segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A cronologia da contratação de um treinador


Este post é sobre Jorge Jesus e o Benfica, mas não tem nada a ver com o Sporting. Ou melhor, por acaso até envolve diretamente um Sporting e indiretamente o Sporting. Aquilo que terão oportunidade de ler de seguida é uma cronologia do processo de transferência de Jorge Jesus do Sp. Braga para o Benfica, em 2009. Então e o que é que isso tem a ver com o Sporting, perguntam-me? Já vão ver. Acreditem que vale a pena ler até ao fim.

(obrigado pela ideia, José!)


28 de maio de 2009

Cinco dias depois do final da época, o Benfica já estava em negociações com Jorge Jesus. De recordar que Braga e Jesus tinham contrato válido até ao final da época de 2010/11, enquanto que Benfica e Quique tinham um contrato válido até ao final da época de 2009/10. Vários jornais chegaram inclusivamente a dar conta da existência de um contrato, notícia que o Benfica desmentiu neste mesmo dia em comunicado à CMVM.

Fonte: zerozero.pt


8 de junho de 2009

Onze dias depois de terem sido noticiadas as conversas entre Jesus e Vieira, o Benfica contacta pela primeira vez a direção do Braga no sentido de contratar o treinador.

Fonte: MaisFutebol


8 de junho de 2009

Nesse mesmo dia o Benfica viria a anunciar a rescisão de contrato com Quique Flores.

Fonte: zerozero.pt


13 de junho de 2009

Durante dias parece haver um impasse na obtenção de um acordo entre Benfica e Braga, ao ponto de Jesus ameaçar rescindir o contrato por prémios em atraso.



15 de junho de 2009

No dia 15 as negociações entre Benfica e Braga são retomadas.
Fonte: MaisFutebol


16 de junho de 2009

No dia seguinte, o Benfica comunica à CMVM que chegou a acordo com o Braga e que tem um acordo de princípio com Jorge Jesus.

Fonte: zerozero.pt



Ou seja, todo este processo prolongou-se pelo menos entre 28 de maio (é bem possível que tenha começado antes disso) e 16 de junho. Mas na realidade esta cronologia ainda não está completa. É que pelo meio, precisamente nos dias 10 e 11 de junho, foram divulgadas duas notícias que na altura não suscitaram grande polémica, mas que à luz das acusações que o Benfica faz hoje a Jorge Jesus e ao Sporting ganham toda uma nova relevância:

Fonte: Correio da Manhã
Portanto, cinco dias antes de o Benfica ter chegado a acordo com o Braga e anunciado oficialmente a existência de um acordo de princípio com o treinador, Jesus já tinha indicado pelo menos dois potenciais reforços para o Benfica: Djalma e Tixier (em declarações no dia 10 de junho à Antena1), cuja entrevista podem ouvir de seguida:


Segundo Tixier, Jorge Jesus, ainda treinador do Braga, falou com ele e com o seu empresário no sentido de os convencer a optarem pelo Benfica. Faz-vos lembrar alguma coisa? E acabou tudo com processos em tribunal?


Recapitulando:

1. O Benfica iniciou conversações com outro treinador ainda tendo um contrato válido com Quique Flores.

2. O Benfica iniciou conversações com um treinador que ainda tinha um contrato válido com outro clube, à revelia dos dirigentes desse clube.

3. Jorge Jesus, numa altura em que ainda era treinador do Braga, indicou e contactou jogadores que lhe interessava ter na época seguinte no Benfica.

Creio que ficamos conversados em relação à moral que o Benfica tem para estar a pedir indemnizações milionárias a Jorge Jesus.

