titulos (ou quase) como vem acontecendo ao FCO (Futbol Club de Oporto). Desta vez até o Rui Patricio culpabilizo ja que no segundo golo ele deveria (nem que fosse a pontapé) fazer sair a bola da zona de perigo! Com alguns 66% de posse de bola e uns 10 pontapés de canto o Sporting atacou mesmo se mal! A nossa defesa é incompetente mas isso ja o sabiamos! A "coisa" vai melhorar quando William e Ewerton estiverem recompostos e ha que manter a esperança! Claro que temos de ganhar segunda feira ja que os nossos mais directos adversarios (um pelo menos) irão perder pontos! Sei que somos considerados pela UEFA (e FIFA) como uma ovelha ranhosa mas (e gostaria que desenvolvesse o tema) uma pequena equipa da Bélgica (que ja se chamou Seraing) ganhou o processo que tinha com a Doyen! A Doyen vai recorrer mas não deixa de ser um passo de que nem tudo vai necessariamente correr sempre mal ao Sporting! Prefiro que me chamem "calimero" a estupido mas pelo jogo que vi em live-streaming pareceu-me que o arbitro poderia ter assinalado dois penalties a favor do Sporting assim como um vermelho (em vez de amarelo) a Tobias e que esperou quase 90 minutos para repreender o Guilherme (o unico nome que retive da equipa do Lokomotiv) por perda de tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me redondamente na informação (errada) que apresentei no caso da pequena equipa belga que ja mudou de nome varias vezes mas que continua a ser conhecida por Seraing. Este clube foi castigado pela FIFA pelo facto de ter utilizado a Doyen como investidor (TPO) no caso de alguns jogadores! Por isso peço desculpa! Ouvi falar desse caso e, mais que provavelmente, ouvi mal!

      Eliminar