42 comentários :

  1. Muito bom Mestre, é aquela máxima faz o que eu digo não faças o que eu faço.O que mostra o grau de hipocrisia e azia que vai por aquelas bandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a parte em que o Benfica contactou o Braga primeiro? Isso convém fazer de conta que não existiu... lol

      Eliminar
    2. E obrigado Mestre por admitir nas entre linhas que condena este tipo de atitudes, logo admite que quer o SCP, quer o JJ não agiram bem. ;)

      Eliminar
    3. JF, o Benfica contacta o Braga pela primeira vez no dia 8 de junho. Pelo menos no dia 10 JJ já tinha contactado um jogador. A relação entre as duas coisas nem é relevante: JJ tinha contrato com o Braga durante mais dois anos.

      Eliminar
    4. Caro Mestre, penso que esteja enganado. O que diz na noticia do dia 8 de Junho é que "o Benfica já contactou o Braga".

      Ou seja, não está em lado nenhum o dia em que isso aconteceu, pode sim até ter sido no próprio dia, como também pode ter sido no dia 7 ou até no mês anterior. ;)

      Eliminar
    5. E pelo que percebi, o Benfica nesse contacto pediu permissão para negociar com o JJ e, quem sabe, também com esses tais jogadores.

      Alias, tendo em conta que o Braga não reclamou, muito provavelmente é porque não houve motivos para tal.

      Eliminar
    6. http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/sporting/detalhe/jose-pereira-jesus-podia-assinar-a-5-de-junho-981782.html

      Eliminar
  2. Agora, ou um silêncio sepulcral dos visitantes habituais lampiões, ou declarações de que "ok, o Benfica chupou, mas não engoliu!"

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho Mestre,

    Numa primeira análise até poderemos ser levados a concluir que terá sido um trabalho de pesquisa desnecessário pois a lampionagem nunca verá um único tostão da pseudo-indemnização a que dizem ter direito, mas sabendo nós que a justiça desportiva está entregue a gente como um tal de Herculano...mais vale prevenir.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Nos nao somos inacios como os outros.Se voces querem ser inacios tudo bem mas nao pensem que os outros tambem gostam de ser inacios.O problema agora vai ser resolvido em Tribunal nao e em um blog.Acorda inacio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E diz ao "cerebro" para vestir o fato senao o homem ainda leva com um processo em cima como fizeram ao actual Treinador vencedor da Taca de Portugal,trofeu que voces nao ganhavam a quantos anos inacio?

      Eliminar
    2. Realmente a vossa moral parte-me todo!!

      um lampião falar de um treinador que ganhou uma taça de Portugal como se de uma champions se tratasse, dando a entender que devíamos ficar eternamente com ele, esquecendo-se(ou não) que mandaram embora não só o treinador que vos deu os títulos que não ganhavam à anos e até um jogador com 8 anos de casa e capitão, só pode ser para me partir todo de tanto rir...

      vocês são mesmo pequenos, repara nisto...

      quando viram o tamanho descaramento nas roubalheiras do campeonato do ano passado lembraram.se do colinho...

      quando viram o tamanho descaramento nas "cortesias" aos árbitros do campeonato deste ano lembraram.se de acabar com o stock das caixinhas....

      enfim, vocês são lampiões, tudo normal então!!

      p.s- como consegues registar um nick que não é legal? ofereceste um kit eusebio à lá carte a quem para conseguir essa proeza?

      falando pelo Mestre, aqui qualquer petardo é sancionado com 3 semanas à porta fechada para os lampiões, por isso cuidadinho com o que dizes.

      p.s 1- atenção que não é nenhuma ameaça, não me ponhas em tribunal, pelo menos para já, deixa o teu clube meter os processos todos e espera que um ou dois sejam decididos senão entopes os tribunais todos!

      Eliminar
    3. Vocês não são Inácios são piores são #HugosInácios

      Eliminar
    4. Segundo o vosso spot, Inacios são os que usam streams...logo provavelmente também já foste Inacio oh nonameslb...portanto deixa-te de lampionice.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Não vales uma sardinha ó Lampião Coin !...

      Eliminar
    7. Depois do Benfica-Gate18 Affair, houve uns dias de acalmia, as galinhas pareciam mais recolhidas. Mas aos poucos vão reaparecendo as caganitas que deixam por onde andam - "elas andem aí, elas andem aí!" e doidas, sempre doidas, cada vez mais doidas...

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. no name gay, se vocês fossem uns coisos que fizessem jus ao sound bite que a tv de carnide inventou agora, Rui Mendes não teria sido assassinado em 1996!

      #NãoVales1Euro mas #SerásUmHugoInácio?

      Eliminar
    10. Já ameaçaste alguém hoje meu grande boi?

      Eliminar
    11. Je suis Inácio! Nem um lampião sai do meu bolso para o Benfica.

      Eliminar
  5. Não queres abrir um jornal ? É que em ti acredito (para alem do prazer de leitura!)!

    Mais um excelente trabalho! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se isso se concretizar, faço uma fidelização de 2 anos com renovação automática por mais 10 anos com o Jornal do Mestre e pago logo adiantado os 12 anos de subscrição.

      ;)

      isto é serviço público sem fins lucrativos a favor do SPORTING, o Mestre deveria ser, para além de mais reconhecido ainda, ter um papel mais activo dentro do próprio SPORTING.

      é a minha opinião, vale o que vale=ouro:p hehehe

      abraço de leão a todos os meus familiares Sportinguistas.

      Eliminar
    2. Obrigado! Mas não daria um bom jornalista, definitivamente não conseguiria ser suficientemente imparcial. :)

      Eliminar
    3. Mas ainda há jornalistas isentos? Pior que não serem isentes é nem serem jornalistas.

      Eliminar
    4. Mestre, e desde quando é que é necessária imparcialidade para se ser jornalista em Portugal? :)

      Eliminar
  6. .

    Peço desculpa, mas nem li tudo ao pormenor, pois já sei da missa a metade.

    Recapitulando:

    Jorge Jesus de férias podia ir para onde lhe apetecesse e desse na gana.
    Jorge Jesus de férias - sabendo que o seu patrão não lhe iria renovar contrato - poderia ir tratar da sua vida, do seu futuro para onde lhe aprouvesse.

    Não é preciso ser Advogado ou Perito em leis do trabalho ou da Constituição portuguesa para
    o saber.

    Já aqui e no NGB expliquei que tudo 'isto' se deve apenas:

    - ausência de futebol a sério durante 3 semanas - paragem dos Campeonatos.
    - Derby marcado para dia 25 no Pombal que poderá ser a 4ª derrota pós Supertaça.

    'Isto' é que os preocupa..



    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. MdC

    Sempre em cima do acontecimento.É passar estas informações aos comentadores sportinguistas para denunciar a hipócrisia que vai no clube Porta 18.

    ResponderEliminar
  9. Excelente.
    Quem tiver um mínimo de honestidade intelectual, independentemente da cor clubística, vai ter que reconhecer a ironia desta situação e a hipocrisia destes senhores que estão na direcção do benfica.

    ResponderEliminar
  10. Lá está!

    Pela boca morre o peixe. O Pina só tem que vir aqui a este blogue que o trabalho está todo feitinho. É só citar!

    Abraços, Mestre. Sempre na mouche!

    ResponderEliminar
  11. Oh Pina anda cá ver isto! Excelente Mestre!

    Confrangedor esse comentário aí do lampião acima. Mas também ele ia defender o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhe enviei o link por mensagem privada na página de facebook dele ahah!

      Eliminar
  12. MdC,

    Moral e lampião/Benfica são coisas que não dominam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, RG... infelizmente é uma constatação que cada dia vai ganhando mais e mais argumentos.

      Eliminar
  13. É o que eu constato: antes de BdC o futebol português era só frequentado por cavalheiros.

    ResponderEliminar
  14. Já estou como o camarada que comentou antes

    MdC abra um jornal e tem aqui um leitor assíduo!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  15. O processo a JJ é mais uma treta do Carnide, constituindo-se como o normal de boifiquistas aziados, afetados pela raiva e cegos pela trama da vingança. Moralidade para aqueles lados? JE SUIS INÁCIO!

    ResponderEliminar